Força aérea israelense bombardeia base do exército sírio

A Força Aérea israelense atacou uma base militar na cidade síria de Latakia para deter um suposto envio de armas à milícia libanesa xiita do Hezbollah, informou nesta quinta-feira a emissora CNN, que cita fontes da Administração americana.

Aparentemente, as autoridades israelenses autorizaram o ataque (que, por outra parte, não confirmaram) porque consideraram que se estava preparando um envio de armas que continha equipamento sofisticado de mísseis terra-ar.

Por enquanto, não há informações sobre feridos ou danos materiais no sul de cidade de Latakia, no litoral do Mediterrâneo oriental e um das fortificações do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Por sua parte, a emissora emiradense Al Arabiya informou que a aviação israelense lançou dois bombardeios na área de Damasco e Latakia e que tinham como alvo cargas de mísseis.

Segundo Al Arabiya, estes ataques, que poderiam ter ocorrido ontem, quarta-feira, destruíram oito mísseis de tipo SAM que seriam entregues ao Hezbollah.

Caso seja confirmado, o ataque aéreo representaria uma nova intervenção militar de Israel para impedir a chegada de armas ao Hezbollah, como já ocorreu no último mês de julho.

O Hezbollah ajudou o regime de Assad na guerra civil síria, que começou em março de 2011 e que já causou mais de 100 mil mortes, segundo a ONU.

Estes bombardeios não foram confirmados até agora nem pelos meios oficiais sírios nem pelos ativistas opositores consultados pela agência EFE.

O presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman, explicou por telefone que ocorreram ontem explosões na base da defesa aérea de Sanobar Yabla, em Latakia, mas que se desconhece a origem das mesmas.

Por sua parte, o coordenador geral da rede de ativistas Sham, Jaafar al Jayer, disse que até agora não dispõem de provas sobre um suposto bombardeio israelense.

No último mês de maio, três posições militares situadas aos arredores de Damasco foram bombardeadas supostamente por Israel, que não reconheceu seu envolvimento neste ataque.

Também nesse mês, outro ataque, pelo qual Israeal também foi responsabilizado, atingiu um comboio com armas aparentemente destinadas ao Hezbollah.

O regime sírio advertiu então que esta agressão abria “as portas a todas as possibilidades” e que a Síria se protegeria por todos os meios de qualquer ataque estrangeiro.

EFE

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Então, o sistema de defesa Rússo falhou , ñ foi enviado aos Sírios ou uma poutra coisa aconteceu..invisibi// dos caças judeuss?!?! E os Palestinos tiveram 4 baixas no campo de concentração de GAZA. Conforeme eu disse: Os judeuss vão sabotar essas pseunegociações, e ainda vão culpar os Palestinos…quem viver verá.Sds.

  2. os judeus atacam com a desculpa esfarrapadas dizendo que é por causa do hesbolar
    mas na verdade os judeus estão apoiando a guerra civil na síria ,eles e os sauditas são financiadores da alquaeda

    • a Al-qaeda foi uma invenção da CIA, para combater os russos no Afeganistão. Que após conseguido seu intento deram seu grito de independência. Pelo menos é o que a propaganda mostra.
      Mas se olharmos bem, estão sempre por trás de todas a justificativas yankes para implodir estruturas de países que não servem aos interesses americanos, são a meia perfeita para os pés doentes.

      • Caro Julio Brasileiro

        Eu fui contra a invasão do Iraque e não gostei de ver o povo afegão sofrendo com uma guerra, mas os ataques de 11 de setembro e outros atentados terroristas justificavam sim uma resposta militar dos Estados Unidos.
        Ao contrário do que aconteceu no Iraque, no caso do Afeganistão, houveram motivos reais para uma invasão.

        Óbvio que os americanos não poderiam deixar que a infraestrutura inteira de um país fosse utilizada pelos Talibans para atacar os países ocidentais. Claro que todas as guerras são erradas, mas nesse caso houve uma boa justificativa.

