Vídeos: Decisão da ONU expõe o ridículo do debate político no Brasil

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1eEDzui” standard=”http://www.youtube.com/v/PC6-NY5kYiI?fs=1″ vars=”ytid=PC6-NY5kYiI&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1203″ /]

A ONU, em decisão consensual, mostrou como o maniqueísmo pode se tornar algo ridículo. Mas não apenas. Também redutor da inteligência, do debate público.

No meio do ano foi revelado pelo ex-agente Snowden: agências dos Estados Unidos monitoravam a correspondência e telefonemas da presidência do Brasil e de empresas como a Petrobras.

Não apenas do Brasil. A NSA & Cia espionam governos do mundo todo, inclusive a ONU. A presidente Dilma reagiu com dureza. Terminou por cancelar uma visita de Estado a Obama.

Pouco depois, a primeira ministra da Alemanha reagiria. Também Angela Merkel e seu governo eram espionados. As duas chefes de Estado reagiram em conjunto.

Em setembro, em seu discurso na ONU, Dilma registrou o protesto e anunciou reação. No início de Novembro, Brasil e Alemanha apresentaram na ONU uma resolução sobre a proteção da privacidade na Era Digital.

O projeto foi aprovado por consenso de 193 países. Horas depois de um juiz federal dos Estados Unidos decidir: escuta telefônica e espionagem eletrônica indiscriminada são inconstitucionais.

O que se viu no Brasil quando das denúncias? Manchetes no início e, depois, o habitual. Muitos dizendo que a reação do Brasil tinha um único objetivo: criar cortina de fumaça diante das condenações do mensalão.

Pensadores de plantão, os de sempre, foram a público e às manchetes. Para dizer que a reação era um erro estratégico brutal. Seria um erro “brigar” com os EUA por tão pouco.

Não era “briga”. E não era tão pouco. Era, é seu direito, o meu, de todos nós, de não ser espionado. No rastro do maniqueísmo mais chinfrim, argumentação também chinfrim.

“Todos já estamos expostos nas redes sociais”… Foi o que disseram os que preferem, sempre, se render antes. É fato: cada vez mais se expandem canais para a megaexposição.

Mas só se expõe quem aceita se expor. Seja por ignorar ou por inocência. E isso é totalmente diferente de ter seu telefone ou computador eternamente grampeados.

Caro amigo, cara amiga. Na ONU, países do mundo inteiro disseram: “Todos temos o direito à privacidade”. Essa é uma resolução importantíssima para o desenho do que será o futuro. E não apenas do Brasil.

Sem ilusões, porém, de que uma decisão como essa impedirá espionagem no atacadão da era Digital. Não, essa decisão apenas impõe um marco moral, base para ações e reações legais.

Voltando ao maniqueísmo nos debates de há meses, vale recordar Nelson Rodrigues. Dizia ele: “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”.

Do mesmo Nelson Rodrigues, outra frase definidora e definitiva: tem brasileiro que sofre do complexo de vira-lata. Se coloca, sempre, como um ser inferior diante do resto do mundo.

50 Comentários

  1. Salve Senhores.
    .
    Com toda honestidade, poucas coisas me causam mais repulsa do que esta classe de brasileiros tão bem analisada e definida por Nelson Rodrigues.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Detalhe…, estes brasileiros que sofrem desta doença, é…, porque isso é uma doença e essa patologia tem nome na psiquiatria…
      .
      Quando encontram alguém normal, não DOENTE, reagem logo dizendo: — “eu sou é realista”, reposta fácil já ensaiada por estes maníacos.
      .
      Saudações,
      .
      Konner

  2. Senhores, a questão principal não é essa. Embora a presidente estivesse com toda a razão ao criticar a espionagem da ONU, inclusive usando a tribuna da ONU para revelar o seu descontentamente, não se pode brigar com os fatos tal como se tenta fazer. Espionagem sempre existiu e sempre existirá, e todos usam os métodos que estiverem ao seu alcance. Frau Merkel apoiou Dilma no texto da resolução mas logo deu de ombros quando Obama ofereceu parceria aos alemães no “five eyes”. E não será uma resolução da ONU que irá acabar com a espionagem na internet. Basta recordar que um oficial da inteligência militar israelense afirmou categoricamente que o Cyberespaço é o novo campo de batalha, onde haverá uma revolução semelhante a acontecida quando os aviões foram introduzidos nas guerras.

    Assim, o que resta a Brasil é reforçar sua segurança contra espionagem. Mas o que vimos foi o orçamento para segurança cibernética sofrer contingenciamento. Ou seja: continuamos vivendo no mundo de fantasia de alice no país das maravilhas esperando por “ética” e “consciência” em um mundo como o da espionagem, onde não devem haver tais valores afinal, imagem se o agente do Mossad do comando encarregado de vingar o massacre de Munique tivesse crise de consciência e se recusasse a detonar a bomba que matou Ali Hassam Salameh?

