Gulags: os mortíferos campos de trabalho forçado soviéticos

Sugestão: lucena

000000

“Uma morte é uma tragédia, milhões mera estatística”. Josef Stalin

Talvez muitas pessoas não conheçam a história dos Gulags soviéticos, campos de trabalho forçado instalados por Stalin, que foram responsáveis por uma verdadeira chacina, que té nos dias atuais, muitas pessoas ignoram, e que muito pouco se fala.

O mesmo ocorre com o extermínio dos cossacos do Don, pelos comunistas, na década de 1920, dos alemães do Volga em 1941 e as execuções em massa e deportações para campos de concentração de lituanos, letões, estonianos e poloneses. Ao final da Segunda Guerra, os “gulag” de Stalin mantinham 5,5 milhões de prisioneiros, 23% deles ucranianos e 6% bálticos.

gulags1Quase desconhecido é o genocídio de dois milhões de muçulmanos de povos da ex-URSS: chechenos, inguchétios, tadjiques, tártaros da Criméia, basquires e casaques. Os guerrilheiros que lutam pela independência da Chechênia e que hoje são rotulados de “terroristas” por Estados Unidos e Rússia são netos dos sobreviventes dos campos de concentração soviéticos. Adicione-se a esta lista de atrocidades esquecidas o assassinato, na Europa Oriental, entre  1945 e 1947, de pelo menos dois milhões de alemães étnicos, a maioria deles mulheres e crianças, e a violenta expulsão de mais 15 milhões de alemães, quando dois milhões de meninas e mulheres alemãs foram estupradas.

Dentre estes crimes monstruosos, a Ucrânia aparece como a maior vítima em termos de números. Stalin declarou guerra ao seu próprio povo em 1932, ao enviar os comissários V. Molotov e Lazar Kaganovitch 9judeu9 e o chefe da NKVD (polícia secreta) Genrikh Yagoda para esmagar a resistência de fazendeiros ucranianos à coletivização forçada. A Ucrânia foi isolada. Todas as reservas de alimentos e animais foram confiscadas.

gulag2

Os esquadrões da morte da NKVD assassinavam “elementos antipartido”. Furioso porque poucos ucranianos estavam sendo executados, Kaganovitch – em tese o Adolf Eichmann da União Soviética – estabeleceu uma cota de 10.000 execuções por semana. Oitenta por cento dos intelectuais ucranianos foram assassinados. Durante o áspero inverno de 1932-33, 25.000 ucranianos eram executados, por dia,  ou morriam de inanição e frio. Tornou-se comum o canibalismo. A Ucrânia, diz o historiador Robert Conquest, “parecia uma versão gigante do futuro campo da morte de Bergen-Belsen.”

A execução em massa de sete milhões de ucranianos, três milhões deles crianças, e a deportação para o “gulag” de mais dois milhões (onde a maioria morreu) foi oculta pela propaganda soviética. Os ocidentais pró-comunismo, como Walter Duranty, do “New York Times”, os escritores britânicos Sidney e Beatrice Webb e o primeiro-ministro francês Edouard Herriot viajaram pela Ucrânia, mas negaram denúncias de genocídio e aplaudiram o que eles chamaram de “reforma agrária” soviética. Aqueles que se levantaram contra o genocídio foram rotulados de “agentes do fascismo”. Os governos dos EUA, Reino Unido e Canadá, contudo, estavam bem informados sobre o genocídio, mas fecharam os olhos, inclusive bloquearam grupos de ajuda que iriam para a Ucrânia.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17ALB4A” standard=”http://www.youtube.com/v/5nUu7D9cHJc?fs=1″ vars=”ytid=5nUu7D9cHJc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4153″ /]

GULAGOs únicos líderes europeus que gritaram contra os assassinatos cometidos pelos soviéticos foram, ironicamente e por razões cínicas e de autopromoção, Hitler e o ditador italiano Benito Mussolini. Como Kaganovitch, Yagoda e outros veteranos e oficiais do Partido Comunista e da NKVD eram judeus, Adolfo Hitler rotulou o comunismo como “uma conspiração judaica para destruir a civilização cristã.” Esta versão, amplamente divulgada pelo Ministério da Propaganda e Publicidade do 3° Reich (comandado por Paul Joseph Goelbels – 1897-1945), tornou-se amplamente aceita por toda uma amedrontada Europa.

Quando veio a guerra, o presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill se tornaram aliados de Stalin, embora eles soubessem que seu regime já tinha matado pelo menos 30 milhões de pessoas muito antes que o extermínio de judeus e ciganos por Hitler tivesse sequer começado. No estranho cálculo moral de extermínios em massa, apenas os alemães foram culpados. Mesmo Stalin tendo assassinado três vezes mais gente do que Hitler, para Roosevelt ele ainda era o “Uncle Joe” (“Tio Joe”).

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17ALENQ” standard=”http://www.youtube.com/v/-M07_HlGUZk?fs=1″ vars=”ytid=-M07_HlGUZk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4384″ /]

A aliança EUA-Reino Unido com Stalin fez deles parceiros no crime. Roosevelt e Churchill ajudaram a preservar o regime mais assassino da história, para o qual eles entregaram metade da Europa em 1945. Após a guerra, as esquerdas tentaram encobrir o genocídio soviético. Jean-Paul Sartre chegou a negar que o “gulag” tenha existido. Para os aliados ocidentais, o Nazismo era o único mal; eles não poderiam admitir serem aliados de assassinos em massa. Para os soviéticos, promover o holocausto judeu perpetuava o antifascismo e mascarava seus próprios crimes. Os judeus, inexplicavelmente, viram seu holocausto como o único. Foi a “raison d’être” de Israel.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17ALIwX” standard=”http://www.youtube.com/v/H_OYzbwGBbc?fs=1″ vars=”ytid=H_OYzbwGBbc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7715″ /]

O holocausto russo promovido por Stalin, um dos maiores crimes contra a humanidade, ainda hoje é praticamente desconhecido. Enquanto historiadores, academias, imprensa e Hollywood concentram suas atenção no holocausto judeu, ignoram a Ucrânia. Nós ainda caçamos assassinos nazistas, mas não caçamos assassinos comunistas. Há poucas fotos do genocídio ucraniano e do “gulag” stalinista, e muito poucos sobreviventes. Homens mortos não contam histórias.

000000000000A Rússia nunca perseguiu nenhum de seus assassinos em massa, como se fez na Alemanha. Mas todos nós conhecemos os crimes de Adolf Eichmann e Heinrich Himmler, e sabemos o que foi Babi Yar e Auschwitz. Mas quem lembra os assassinos em massa soviéticos Dzerzhinsky, Kaganovitch, Yagoda, Yezhov e Beria? Não fosse o escritor Alexander Solzhenitsyn, nós poderíamos nunca ter sabido dos campos da morte soviéticos como Magadan, Kolyma e Vorkuta. A todo tempo aparecem filmes sobre o terror nazista, enquanto o mal soviético some da visão ou se dissolve na nostalgia.

