Tribunal egípcio ordena que o ex-presidente Mubarak seja libertado

hosni-mubarak

O ex-presidente do Egito Hosni Mubarak pode deixar a prisão na quinta-feira.

Um tribunal egípcio determinou nesta quarta-feira a libertação do ex-presidente Hosni Mubarak, disseram uma fonte judicial e outra de segurança, o que significa que ele poderá deixar a prisão uma vez que não existe mais base legal para sua detenção.

Um advogado disse à Reuters que Mubarak poderá ser solto na quinta-feira.

Mubarak, 85 anos, está sendo novamente julgado por uma acusação de ordenar o assassinato de manifestantes durante a revolta que resultou na queda dele, em 2011, mas já cumpriu a prisão preventiva máxima nesse caso.

O ex-presidente fora condenado à prisão perpétua no ano passado por não ter evitado a morte de manifestantes, mas uma corte aceitou um recurso neste ano e determinou um novo julgamento.

Embora Mubarak provavelmente não tenha futuro político, sua libertação seria vista por muitos no mundo árabe como a reabilitação de uma antiga ordem de seis décadas de governo militar – e até mesmo uma reversão da revolta pró-democracia que o derrubou.

REUTERS

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Tenho que conter meu desejo de rir com essa noticia.Essa massa popular que segue a Frente Popular que auto se denomina Rebeliao, que dois anos atras forcaram Mubaraqui correr e se refugiar num hospital e um ano e alguns meses fez o mesmo com o que lhe sucedeu, Morsi, e que aplaudiram e cantaram vivas para os milicos quando esses tomaraam o poder vao. ficar decepcionadas . Meus pesames a essa massa popular decepcionada, mas, estou aguardando o momento de rir quando o noticiario reportar a prisao ou assassinado dos dirigentes das faccoes esquerdistas que fazem parte do Tamerode. Repito o que ja escrevi sobre o assunto, apos ter massacrado a Irmandade e destruido seus aparatos sera vez da esquerda. Quem financia a orquestra pode escolher a musica ser tocada. As Forcas Armadas egipcia sao financiada pelos EUA. O Fundo Monetario Internacional exige medidas mais draconianas sobre a economia, como cancelamento de subsidios que beneficiam as massas. Essas massas se revoltam porque estao em dificuldades financeiras, escasses de alimentos, etc. Mas o capital financeiro internacional exige que mais sacrificios nao menos. Dai a necessidades dos militares massacrarem a Irmandade e tambem a chamadas Rebeliao. esse grupo que esta por detraz das manifestacoes, exigindo, pao, justica social e democracia. General Sissi escreveu sua tese quando estudou num colegio militar nos Estados Unidos, dizendo que os arabes nao estao preparados para democracia.

    • Concordo com este general em numero e grau, basta uma olhadela no IRAO e´veremos um exemplo de de(teo)mocracia que funciana, se nao fosse estes embargos bestiais que o ocidente aplica sobre o IRAO ,eles estariam anos luz a frente do brasil , entao que renasça MUBARAK e que o Egito tenha vida longa e prospera (destavez) ! Amo os persas .

  2. Bem isso para mim não é de se espantar,pois a muito eu venho falando aqui que a tal revolta popular no Egito ainda não aconteceu e que a cúpula de apoio a Mubarak continua no poder !
    A primavera árabe egípcia foi uma grande farsa, a revolta popular ainda esta por vir !

    • Tabém não me espantei com a nitícia. de certa forma até previsível.

      O que não estava previsto era a vitória da irmandade muçulmana. Foi aí que o caldo entornou.

Comentários não permitidos.