    • É, caro Tirelles, ser realista agora é considerado maniqueísmo… antes tínhamos o certo e o errado… agora temos “o discurso” … mas acho que, como seres superiores que eles acham que são, preferem a HIPER-REALIDADE (Hiper-realidade é o conceito que se aplica à filosofia contemporânea. Em semiótica e na filosofia pós-moderna, o hiper-realismo (não confunda com surrealismo) é um termo para descrever um indício de uma expansão da cultura pós-moderna. A hiper-realidade é um meio de caracterizar a via das interações conscientes com a “realidade”. Especificamente, quando uma consciência perde sua habilidade de distinguir a realidade da fantasia, e passa a se relacionar com ela, posteriormente, sem dispor da compreensão que ela requer, de modo que acaba por ser deslocado para o mundo do hiper-real. A natureza do mundo hiper-real é caracterizada pelo “aperfeiçoamento” da realidade. Alguns famosos teoristas da hiper-realidade são Jean Baudrillard, Albert Borgmann, Daniel Boorstin e Umberto Eco.) Grifo Nosso (Fonte Wikipédia)…

      É, o mundo de Matrix vai além das telonas e DVD’s…

    • por LUENA
      .
      .
      .
      Nem Israel que os sionistas sempre vivem falando dos 10 nobéis,como se fosse algo extraordinário escapou da bisbilhotice americana…rsrsrrs
      .
      Como se pode vê,Tanto faz pais da camisa dez ( Pelé ) e tanto o pais dos 10 nobéis,como o tiririca-less adora se apegar como uma muleta,foram alvos das americanalhices…hahahah
      .
      Até o tio Sam,vejam só…hahahha…não escapou da “chinacalise” da bisbilhotice e no final desse filme do estilo “zé-do-caixão”, todos morrem,só ficou a contestação que a vaca-sagrada dos americanófilos, virou numa vaca-de-presépio em alusão a natal e graças ao Snowden….hahahahha
      .
      .
      (…) “Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão já foi cumprida. Já venci”,
      .
      Snowden, em entrevista exclusiva realizada em Moscou e publicada no jornal “Washington Post”.

      • Pastal de vento que é pastel de vento sempre se orgulha de sua condição de pastel de vento….e é isso que caracteriza o, vai lá, pensamento do sedizente Lucena: Ideias desconexas, fraseado ruim, risadas histéricas no melhor estilo maluco do manicômio…….um retrato perfeito do idiota latinoamericano

  3. o texto esta correto ,mas do outro lado ,aqueles que não queriam o brasil soberano em suas decisões são os mesmos entreguistas de sempre ,e esses não enchem nem um fusquinha ,mas ocupam cargos importantes na nossa imprensa sionista e vendida a interesses internacionais em detrimento do nossa pátria brasil

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.PÉ DE CÃO
      .
      Há muita mídia que não estão preocupada com a nação brasileira,são grupos comprometido com entidade internacional em especial com o cartel dos especuladores financista internacional,os mesmo que levaram a Europa para o lamaçal em que atá hoje,se encontram.
      .
      .
      ****************************
      .
      Lassance: Velha mídia quer a Presidência de presente de Natal

      O jornalista Ancelmo Góis fez uma enquete junto a outros colunistas do jornal O Globo para saber o que eles esperam de 2014. Merval Pereira espera que as coisas continuem ruins no ano que vem, mas acha que vão piorar.

      (*) Por Antonio Lassance*, na Carta Maior
      .
      .
      Carlos Alberto Sardenberg, Míriam Leitão e Zuenir Ventura torcem por mais protestos – “protestos vigorosos”, quer Sardenberg. Ricardo Noblat pediu a Papai Noel que dê discernimento aos brasileiros para escolher o próximo presidente da República. Se é para dar, supõe-se que é porque ainda não temos.
      .
      A enquete deixa claro o que o mais tradicional veículo da velha mídia está preparado para fazer em 2014. É o mesmo que fez em 2013: pegar carona na insatisfação popular para tentar influir decisivamente no mundo da política. Desgastar aqueles de quem não gosta para dar uma força àqueles que são seus prediletos.
      .
      A mídia que foi escorraçada das ruas e teve que mascarar as logomarcas de seus microfones quer repetir o que sempre fez em eleições presidenciais: entrar em campo e desempenhar o papel de partido de oposição.
      .
      As corporações midiáticas se organizam para, mais uma vez, interferir no resultado das eleições porque disso depende o seu negócio. De novo, entram em campo para medir forças. Já estão acostumadas a partir para o tudo ou nada. Vão testar, pela enésima vez, a quantas anda seu poder sobre a política. Disso fazem notícia e assim agem para deixar os políticos e os partidos de joelhos, estigmatizados, envergonhados e obsequiosos. (…)
      .
      ******************************
      .
      Para lê na integra;
      .
      .
      [ cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Velha-midia-quer-a-Presidencia-de-presente-de-Natal/4/29873 ]