As almas das milhões de vítimas de Stalin ainda clamam por justiça…

Eric Margolis é Colunista do Toronto Sun – Canadá.

A seguir, alguns vídeos relativos aos Gulags,imagens originais, depoimentos, etc.

Documentário muito interessante. Vale a pena assistir.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17ALGFq” standard=”http://www.youtube.com/v/79HC57EagRQ?fs=1″ vars=”ytid=79HC57EagRQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7906″ /]

F onte: dailymail.co.uk

Fonte: The History Channel

segunda foto eu tirei desta fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1371768/Testimony-Gulags-forgotten-victims-Steal-mans-bread-die-.html

A última foto eu retirei daqui: http://whewert.wikispaces.com/Gulag-Tyrant+Government

A terceira foto foi retirada daqui: http://wyolife.com/Gulags%20and%20Deathcamps/Gulags.htm

A primeira foto, daqui: http://www.rincondelmisterio.com/olvido-gulags-sovieticos-recuerdo-campos-concentracion-nazis/

A quarta foto: http://darussia.blogspot.com.br/2011/06/blog-do-leitor-revolta-que-abalou-gulag.html

Fique a vontade para conferir.

Fonte: CDC Vídeos

98 Comentários

    • Sobre o comunismo o que interessa é a opinião de quem viveu na pratica os dois sistemas, comunismo e capitalismo.

      E pelo resultado da pesquisa abaixo, o comunismo está muito longe de ser o horror, o bicho papão…

      Seis em cada dez russos veem o comunismo como um bom sistema

      1.000 pessoas foram entrevistadas em pesquisa realizada por telefone em setembro de 2013, pela Fundação de Opinião Pública da Rússia [Russia’s Public Opinion Foundation (FOM)].

      A pesquisa pedia aos respondentes que explicassem o que viam como aspectos positivos e negativos do sistema soviético.

      Na resposta, 33% apontaram como positivas as garantias de seguridade social, estabilidade e atenção às pessoas; 14% disseram que foi um sistema de justiça e igualdade social; 9% disseram que a União Soviética foi terra de respeito à lei e à disciplina; 7% elogiaram o emprego que o país garantia a todos; e outros 7% disseram que as pessoas tinham mais disposição para se ajudarem umas as outras, do que hoje.

      Por outro lado, 9% criticaram restrições a direitos e liberdades individuais; 7% acusaram o sistema soviético de suprimir a individualidade pessoal; outros 7% disseram que o racionamento de bens de consumo básico foi o principal defeito do sistema; 6% criticaram os abusos das autoridades naquele período; e 5% condenaram o governo repressivo na União Soviética.

      Na população pesquisada, 59% dos respondentes veem mais aspectos positivos que negativos no comunismo. Desses, 69% tinham mais de 60 anos e 47% tinham entre 18 e 30 anos.

      De todos os entrevistados, 43% ficariam felizes com a volta da ideologia comunista; 38% não ficariam felizes; e 19% ainda não se resolveram.

      • Entendo que faliram os dois :

        Socialismo / Comunismo e Capitalismo Selvagem.

        Podemos até achar uma nova ordem mundial de governo, mas acredito que vai falir nas mãos e mentes dos seus governantes, exatamente por serem apenas homens que buscam incançavelmente aquilo que não se pode ter :
        Todo Reino
        Todo Poder
        Toda Honra e
        Toda Glória …. Isso já tem “””Dono.”””

        Dá pra melhorar, só isso :

        http://abdiasbarreto.blogspot.com.br/2011/10/direitos-constitucionais-do-cidadao.html

        http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/DireitosCidadao/not01.htm

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos

      • Só porque vc quer… então tá… entre morar na Califórnia e em Havana, ou Pyongyang, ou ainda Pequim, GARANTO que se formos colocar de lado posições ideológicas, o Sr. não pensaria duas vezes em escolher a cidade americana… a não ser que não tenha descendentes ou queira vê-los servindo de escravos a uma sistema de castas familiares, ou o Sr. desconhece que nesses regimes, depois de consolidados, a descendência vale mais que a capacidade do indivíduo… os Castros em cuba, e a DINASTIA de Kim Jong-un na Coreia do Norte e por ai vai… se é para se ter rei, que se continuasse com as dinastias europeias, muito mais civilizadas que estes mau exemplos que citei… qnto a confiança que esses números que publicastes passa, eu diria que os mesmos não inspira NENHUMA… e te digo mais, o que realmente interessa, no nosso caso é o que pensa a imensa maioria da nossa população que abomina tal ideologia criminosa e ateia…saudações…

      • morar com dinheiro ate na etiopia caro alcoolico anônimo da resistência ,sem dinheiro você pode morar em paris que vai se dar mau do mesmo jeito ,
        rsrsrs
        mas como um bom puxa saco de patroa talvez sobre algumas botas de uma grife famosa para poder lamber em paris rsrsrs

      • Tens razão… por isso que a cúpula do partidão comunista escraviza seu povo e vai gastar em Paris, Londres, Miami, NY… rsrsrsrsrsrs… esses são comunistas só para seu povo… no mais adoram casacos de pele, diamantes e Rolls Royces… sabe, aquele carro inglês… não… acho que vc não conhece… tá acostumado só a andar de Uno Mille ou de busão… rsrsrsrsrs… além de duro é pobre de espírito e ainda mais de inteligência… rsrsrsrsrs… sabe qndo vc vai me constranger, energúmeno… nunquinha… sou vacinado contra idiotas…

      • tá bom zoinho azul vamos fingir que apenas o lado B faz isso ,no dia que você perceber que são tudo farinha do mesmo saco ,
        vai ganhar uma viagem para Disney

  1. Eric Margolis é um conhecido republicano de verve conservadora, e o texto acima está eivado de erros conceituais…

    Não revela que os Cossacos do Don, perseguidos em 1920, se deu em virtude deles terem tomado partido das forças Russo Brancas (favoráveis a restauração do trono do Tzar) em plena guerra civil (terminaria em 1921). E que a expulsão dos Kazaques do Cáucaso, em 1941, bem como de outras populações étnicas, se deram em função da aliança e suporte destas ao invasor nazista…
    Pois é… Para Eric Margolis, Hitler foi um mero acaso que se deu na história, cuja remoção foi feita sem esforço algum…

    É mentira deslavada a conta de 30 milhões de mortos antes da guerra. Margolis faz parecer que a mortes decorrentes do período de duas grandes escassez de alimentos, a primeira logo após 1921, e outra decorrente da resistência à coletivismo da produção agrícola, como se fosse mortes sistemáticas, um extermínio genocida praticado pelo partido…

    Fato é, e isso dói em Margolis e outros facínoras mentirosos, é que mesmo invadida pelos nazistas, a URSS manteve-se unida, com o Partido Comunista e Stalin à frente… Ora, fosse a liderança de Stalin tão terrível, por que não houve revolta?

