China celebra 120 anos de Mao Tse-tung

Mao representa a revolução e a libertação na China, mas também grande sofrimento devido a experiências sociais que terminaram em catástrofe. Até hoje, PC chinês depende da imagem do líder para se manter no poder.

O presidente e chefe do Partido Comunista chinês, Xi Jinping, havia pedido modéstia nas comemorações do aniversário de 120 anos do primeiro chefe do partido, Mao Tse-tung. Porém, em Shaoshan, cidade natal de Mao, parece que o pedido foi ignorado.

De acordo com a imprensa local, vários projetos relacionados ao aniversário de Mao consumiram quase 2 bilhões de euros. Entre eles, inclui-se a reforma de um centro de informações turísticas e da casa onde o líder nasceu, além da construção de rodovias e estações de trem. Localizada na província de Hunan, região central da China, a cidade planeja claramente fazer negócios com o culto a Mao Tse-tung.

Onipresença na vida chinesa

Retratos de Mao são pendurados como amuletos nos espelhos retrovisores de táxis ou são impressos em calendários de parede. Cartazes da época da Revolução Cultural Chinesa são negociados como antiguidades por algumas centenas de yuans. No famoso Mercado da Seda em Pequim, turistas podem adquirir versões originais ou reimpressas da “Bíblia Vermelha de Mao”, com textos selecionados.

Naturalmente a imagem de Mao estampa o dinheiro chinês, e um retrato de 12 metros quadrados do líder tem lugar garantido na Praça da Paz Celestial, em Pequim. Lá também fica exposto o corpo de Mao, embalsamado, num sarcófago de vidro.

Uma popular anedota chinesa diz que, certa vez, o “grande timoneiro” acorda em seu sarcófago e, preocupado, pergunta: “o que os chineses estão fazendo agora?”. O guarda lhe responde que “o povo chinês luta contra o latifúndio”, ao que Mao volta a se deitar, tranquilo. A piada é que, há alguns anos, um jogo online chamado “Luta contra o latifúndio” foi um grande sucesso no país.

Casa em Shaoshan, onde Mao nasceu em 1893

70% bom, 30% ruim

Historicamente, a luta contra os latifundiários foi um dos principais motores do movimento comunista chinês, sendo Mao seu principal ator. Oskar Weggel, em seu livro de referência sobre a história da China no século 20, escreveu que, mesmo com a miséria dos camponeses e a libertação destes das estruturas feudais, “julgamentos em massa e execuções sumárias durante a reforma agrária (1950/51) fazem parte de um dos capítulos mais sombrios” do PC chinês.

Porém, há também outros capítulos sinistros na história da China. Mao desencadeou campanhas que custaram a vida de milhões chineses. Quase dez anos depois da fundação da China comunista, a tentativa de Mao de industrializar a nação com o chamado “Grande Salto Adiante” causou uma das maiores fomes da história e deixou cerca de 30 milhões de mortos.

No ano de 1966, Mao iniciou a Revolução Cultural para tirar do caminho seus adversários dentro do próprio partido. A consequência foi uma década de caos, milhares de mortos e incontáveis famílias destruídas.

Mesmo assim, os poderosos do país e do partido continuam dependendo da figura de Mao. Seu extraordinário papel na vitória contra os agressores japoneses e seus adversários políticos internos de Kuomintang – que governa Taiwan desde a década de 1970 – tornaram-no um líder incontestável do PC chinês até sua morte, em 1976. A estimativa do ex-presidente Deng Xiaoping, de que as medidas de seu antecessor “foram 70% boas e 30% ruins”, é uma linha ainda em vigor no partido.

Xi Jinping e o novo culto a Mao

Atualmente, a quinta geração de líderes do Partido Comunista não apresenta nenhuma disposição em passar a limpo a história da China no período de Mao. “Uma reavaliação abalaria a legitimidade e, assim, o poder do partido”, analisou o historiador chinês Zhang Lifan, numa entrevista à agência de notícias dpa. Pelo contrário, observadores veem até mesmo um novo culto a Mao.

Daniel Leese, da Universidade de Freiburg, na Alemanha, disse estar “admirado com o que acontece atualmente no plano ideológico”. A televisão pública mostra como Xi Jinping participa das “reuniões de autocrítica” dos membros do partido, o que representa “um retorno aos rituais de liderança maoístas.”