      • lucena os vermes entreguistas tiveram sorte que no segundo dia de protestos pararam na av bandeirantes e não entraram na berrine e outros foram em direção ao palácio dos bandeirantes governo paulista
        se eles querem protesto mais irados da próxima vai ser nafrente da rede esgoto de televisão
        ai sera para essa turma de pessimistas e traidores da pátria o seu fim
        a rede esgoto so sabe defender a companhia de engavetamento de transito e os controlar otarios
        esse governo tucano transformou são Paulo em uma enorme detran para se tirar dinheiro fácil
        indústria de multas
        e todos nos paulistanos percebemos a defesa da rede esgoto faz dessas duas prefeituras cete controlar que foram fundadas pelo partido verde e psdb
        para afundar a renda dos paulistas
        o dia ira chegar

  4. por LUCENA
    .
    .
    .
    “(…) vale recordar Nelson Rodrigues. Dizia ele: “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”.

    Do mesmo Nelson Rodrigues, outra frase definidora e definitiva: tem brasileiro que sofre do complexo de vira-lata. Se coloca, sempre, como um ser inferior diante do resto do mundo.(…)”
    .
    .
    .
    É triste más é pura verdade….saudoso Nelson Rodrigues… 🙁

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Já a expressão, “quinta-coluna”,de acordo com a wikipédia,teve origem na guerra civil-espanhola:
    .
    .
    A expressão nasceu durante a guerra civil espanhola (1936-1939) para designar a comunidade de madrilenhos simpatizantes do general Francisco Franco.
    .
    Segundo alguns, o criador da expressão teria sido o general
    Queipo de Llano, quando, em 1936, Franco, líder do golpe fascista contra a república, preparava-se para marchar sobre Madri com quatro colunas.
    .
    Na ocasião, Queipo de Llano lhe teria dito :
    “A quinta-coluna está esperando para saudar-nos dentro da cidade,” referindo-se às facções que, embora formalmente vinculadas ao campo legalista, preparavam-se para a agir em favor do Alzamiento Nacional, na capital.
    .
    Já de acordo com Antenor Nascentes e outros, o criador da expressão teria sido o general Emilio Mola, quando este avançava em direção a Madri com quatro colunas expedicionárias (uma que avançava desde Toledo, outra que vinha pela estrada de Extremadura, outra pela Carretera de la Sierra, em Granada, e uma outra que vinha de Sigüenza, em Castilla-La Mancha). Ao ser entrevistado por jornalistas, Mola teria declarado que esperava vencer porque, além daquelas quatro colunas, contava com uma quinta – os partidários de Franco infiltrados na comunidade madrilenha.
    .
    Outros, como o jornalista Mikhail Koltsov, do Pravda, enviado pessoal de Stalin à Espanha, afirmam que foi o general José Enrique Varela quem cunhou a expressão.

  6. SERIA UM ERRO BRIHAR COM OS EUA POR TÃO POUCO kkk tipico do manipulador ilusor de multidões kkk
    Redes sociais,Android,Windows 8 são ferramentas de espionagem a serviço do colonialismo Anglo.
    Disponibilizar tecnologias e aplicativos as pessoas e as mesmas aceitarem condições para usa-los justifica ao manipulador invadir tua privacidade e vida publica.
    Mas e as reclamações de copias de imagens e outras coisas disponibilizadas nos meios sociais que são PUBLICOS são tomadas como invasão de privacidade né kkk
    Mundinho hipocrita dois pesos duas medidas os caras te empurram a pica e voce não tem direito de empurrar a pica em ninguem so de rebolar kkk
    Tudo aquilo que viola a intimidade de outrem deve ser tratado como transgreção mas a mente humana é tão pervertida que ate nisso encontram-se formas de ganharem a vida.
    Redes socias se expõe-se problema teu xupa que sai coalhada mas dados relativos a intimidade,privacidade e segredos de Estados,industrias,centros de pesquisas e populações tem de ser tratado mesmo internacionalmente como violação de soberania mesmo.É crime e repudiado por todas sociedades de paises.
    Agora querem usarem as espionagens como elemento espiatorio pra clamufarem guerrinha ideologica.
    Voces acham que se o presidente fosse o Luladrão ele teria coragem de bater de frente contra os EUA?Não teria!Ele é covarde,tem rabo preso e faz o jogo.
    Falem o que quiserem da Dilma não gosto dela e tem muitos defeitos mas foi a unica pessoa neste pais que teve coragem de dar um basta no Escravagismo Yankee e tirem seus cavalinhos da chuva porque isso de maneira nenhuma retorna mais.

