Nave chinesa não tripulada pousa com sucesso na lua

Após 40 anos, nave terrestre volta a tocar superfície lunar. China torna-se o terceiro país a conseguir o feito, considerado importante para seu programa espacial. Sonda vai explorar a área pelos próximos três meses.

A televisão estatal chinesa mostrou neste sábado (14/12) imagens do pouso de um módulo espacial não tripulado na superfície da lua. A sonda chinesa transporta um veículo motorizado automatizado que irá explorar a superfície lunar. Esse é a primeira vez em quatro décadas que uma nave terrestre pousa na lua. E a China é o terceiro país a realizar essa façanha, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.

Trata-se de um passo importante para o ambicioso programa espacial do país, que visa lançar uma estação espacial permanente em 2020. Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, o pouso aconteceu na planície lunar conhecida como Sinus Iridum, na Baía do Arco-Íris.

A missão espacial havia divulgado através do sistema chinês de mensagens curtas Sina Weibo – uma espécie de Twitter chinês – que a sonda espacial Chang’e 3 faria uma queda livre até 100 metros da superfície da lua, quando jatos propulsores seriam acionados para suavizar a descida.

O veículo automatizado que deverá explorar a lua foi batizado como Yutu (“Coelho de Jade”). Ele é projetado para escalar inclinações de até 30 graus e pode viajar a 200 quilômetros por hora, de acordo com Instituto de Pesquisa de Sistemas de Engenharia Espacial de Xangai.

O Yutu é movido por energia solar. Ele pesa 120 quilos e é equipado com um braço robótico capaz de coletar até 20 quilos de amostras. Seu nome remete ao mascote Coelho de Jade, da deusa mitológica chinesa da lua, Chang’e – que dá nome ao módulo lunar.

O veículo automatizado Yutu (Coelho de Jade) irá explorar por três meses a superfície lunar.

Ele é projetado para coletar amostras do solo, examinar a estrutura geológica da lua e explorar recursos naturais, dentro de um período de três meses. Seus equipamentos incluem câmeras e espectrômetros, um sistema de radar que pode penetrar a superfície lunar, além de um telescópio ótico.

Retorno à lua em 2017

O último pouso na lua havia sido realizado por uma nave da União Soviética em 1976. A primeira missão americana tripulada à lua foi em 1969, quando a nave Apollo 12 levou três tripulantes à superfície lunar.

Os últimos exploradores da missão Apollo estiveram no satélite em 1972. O próximo grande projeto da Agência Espacial Americana (Nasa) inclui o transporte de humanos para Marte, aproximadamente em 2030.

A China planeja o envio de outra missão à lua em 2017 para coletar e retornar à Terra com amostras do solo lunar.
RC/rtr/dpa/afp/ap

 

Fonte: DW.DE

9 Comentários

    • Eu não conhecia esse estúdio chinês… as imagens são bem convincentes nessa filmagem… o que não se faz, nos dias de hoje, com uma câmera e um software gerenciador de imagens !!!… parabéns aos diretores chineses e a equipe de filmagens e efeitos especiais… 🙂

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Agora eles irão ver se foi verdade ou não !…..se realmente há ET’s na lua,ou melhor ainda,o dragão de São Jorge existe,que tudo não passou de uma enganação,se São Jorge realmente matou o bicho ou não….rsrsrsrsr

  2. O veículo automatizado que deverá explorar a lua foi batizado como Yutu (“Coelho de Jade”). Ele é projetado para escalar inclinações de até 30 graus e pode viajar a 200 quilômetros por hora, de acordo com Instituto de Pesquisa de Sistemas de Engenharia Espacial de Xangai.
    —————————–

    Deve ter um zero a mais nesta velocidade, já imaginou o jipinho lunar a 200km h, no irregular solo lunar e com gravidade reduzida? O bicho ia pular que nem um coelho maluco!

    • O erro está no texto, no infográfico está correto: A velocidade é de “acima de 200 m por hora”.

      Só 1000x abaixo dos 200km por hora…

  3. Sabem de uma coisa como eles conseguem tal fasanha e não conseguem colocar um satelite minusculo Brasileiro em orbita TALVEZ NOSSO SATELITE SEJA DEZENAS DE TONELADAS SUPERIOR E A DISTANCIA QUE ELE DEVERIA FICAR DA TERRA DEVA SER TAMBEM MILHARES DE KILOMETROS DISTANTE DA LUA POR ESTAS RAZÕES ELE DEVE TER CAIDO.

    • Vc tem as mesmas desconfianças minhas ???… nesse mundo selvagem só alguns poucos tolos acha que estaremos em segurança no colo dos russos e chineses…

Comentários não permitidos.