EUA aceleram envio de mísseis e drones ao Iraque

Caravan

AGM-114 Hellfire  no AC-208 Combat Caravan da Força Aérea do Iraque

Lesley Wroughton

Os Estados Unidos entregaram dezenas de mísseis terra-ar Hellfire para o Iraque nas últimas semanas e planejam efetuar embarques de drones Scan Eagle no ano que vem, em meio a um aumento da violência no país, disseram autoridades norte-americanas nesta quinta-feira, um dia depois de pelo menos 34 pessoas terem sido mortas em Bagdá em atentados com bombas por ocasião do Natal.

Militantes ligados à rede Al Qaeda intensificaram os ataques contra o governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, liderado por muçulmanos xiitas, e qualquer pessoa vista como aliada dele. A ONU estima que mais de 8.000 pessoas tenham sido mortas este ano no Iraque.

Um alto funcionário dos EUA disse que cerca de 75 mísseis Hellfire foram entregues ao Iraque na semana passada, e um carregamento de dez drones de vigilância Scan Eagles (não tripulados) está previsto para o ano que vem.

Os EUA já haviam dito que o primeiro de 18 jatos de combate F-16 prometidos ao Iraque será entregue no segundo semestre de 2014, e todo o lote será embarcado num prazo de dois anos.

Drones Scan Eagle

“O recente fornecimento de mísseis Hellfire e uma entrega futura de Scan Eagles são procedimentos padrão (vendas militares para o exterior) que temos com o Iraque para fortalecer suas capacidades de combater essa ameaça”, disse uma autoridade do Departamento de Estado.

“Nós continuamos comprometidos a apoiar o governo do Iraque no atendimento a suas necessidades de defesa em face desses desafios”, acrescentou.

O Iraque está enfrentando sua pior onda de violência em anos, revivendo a sangrenta luta sectária entre muçulmanos xiitas e sunitas que resultou na morte de dezenas de milhares de pessoas em 2006-07.

Maliki pressionou autoridades dos EUA durante uma visita a Washington no mês passado para que fornecessem às forças iraquianas mais equipamentos que lhes permitam conduzir operações contra militantes acampados em áreas remotas.

O governo norte-americano vem se mantendo inflexível em sua decisão de não enviar novamente tropas para o Iraque, mas tem dito que continuará a ajudar no treinamento das forças iraquianas.

Os últimos soldados dos EUA deixaram o Iraque no final de 2011, depois de oito anos de guerra.

REUTERS

 

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. O governo norte-americano vem se mantendo inflexível em sua decisão de não enviar novamente tropas para o Iraque, mas tem dito que continuará a ajudar no treinamento das forças iraquianas.

    Os últimos soldados dos EUA deixaram o Iraque no final de 2011, depois de oito anos de guerra. ==== E deveriam enviar esses ekipa/ militares de graça, destruiram o país em + de 8 anos de ocupação injustificável.Um crime contra a soberania de um país…e até agr, nenhum dos criminosos foram presos…cadê o tal do TPI?!?!…sds.

    • Quanta besteira, 70% dos iraquianos aprovaram a intervençao americana, este la bla bla sobre agressao a soberania eh papo furado, ha uma turma que adora repetir esta cançao,,utilizam dois pesos e duas medidas , so fazem trollar sem nenhum conhecimento real dos fatos , se prendem aos acontecimentos que saltam aos olhos, porem nao enxergam as nuances mais sucintas e mais importantes, quando ha motivo pra criticas tudo bem ,veja o caso da siria , mas dai a sair maltratando o bom senso ja eh demais !

  2. Vao usar os drones para atacar os islamitas radicais pertencente ao El Quaeda que estao operando na Siria e no Iraque. Sao os mesmos islamitas. Sunnis, pagos pelo governo da Arabia Saudista, para criar caos na Siria e no Iraque. Os EUA, Franca e Inglaterra treinam militarmente esse pessoal para praticarem atos terroristas na Siria. Mas quando eles usam desses mesmos treinamentos para praticarem atos terroristas no iraques, vao ser atacados com Drones. Pelos menos esses islamitas radicais, nao sendo brasileiros, nao acreditam que e possivel ser amigos dos europeus, dos nortes americanos, ou dos chines, dos indianos, dos russos etc etc. E nem os europeus,nem os norte americanos vao atras de amizades. Vao atras de interesses. So brasileiro perdem tempos com amizades. por isso enquanto os russos mandam tres satelites para o espaco, China constroem nao sei quantos porta avioes e os norte americanos planejam gastam mais de 600 bilhoes de dolares em novos armamentos, Brasil fica feliz porque comprou uns avioes da Suecia. Ainda vivemos como o Jeca tatu, “maginando”, de cocoras. E verdade, ninguem segura este pais! Segurar pra que. O pais esta adormecido ha seculos..

      • Larga de coitadismo, Roberto… ninguém pode falar a verdade sobre essa terra de jecas, mesmo um COMUNISTA, para que os cantores de loas ao partidão vendido caiam de pau pedindo moderação aos que ousaram macular a situação patética em que nos encontramos para não ferir a imagem de boa governança dos PETRALHAS… oras, TODOS sabemos que esse país é de faz de conta… faz de conta que temos educação… faz de conta que temos inflação controlada… faz de conta que temos saúde de qualidade ou sequer a temos… faz de conta que temos segurança pública, e por ai vai… falar mal do Brasil não é problema qndo o fazemos para alertarmos que as coisas devem ser mudadas, para que se possa melhorar a situação caótica em que estamos… não se vive só de elogios falsos e mentirosos e de promessas e inaugurações de obras não operacionais…

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      JOJO,
      .
      Continue ai na Europa,seja feliz morando no 1º mundo,na Inglaterra e esqueça de uma vez o Brasil,viva ai no seu país de coração e se enterre ai também,não seja masoquista e deixe que os brasileiros cuidem e resolva eles mesmo dos problemas do Brasil.
      .
      Afinal de contas,quem vai pagar o Gripem, serão os contribuintes da sua majestade britânica ?

      • Não aguentou a verdade, né PASTELZINHO DE VENTO ???… apelou, perdeu… rsrsrsrsrsrsrsrs… essa mania dos defensores do partidão em querer aparecer mais patriotas do que os demais brasileiros que não comungam de suas estultices já tá parecendo doença… não convencem NINGUÉM…

Comentários não permitidos.