  7. Essa inferioridade patológica é fruto de uma cultura que foi sendo construída pela ânsia da temporariedade constituída desde a permanência neste território dos formadores deste país, os portugueses. E isso foi marcante, desde a própria vinda da família imperial portuguesa ao nosso território, que desde que chegou aqui em fuga de seu país de origem, temendo a invasão de Napoleão, sempre se comportaram de forma a ver este país como um estado de aluguel, que aguardavam enquanto sua casa estivesse sendo arrumada. Os olhos sempre voltados para sua terra e sua Europa querida, aos seus olhos onde residia a civilização.
    Somos frutos disso, sentidos com uma nação de aluguel, poucas identificações sentimentais com ela, uma nação concebida e sentida por muitos para ser expropriada, de onde aqueles seus cidadãos que por falta de melhor construção de identidade, e que não tenham a possibilidade de ambicionar o exterior, foram se amalgamando as culturas estrangeiras, tendo incutidos geração após geração ter de encarar com naturalidade a convicção de sermos uma cidadania de segunda classe.

  8. “tem brasileiro que sofre do complexo de vira-lata. Se coloca, sempre, como um ser inferior diante do resto do mundo”

    Infelizmente é a pura verdade.

    • São os famosos capaxos meu caro pois so um capaxo serviçal é capaz de colocar acima dos interesses de seu pais e de seu proprio povo o proprio interesse.

  9. “””Nelson Rodrigues. Dizia ele: “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”.

    Do mesmo Nelson Rodrigues, outra frase definidora e definitiva: tem brasileiro que sofre do complexo de vira-lata. Se coloca, sempre, como um ser inferior diante do resto do mundo.”””

    Baixa estima dá nisso … Gripen NG .

  10. Alguns, interessados na escravidão e controle, prop propositadamente procuram confundir espionagem dirigida a fins específicos, como por exemplo em conflitos entre estados, segurança nacional, investigações policiais, e mesmo espionagem econômica e cientifico/tecnológica, entre outros objetivos específicos…Com o controle e monitoramento, massivo e generalizado de indivíduos, abarcando populações inteiras !

    Com toda certeza é preciso impor limites ao monitoramento em massa, generalizado e indiscriminado!

    Quando Dilma discursou na ONU, botando o dedo na ferida, muitos vira-latas brasileiros (“os que preferem, sempre, se render antes…”) encolheram-se aterrorizados com uma possível reação irada da sua adorada divindade do norte…

    Porém, hoje verifica-se que Dilma, mesmo que sem intenção, foi porta-voz de uma indignação que estava difusa e contida em muita gente, de muitos países, cujos líderes até então tinham se calado…

    Snowden divulgou uma mensagem de Natal,
    na qual, entre outras coisas pediu o fim de espionagem em massa por parte dos governos, afirmando que:

    “Crianças nascidas hoje vão crescer sem nenhuma concepção de privacidade. Eles nunca vão saber o que significa ter um momento privado para si mesmos, um pensamento não analisado, não registrado.”

    “E isso é um problema, porque a privacidade é importante, a privacidade é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser”

    http://rt.com/news/snowden-christmas-alternative-tv-745/

      • O link por você indicado só fala besteiras sobre o marco civil da Internet.

        Não tente tapar o sol com a peneira do seu ativismo político pró USA…

        Os maiores violadores da privacidade na internet, são os governos do EUA e Inglaterra e os restantes 3 dos “cinco olhos”.

        Já o marco civil da internet, enfrenta fortes resistências provenientes de forças apoiadas pela águia careca, a “olhuda mor”…

      • Más indo direto ao ponto, sem manipulações…O que diz o Marco civil sobre a privacidade na internet?

        1 – O tempo de armazenamento dos dados foi alterado, antes era de 2 anos e agora será de no máximo um ano (exceções, somente com autorização judicial).

        2 – Com relação à privacidade e à guarda de logs, o texto agora explicita que os usuários têm direito à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações privadas armazenadas, salvo por ordem judicial. Diz:

        “o conteúdo das comunicações privadas somente poderá ser disponibilizado mediante ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer”

        3 – Outros segmentos que devem prestar muita atenção ao novo texto do Marco Civil são os de publicidade e marketing digital. Segundo a nova redação, o rastreamento do comportamento dos usuários, quando caracterizado como dado pessoal, vai requer consentimento obrigatório dos internautas. Essa obrigatoriedade está presente em mais de um artigo e parágrafo.

