Ucrânia em um beco sem saída

Fiódor Lukianov

Os debates sobre a opção da Ucrânia de aderir à União Europeia levaram a tumultos em massa e ao agravamento de confrontos internos. Não está claro por que foi necessário dispersar os partidários da integração com a UE na Praça da Independência, no centro de Kiev, mas tudo aponta para um conflito de poderes com foco nas eleições presidenciais de 2015.

O presidente ucraniano Viktor Ianukovich impediu o colapso socioeconômico que inevitavelmente teria acontecido se tivesse aceitado os termos do contrato com a UE. As futuras negociações com a Rússia não prometiam a solução de todos os problemas, mas teriam permitido que país continuasse flertando com os povos europeus.

A oposição, no entanto, ganhou um excelente slogan para sua campanha: “Roubaram o nosso futuro europeu”. Para piorar o quadro, Iúlia Timochenko permanece atrás das grades, o que, na prática, vai de encontro aos interesses dos atuais protagonistas do protesto.

O que se vê agora é que o cenário moderado está se dissipando. As autoridades no poder não terão como recuar, pois isso seria uma demonstração de fraqueza. Nas fileiras dos manifestantes prevalecem as forças radicais, e é impossível firmar um compromisso com elas. Também não está mais claro sobre qual questão seria assinado um compromisso, já que não se trata mais da adesão à UE, e sim do poder em si.

A luta interna está adquirindo uma dimensão geopolítica. Os representantes da União Europeia ficaram descontentes com Ianukovich por causa do fracasso da Cúpula de Vilnius, e é provável que apoiem qualquer força que se manifestar contra o atual líder ucraniano. Nem que seja necessário dar suporte ao partido nacionalista Liberdade e seu líder Oleg Tiagnibok.

Em primeiro lugar, a repressão aos protestos pode não levar ao contrário da estabilização. Paralelamente, Ianukovich se verá obrigado a buscar apenas a solidariedade de Moscou, o que definitivamente o priva de manobras.

A Rússia, por sua vez, terá que se envolver novamente na política ucraniana, situação que já deixou o país atolado em um “pântano turvo”. A sensação que fica é de que não existem cenários favoráveis para a Ucrânia. A tentativa de obrigar um país que ainda não se conscientizou de seus interesses nacionais a se definir terminantemente soa como um teste de resistência – e o risco envolvido nesse processo é inversamente proporcional às garantias.

Fiódor Lukianov é presidente do Conselho de Política Externa e Defesa da Rússia

Fonte: Gazeta Russa

18 Comentários

  1. Metade da Ucrania é a favor dos russos… em algumas regioes da ucrania o idioma oficial é o russo…. então, a divisão do pais dificulta ainda mais a entrada na UE

    Ademais, o Partido das Regioes teve maioria de votações… o que é sinal de que a maioria das pessoas é favoravel a aproximação com os russos

    Assim como no Brasil, a Ucrania deve ser cheia de vagabundinhos Tirellesianos insitando essas manifestações agindo nas sombras…..

    normal o modus operandi dessa gente!!!!

    O Governo deve ser firme, pois tem o respaldo da maioria

    • M.E.N.T.I.R.O.S.O E.S.Q.U.E.R.D.O.P.A.T.A… a maioria do povo ucraniano está contra o governo que age contra a vontade popular… assim como aqui… logo nós faremos o mesmo… mostraremos a nossa vontade contra esse estado de coisas deploráveis que ai estão… e o único vagabundo aqui és tu, apertador de parafusos… tu não é engenheiro nem aqui e nem em MARTE… a única engenharia que tu conheces é a que tu ficas engendrando nessa sua carcaça podre e vem aqui vomitar… V.E.N.D.I.D.O S.A.F.A.D.O…

      • Eu sou mentiroso?

        Kkkkkkk

        Eu só posso rir da sua esquizofrenia….

        Vc por acaso é demente?

        O partido das regiões foi eleito com MAIORIA….

        Então é meio obvio que a maioria do povo ucraniano nao ve com bons olhos a aproximação com a UE

        Alias, perguntem a grecia se eles se arrependem de ter entrado na UE

      • Ta ai, demente dos das lentes de contacto azuis:

        .

        A coalizão governista liderada pelo Partido das Regiões (PR), do atual presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, deve ganhar as eleições legislativas realizadas neste domingo no país europeu. As informações foram divulgadas pela imprensa local com base em pesquisas de boca de urna.

