EUA devem gastar cerca de 400 bilhões de dólares para modernizar forças nucleares

Ilia Kharlamov

Os Estados Unidos precisarão na década futura de um montante gigantesco de 400 bilhões de dólares para modernizar as forças nucleares do país. Quais são as perspectivas reais para atingir este objetivo e à conta de quem poderá ser renovado radicalmente o arsenal norte-americano? Dirigimos estas perguntas a peritos da Voz da Rússia.

Washington declara que será necessário investir centenas de bilhões de dólares nas forças nucleares estratégicas do país após 2020. Madeleine Kridon, assessora do Pentágono, constata que estes planos são muito dispendiosos, mas absolutamente necessários. Tudo explica-se muito simplesmente: os sistemas tornam-se obsoletos, devendo ceder lugar a novos. Uma modernização radical da armada poderá reduzi-la muito quantitativamente. Trata-se de renovação de meios estratégicos de transporte de ogivas nucleares e de reequipamento do setor industrial. Já hoje, o governo norte-americano canaliza bilhões de dólares para estes fins.

Vladimir Kozin, membro correspondente da Academia de Ciências Naturais da Rússia, considera que hoje armas nucleares norte-americanas se encontram em um estado técnico estável, mas, no entanto, há argumentos para discussões substanciais sobre o tema:

“O Pentágono e a direção do país têm grande vontade de modernizar estas armas. Mas o montante de 400 bilhões de dólares, anunciado por especialistas, parece muito insuficiente. Segundo meus dados, para modernizar apenas armamentos estratégicos ofensivos serão necessários de 500 a 700 bilhões de dólares. Mais 65 bilhões serão precisos para modernizar armas nucleares de próximo alcance.”

Os norte-americanos pretendem substituir plenamente a tríade tradicional – as forças nucleares terrestres, aéreas e marítimas – por sistemas principalmente novos. Deste modo, contrariamente a declarações patéticas de Washington sobre a aspiração a um mundo desnuclearizado, a direção americana pretende na realidade cultivar seu estatuto nuclear, investindo meios gigantescos em armas de destruição maciça de última geração.

Tal vontade ansiosa de modernizar os sistemas de armamento testemunha indiretamente que o arsenal estratégico dos EUA se tornou obsoleto tanto moral, como fisicamente. Anteriormente, as semelhantes críticas foram lançadas contra Moscou que, alegadamente, não poderia garantir a segurança e renovação de seus sistemas. Mas este problema, como se esclarece, diz respeito também em plena medida aos Estados Unidos.

As autoridades dos EUA, desde que pretendam seguir seus planos de modernização global, terão de equilibrar finamente entre diversos interesses e grupos, apontou o politólogo Vladimir Novikov:

“Pelo visto, serão transferidos meios de um programa para outro que parecerá mais realizável. Podem ser renunciados alguns programas e aparecer novos em troca. Serão considerados equilíbrios regionais e globais, assim como as potencialidades da China e a política da Rússia.”

Mas, além do fator técnico-militar e geopolítico, existe um fator puramente financeiro. Centenas de bilhões de dólares, embora estendidos no tempo, são um montante muito considerável. As autoridades dos EUA terão de responder inevitavelmente à pergunta de “onde buscá-lo”. Durante anos consecutivos assiste-se a uma queda da dinâmica econômica e fenômenos da crise naquele país. Não é evidente ainda, se a próxima década será melhor em comparação com a atual.

Tal significa que será necessário reduzir outras despesas para poder realizar os planos ambiciosos de rearmamento total da tríade nuclear. Em tais casos, regra geral, ficam prejudicados programas sociais. Por isso esta questão será de fato política para os americanos, já descontentes com o “apertar de cintos” sem fim, e sobretudo para sua futura direção do país.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

13 Comentários

    • Os EUA, inventaram o TNP ( tratado de não proliferação nuclear ) para impedir o acesso à tecnologia nuclear para outras nações fora do clube atômico ( Rússia , EUA , UK , França e China ) . Acontece que nem todo mundo é igual a ” Banânia ” que se dá por feliz em ficar com as calças e cuecas arriadas. Por isso , nações como : Índia , Paquistão e Coréia do Norte desenvolveram , testaram ,e construiram arsenais atômicos.

  1. estados unidos zoiao tanto tem que tem que gastas o que não tem ,quando a maquininha de xerox não tiver funcionando essas armas vao cair nas mãos de qualquer um
    faz o seguinte gringo transfere umas 20 do arsenal de vocês para o brasil e nos nos responsabilizamos pela manutençao

    • ESQUERDALHAS, não se preocupem… a grana é deles… preocupem-se com a INFLAÇÃO galopante que estamos vivendo… e comprem um bidê… daqui uns dias vai começara a faltar papel higiênico para limpar suas mentes cheias de cacas… rsrsrsrsrsrs… não damos conta nem de manter uma dúzia de foguetinhos antiaéreos básicos e esse débil acha que damos conta de 20 misseis intercontinentais… rsrsrsrsrrsrsrs… quem sabe um dia, se a coisa mudar…

      • Quanto a papel higiênico não vai faltar… Pode ficar tranquilo Blue Eyes!!