    Isso Margolis não explica, não consegue, posto que para isso ele teria que torcer a história em um nível por demais escancarado, algo que ele, neste texto, já praticou, talvez, como exercício….

    • “Ora, fosse a liderança de Stalin tão terrível, por que não houve revolta?”

      Ora, Ilya Ehrenburg.

      Você sabe muito bem que todos as cabecas pensantes da União soviética foram assassinadas ou mandadas para campos de trabalhos forcados.
      Não houve revolta pq o povo tinha medo da violência e brutalidade do estado comunista.

      Não pense que todo mundo é ingênuo, Stalin foi um dos maiores assassinos genocidas da história da humanidade.
      Stalin, sozinho, matou mais gente que os americanos em todas as suas guerras. e o pior, matou mulheres e criancas indefesas.

      A ditatura soviética foi pior do que todas as ditaduras capitalistas patrocinadas pelos americanos.

      • Não houve revolta alguma pelo fato do povo soviético estar unido em torno da figura de Stalin.
        A invasão nazista tomou toda a Ucrânia, Bielo Rússia e Criméia, mas, não houve nestes territórios adesão ao invasor, ou movimento separatista, salvo na Ucrânia, ainda sim de pouca expressão perante à população.

        Isso é história, é dói na alma de quem tenta manipulá-la.

      • caro ILya.

        Todo mundo pulou fora do comunismo na década de noventa assim que tiveram chance. Os países do leste europeu se aliaram à OTAN para ter certeza de que nunca mais seriam dominados pelos russos.
        Não adianta, a história prova o fracasso e a repulsa ao modelo comunista e à dominação russa.

        Repito a sua frase:
        “Isso é história, é dói na alma de quem tenta manipulá-la.”

      • “O comunista é um mentiroso… mente tão completamente que chega a achar que é verdade a mentira que deveras mente…”

        Blue Eyes, Na Resistência… (rsrsrsrsrs)…

    • É Ilya, com certeza foram mortes sistemáticas, um extermínio genocida praticado pelo partido, qualquer semelhança com Mao Tsé-Tung não é mera conhecidencia. Durma com isso, seu deus pagão é genocida e covarde, quanto as revoltas que julga que não houveram, bom , mais me espanta as que não houveram quando o regime caiu em 1991, não deixando saudades para os povos da URSS e adjacências, se era tão bom assim pq não há saudosistas pedindo o retorno?? Só mesmo um monte de alucinados que nunca viveram aquela merda para defender. E se não fosse o nazismo, o comunismo acabaria antes, malditos nazista até nisso eles f….ram

      • Não durmo com isso… Virou moda, agora, acusar regimes totalitários do passado de mortes, com números que para espanto de muitos, são cambiantes…
        E são cambiantes por serem, antes, fruto de fantasia.
        Os números de mortes apontados a Mao chegam a ser hilários: começou com 47 milhões, passou-se para 58 milhões, depois para 66 milhões, e outro dia vi quem falava de 70 milhões… Então dei-me de cara com uma cifra de 77 milhões… O caso de Stalin é mais interessante, posto que houve ainda com Lênin no poder uma grande escassez de alimentos, isso no período da guerra civil e após, o que foi debelado pena NEP, que para surpresa de muitos premiava o pequeno proprietário rural… Stalin, mais tarde, em busca do purismo comunista instituiu o coletivismo e o fez de forma obsessiva, e a resistência natural dos pequenos proprietários de terra, algo até então inédito na Rússia, provocou outro período de escassez, ocasionando mortes por fome aos milhares… Esta é a verdade que Margolis esconde. Ele com o seu texto distorcido faz pensar que o regime de Stalin fazia campos da morte, quando um Goulag era um campo de trabalho para condenados, e neles haviam desde batedores de carteira à assassinos. Passaram 32 milhões pelos goulags com Stalin à frente da URSS… Fica a pergunta: todos morreram?

      • Quer dizer então que quem mata 47 milhões é menos mau do que quem mata 77 milhões ???… interessante esse seu senso moral… ou seria amoral ???… é sabido que em um regime de terror totalitarista a diferença entre um homicida e um dissidente político é NENHUMA… qntos não ganharam o cadafausto por simplesmente não concordarem com o regime comunista de Stalin e cia ???… qntos não foram para o paredon em cuba simplesmente porque eram “burgueses exploradores do povo”, claro, na concepção “JUSTA” de seus executores…

    • Ilya, bom comentário…

      A contextualização que você faz é muito importante para se obter uma melhor compreensão dos fatos, para quem tem interesse genuíno de conhecer é claro…

      • E os COMUNISTAS fazem proselitismo para abafar a verdade… basta bater no assoalho para que os ratos apareçam…

  2. muito bom o video, acho que forçaram um pouco em algumas partes, eu sempre disse que stalin foi pior que hitler, só que a europa toda tem a sua historia de “terror”, deveriam fazer um documentário sobre a Inglaterra tb (com certeza a muita historia de “terror” para se contar).
    obs. nao estou defendendo a Russia, só que criminosos de guerra tem de monte no mundo inteiro.

  3. Excelente matéria e muito bem contextualizada.

    Os eventos que mais mataram pessoas no planeta:
    Varíola: 500 milhões de pessoas
    Peste Negra: 75 milhoes de pessoas
    Mao Tse-Tung – 60 milhoes de pessoas
    Joseph Stalin – 40 milhoes de pessoas

    • O aço da verdade é frio e corta as mentiras em pedaços… por mais que os simpatizantes do socialismo venham em público justificar as atrocidades cometidas durante a passagem desse mau sobre a terra não conseguirão enterrar as milhões de vozes que clamam do túmulo por JUSTIÇA…

      • JUSTIÇA contra os perpetradores dessa iniquidade que devastaram vidas como quem ceifa trigo em um campo… com três golpes de foice e martelo elevaram para mais de 100 MILHÕES o número de suas vitimas… quem defende essa ignomínia tem participação em seus crimes… ao menos deveria ter vergonha em faze-lo…

    • Caro Cicero.

      Bom comentário.

      Mao Tse-Tung e Stalin foram pragas da humanidade.
      Não sou contra o socialismo, mas acho que ele deve partir do coracão de todos os indivíduos de uma sociedade e não da violência do Estado.

      • Pois é.. as dimensões do que estes fizeram (e são tão idolatrados) somente se compara a estes eventos da natureza. Não consigo entender como um ser racional possa idolatrar este tipo de pessoa, quanto mais o governo criado por elas.