        Um dos novos artigos, o 11º, trata, em parte, deste assunto: “Em qualquer operação de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros, dados pessoais ou de comunicações por provedores de conexão e de aplicações de Internet em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional, deverá ser respeitada a legislação brasileira, os direitos à privacidade, ao sigilo dos dados pessoais, das comunicações privadas e dos registros”. Temas que serão esmiuçados no PL de Proteção de dados Pessoais em gestação pelo Ministério da Justiça.

      • E o artigo 16 diz claramente que na provisão de aplicações de Internet, onerosa ou gratuita, é vedada a guarda dos registros de acesso a outras aplicações de Internet sem que o titular dos dados tenha consentido previamente e de dados pessoais que sejam excessivos em relação à finalidade para a qual foi dado consentimento pelo seu titular.

        O artigo 17, por sua vez, explicita que os provedores de aplicações de Internet podem ser obrigados, por ordem judicial, a guardarem registros de acesso a aplicações de Internet, desde que se tratem de registros relativos a fatos específicos em período determinados.

        O novo texto também estabelece que os provedores de conexão e de aplicações de internet deverão respeitar a legislação brasileira, incluindo os direitos à privacidade e o sigilo dos dados pessoais, mesmo que a empresa seja sediada no exterior. “Passarão a ser nulas as cláusulas contratuais que violem a garantia do direito à privacidade e à liberdade de expressão”, acrescentou o relator. “Os brasileiros vão poder recorrer ao Judiciário brasileiro porque a lei brasileira vai ser aplicada”, ressalta Molon.

        O artigo 8º afasta qualquer possibilidade jurídica de um provedor de aplicação se negar a submeter a foro nacional alguma controversa gerada no País.

      • para alvez bateu muito no zoinho azul ele desse jeito entra de baixo da cama dele aonde ele fala que tem um cheguevara e só volta em janeiro rsrsrs
        zoinho sempre puxador de saco dos esteites ,não cansa mesmo ,ele disse que já foi para o japao a pergunta é porque não ficou por la como uma gueixa rsrsrsrs aproveita e casada com um milico das bases dos estados unidos e ganhava o geen card rsrsrs

  11. Nelson Rodrigues é apenas um de muitos lixos culturais brasileiros, que só continua sendo referenciado por pobres de espírito e de intelectualidade. Pretensioso artista promovido por torpes personalidades com proeminência social de sua época.
    É um dos que sempre distorceram a educação do brasileiro para baixo, exemplo: ao invés de reprimir a sujeira moral de camadas sociais sem educação cultural e intelectual, pelo contrário, colocava sob holofotes (como se bonito e necessário fosse) as bestialidades verbais e materiais da nossa gente. Como se misérias sociológicas não façam parte de toda aglomeração humana seja de que país for.
    Mas não!
    Diferente de outros países que tentam reprimir as baixarias em geral, no nosso país por ação de N. R. e outros, elas são é jogadas no ventilador, tendo como resultado uma enorme sujeira de difícil limpeza. Onde não há nenhum ganho, apenas perdas.. e ainda tem quem acredite que esses indivíduos são grandes personalidades.
    Aqui no Brasil se construiu ao longo do tempo (e esse tal N. R. foi um dos construtores) uma mentalidade de inversão de valores, onde…
    – o feio é o bonito;
    – onde o errado é ser rico e razoavelmente vaidoso das duras conquistas alcançadas;
    – onde (hoje) favela é ponto turístico (para turistas masoquistas e sádicos);
    – onde falar palavrões é bacana e palavras suaves são caretas;
    – etc etc etc.

    Nosso povo simples não é diferente do de outros países, apenas é tremendamente refém de uma elite vampiresca que o usa safadamente para se manter com audiência ou votos abundantes.

    Esse é o grande mal do Brasil… uma parte de nossos intelectuais são (Nelson Rodrigues & Cia, ontem e hoje) medíocres ao extremo, mas por participarem da elite social, acabam contaminando para baixo os ideais sociais atemporais de nossa nação.

    Se houve um vira-lata mor brasileiro esse foi e é justamente o criador da “expressão”, pois o pior viralatismo é o que promove nossa condição de povo de 2º classe. Coisa que esse vira-lata mor N.R. foi semeador.


    Já quanto ao blablá limitado da Dilma na ONU por um mundo com regulamentação de espionagens, nada contra. Porém até hoje estou, eu e muitos outros, esperando por uma devassa e demissões na ABIN da SISBIN por não ter mostrado para que feio até agora. Pois simplesmente creditar aos americanos e a NSA uma indevida ação de espionagem no Brasil é facilitar demais as coisas para esses órgãos que não estão mostrando serviço.
    Há não ser que a função principal da ABIN seja proteger o ParTido e não o país. Ai então, claro, que se desvie o foco principal do problema de falha na segurança para o exterior.

