Aviação Naval Venezuelana receberá a partir de 2015, lote de helicópteros antissubmarino (ASW) chinês Harbin Z-9.

z9

Tradução e adaptação: konner

O helicóptero Harbin Z-9 é uma versão fabricada na China pela Harbin Aircraft Manufacturing Corporation sobre licença da Eurocopter do AS-365 Dauphin francês.

O Z-9 ASW tem dois pontos duros para torpedos leves ET52, que por sua vez é uma cópia chinesa do italiano Whitehead A244 / S usado pela Marinha venezuelana.

O primeiro Z-9 voou em 1981, e foi fabricado na China com componentes fornecidos pela Aérospatiale, mas no início de 1990, a Z-9B foi construído com cerca de 70% de componentes chineses.

 

Fonte: FAV CLUB

19 Comentários

  1. Esses bolivarianos…
    Mostram como uma nação altiva e soberana deve proceder para atender seus interesses nacionais.
    Logico, os Anen serão contra, preferem que fiquemos na dependência de determinações estrangeiras, mais propriamente da verdade do dono do verdade ocidental.

  2. Pois é, como nossos “parceiros” venezuelanos de Mercosul e Unasul são bacaninhas né?

    Porque será que eles vão comprar o mesmíssimo Pantera que a Apertaparafusobrás (subsidiária brasileira da Eurogolper) “fabrica” (?) em Itajubá DA CHINA, e não da gente? 😉

    Será que é porque eles não vão com a nossa cara? Será que essa parceria via Mercosul e Unasul então é só pra inglês ver? Será que é mais uma parceria Caracú (o parceiro entra com o pé e a gente com a…)?

    Será que essa parceria é boa quando presta para o grandão-bobão da América do Sul pagar as contas e apoiar os rompantes bolivarianos, mas não é boa quando é para este mesmo país-tropical-abençoado-por-Deus-e-bonito-por-natureza VENDER seus produtos?

    Ou será que os franceses, também nossos amigos-irmãos-camaradas e “parceiros estratégicos” (conforme CA e MAG), também (como “usamericanu mau i cumedô di bêicun”) se negariam a vender sua tecnologia para os venezuelanos, com medo destes a usarem para outras finalidades e/ou repassarem a terceiros?

    Que coisa estranha isso não senhores? 😉

    Por outro lado, porque será que a Apertaparafusobrás de Itajubá só consegue vender helicópteros dentro do Brasil? Porque será que ninguém fora do Brasil, nem mesmo nossos parceiros de Mercosul e Unasul, se digna a comprar nossos helicópteros?

    Será que é porque eles são caros demais? Será que é porque a tecnologia é francesa e os franceses “parceiros” não querem que caia nas mãos de nossos vizinhos? Ou será que os helicópteros são uma porcaria? Um lixo pior que os dos xing-ling´s?

    Alguém se habilita a me explicar?

    • Vader,

      Aplicar-se no desenvolvimento e flexibilização do produto em questão é parte do que conta para ter clientes…

      No que diz respeito aos helicópteros franceses, os chineses nacionalizaram grande quantidade de itens, incluindo motorização ( que, salvo engano, tem mais de uma opção ).

      A bem da verdade, toda vez que observo esse helicóptero, me recordo do Z-19, que é um helicóptero de ataque baseado na mesma estrutura do Z-9… Só aí já dá pra ter uma ideia do quanto eles avançaram no desenvolvimento da máquina…

    • Ora, mas os franceses não são nossos “parceiros estratégicos”?

      Será que eles também embargariam a Venezuela, como os americanos fizeram com ela quando da possível venda de Super Tucanos da Embraer?

      Mas não eram só os americanos que “embargavam”?

  3. Acho tão risível o papo dos dominados pela cultura da subserviência e da vassalagem. Essa turma fica indignada com os países que fazem valer seus interesses com independência, inclusive com relação ao nosso país, acham que sadio é se submeter a um negocio que julguem desfavorável por questões de simpatia ou afinidade. São risíveis. Eles não aceitam isso, falam que se trata de trairagem esquerdopata. É a dominação intelectual levada ao extremo, fala sério.
    Realmente não estão acostumados a soberania sendo observada, acham que alinhamento automático é uma virtude, em virtude do alinhamento que foram doutrinados para acreditar. Talvez por isso que alguns dos nossos mandatários do passado tenham arriado tanto as calças para os States. Já haviam identificado que essa turma lhes daria amplo apoio, os que gostam de calças arriadas para olharem em suas costas seus admirados, e querem que todos lhes copiem isso.

    • Ora, mas Brasil e Venezuela não são países “parceiros”? De Unasul e agora, graças ao golpe dado pelo Itamaralívia contra o Paraguai, inclusive de Mercosul?

      Parceria não é isso? Um ajudando o outro? Ou será que a China é mais parceira da Venezuela do que o Brasil? Será que a China é mais próxima da Venezuela do que o Brasil?

      Amigão, não tente JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL: os caras foram buscar DO OUTRO LADO DO MUNDO uma aeronave IDÊNTICA à que fabricamos aqui!

      Vou repetir: é I D Ê N T I C A !!! Na verdade, como a aviônica da nossa é de primeiro mundo, provavelmente a nossa seja MUITO MELHOR qualitativamente falando.

      Ou será que a nossa é muito mais cara? Houve ao menos uma consulta à montadora de Itajubá?

      O Brasil, que apóia todas as traquinagens da Venefavela, inclusive com PREJUÍZO MORAL IRREPARÁVEL para o país (vide apenas o episódio do Manuel Zelaya em Honduras, para ficar em apenas um exemplo) fabrica A MESMÍSSIMA AERONAVE, através da Apertaparafusobrás de Itajubá (filial brasileira da Lixocopter).