      • Caro Deagol, ainda que você acredite no que diz, e certamente tens motivo para acreditar, afinal tudo que vem sendo dito vai somente nessa direção, nessa versão, vinda dos Smeagols do mundo, esquecendo sempre de esclarecer as incoerências que vem por trás de toda essa historia sórdida, além do que motivou as invasões em territórios alheios. Essa historia de se imiscuir em assuntos que poderiam ficar restritos a sua área de geográfica dos próprios povos, mas são ampliados por interesses que não são os desses povos, com tudo isso a versão do mocinho do velho oeste continua sendo mantida. Por tudo isso entendo sua fácil inclinação a justificativa, você com tantos pensa pela força que os fieis seguidores desta cultura impões sobre o mundo, da mesma forma que esquecem as nações extintas no passado histórico desse país, que para fica em paz com as próprias consciências construíram essa visão dos dominadores imperialistas de suas origens. Mas justo seria, para se entender os porquês, lembrar dos povos invadidos e das vidas anônimas nesses povos, que ficaram para trás, para se construir essas verdades. Os números de vidas ceifadas nos dois lados por si só já diz pra que lado pesa a verdade. Guerras não se justificam apenas quando um agressor contumaz é agredido. Creio que você veja diferente, mas aí não é logica mas simpatia, afinidade, e isso distorce a verdade.

  3. Para deter um suposto envio né como jogava foguetes em residencias Palestinas para destruir supostas fabricas de colete bombas.
    Israel sempre tentando boicotar entendimentos de paz.
    Chegara um momento que tomarão um sacode pensando que o mundo Ocidental comprara o barulho deles e vão quebrarem a cara.

    • 1maluquinho,

      Israel não precisa que alguém compre suas brigas… Sozinho, pode varrer qualquer país da região a fogo…

      Quanto a boicotar, Israel não tem porque ser contra se a coisa for séria e lhe proporcionar paz. Os acordos com Jordânia e Egito provam isso… O que Israel decerto não irá tolerar é qualquer ação que traga perigo ao seu país.

      No caso da questão síria, não creio que seja do interesse de Israel intervir. Até mesmo porque, nada ganha apoiando qualquer um dos lados… Na verdade, seria muito mais lógico a Israel permitir que Assad vença, pois se ele cair, existe uma possibilidade real de que radicais tomem o poder na Síria, o que poderia triplicar os problemas israelenses…

      • E porque não o faz?Porque a poderosa Israel não destroi o Irã e fica como uma franga implorando aos EUA que comprem seu barulho.
        Cão que muito late não morde meu camarada e pior ainda de tanto boicotarem todas as iniciativas de paz e de tantas esquizofrenias ortodoxas o mundo ja conhece as manhas e todo mundo ja esta de saco cheio de bancar paranoicos.
        Chegara um momento que tomarão um sacode e o mundo ficara olhando então vamos ver se vai descer um exercito citilante do céu a realizar prodigios.
        Ate o proprio Jesus os repudiou meu caro.
        Raça ruim todo mundo evita e não gosta.

    • Desculpa minha ignorancia, mas pensava que El, pai de YAHVE, pai de Baal, e outros ELOHIM, isto deuses, era o protetor de Israel. Afinal o EL acrescentado na palavra ISRA, significa filho de EL. Foi EL o Deus supremo que dividiu o oriente medio para seus filhoes. Fenicia, hoje Libano foi dado a BAAL e Israel dado a YAHVE. IAHVE, um malandrao, mais tarde casou com a esposa de seu pai EL Areshat, esposa de. Entendo mais nada!, Sds

      • JOJO, não sou especialista em linguística e muito menos em folclore oriental… tudo o que dissestes não significou nada para mim… até onde eu estudei um pouco de história semita, Elohim (grafia discutível) teria hoje o significado de “Senhor” (qndo muito de ser superior)… já YAHVE, um tetragrama, mais precisamente grafado YAHWEH na tradição judaica, seria, em tese, o nome originário do Deus monoteísta judeu e posteriormente cristão… há enumeras teorias que tentam desvendar a pronuncia original do nome, que se perdeu no tempo… agora, a origem do Deus judaico/cristão é controversa até para especialista e no final não muda em nada o apego que o povo judeu tem para com Ele… querer desconstrui-lo a partir de teorias nada conclusivas é uma estratégia que muitos odiadores do mundo judaico/cristão tem tentado faze-lo sem êxito… não o conseguem porque não sabem com o que estão tratando… foge a concepção de mundo que eles escolheram… INTANGÍVEL… não tente ir por essa vereda que acabará se tornando risível… saudações…

      • E porque não o faz?Porque a poderosa Israel não destroi o Irã e fica como uma franga implorando aos EUA que comprem seu barulho.
        Cão que muito late não morde meu camarada e pior ainda de tanto boicotarem todas as iniciativas de paz e de tantas esquizofrenias ortodoxas o mundo ja conhece as manhas e todo mundo ja esta de saco cheio de bancar paranoicos.
        Chegara um momento que tomarão um sacode e o mundo ficara olhando então vamos ver se vai descer um exercito citilante do céu a realizar prodigios.
        Ate o proprio Jesus os repudiou meu caro.
        Raça ruim todo mundo evita e não gosta.

Comentários não permitidos.