    • Pois é…
      Me diga de onde tiraste 60 milhões de mortes para Mao… Se existem cifras que apontam: 47, 58, 66, 70, 77…
      Não existe comprovação, apenas propaganda…

      O mesmo para Stalin… Vamos lá: se você tem o registro de 32 milhões enviados para o regime prisional, o que equivale a campos de trabalho, Goulags, fica a pergunta: todos morreram? Se todos foram mortos, são 32 milhões, e não 40…

      E a Peste Negra não matou 75 milhões…

      • Se fôssemos nos ater a números, quem comprova as mortes das vitimas do capitalismo que vcs tanto gostam de publicar ???… vcs não tem condições de defender o indefensável… podem espernear o quanto quiserem… OS FATOS SÃO OS FATOS… queiram vcs ou não…

  4. Para cada 1 que a loucura megalomaniaca de Hitler e seu nacional socialismo, mataram na europa ocupada na II guerra, os vermelhos mataram 4.
    Então eu pergunto :
    Porque o nazismo e justamente criminalizado, e o comunismo, que matou 4 vzs mais não ?

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        (…)Para cada 1 que a loucura megalomaníaca de Hitler e seu nacional socialismo, mataram na Europa ocupada na II guerra, os vermelhos mataram 4.
        Então eu pergunto :
        .
        Porque o nazismo e justamente criminalizado, e o comunismo, que matou 4 vzs mais não ? (…)
        .
        Capa Preta
        .
        .
        .
        Pulguento,você e o patetão azul mais uma vez procura relativizar as coisas com uma visão bem míope como sempre;só está faltando contestar o Holocausto nazista e chamar Hitler de ” Mein Chef “…hahahha
        .
        Toda ditadura é nefasta,independentemente qual seja a sua ideologia e se uma pessoa tira a vida de um, comete a mesma monstruosidade daquele que tira de mil,não se pode quantificar para justificar tal crime,só uma pessoa demente que faz tal “juízo”.
        .
        Essa sua hipocrisia barata assim com a do patetão, bem mostra o seu fascínio a governo desclassificado como são toda as ditaduras…durma-se com essa pérola …. 😉

      • Tu ta cada vez mais retardado Lucena,
        Vou repetir a pergunta, somente para vc.
        Se o nazismo e JUSTAMENTE criminalizado, porque o comunismo, que ao longo da história matou 3 vezes mais, não é ??

        Vai fazer como o Ylia, e subverter a logica histórica, para defender Mao e Stalin também.
        vai afirmar que eles não mataram ninguém em seus regimes, e que o comando deles foi um sucesso humanista ?

      • E antes que você me venha com a baboseira de bandeijão de humanas de “ain, o comunismo nunca foi implantado na em parte alguma na verdade, não confunda socialismo com comunismo”
        Eu lhe digo que comunismo e socialismo são sim frutos do mesmo produto organico intestinal marxista!
        E não foi por falta de fazer ‘experimentações sociais, coletivistas fanáticas, que esta merda não deu certo, pois a milhares de mortes, que vocês tentam varrer para debaixo do tapete, prova o lixo que foi os regimes de esquerda por onde passaram.

    • “Porque o nazismo e justamente criminalizado, e o comunismo, que matou 4 vzs mais não ?”

      Deve ser por isso que os americanos e europeus fizeram de tudo para conter o comuismo, inclusive financiando ditaturas por toda a América latina.

    • Oi Capa,

      A razão foi que para deter o perigo do nazismo, foi necessário um acordo com as três potências à época, EUA, Inglaterra e URSS. Somente estas três juntas poderiam finalizar com a loucura que a Alemanha começou.

      Ao final da II Guerra, ninguém mais tinha condições (econômicas e industriais) para abrir um front contra a URSS. Devemos lembrar que na época este genocídio na URSS era completamente secreto, em uma sociedade completamente fechada. A opinião pública sabia muito pouco.

      Talvez, mais que uma conveniência política, este foi o limite imposto pelos fatos históricos. O resultado foram as Guerras Fria, Coreia, Vietnam, Cuba, incontáveis atritos na África.

    • Stalin não matou franceses, ingleses, americanos… ocidentais, nem tinha intenção de enfrentar esses países bélicamente, justamente o que Hitler fez.

      Da África o próximo passo da Alemanha nazista era a América pela cabeça de ponte Brasil, por isso a intenção decidida dos americanos, com o uso da força ou não, pelo estabelecimento de uma forte base e tropas na ponta mais projetada das Américas no Atlântico – nosso Nordeste.
      Enquanto que os russos comunistas stalinistas não desmostravam (espionagem americana em cima, claro) quererem e nem terem condições materiais para guerras em outros continentes.
      A própria vitória das tropas de Stálin sobre os nazistas só se deu pela tremenda ajuda em equipamentos prestada pelos americanos, fora isso a história da ofensiva russa teria que ser recontada.

      Stálin foi um tirano de muita sorte!… entre outras coisas, a própria continentalidade russa permitia o exílio (prissão) de massas de descontentes dentro do próprio território.

  5. Você sabe de onde veio a expressão ” Comunista/socialista come criancinha” ?
    Lênin, a partir de 1919, iniciara uma política de confisco de grãos dos camponeses, que gradualmente levaria uma crise de fome em massa na população. A tentativa de planificar a economia, através do controle de distribuição de alimentos, mediante apropriação forçada dos grãos dos camponeses, a fim de abastecer as cidades, gerou não somente revolta e uma feroz guerra civil no campo, como uma diminuição gradual da produção de cereais na Rússia. Os camponeses foram proibidos de vender livremente seus excedentes e os bolchevistas, exigindo cotas de produção acima das possibilidades do campo, empobreceu-os radicalmente, gerando escassez de alimentos. Os bolchevistas, através de uma incrível violência, torturando, matando e saqueando os agricultores, não somente confiscavam tudo que o camponês tinha, como não poupavam nem os grãos guardados para a o replantio de novas safras agrícolas. As regiões mais ricas da Rússia, como Tambov e outros arredores de Moscou, outrora grandes exportadores de cereais, por volta de 1920, ameaçava perecer pela fome. Os comissários da Tcheka, em memorandos direcionados a Lênin e Molotov, relatavam a incapacidade dos camponeses de oferecem seus grãos, já que não somente o campo tinha se desestabilizado, como simplesmente a produção agrícola decaído. No entanto, sabendo dessas informações, Lênin radicalizou o processo, obrigando cada vez mais os camponeses a darem suas cotas de produção onde eles não existiam mais. Antonov-Ovsenko, em uma carta sincera a um correligionário do partido, dizia que as exigências bolcheviques para a agricultura, em milhões de puds de cereais, eram tão além das expectativas da população, que ela simplesmente morreria de fome. E, de fato, foi o que ocorreu. Por volta de 1921 e 1922, 30 milhões de russos foram atingidos por uma crise de fome monstruosa, prontos a perecerem. O país caiu num caos completo. Rebeliões explodiam por todo a Rússia e arredores. Os marinheiros de Kronstadt se rebelaram e fizeram alianças com os camponeses insurretos e esfomeados. E a fúria da população era tanta, que os ” comissários do povo” perdiam o controle de várias cidades russas, já que eram massacrados pela turba enraivecida. Numa dessas cidades, os grãos de alimentos confiscados apodreciam na estação ferroviária, enquanto a população morrendo de fome, enfrentando os tiros dados pelos soldados do exército vermelho, saqueavam tudo quanto viam. Em algumas cidades como Bachkiria, Pugachev e Novouzenki era comum pessoas se alimentarem de cadáveres roubados nos cemitérios e até mesmo de cadáveres de parentes que haviam acabado de morrer. Nos arquivos da Revolução Russa de 1917 o pesquisador Orlando Figes, da Universidade de Cambridge, encontrou o seguinte relato: “…um homem condenado após ter devorado várias crianças confessou: -Em nossa aldeia ,todos comem carne humana, apenas não revelam. Há inúmeras tavernas na vila e todas, servem pratos à base de crianças. Em Pugachev havia bandos de canibais e de negociantes de carne humana, que davam, preferencia à carne de crianças por ser mais tenra…”.

