Ataque químico na Síria matou mais de mil, dizem ativistas; governo nega

syria-flag

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, e a oposição síria denunciaram nesta quarta-feira que centenas, talvez milhares de pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças, morreram em um suposto ataque químico a várias regiões da periferia de Damasco, uma acusação que, poucas horas depois, o regime de Bashar al-Assad fez questão de negar.

O principal grupo de oposição, no entanto, afirma que o número de mortos é bem maior. Em um comunicado, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS) diz que 1.100 pessoas morreram em vários distritos da periferia de Damasco. Em uma entrevista coletiva concedida na Turquia, o dirigente da oposição George Sabra elevou a cifra para 1.300 mortos. Ele ainda acusou a comunidade internacional de ser conivente com o massacre nos arredores de Damasco.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que conta com uma ampla rede de ativistas no país em conflito, assinalou que o Exército sírio lançou na última madrugada gases tóxicos nas regiões de Al Guta e Muadamiya al Sham. A cifra inicial obtida pela ONG era de ao menos 100 mortos e centenas de feridos.

Algumas organizações opositoras, como os Comitês Populares de Coordenação (LCC), afirmam que os ataques deixaram “centenas de mártires, além de centenas de feridos, essencialmente civis, incluindo dezenas de mulheres e crianças, mortos pelo uso de gases tóxicos por parte do regime criminoso contra as localidades da Guta Oriental”.

ataquequimicosiria2afp

Também acusam o regime de ter cometido um “crime indescritível com armas químicas”.

Uma enfermeira de um complexo emergencial, Bayan Baker, disse que o número de mortos, entre os recolhidos a partir de centros médicos nos subúrbios a leste de Damasco, foi de pelo menos 213.

“Muitas das vítimas são mulheres e crianças. Eles chegaram com suas pupilas dilatadas, membros frios e espuma na boca. Os médicos dizem que estes são sintomas típicos de vítimas de gás nervosos”, disse a enfermeira.

Um longo vídeo amador e fotografias apareceram na internet. Um vídeo supostamente feito no bairro Kafr Batna mostra uma sala cheia com mais de 90 corpos, muitos deles crianças e algumas mulheres e homens idosos. A maioria dos corpos pareciam cinzentos ou pálidos, mas sem ferimentos visíveis. Cerca de uma dúzia estavam embrulhados em cobertores.

Outras imagens mostram médicos tratando pessoas em hospitais improvisados. Um vídeo mostra os corpos de uma dúzia de pessoas deitadas no chão de uma clínica, sem ferimentos visíveis. O narrador no vídeo disse que eram todos membros de uma única família. Em um corredor do lado de fora estavam mais cinco corpos.

O Observatório acrescentou que Al Guta também foi bombardeada por aviões militares, sendo que estes teriam sido os ataques aéreos mais intensos na região desde o início do conflito em março de 2011.

ataquequimicocriancassiriaafp

O grupo pediu à missão da ONU que investiga o suposto uso de armas químicas em território sírio visitar os distritos de Damasco, principalmente os citados. Após vários adiamentos, a equipe internacional de analistas chegou ao país no último dia 18.

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a principal aliança opositora, denunciou que o regime restringe os movimentos da missão da ONU, o que poderá afetar o resultado do estudo em questão.

Por outro lado, o governo sírio negou o ataque citado, enquanto a agência de notícias oficial síria Sana, que cita uma “fonte de informação”, qualificou essa notícia como “falsa” e “sem fundamento”.

A fonte ainda destacou que os dados divulgados em canais de televisão como Al Jazeera, Al Arabiya e Sky News, entre outras emissoras, apoiam o terrorismo e, neste caso, o objetivo é distrair a missão da ONU e seus trabalhos.

Mais tarde, o Exército sírio negou categoricamente as acusações da oposição e ativistas. “As alegações de uso de armas químicas pelo Exército sírio hoje em áreas da província de Damasco são nulas, vazias e totalmente infundadas”, afirmaram as Forças Armadas em uma declaração liga por um oficial na televisão estatal.