    • IRREPREENSÍVEIS CONSIDERAÇÕES, caro VIVENTBR… como sempre… um dos poucos que enxergam os males que a cultura esquerdopática causou ao nosso país… infelizmente sem conserto aparente…

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Realmente Nelson Rodrigues estava certo,não é atoa que o cara é tido como o mais influente dramaturgo do Brasil.
      .
      Os seus trabalhos no teatro, procurava retratar a alma humana,em especial, o lado podre dela,como por exemplo; a hipocrisia humana…rsrsrsr

      • O que é isso amigo Lucena?
        Certo mesmo é quem elogia tudo que é de fora e critica tudo que é nacional até mesmo o seu povo e sua cultura e a chama de lixo, pois somente os povos estrangeiros são perfeitos … assim como suas culturas, que em geral são intocável, ao menos as que se parecem com a de um certo país do norte, que é “irrepreensível”…

        Por outro lado ainda prefiro a sua opinião, é que essa forma de pensar dos vira-latas me da vontade de vomitar!

      • Pois é senhores cada um defende o que quer neste país, alguns preferem apoiar seus aspectos medíocres, já outros seus melhores valores.
        Em 14/05/1990 numa edição histórica do Roda Viva da TV Cultura, em homenagem aos 40 anos de carreira artística, principalmente teatral, de Tônia Carrero e Paulo Autran, foi feita uma entrevista com os dois. Nessa ocasião Paulo Autran e Tônia foram questionados a citar alguns principais dramaturgos brasileiros, e como ele não mencionou Nelson Rodrigues ele foi inquirido sobre o mesmo.
        Ora!.. se Paulo Autran, profissional renomadíssimo do teatro, não considera Nelson Rodrigues, acredito então que não estou nenhum um pouco errado em minha crítica negativa contra esse cidadão.
        Que de dramaturgo de verdade não chega nem perto, tudo o que fez foi refazer suas reportagens policiais, de quando repórter policial, no formato de roteiro teatral. Tanto que a crítica especializada de então, que não era iludida, as classificava como de estilo realista.
        Só como ilustração, como chamar de obra teatral: Bonitinha mas Ordinária… pois o que essa mera crônica social possui de obra de arte ficcional?
        Onde é que a fantasia e o idealismo humano por dias melhores colocam asas nos nossos espíritos através dessa pobre e mundana peça teatral?
        Finalmente… Quantos trilhões de léguas qualquer obra desse dito dramaturgo está de uma peça: Fantasma da Ópera, Romeu e Julieta ou da O Pagador de Promessas?

        Nelson Rodrigues sempre foi um repórter policial e só isso. Ainda que queiram transformá-lo em algum tipo de intelectual de frases feitas para massas incultas.

      • “Nelson Rodrigues sempre foi um repórter policial e só isso. Ainda que queiram transformá-lo em algum tipo de intelectual de frases feitas para massas incultas.”
        ————————–

        Não importa quem foi Nelson Rodrigues, ou o que você, eu ou Paulo Autran, pensamos sobre ele.

        Importa que no caso da expressão citada nesta matéria, Nelson Rodrigues foi sim inspirado e exato:

        “tem brasileiro que sofre do complexo de vira-lata. Se coloca, sempre, como um ser inferior diante do resto do mundo.”

      • Pois é, mas quem está defendendo Nelson Rodrigues, quem?!
        Mesmo que esse senhor tem sido um “qualquer” isso não muda o fato de que nesse caso ele estava coberto de razão, mas é só isso.

      • “Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta” Nelson Rodrigues.

        1. “Não estarei insinuando nenhuma novidade se afirmar que nunca houve uma multidão inteligente.”

        2. “Nunca houve inteligência coletiva, trezentas pessoas reunidas constituem um bloco monolítico de incompreensão, frequentemente de estupidez.”

        3. “Os movimentos políticos de massa aumentam apenas a minha necessidade de solidão.”

        4. “O jovem só pode ser levado a sério quando fica velho.”

        5. “Consciência social de brasileiro é medo da polícia.”

        6. “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota.”

        7. “O socialismo ficará como um pesadelo humorístico da História.”

        8. “A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento.”

        9. “O homem só é feliz pelo supérfluo. No comunismo, só se tem o essencial. Que coisa abominável e ridícula!”

        10. “A melhor maneira de não ser canalha é ser reacionário.”

        11. “Hoje, o sujeito prefere que lhe xinguem a mãe e não o chamem de reacionário.”

        12. “Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.”

        13. “Eu sou reacionário porque sou pela liberdade. O não reacionário é o comunista que não tem liberdade nem para fazer greve.”

        14. “Acho a liberdade mais importante que o pão.”

        15. “Nada é mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.”

        16. “Nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício.”