    na foto,uma família com o cadáver com o qual se alimentava durante a Grande Fome Russa].
    http://www.canalgama.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Russos-e-as-criancinhas.png

    • A foto é falsa, o confisco se dava em função de alimentar o recém formado Exército Vermelho e a fome foi decorrência da guerra civil…

      • Cesar, é natural para vc defender o socialismo/comunismo, apesar dos já fartamente provados terrores que precederam essa ideologia qndo foi aplicada… para quem foi criado por comunistas, eu não esperaria outra coisa… vc luta pelo seu ideal, assim como nós lutamos pelo nosso… mas há uma balança natural em todos nós que alguns chamam de direito natural e que, mesmo os que não possuem lado nessa questão saberiam responder a certos quesitos de justiça e lhe garanto que estes penderiam para o nosso lado simplesmente por sopesar entre uma ideologia que menos mau fez a humanidade e outra que deu provas de que é terrorista por natureza… vcs sempre perderão porque defendem uma causa que já é natimorta qndo estudada a luz da justiça natural que cada ser humano carrega em seu espírito/mente desde que nasceu… só através do terror e imposição impiedosa vcs conseguiriam fazer com que os demais fizessem parte de seus planos… na boa vontade NUNCA conseguiriam… vcs tem que usar de artimanhas e engenharias sociais para alcançar a hegemonia no poder com o menor efeito colateral possível, mas mesmo assim a mentira usada para tal artimanha se dissolverá com o tempo, pois a justiça natural clamará do interior do homem pedindo liberdade do seu sistema injusto artificialmente criado…

        “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”

        Abraham Lincoln

      • Não, a foto não e falsa, não se mata o proprio povo para alimentar seu exercito, e a guerra civil foi consequência da home, e não o contrario.
        Você continua com sua desonestidade intelectual, querendo estuprar e torturar fatos históricos, ate que que digam o que você quer que digam, e não a verdade dos fatos.

        Gramsci ficaria orgulhoso de ti.

  6. É o PB mostrando as verdade para quem tampa os olhos e os ouvidos para a história… parte da vida inteligente morreria nesse país sem o PLANO BRASIL… vida longa ao PB…

    • Olá Blue Eyes,

      Este aqui é para os que tentam mudar a história:

      “Segundo Trotsky, Stálin foi medíocre e insignificante na revolução de outubro de 1917. Um retrato no mínimo surpreendente daquele que seria o “czar vermelho” no século XX. Ióssif Vissariónovitch Djugachvíli (a transliteração dos nomes e lugares russos foi auxiliado pela professora Elena Vássina da Universidade de São Paulo, conforme informa o tradutor) foi muitas coisas: ladrão de bancos, terrorista contumaz, assassino frio e impiedoso, dissimulado mesmo para seus amigos mais próximos, gângster, lutador de rua, sedicioso político, fanático marxista e sedutor de mulheres, pai de vários filhos e filhas — muitos não reconhecidos em vida pelo ex-líder soviético”.

      Ainda bem quem disse isto foi Trotsky e está relatado no livro O Jovem Stálin, de Simon Sebag Montefiore.

      Agora já sei de onde a atual presidente se espelhou.

      Forte abraço!

      • “ladrão de bancos, terrorista contumaz, assassino frio e impiedoso, dissimulado mesmo para seus amigos mais próximos, gângster, sedicioso político, fanático marxista e sedutor de mulheres”… amigo, to achando que para chegar a presidente no socialismo tem que preencher os requisitos acima… na história tem dado certo… por isso que gente que presta não se mete em política instituída por socialistas…

  7. boa matéria serve para mistrar que não apenas o povo judeu foi massacrado existiram muitos em todo lugar do mundo
    um mesmo é o brasil que atacou antonio conselheiro ,põem uma matéria da patifaria que rolou aqui também
    e sobre os americano fazendo torturas em pleno século 20 fora os extermino dos índios
    mas como tem cego que so enxerga o rabo dos outros é uma beleza ,olha para o próprio umbigo o mocotreva
    santo apenas jesus cristo o resto so sabe fazer feijão virar merd@

    • “sobre os americano fazendo torturas em pleno século 20 fora os extermino dos índios””

      E por acaso outros países em guerra não cometem atos de tortura?
      Não dá para comparar atos de tortura com o genocídio de milhões do próprio povo. Uma coisa é torturar “ïnimigos” outra é assassinar milhões de civis, mulheres e criancas.

      • entao o genocídio dos índios americanos não é considerado genocídio só la na terra dos vira latas??? a entendi porque foi os yankes que fizeram !!!!
        para de ser apenas um da torcida organizada pro yanke e começa a perceber que não tem santo no mundo
        os índios americanos tinha criança tinha mulher e etc e tal então não tenta endeusar um e tipificar o outro tudo farinha do mesmo saco

      • Mas o genocídio dos índios americanos aconteceu em outro século, não faz parte da história moderna e seus executores já estão todos mortos.

        Então vamos culpar a Itália pelos genocídios praticados pelos romanos contra os celtas?

        Ou os Irã pelas guerras na Mesopotâmia a milhares de anos atrás?

        Ou o Brasil colonial pela escravatura de africanos?

        Ninguém está endeusando os americanos e muito menos justificando o massacre de índios, estamos debatendo os crimes do comunismo que vocês defendem sem razão nenhuma.