        O partido opositor Batkívschina (pátria, em ucraniano), liderado pela ex-primeira ministra Yulia Tymoshenko, atualmente na prisão, deve confirmar o segundo lugar no pleito. Em terceiro, aparece o partido UDAR, liderado pelo ex-boxeador Vitalil Klitschko e outras figuras ligadas a partidos comunistas.
        .

        Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-10-28/partido-governista-na-ucrania-tem-maioria-em-eleicao-diz-boca-de-urna.html

        ——————————

        – Partido das Regiões: O partido do Presidente Yanukovich foi o Partido mais votado embora perdeu representação. conseguiu o 35,8% e 85 deputados.

        Pátria: 21,4% (52 deputados) O partido preferido da UE tratou de deslegitimar o processo eleitoral e denunciou o encarceramento por corrução de seu líder, Yulia Timoshenko.

        – Partido Comunista: superou os inquéritos e conseguiu um resultado histórico, um 15% (36 deputados)

        – Aliança Democrática pelas Reformas da Ucrânia: 12,7% (31) irrompe este partido na cena parlamentar. Conformará um bloco pró ocidental junto ao partido de Timoshenko.

        – Svovoda: 8% (19 deputados), os fascistas superam a ombreira de 5% que lhes dá representação parlamentar.

    • “Ucrania deve ser cheia de vagabundinhos Tirellesianos ”

      Como disseram no blog CAVOK: Você só fala besteiras e é apaixonado pelo Tireless.

      “O Governo deve ser firme, pois tem o respaldo da maioria”

      É, deve ser por isso que a Rússia faz, desesperdamente, pressão e chantagem para Ucrânia não se aproximar da UE.
      De alguma coisa os russos têm medo, disso temos certeza!

      Na verdade, a Rússia perde cada vez mais a pouca influência que tem.

      • Deve ser por isso que desde o Victor Yushenco (sei la como se escreve) a ucrania nao consegue entrar na UE…

        DEpois, sou eu quem fala besteira…..

        Falta de autocrítica….

      • É, realmente te falta autocrítica menininho… só na sua cabecinha esquerdopata para afirmar que um povo que perdeu MILHÕES em vida de seus compatriotas em mãos russas está apoiando esse governo simpático aos russos contra os que apoiam a ligação da Ucrânia com a UE… quem vc quer enganar, pastelzinho de vento ???…

  2. “A tentativa de obrigar um país que ainda não se conscientizou de seus interesses nacionais a se definir terminantemente, soa como um teste de resistência – e o risco envolvido nesse processo é inversamente proporcional às garantias.”
    ——————————————–

    Exatamente,
    uma Ucrânia já internamente dividida em facções opostas, sofrendo grandes pressões da UE através de uma campanha de mídia e protestos estimulados e organizados com amplo apoio europeu, para alterar à força uma decisão do governo ucraniano de não aderir agora à UE.
    Estas interferências e pressões externas podem dilacerar a Ucrânia…

    Num “mundo ideal”, os ucranianos seriam deixados em paz para decidirem seu destino: Sem interferências, sejam do lado ocidental, sejam do lado oriental…

  3. ucrania ,não perde em nada de não entrar para a união europeia que escraviza os paises do leste europeu e prostitui seu povo !!!

    • Na verdade, grande parte das prostitutas e atrizes pôrnos que surgiram nos Estados Unidos nas últimas duas décadas são russas.
      Elas até são motivo de piadas por lá.

    • Volte pro seu buraco, tatu canalha… só energúmenos como tu não sabem que quem durante séculos prostituiu as ucranianas foram os russos… mas tu é por demais cínico para discutir isso seriamente… distorcedorzinho barato… sem vergonha !!!…

    • Aliás, quém prostitui as mulheres do Leste Europeu é a prórpria máfia russa, apoiada por políticos e generais ex-comunistas.

      Se ao invés de se apropriarem de fortunas bilionárias, os políticos russos trabalhassem por uma melhor distribuíção de renda e melhores salários talvez seu povo não precisasse se prostituir.

      • EU vi um documentário na TV 5 monde em que as frances saem pra se prostituir na Bélgica, para ganhar uns trocados…..

        E ai?

        O que tem a ver c* com as calças?

      • O seu c* não tem mais nada a ver com as tuas calças… rsrsrsrsrsrsrsr… ele tem vontade própria… rsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.