Sebastian Heilmann, também especialista em China, constata uma volta ao pensamento maoísta. “A liderança política quer ganhar o apoio da parcela de esquerda da sociedade”, disse o pesquisador de Berlim em entrevista à DW. “Até mesmo na província chinesa Guangdong, onde há um boom econômico, 38% da população se idenficam com o pensamento de esquerda, também por uma certa nostalgia em relação a Mao. Trata-se de questões ligadas à justiça social: forças potentes que nenhuma liderança chinesa pode ignorar.”

Questões de justiça social parecem não ter inspirado os artistas que fizeram a estátua coberta de ouro e jóias para o aniversário de 120 anos do revolucionário. Em todo caso, uma coisa é certa: Mao chegou ao auge do capitalismo na China.

 

Fonte: DW.DE

7 Comentários

  1. Questões de justiça social parecem não ter inspirado os artistas que fizeram a estátua coberta de ouro e jóias para o aniversário de 120 anos do revolucionário. Em todo caso, uma coisa é certa: Mao chegou ao auge do capitalismo na China. === E se dizem comunistas… lamentável.Sds.

  2. Mao foi lider de uma revolucao nacionalista pequena burguesa na China. Nao pode ser considerado comunista, porque seu programa politico consistiu em mobilizar o os campesinos e a pequena burguesia nas cidades. A burguesdia chinesa estava totalmente desmoralizada. Corrupta e incapacitada de libertar o pais, cujo parte do territorio estava ocupadas por paises europeus e japones… Com Mao sucedeu-se o mesmo que se passou em Cuba, ainda que devido fatores geograficos, China um pais de 9 milhoes de kilometros quadrado e populacao em termo de bilhao de pessoas, e Cuba im pais pequeno territorialmente e em termos de populacao, o resultado foi diferente. Os Estados Unidos conseguiu impor um bloqueio economico contra Cuba, mas sempre procurou uma aproximacao com China. O desenvolvimento economico chines, deve-se mais ao modelo politico prussiano, da era Bismark, tal qual o modelo economico japones antes da Segunda Guerra Mundial.do que ao modelo comunista. E bom acrescentar que este, o modelo economico comunista so e possivel onde o capitalismo chegou ao fim, e pelo que me parece este ainda que capengando, aos tortos e barrancos vai andando, nao chegou ao fim. O Modelo de desenvolvimento economico prussiano, adotado na China, depende de um Estado forte, centralizado, acima das classes. Ditadura a servico do Capital, mas nao de capitalistas individualmente.. Mas um regime definitivamente anti proletario. Um regime que tem que forcar o proletariado aceitar trabalhar num regime de longas horas de trabalhos e salario irrisorio quando comparado com o salario pago pelo mesmo tipo de trabalho nos Estados Unidos e na Europa Ocidental.. O regime maoista sempre foi antiproletario. Nao e de graca que Mao em 1949 poderia ter conquistado o poder uns meses antes do que quando fe-lo. As tropas camponesas de Mao ja esta em volta de Beijing, poderia ter entrado na cidade antes, mas nao quis. Decidiu esperar. Esperar o que? que o governo da epoca derrotasse a classe operaria que estava em periodo de agitacao.Somente apos a classe operaria foi derrotada pelo governo central da epoca, decidiu Mao tomar a capital e impor o novo regime. A classe operaria na China nunca teve qualquer influencia na China apos Mao Tse Tung tomou o poder. Repito Um regime capitalista estatal, inicialmente com apoio dos camponeses e das classes medias da cidade. Uma vez no poder, em particular apos o periodo de Deng Tsal Ping, o regime criou uma nova classe burguesa, que nao e desmoralizada, como a antiga burguesia. Mas e um regime politico onde a Triad nunca esteve de fora, nunca foi marginalizada. Tal qual o regime de Washington, onde o crime organizado, principalmente as varias mafia, italiana, judia, irlandesa e grupos saxonicos praticamente dominam as classes politicas, o regime japones, com sua mafia tradicional, na China a Triad sempre fez parte do poder. Mas eu nao sou contra o que se passou na China. Nenhum pais capitalista atingiu seu desenvolvimento economico, sem forcar o povo trabalhar longas horas, por salario irrisorios, miserias, e exploracao. Mas sem a fase cap[italista de desenvolvimento a hora do comunismo nao chegara. Nao e possivel sair de uma estrutura medieval de economia, saltar a fase capitalista e chegar ao comunismo. Isto foi a ilusao dos bolshevistas na Russia.

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