      • então porque aconteceu e prescreveu não foi genocídio foi apenas uma coisa normal
        ou melhor vamos falar mau dos soviéticos rsrsrs da mais ibope ,
        falar mau da união soviética que também não existe mais é o mais correto ??? rsrsrs
        não vamos falar de tudo como um todo pois a historia da humanidade é e faz parte de um todo
        colocar esse como cristo e outro não pode ser comparado pois foi em outra época rsrs
        genocídio é genocídio e cada um com seus B.O .
        não adianta passar pano para um e falar do outro e nos brasileiros não podemos esconder o rabo e olhar para o do outro
        não tem santo no mundo os
        os nazistinhas do Hitler do lado dos bandeirantes não passam de escoteiros
        mas eu compreendo em um tempo em que os supostos direita nunca acertam nada ,a única coisa que sobrou é criticar a união soviética rsrsrs essa suposta direita tem que parar de ser milpe e começar a perceber a geopolítica que esta a gente de seus narises de TUCANO

      • Amigo, não jogue suas pérolas aos porcos… no caso aos poodles… rsrsrsrrsrs… com essa gente prefiro ser mais rasteiro… mando logo tomar doril… rsrsrsrsrs…

      • as thilider do deagol rsrsrsrs
        mas eu entendo porque senão so sobra vocês dois rsrsrs tem que ajudar mesmo afinal cabe tudo dentro do fusquinha

      • zoinho azul da indecência rsrsrs socialista ???? não era comunista ??? que você chamava a rapaziada
        zoinho se você depender da minha parte social ou do dividir alguma coisa com você comum de cominismo você morre de fome alias talvez uma sopa de racumim veneno de rato
        rsrsrs aqu é a periferia extrema de são Paulo ,nos queremos é tudo até sua alma ,e seu corpo vira lata sarnento nos usaremos para fazer sabão !!!! socialista rsrsrs ta vendo como você não entende de geopolítica é apenas um puxa dos anglo saxiao

      • Vc tem curso secundário, meu caro ???… diga-nos… rsrsrsrsrs… aprenda: qndo eu quero ser específico eu falo sobre a espécie… qndo quero ser genérico eu falo sobre a classe… se conseguir entender isso eu me dou por satisfeito… rsrsrsrs

  8. Se não me engano, o primeiro a admitir isto publicamente foi Nikita Khrushchov, em Setembro de 1953, falando sobre os expurgos, genocídios e o culto que se formava no entorno da morte de Stalin. Mas nem por isso Khrushchov pode ser considerado um santo pois foi elemento importante dentro do governo de Stalin. Aliás, para que assumisse o comando da URSS foi preciso assassinar o chefe da NKVD Laurenti Beria, que pertencia ao grupo político de Stalin. O próprio Trotsky foi questionado, antes de sair da URSS, de porque tanta mudança e truculência governamental quando este era chefe do exército vermelho, de porque as promessas de 1917 não foram cumpridas. De forma genérica, sua resposta foi: eram bons tempos aqueles. Trotsky considerava Stalin um débil, uma excrecência dentro do movimento de 1917. Mas, por outro lado, foi incapaz de sobrepor-se a ação política de Stalin a tal ponto que teve de refugiar-se no México. Será que por isso devesse considerá-lo responsável por Stalin tomar o poder? Claro que não. Isso é o mesmo que culpá-lo pela existência do chamado “Neoliberalismo”, tendência criada por seguidores de idéias trotskystas nos EUA da década de 1940/1050 e que se transformou radicalmente nos últimos 60 anos. Isso é distorcer a História.

    E como afimou o Ilya Ehrenburg, o missivista mostra só parte da História tentando colocar todos os ovos na mesma cesta. Se fosse por isso, deveríamos também chamar Franklin Roosevelt de genocida do chamado “Holocausto Judeu” pois se recusou, várias vezes, a permitir o bombardeio das linhas de trem que transportavam presos aos campos de extermíno da Alemanha, pois se sabia desde antes do início da guerra que eles existiam e o qual o seu propósito. O pedido para que o governo dos EUA intercedesse a favor daquele desastre eram feitos por entidades de judeus refugiados nos EUA. Até Eleanor Roosevelt tentou interceder, mas não foi ouvida pelo marido.

    Se é de honestidade histórica que estamos falando aqui, então não sejamos ingênuos a ponto de acreditarmos que os países ocidentais não sabiam do que se passava nos Gulags, nas frentes de trabalho forçado na Sibéria ou em todas as mazelas decorrentes dos “Planos Quinquenais” instaurados no governo de Stalin. O que se fez foi ignorar completamente este fato para que seus próprio governos não fossem forçados a dar satisfação, precionados pela população, de sua imobilidade frente tamanho descasso. E depois de morto Stalin ficaria fácil demonizar o governo soviético pelas incríveis atrocidades que o “mundo desconhecia”.

    Eu não sei o que aqueles que gostam do bordão “o brasileiro esquece as coisas facilmente” pretendem, tentando adaptar fatos históricos a suas mazelas pessoais. A desonestidade intelectual é tão flagrante quanto suas próprias críticas.

    • ROBERTO CR eu entendi o que você escreveu ,mas quando você fala que o mundo ocidental sabia o que estava acontecendo ,eu colocaria ainda que hoje o mundo ocidental sabe o que esta acontecendo em GUANTANAMO ,E EM OUTROS LUGARS DE TROTURA e não vamos fazer nada isso faz parte do ser humano esse papo de alguns de ficar sentidos por outros povos que nem fazem parte de seu contesto chega a soar como hipocrisia
      é a quele negocio cada um no seu quadrado ,quem iria defender aquele povo o? alcolico anônimo da resistência ,rsrsrs duvido não defende nem a pátria quanto mais outros de outros países ,rsrsrs
      macaco fala do rabo dos outros mais esquece a trave no olho deles rsrsrs

      • “macaco fala do rabo dos outros mais esquece a trave no olho deles rsrsrs”

        Se você tem direito de criticar os EUA os outros tem direito de criticar a União Soviética, Rússia e China.

        Quem sabe você da o exemplo e para de falar do rabo dos outros?

        Simples assim.

      • deagol eu já falei que santo apenas jesus cristo e esse foi crucificado pelos sionistas
        então é apenas ler o que escrevi e você percebera que eu falo até do brasil no caso do antonio conselheiro que foi sim um genocídio
        acho que os nazistas do hilter não passam de escoteiros do lado dos BANDEIRANTES ,
        coloquei todos no mesmo barco
        o que diferencia é que os puxa saco de gringo falam dos soviéticos como apenas eles fizeram isso são cegos !!!!!
        e outra esses mesmos puxa saco de gringo defendem os americanos e atacam o brasil , e o resto do mundo não se pode falar da vaca sagrada yanke ,rsrsrs .então aos alvos a frente fogo a vontade ,
        resumo se eles fossem justos eu ficaria na minha ,mas é pura ideologia furada que não vale meia pataca ,apenas para defender os gringos

      • E qual a moral em ser puxa saco dos russos e soviéticos?

        A Rússia hoje é tão capitalista quanto os EUA, só que ainda muito mais corrupta.

        Qual o objetivo de puxar o saco desses caras?
        Você acha que o socialismo tem chances de voltar na Rússia?
        35% do PIB russo está na mão de menos de 0,1% da populacão.