        17. “O sujeito que lê ou ouve um esquerdista, leu e ouviu todos os esquerdistas.”

        18. “O homem de Marx é um homem com uma dimensão a menos, um ser simplificado, amputado. É um homem inexistente.”

        19. “No Brasil, o marxismo adquiriu uma forma difusa, volatizada, atmosférica. É-se marxista sem estudar, sem pensar, sem ler, sem escrever, apenas respirando.”

        20. “Hoje, o não-marxista sente-se marginalizado, uma espécie de leproso político, ideológico, cultural etc. Só um herói, ou um santo, ou um louco, ousaria confessar publicamente: ‘Meus senhores e minhas senhoras, eu não sou marxista, nunca fui marxista.’ E mais: ‘Considero os marxistas de minhas relações uns débeis mentais de babar na gravata.'”

        21. “Havia, aqui, por toda parte, ‘amantes espirituais de Stalin’. Eram jornalistas, intelectuais, poetas, romancistas. Outros punham nas paredes retratos de Stalin. Era uma pederastia idealizada, utópica e fotográfica.”

        22. “Pior que o traidor, pior que o venal, pior que o inimigo – é o revolucionário burro.”

        23. “A burrice tem a virtude da veracidade.”

        24. “Invejo a burrice porque é eterna.”

        25. “Eu diria mesmo que a burrice é a mais perigosa forma de loucura.”

        26. “A constante do ser humano é a burrice. Para um gênio há dez milhões de imbecis.”

        27. “Há milhões de imbecis pelo mundo, os outros é que são uma minoria ridícula.”

        28. “Hoje, se o gênio não se fingir de imbecil, não arranja emprego.”

        29. “O homem é um ator para os outros e sobretudo para si mesmo.”

        30. “O cinismo escorre por toda parte, como a água das paredes infiltradas.”

        31. “O canalha nunca se acha canalha, se acha de uma bondade inexcedível.”

        32. “Façamos um censo de possíveis defuntos. E chegaremos à conclusão de que ninguém no momento, no Brasil, justificaria um grande enterro.”

        33. “Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos.”

        34. “O brasileiro é um feriado.”

        35. “Só os profetas enxergam o óbvio.”
        Pela primeira vez Lucena, sou obrigado a concordar com você. o cara para mim era gênio, profundo conhecedor da alma humana.

      • Contudo, toda essa cascata de frases, natural e fáceis para quem desde a adolescência tinha espaço público em jornais para confortavelmente expor. Caem numa tremenda contradição com peças que puxam o povo para baixo.
        Assim N. R. apresenta de gênio nada mais que o óbvio intelectual. Mas de desequilíbrio mental (auto denomonado anjo da pornografia – ora bolas! quanta inbecilidade e cretinice misturar anjos… estado puro mental e sexo… estado puro extinto animal) o cidadão N. R. mais que se revela.
        Eita!

      • Onde denomonado acima, é denominado o certo….
        “auto denominado anjo da pornografia”
        N.R. com isso se revela incoerente e ignorante ao misturar anjos e sexo, e mais ainda… um espírito confuso e perdido entre o certo errado, pois mesmo malhando o que acredita ser ideologicamente errado, executa cinicamente a agenda do modelo que reprova ao lidar sarcasticamente com o lazer teatral do povo.
        Prefiro, muito mais glorificar um padeiro, que alimenta ricos e pobres com pão suado de seu trabalho incansável e sem testemunhas, do que alguém que com meios de atingir as massas humanas brasileiras o fez para as espezinhar.

      • ViventBR, não podemos confundir a liberdade criativa artistica do cara, com seu posicionamento politico.
        O Filme “Clube da luta” de David Fincher, e claramente apologista ao anarquismo, mas memso eu sendo ferrenho opositor do anarquismo, não posso deixa de admirar t]ão excelente obra do cinema, e nem de longe David Fincher e adepto do anarquismo.

  12. Assim como temos lixos culturais e intelectuais mundiais, como grande exemplo: karl marx (com minúscula mesmo).
    Dois lixos culturais e intelectuais brasileiros são: Paulo Freire e Nélson Rodrigues.

    Tanto o mundo como nosso Brasil estariam muito melhores sem eles.

    • Meu caro, você não gosta de NR e PF, muito bem…é um direito seu…

      Porém esta é somente a sua opinião pessoal sobre Marcos freire e Nelson Rodrigues e gosto não se discute…Más isto não quer dizer que aquilo que acha e pensa sobre os dois, seja a realidade…

  13. Desculpem certos leitores deste espaço virtual (aberto portanto a espionagens eletrônicas automáticas), e ouvintes da fala do vídeo acima… mas citar Nélson Rodrigues, como arremate final do discurso sobre a Dilma, ONU, e a NSA, é contradizer e jogar no ralo toda uma articulação intelectual construída para o público da TV Gazeta.
    No final o articulista ao invés de enriquecer seu discurso com um bom e original arremate, acabou em eternas mesmices de baixa cultura brasileira, e por deixa-lo cair numa sarjeta fétida de cultural podridão.



