Obama ordena que NSA pare de espionar FMI e Banco Mundial

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) pare de espionar ocasionalmente as sedes do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial como parte de uma revisão das atividades de coleta de informações, de acordo com uma autoridade norte-americana familiarizada com o assunto.

Trata-se da mais recente ordem da Casa Branca para demonstrar que está disposta a reduzir pelo menos parte da vigilância, depois que o ex-agente de inteligência da NSA Edward Snowden vazou informações de programas secretos que coletam grandes quantidades de dados sobre aliados e adversários dos EUA e de cidadãos norte-americanos.

A vigilância das sedes do FMI e do Banco Mundial, em Washington, não havia sido previamente divulgada. Detalhes de tais espionagens são altamente secretos.

Em resposta a perguntas da Reuters, um alto funcionário da administração Obama disse: “os Estados Unidos não estão realizando vigilância eletrônica das sedes do Banco Mundial ou do FMI em Washington.” A autoridade, que falou sob condição de anonimato, não se pronunciou se a NSA havia feito escutas nas duas entidades no passado.

A primeira autoridade afirmou que Obama havia ordenado a suspensão de tais práticas nas últimas semanas, quase ao mesmo tempo em que instruiu a NSA a reduzir escutas na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

O FMI e o Banco Mundial se recusaram a comentar. Representantes da NSA e do gabinete do diretor de Inteligência Nacional tampouco comentaram o assunto de imediato.

REUTERS

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. sem maladade Obama ,mas todo ser humado com lucidez nesse planeta sabe que presidente nos estados unidos é um marionete fantoche ,que finge que manda mas não manda nada de nada
    eles continuaram espionando se a onu não fizer uma lei que se pague dinheiro por quem cometer esse crimE

  2. Só jogo de cena, quem manda é o congresso e este acaba de votar:
    ——————–

    “O Comitê de Inteligência do Senado aprovou um projeto de lei que permitiria que a National Security Agency continue a recolher os registros telefônicos dos americanos e acompanhar estrangeiros que entram nos EUA.

    Em uma sessão fechada nesta quinta-feira (31/10), a comissão votou por 11-4 a favor do projeto que codifica em lei o armazenamento dos registros de chamadas telefônicas de americanos, pelas agências de espionagem dos EUA.

    O projeto de lei, que agora aguarda a votação completa do Senado, foi patrocinado pelo senador Dianne Feinstein (D-Califórnia), o chefe do Comitê de Inteligência do Senado.

    Ele permite que a NSA continue a reunir registros telefônicos de milhões de americanos, por períodos de 90 dias renováveis ​​e autoriza o governo dos EUA a manter os dados.

    O projeto também permite que as agências de espionagem dos EUA espionem os celulares dos estrangeiros que entram nos EUA “durante um período transitório não superior a 72 horas.””

Comentários não permitidos.