        Os mesmo velhos comunistas, políticos e Generais, estão roubando tudo. Só tem saudades do comunismo aqueles que ficaram mais pobres.

        Não adianta, o comunismo não volta mais pq quém está no poder só se da bem com o capitalismo e com a corrupcão. Cuba não é nada, e a Venezuela é apenas um fantoche que vai durar pouco.

      • rsrsrsrsrsrs… bem no meio do furingo do pata de gazela… ele agora vai ter que andar de lado por causa da musculatura ferida… rsrsrsrsrsrs….

      • Pé de Cão

        Este é exatamente o ponto: quem iria defender aquele povo?
        A possibilidade existia de fato, mas não foi exercida. E como você lembra muito bem, temos exemplos muito atuais de situações similares hoje em dia sob as quais não se toma atitude alguma.

        Nessas horas também é muito conveniente todos esquecerem que os ingleses formaram acordos de não agressão com a Alemanha nazista, mas o objetivo era evitar a sua própria destruição frente o avanço político, econômico e militar alemão. Coisa típica de potências de qualquer época pois, para que elas existam, é necessário que estejam degradando a economia de outros países. No caso, as colônias européias espalhadas pelo mundo.

        Entendo o que quer dizer sobre a hipocrisia de se importar com outras populações, mas a minha crítica está na propaganda que se faz a favor disso. O jargão da OTAN é bem ilustrativo desse caso: “vigilância é o preço da liberdade”. Ora, vigilância do que e sobre quem? Liberdade para quem e para fazer o que? A mim é para fazer justamente o que você afirma acima sobre Guantânamo, onde a propaganda justifica a tortura e o massacre de populações no Oriente Médio em nome da “liberdade” das potências ocidentais. Creio que o ser humano é muito melhor do que fazem crer seus dirigentes e todos estes casos poderiam, podem e devem ser evitados.

        Quanto ao seu último parágrafo, dizer o que… não perco mais meu tempo com estas figuras que vagueiam pelos blogs, assombrando a honestidade dos outros.

        Abs 🙂

  9. Desonestidade intelectual foi colocar o lula na presidência… rsrsrsrsrsrs… e pior, qndo eu era ignorante intelectual e político como alguns aqui, votei nele… isso é prova inconteste que para a libertação só Deus querendo mesmo… já me imaginei sem minha salvação, defendendo a corja PETRALHA achando que estou fazendo o bem para meu país… que loucura !!!… seria somente mais um idiota útil… ainda bem que Deus me livrou dessa sina insana… DEUS SEJA LOUVADO !!!… PARA SEMPRE SEJA… POIS LIVROU MINHA ALMA DA PERDIÇÃO E DA IGNORÂNCIA… e para completar, o governo brasileiro sabe o que se passa em Cuba contra os direitos humanos e não levanta uma palha para mudar essa realidade… assim como naquele tempo, sabe-se muita coisa e nada se faz… mas nem por isso os fatos deixaram de acontecer… não faz um ano um dissidente do governo castrista morreu de inanição e nenhum cretino do governo nacional viajou a Havana para questionar tal disparate… não queiram distorcer as coisas como elas são… OS FATOS SÃO OS FATOS… e ponto…

    • kkkkk tu nunca votou no lula na sua vida rsrsr tem como provar ????
      você zoinho azul da persistência é um tucano enrustido ,vocês estão tao fracos que tem que vir com o papinho furado que votou no lula para poder depois mostrar o arrependimento rsrsrs sendo que na verdade é FHC de carteirinha
      vai enganar o ………..!!!!!!
      o nariz do tucano deixa o pinoquio em segundo lugar !!!

      • Qual a diferença ente votar no molusco e no FHC ???… hoje, para mim, nenhuma… nas duas vc toma no c… rsrsrsrsrs…

      • ta vendo zoinho azul você acabou de admitir que não sabe diferenciar uma caixa de fosforo e de tomar doril !!!
        quando alguém pedir para você uma caixa de fosforo você vai acabar dando o seu doril rsrsrs

      • Onde vc viu diferença, meu caro ???… sempre soube que caninos como vc tem problema “nais vista”… mas isso já é ridículo !!!… rsrsrsrsrsrs…

  10. por LUCENA
    .
    .
    .
    (…)Para cada 1 que a loucura megalomaníaca de Hitler e seu nacional socialismo, mataram na Europa ocupada na II guerra, os vermelhos mataram 4.
    Então eu pergunto :
    .
    Porque o nazismo e justamente criminalizado, e o comunismo, que matou 4 vzs mais não ? (…)

    .
    Capa Preta
    .
    .
    .
    Pulguento,você e o patetão azul mais uma vez procura relativizar as coisas com uma visão bem míope como sempre;só está faltando contestar o Holocausto nazista e chamar Hitler de ” Mein Chef “…hahahha
    .
    Toda ditadura é nefasta,independentemente qual seja a sua ideologia e se uma pessoa tira a vida de um, comete a mesma monstruosidade daquele que tira de mil,não se pode quantificar para justificar tal crime,só uma pessoa demente que faz tal “juízo”.
    .
    Essa sua hipocrisia barata assim com a do patetão, bem mostra o seu fascínio a governo desclassificado como são toda as ditaduras…durma-se com essa pérola …. ;(

  11. Apenas um reparo nesse condensado de Margolis sobre os Gulags, não olhei os vídeos quem sabe há alguma menção neles de que, sim, houveram muitos responsáveis pelos Gulags que sofreram represália…
    O sistema Gulag era tão repressor que pessoas nas ruas das cidades reconheciam quem lá já estivera cumprindo alguma pena, ou seja, fora os mortos que chamam mais a atenção… a parcela da população russa que passou pelos gulags foi imensa, não poupando inclusive os próprios funcionários dos campos, que poderia ter sido prisioneiros ou ainda a virem a serem, numa máquina violenta repressiva como nunca houvera no mundo.

    Aqui vcs podem saber tudo e mais um pouco sobre esse assunto de violência e loucura desumana extrema: http://www.libertarianismo.org/livros/aagulag.pdf

  12. Apagar os desafetos de fotografias era o máximo que Zezinho fazia de maldade, que menino peralta… Ele até tinha um amigão no México, que nunca foi perseguido… A história é toda feita de jujubas e bonecas Barbies.

  13. Os trechos abaixo, extraidos do livro indicado pelo ViventtBR, “GULAG – Uma História dos Campos de Prisioneiros Soviéticos”, de Anne Applebaum, fornecem uma descrição mais realista sobre os números deste sistema prisional da era soviética.
    ————————–
    Anne Applebaum:

    “Embora as prisões fossem constantes, as solturas também o eram.”

    “Presos eram libertados porque cumpriam as sentenças, porque se deixava que fossem para o Exército Vermelho, porque eram inválidos ou mães com filhos pequenos, porque haviam sido promovidos de cativos a guardas.”