Com informações das agências AFP, EFE e Reuters

Fonte: Terra

20 Comentários

  1. Nessa guerra de santos, e seus santificados aliados, todos tem condições de possuírem armas químicas. Afirmar categoricamente que o fabricante foi o Assad parece mais argumento pré-fabricado. Será que já conseguiram dar transparência suficiente para fazer mortos, em guerra suja como essa, dizerem quem foram seus assassino?

  2. O mais estranho é que como os terroristas conseguem tirar essas fotos com tanta gente morta na periferia de Damasco se os terroristas já forma expulsos de la?

    As pessoas mortas nessas fotos parecem que foram reunidos em local e mortos ali mesmo.

    Se fosse armas químicas lançadas pelo governo mesmo, a gente veria centenas pessoas mortas em cetenas de residências e não um grupo de mortos concentradas em um local só..

    Essas fotos mostram que essas pessoas foram reunidas e mortas num local especifico.

    • Se for verdade, Assad já era! é uma questão de tempo… é muito inocente morto… acho que vamos ter uma resposta em breve!

  3. Esse “ataque com armas químicas”me pareceu muito conveniente agora que Bachar Al Assad estaria virando a mesa no conflito. É preciso toda a cautela do mundo para tratar do assunto pois pode muito bem tratar-se de um trágico engodo por parte dos islamitas.

  4. Nao creio que Assad seria tonto em utilizar armas quimicas nesse momento. Com a destruicao das Irmandade no Egito, os EUA parecem no momentpo nao ter uma politica definida sobre o Egito. Morsi pode ser fascista com inclinacao ao fanatismo religioso, mas sua politica economica e neo-liberal. Os militares sao autarquicos, controlam de 40 a 60% da economia egipicia. Mas os militares Egpicios estao sendo tutelados pelos Israelitas e pela Arabia Saudista. Dai o primeiro ministro turco acusar Israel em ter formentado a crise que derrubou Morsi. Mas Turquia e Israel estavam trabalhando junto nessa guerra contra Siria. Se a alianca Israel/Turquia se desfaz, e os EUA tem que resolver o impasse que se encontra no momento sobre a questao egipcia, Assad se beneficia. Nao e tonto em utilizar armas quimicas no momento em que a campanha lhe e favoravel. Mas gente que se acham acuados podem usar desse recurso se vestem como agente sirio de Assad, mata alguns de seus proprios companheiros e abre a boca e dizem que foram soldados de Assad. E assim procedem porque sabem que a BBC vai reportar essa noticia.

  5. Se for verdade, que o sangue dos inocentes mortos caia na cabeça dos russos, que apoiaram e apóiam o Assad só para não perderam sua basezinha na Síria.

  6. Não seriam 1 bilhão de mortos?
    Me lembrei quando a BBC colocou uma foto de um massacre contra civis realizado por tropas americanas no Iraque, e disse que eram tropas de Assad.
    Foram desmascarados com o tempo, e foram obrigados a admitir o “erro” que curiosamente sempre acontece com os inimigos dos EUA.

  7. E muito difícil apurar as veracidades dos fatos, em uma guerra que já nasceu baseada em mentiras, mas isto esta me cheirando ao chamado ‘

    • Pra mim Assade pode ser de tudo, menos burro, não foram os sírios quem lançaram estas armas, estou mais pra mercenários implantados e pago a soldo extrangeiro, do golfo mesmo.
      Pros Árabes Assad será o inimigo a ser batido caso ele vença a luta contra os insurgentes, eles sabem muito bem que o pelo deles estará na ponta da faca quando e se isso acontecer, portanto, muito providencial este ataque.

  8. E muito difícil apurar as veracidades dos fatos, em uma guerra que já nasceu baseada em mentiras, mas isto esta me cheirando ao chamado ‘ ATAQUE DE FALSA BANDEIRA’ uma arma muito usada em guerras ideológicas, desde a idade media, que visa reverter a opinião publica com intrigas e desinformações.no tabuleiro de xadrez das puuutências que se tornou o OM, e algo que vem sendo usado em larga escala há décadas

    A imagem de crianças exterminadas, sempre me demonstra o quanto longe de DEUS a humanidade caminha, e o quanto desvirtuam o nome sagrado dele, que estes anjos estejam ao lado dele agora, e que quem causou isto, direta ou indiretamente, tenha lugar cativo no inferno, onde o que não falta são ideologias revolucionárias mequetrefes, cheias das melhores intenções.