      A verdade é que estes bolivariecas de “mierda” estão FAZENDO E ANDANDO para o Brasil e seu governo PeTralha, apesar de este mesmo governo idiota e apátrida, formado por quinta-colunas vendilhões, FEs treinados na ilha-prisão dos irmãos genocidas Castro, abaixar as calças até mesmo para repúblicas bananeiras como a Bolívia (vide Celso Amorim tendo que tirar as cuecas em pleno aeroporto boliviano), em nome da tal “integração regional”.

      É com essa corja, que atravessa o Oceano Pacífico para buscar aeronave igual à que a gente fabrica aqui, que o governo do PT quer fazer a integração latrino-americana!

      Portanto, sem desculpinhas esfarrapadas tovarish!

      • Os esquerdalhas para fazerem valer o seu ponto de vista “adaptável” esfregam a bunda no caco de vidro se preciso for… de que vale então a tão aclamada “parceria” caracu entre os traíras bolivarianos e os “inteligentes” do ministério das relações exteriores brasileiro ???… o estado brasileiro está igual marido traído… sempre o último a saber… essa do morin ternin tergal baixar as cuecas foi de matar… rsrsrsrsrs… de vergonha quem a tem… por mi eu anexava todos esses paisecos até sair do outro lado do continente para ver consolidada a ligação por terra entre os oceanos na AS como os yankes fizeram na AN…

    • Você Júlio, sedizente brasileiro, nada mais faz senão reciclar velhos e surrados preconceitos ideológicos mas é incapaz de contraditar o raciocínio do amigo Vader. Sem falar das costumeiras ofensas afinal, já que não se consegue demolir o argumento o jeito é atacar a pessoa não é?

      Voltando ao tema, o fato é que o Vader expôs de forma evidente a hipocrisia que rege as relações diplomáticas entre o Brasil e a corja bolivariana, onde organismo como o MERCOSUL e a UNASUL tem serventia apenas para destilar discurso ideológico frustrado. E a julgar pela suas palavras, tudo leva a crer que você é apenas mais um militante pago

      • Cidadão, antes de vir acudir seus amigos de confraria e puxar sua luva na defesa deles me desafiando para um duelo (que prontamente aceito), devo te dizer que não iniciei ofensas a ninguém. Se é que acompanhas realmente sua turma, terás verificado que eles, como numa gangue, agridem e se protegem em grupo depois como agora se escondem no grupo.
        Foi o primeiro da listinhas de respostas ressentidas acima que iniciou a provocação com ilações a mim. Não que lhe deva satisfações, e mais para colocar as coisas no seu devido lugar.
        Diferente de vocês, eu não fujo a luta, mesmo estando em menor numero. Anencefalicos de carteirinha,
        que só respeitam a lavagem cerebral do (para vocês) grande irmão do norte, tem pouco respeito de mim, da mesma forma como vocês desrespeitam a cidadania brasileira com suas visão negativamente estereotipada de nossa cidadania, como bem disse outro socorrista de seu grupo, que certamente orgulha qualquer americano do norte, daqueles bem racistas e preconceituosos.

      • Inicialmente meu caro sedizente brasileiro cabe dizer que, a julgar pelo conteúdo das ofensas que você dirige àqueles que discordam do seu ponto de vista ideológico, o anencéfalo é você. E a juglar pela baixa qualidade do seu raciocínio e das ofensas proferidas, tudo leva a crer que você é um anencéfalo militante pago.

        No mais, o que se viu aqui é que o Vader pontuou, de forma precisa, a hipocrisia que rege as relações do Brasil sob a égide dos petralhas com a nossa vizinhança bolivariana. pois embora se fale a todo momento em “integração sulamericana”o que acontece na verdade é que a corja bolivariana sempre procura levar vantagem ou quando for o caso ignorar o grandão bobão aqui. E o que você fez? Como não tinha sequer um argumento crível, tratou de atacar o Vader! Simples assim! E agora você vem dar uma de coitadinho? Fala sério!

      • Engane-se por creditar-me um coitadinho. Se é que você entende nossa língua, fui fruto de um sexo muito bem ajustado entre meus genitores mãe e pai, já não sei você se procede da mesma origem.
        Quanto a tua crença exposta como vassalo da dominância yanke, acredito que fui bem preciso em minha avaliação sobre o que vem a ser soberania entre países, e vou te dizer, até acredito que tu também já o soubesses, mas como todo bom lacaio gostas de escolher a quem pertencer. A analisando o país, Brasil, tão dominado por gente que entrega tão facilmente nosso patrimônio, nossos tesouros, dá pra entender de onde vêm a proliferação dessa tendência. Quanto a ser pago, engana-se não sou pago para ser brasileiro e procuro sê-lo com orgulho, não faço e jamais farei parte de convescotes políticos, mas tenho consciência politica sim. Principalmente para combater aqueles que sempre estiveram na manipulação de mentes, proliferando a subordinação aos interesses da minoria que vende a pátria, usando a cidadania como escudo. Serviçais do atraso do meu País, gente medíocre de sentimento patriótico, mas que inspira muita boçalidade e conquista mentes egoístas. Como a sua e os da sua confraria de anencefálicos. A proposito, não são só vocês que tem o direito de serem desrespeitosos com quem não concordam, sei jogar esse jogo, mas isso é coisa para gente inteligente, talvez por isso irrito tanto vocês, o que francamente me diverte.

      • Vassalo falando de vassalagem… típico… o seus senhores socialistas passam bem, eu suponho ???…

1 Trackback / Pingback

  1. Aviação Naval Venezuelana receberá a partir de … – Plano Brasil

Comentários não permitidos.