    “Em conseqüência, o número total de prisioneiros nos campos costumava girar em torno de 2 milhões.”

    “Mas o número total de cidadãos soviéticos que tiveram alguma vivência dos campos, na condição de presos políticos ou comuns, é muito maior.

    De 1929, quando o Gulag iniciou sua maior expansão, a 1953, quando Stalin morreu, as melhores estimativas indicam que cerca de 18 milhões de pessoas passaram por esse enorme sistema.”

    “Como sistema de trabalho forçado em massa que envolveu milhões de pessoas, os campos desapareceram com a morte de Stalin.”
    —————————–

    Como parametro de comparação:

    Anne Applebaum estima que na era stalinista “o número total de prisioneiros nos campos costumava girar em torno de 2 milhões”

    Hoje, o número de prisioneiros cumprindo penas no EUA está em torno de 2,5 milhões e muitos destes prisioneiros são usados como fonte de mão de obra barata…Uma espécie de sistema GULAG contemporâneo?

    • não esqueça Alves que os americanos yankes eles fazem a pratica de usar remédios de castração de fertilidade nas presas ,uma técnica nazista fascista ,ai eu te pergunto seria o sujo falando do mau lavado ,sim!!
      e o mundo tem bonzinho ,não !!!
      tudo junto e misturado

    • Olá Alvez 80,
      Você trás o trabalho de Anne Applebaum, que aponta 18 milhões de pessoas com passagens pelo sistema prisional, goulags, com população flutuante de 2 milhões.
      O dado que eu tinha, de segunda mão, era de 32 milhões. Temos então um dado de pesquisa que joga o texto de Eric Margolis ainda mais ao chão, posto que o texto em debate é claro em apontar os goulags como campos de morte, quando eram de forma efetiva, campos de trabalho.

      É preciso dizer que os goulags eram lugares duros, isolados nas terras da Sibéria, com um verão sufocante e inverno severo, onde a alimentação derivava do esforço direto dos aprisionados (eram responsáveis por plantar o que deveriam comer). Muitos morriam por desgaste físico e falta de cuidados médicos. Mas, para a dura mentalidade russa, isso não os transformavam em campos da morte, e muitos que passaram pelos campos de trabalham de lá saíram, como demonstra a pesquisadora.

      Fica então a pergunta: onde está a cifra de 40 milhões de civis mortos por Stalin, quando nos goulags passaram 18 milhões?
      E como foi visto, a maioria dos que passaram pelos Goulags de lá saíram vivos…

      Estão incluindo na cifra de Stalin, mortes pela fome decorrente da resistência a forma de produção coletiva? Não é possível medir, posto que a resistência, apesar de aguda, não foi longeva…
      Ou estão a incluir os mortos pelos nazistas na conta do líder georgeano?

      Fato que a conta não fecha, mas o bater de números não importa para propaganda, apenas para os historiadores… Sérios.

      • É verdade… talvez o fato do comunismo ter matado “apenas” alguns milhões ao invés de dezenas de milhões o torne algo mais “humano” perante o juízo da história… rsrsrsrsrsrs… vc é demente, amigo… procure tratamento… quem te levar a sério merece o mesmo fim que vc… o hospício… quer dizer então que se eu não mato a tiros e machadadas uma pessoa e a deixo morrer de inanição, largada a toda sorte em um ambiente hostil, eu deixo de ter culpa na morte dela… rsrsrsrsrsrs… vou rir para não chorar perante tamanha estultice… quais mágicas ainda tentaras tirar da cartola para defender essa ignomínia que é o socialismo radical ???…

      • zoinho azul se juntar todas as guerras que os yankes fizeram no mundo as bombas atômicas ,a armas biológicas e os golpes financiados pelo mesmo ,passa em muito todas esses números que você citou

      • rsrsrsrsrrs… vc é BURRO demais para tentar lutar um luta que vc não tem condições de vencer… nem vale a pena te responder, seu energúmeno… rsrsrsrsrs… é pura trollagem… vai passar um lepecid nessa sua bicheira que tá começando a cheirar mau… rsrsrsrsrsr

      • Fizeram o mesmo com os nazistas, inflaram o número de mortos e esqueceram de contar quantos milhões foram assassinados pelos aliados.

        Guerra é guerra, revolução é revolução, morre muita gente mesmo, seja de fome, doenças ou combates.

        Por isso é importante não deixar a população chegar a extremos de fome e miséria, por isso é tão importante um programa como o Bolsa-família, como a transposição das águas do São Francisco, como a distribuição de milhares de cisternas no semiárido, com a construção de milhares de açudes.

        Nunca se implantou regime comunista em países capitalistas com alto IDH.

        Nunca se implantou regime capitalista em países comunistas com alto IDH.

        O povo sabe o que quer, não interessa o regime, interessa o IDH.

        É evidente ser necessário premiar a criatividade e o esforço pessoal, abrindo caminho para a livre iniciativa. Também é claro a necessidade de cuidar dos mais fracos, mais burros, mais preguiçosos, visto que deles são também todas as riquezas da mãe natureza e a miséria ofende a condição humana.

        Prefiram o caminho do meio, sempre, radicalismos levam a radicalismos e a dor, sempre.

      • “Guerra é guerra, revolução é revolução, morre muita gente mesmo, seja de fome, doenças ou combates”

        Olha o terro revolucionário deixando a mascara cair ai Olhos azuis, esse japonês Petista e um fascista mesmo, de vez em quando eles tiram o verniz politicamente cúrreto que usam para cooptar incautos, e mostram a verdadeira fuça..
        O que achaque eles sonha em sua revolução tupiniquim ? Invadir shoppigs, condominios, comercios, e saquear, fuzilar estuprar a rodo eu aposto.

      • Sabe qndo o comunismo vai florescer em países de alto IDH ???… nunquinha… o que eles chama socialismo nórdico é na verdade capitalismo de estado… esse é o modelo que querem seguir a todo custo… dá mais lucro para os sanguessugas do estado do bem estar social do que entregar o controle de empresas a gananciosos administradores do partido… o que interessa é o dinheiro limpinho arrecadado através de altos impostos…

    • Então Sr. Ilya… gostaríamos de saber qual a desculpa que o Sr. tem para o GENOCÍDIO e o ROUBO dos ucranianos perpetrado pelos COMUNISTAS que o vídeo acima mostra de forma CLARA… mataram “apenas” 7 MILHÕES de pessoas inocentes… não foram 70 ou 77 MILHÕES… “apenas” 7 MILHÕES… aguardamos um comentário seu…

      • Não responde porque não há respostas que convençam quem pelo menos seja alfabetizado… nem vcs, COMUNISTAS, conseguem defender os seus ídolos dos fatos marcantes de sua história… GENOCIDAS

Comentários não permitidos.