  9. Foi verdade!… Os “ativistas” com seus cartazes e flores no traseiro gritavam canticos de paz! Quando veio o exército do mal e envenenou a todos!… Pois os “ativistas” estavam “vencendo” com os seus verbetes de paz! ¬¬

    Esta palavra ativista está equiparando esses terroristas malditos com o jovenzim barbudim da universidade lutando por igualdade!… “subersivo” com seus baseados e pichações!…

    “” O Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, e a oposição síria denunciaram “” Kkkkkkkkkkkkkkkkk até onde vai a loucura!!!…
    >> DENUNCIARAM << Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Esse povo da BBC alguma vez já viu o estado lastimável dos cadáveres, dependendo do tipo de componente químico usado? Esse é o engodo mais patético e ridículo que eu já vi na vida. Nada nesse história bate. Rebeldes batendo fotos, no meio de um monte de cadáveres, mortos pelo regime, na capital, donde já foram expulsos a séculos? Uhum, conta outra… Se isso fosse obra do Assad esse lugar ia estar fervilhando de soldados. Além do mais, para que ele iria bombardear um local onde os inimigos já foram mortos? Não tem lógica.

    • Lucas Senna,

      Pensei na mesma forma que você. Os terroristas já foram expulsos na periferia do Damasco. Como que eles conseguem juntar vários corpos e tirar fotos na periferia de Damascos, sendo que as forças Sírias estão presentes nos arredores fazendo segurando do Capital??? Isso cheira mentiras planejadas..

      Outra coisa,se as forças Sírias tivesse lançada mísseis com arma químicas, milhares de pessoas teriam sido mortos em centenas de residências e animais também, não um bandos de corpos reunidos em um só local.

      O que a gentes pode perceber pelas fotos e que essas pessoas foram reunidas num galpão e usadas armas químicas contra essas pessoas.

      Qual o sentido Assad usar armas químicas contra mulheres e crianças? Ele está lutando para libertar o povo na mão dos terroristas e ainda vai matar milhares de pessoas? Assad não é tão burro assim, muito longe disso. Ainda o mais engraçado é que nenhum terroristas morreu, só civis, isso cheira muito mal.

  11. O Brasil adotou desde o princípio uma solução conciliadora o que provocou ódio das “potências” que exigiam que o Brasil fosse mais agressivo em sua política externa do caso. Passado um tempo Patriota justificou o atitude brasileira revelando que a Siria possuia armas de destruição em massa, aliás essa informação antecipada do Brasil no mínimo é curiosa e faz a mente pensar e rápido …
    De fato , muitos generais americanos não se sentem confortáveis em lutar na Siria .
    Como a gente não pode confiar em mais nada, acho bom que a Onu investigue o caso e se for positivo esse ataque nem a Rússia vai poder segurar mais a cadeira do Assado.

    http://www.planobrazil.com/hesitacao-do-brasil-em-apoiar-resolucao-contra-a-siria-na-onu-irrita-potencias/

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1091697-assad-tem-armas-de-destruicao-em-massa-diz-patriota.shtml

  12. Lucas Senna,

    Pensei na mesma forma que você. Os terroristas já foram expulsos na periferia do Damasco. Como que eles conseguem juntar vários corpos e tirar fotos na periferia de Damascos, sendo que as forças Sírias estão presentes nos arredores fazendo segurando do Capital??? Isso cheira mentiras planejadas..

    Outra coisa,se as forças Sírias tivesse lançada mísseis com arma químicas, milhares de pessoas teriam sido mortos em centenas de residências e animais também, não um bandos de corpos reunidos em um só local.

    O que a gentes pode perceber pelas fotos e que essas pessoas foram reunidas num galpão e usadas armas químicas contra essas pessoas.

    Qual o sentido Assad usar armas químicas contra mulheres e crianças? Ele está lutando para libertar o povo na mão dos terroristas e ainda vai matar milhares de pessoas? Assad não é tão burro assim, muito longe disso. Ainda o mais engraçado é que nenhum terroristas morreu, só civis, isso cheira muito mal.

Comentários não permitidos.