    Copa 2014……..Senta a Pua Seleção!

    • O simplismo é uma forma de deficiência intelectual: Fulano é imprestável! portanto nada do que ele escreva ou diga se aproveita! E no oposto: Sicrano é incrível! Tudo que ele escreve e diz está correto!

      Quem é possuído por tendências ao fanatismo e a idolatria, sempre tende aos extremos, na aceitação e na negação…

  14. Percebam que nestes meus comentários, contrariando Nélson Rodrigues em momento algum faço uso de palavrões, mas mesmo assim eles não deixam de serem contundentes.

    Assim aproveito para um puxão de orelhas…

    Certos colegas comentaristas, não citarei nomes, a carapuça que lhes sirva com perfeição (rsrsrs), deveriam tomar uma boa xícara de chá da erva Timanca Brasilienzis, e frearem sua vertente burra pró rodriguiana, pois este espaço de comentários do PB merece mais ilustração, e bem menos baixarias desafogadoras de frustrações pessoais, seja lá quais forem.

    Nossas discussões intercomentaristas devem ser um reflexo com criativas e inteligentes ponderações da alta qualidade dos variados artigos aqui colocados para apreciação de todos…
    …Inclusive de adolescentes e jovens, apreciadores de Defesa, em formação cultural e intelectual.
    Contudo, isso muitas vezes não vem acontecendo.
    Pelo contrário, é uma cascata de vitupérios desabonadores de nosso patriotismo em prol de um Brasil melhor.
    Afinal, não é por isso que estamos todos aqui, discutindo por melhorias no nosso país?

    E, então, este espaço de comentários fantasticamente democrático do PB não pode funcionar como uma referência de alta cultura e educação para o país?


    Com a ação e decisão vcs todos meus amigos e caros comentaristas do PB.

    • é vivent as vezes eu acho que só quem esta te dando ouvidos ultimamente é o zoinho azul e os reptilianos da avenida irerê e indianopolis rsrsrs mas tudo bem !!! ,cada um com seus problemas rsrsrs
      só não vale pedir penico para o moderador como o zoinho azul faz rsrsrrs

      • E quem te dá ouvidos, biluzinho ???… rsrsrsrsrssrs… esquerdopatinha burro !!!… vc não ouve o Vivent porque não tem capacidade para entender o que ele diz… simples assim, vira-latas…

  15. O Estado brasileiro sempre deve zelar por sua soberania,dizer que o crime que a ANS perpetrou contra o BRASIL é apenas uma ”contraversãozinha ” sem importância é desmerecer é desconhecer o valor do BRASIL como nação !

    Os cidadãos de bem desse país lutam todos os dias para colocar esse país em seu devido lugar,onde merecemos, e ainda há pessoas que querem minimizar esse crime contra o BRASIL, tentando sorrateiramente nós colocar como réus nesse caso odioso enquanto na verdade somos vítimas !

    Parabéns BRASIL por se manifestar enquanto tantos se calaram,se acovardaram por futuras migalhas !

  16. Salve ViventtBR.
    .
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para me solidarizar com este seu comentário.
    .
    Quero aqui em desabafo pessoal, dizer que há momentos ao ler certos comentários ricos em palavrões que chego ater desanimo de continuar, — isso falo por mim, não pelo Plano Brasil.
    .
    Como muito bem colocou, pode-se expressar — forte desaprovação, sem ter que usar palavrões e ataques pessoais.
    .
    Quando a desaprovação é apresentada as ideias, elas entram num contexto de discussão, mas, quando a desaprovação é colocada de forma a atingir o indivíduo, a pessoa,,,, então ela entra em um contexto de briga apenas, e isto se transforma em um “botequim de bêbados”, ou seja, alguém totalmente desqualificado (pelas condições em que se encontra) para discussões de temas polêmicos em sociedade, ou na sociedade.
    .
    Outro fator…, entre pessoas que defendem um comportamento democrático e a democracia, respeita-se as opções políticas e ideológicas do outro, veja bem, digo respeito…, isso não tem nada haver com concordar, mas, — apenas respeitar.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  17. Tá, bonito discurso. E na prática, estão fazendo o que pra proteger o Brasil? Acham que um porra de resolução dessa piada chamada ONU vai impedir esses governos imperialistas de estuprar nossa soberania? O mais ridículo de tudo foi, pouco tempo após estourar esse caso de espionagem, o governo reduzir o orçamento da ABIN.

Comentários não permitidos.