        Temos muitos títulos da divida americana, e quando os BRICS fizerem o banco conjunto funcionar pra substituir o Dólar como moeda Global, a coisa vai por água abaixo e esses títulos poderão servir como papel higiênico!!

        Valeu!!

      • Não se preocupe, amigo… um furinho que fizerem no Alaska já equivaleria a toda a produção de petróleo do oriente médio… mas é reserva estratégica… não mexerão nelas se não for estritamente necessário… sabe qndo os EUA irão quebrar ???… nunquinha, amigo… rsrsrsrsrsrs… para seu desalento e de outros antiamericanos da esquerda tola…

  2. Enquanto isto… Mais de 47 milhões de americanos que recebem cupons de alimentos ver os seus benefícios cortados nesta sexta-feira.

    Os cortes afetam uma em cada 7 americanos dos quais quase a metade são crianças.

    Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), uma família de quatro pessoas receberá 36 dólares a menos por mês, como resultado dos cortes.

    Os cortes devem deixar aqueles que dependem de cupons de alimentos para comprar comida, com uma média de $ 1,40 por refeição.

    O Programa de Assistência Suplementar Nutrição (SNAP) custa atualmente US $ 80 bilhões por ano e fornece ajuda alimentar a 14 por cento de todas as famílias norte-americanas.

    No entanto, o programa tem sido alvo dos republicanos no Congresso que buscam reduzir os gastos.

    Estatísticas do USDA mostram que quase metade de todas as crianças americanas vão para o vale-refeição em algum momento durante a sua infância.

    “Os cortes vão fazer milhões de pessoas passarem fome, “Jim Weill da CBS News citou o presidente da Research Food and Action Center, dizendo:

    “Vai enviar as pessoas para um sistema de caridade que já está sobrecarregado e gritando por ajuda a si mesmo. E isso vai tornar a vida mais difícil e pior para milhões de crianças, idosos, veteranos e pessoas com deficiência.”

    • Ah , !!! , Nos EUA também tem ” bolsa família ” ( SNAP ), vale refeição e coisa e tal!!! Os ” americanófilos ” vão dizer o que ??? Já sei , nos ” isteitis ” pode, no Brasil não.

  3. São aproximadamente U$ 5 bilhões cortados em ajuda alimentar , uma quantia pequena , más que pode ser de grande ajuda para quem está com fome…Corte promovido por fanáticos/piratas ideológicos de direita.

    U$ 5 bilhões…Uma quantia irrisória, um corte mesquinho quando comparado com os novos U$ 85 bilhões mensalmente injetados na veia dos bankesters e Wal Street pelo QE3 (Quantitative easing)…O QE,do governo federal, que em terceira edição, já fabricou e colocou no sistema financeiro mais de 5 trilhões de dólares !

    Como pergunta um estadunidenses indignado:

    “A pergunta é onde estão os mais de 5 trilhões de dólares emprestados desde 2009? Eu não tenho isso, não é? Cortar o vale-refeição não é a resposta, então por favor “Let them eat cake”

    Más para gastar trilhões de dólares em armas nucleares não vai faltar! Comida para que? A pessoas sempre podem satisfazer sua fome com deliciosos cogumelos nucleares…

    Francamente, ou a humanidade evolui ou vai desaparecer da face do planeta terra.

  4. Informações como esta sobre os States só servem para percebermos o quanto podemos ser conduzidos, por pessoas tão escancaradamente medíocres e impatrióticas, e ainda assim sermos incapazes de perceber o quão perniciosos são para o País. Gente que entrega de bandeja nossas prerrogativas de soberania, e contra todos os sensos cívicos são tratados a pão de ló, como intelectuais de boa causa. Neste país de más culturas, traidores bem articulados e servindo ao lado “certo” viram a coqueluche nos meios que propagam a verdade da colonagem.

    • ” Gente que entrega de bandeja nossas prerrogativas de soberania, e contra todos os sensos cívicos são tratados a pão de ló, como intelectuais de boa causa. Neste país de más culturas, traidores bem articulados e servindo ao lado “certo” viram a coqueluche nos meios que propagam a verdade da colonagem.”… mas Julio, quem faz isso no Brasil é a ESQUERDA NO PODER, ou seja, o pt, meu caro… ou vc acha que entregar nossas reservas de petróleo, como aconteceu no campo de Libra, onde venderam a preço de banana os poços aos Chinas, não é ENTREGUISMO ???… um governo que não nos arma com caças de qualidade, mas empresta dinheiro para uma nação vizinha (Venezuela bolivariana) comprar Frankers não é ENTREGUISMO ???… um goveno que abre mão de refinarias BRASILEIRAS, entregando ao governo boliviano por pura assimetria ideológica, não é ENTREGUISMO… então o que é ???…

  5. ora ora ora ora… ora ora ora ora ora hein!…ai ai ai ai ui ui ui hein!….mas esta gente não vive afirmando que os únicos inimigos existentes atualmente não são os terroristas muçulmanos?!….que as únicas ameaças a se preocuparem/temerem hoje não são os terroristas muçulmanos?!….é o medo do chinês é titio sam?…é assim mesmo que as coisas tem que ser titio sam!…..Equilibradas!….mundo unipolar nananinaNão!…. 🙂

    e enquanto isso em Detroit !….

Comentários não permitidos.