GERAÇÃO NEM-NEM-NEM CRESCE NO BRASIL

“Alguns especialistas já falam da “geração nem-nem-nem”. Quando se avalia a fatia de jovens que nem trabalha, nem estuda e nem procura emprego, o percentual, segundo o IBGE, fecha em 22,2% no Recife e em 14,7% na média das seis localidades pesquisadas pela PME. Em 2003, esse número era de 18,6% e 14,5%, respectivamente.

Num país em que os empresários reclamam que não conseguem preencher vagas por falta de mão de obra qualificada, a situação soa até como um paradoxo. O cenário em que sobra oferta de emprego é o mesmo em que sobra gente que não trabalha nem estuda e, portanto, tem poucas perspectivas de futuro.

De cada 100 empresários brasileiros, 68 reclamam da escassez de talentos. O número é bem acima dos 35% registrados na média mundial da Pesquisa Anual Sobre Escassez de Talentos 2013 do ManpowerGroup, realizada com quase 40 mil empregadores de 42 países e territórios. O Brasil só fica atrás do Japão (85%). Nas Américas, de um modo geral, as vagas com maior dificuldade de preenchimento são as técnicas, que deveriam ter justamente o jovem como maior foco.”

 images (2)

Emprego: Geração nem-nem cresce no Brasil e no Recife

Eles têm entre 16 e 24 anos. Nem estudam nem trabalham e dependem de assistencialismo para sobreviver

Raissa Ebrahim

 

Sicleide Oliveira tem 21 anos. É moradora do Alto do Progresso, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Com três filhos, ela parou de estudar na 8ª série. Dedica o dia a cuidar das crianças, com a ajuda da mãe, que vive do auxílio do Bolsa Família. O pai atua na informalidade, faz bicos quando dá, e alguns familiares ajudam a complementar a renda. Sicleide faz parte de um grupo que cresce em todo o mundo e que particularmente vem chamando atenção no Brasil. É a chamada “geração nem-nem”: nem estuda nem trabalha. No País, essas pessoas pertencem principalmente às classes de baixa renda.

Leia Também

  • Maior parte da geração nem-nem está na baixa renda
  • OIT diz que situação da geração nem-nem é preocupante
  • Única saída para a geração nem-nem está na educação

Na capital pernambucana, representavam, em junho, 26,6% da população entre 16 e 24 anos. São 145 mil jovens totalmente fora do mercado de trabalho. Há dez anos, esse percentual era de 25,2% (148 mil). A taxa no Recife para o período supera a média de 19,4% observada nas seis localidades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Além do Recife, também são avaliadas Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Alguns especialistas já falam da “geração nem-nem-nem”. Quando se avalia a fatia de jovens que nem trabalha, nem estuda e nem procura emprego, o percentual, segundo o IBGE, fecha em 22,2% no Recife e em 14,7% na média das seis localidades pesquisadas pela PME. Em 2003, esse número era de 18,6% e 14,5%, respectivamente.

Num país em que os empresários reclamam que não conseguem preencher vagas por falta de mão de obra qualificada, a situação soa até como um paradoxo. O cenário em que sobra oferta de emprego é o mesmo em que sobra gente que não trabalha nem estuda e, portanto, tem poucas perspectivas de futuro.

De cada 100 empresários brasileiros, 68 reclamam da escassez de talentos. O número é bem acima dos 35% registrados na média mundial da Pesquisa Anual Sobre Escassez de Talentos 2013 do ManpowerGroup, realizada com quase 40 mil empregadores de 42 países e territórios. O Brasil só fica atrás do Japão (85%). Nas Américas, de um modo geral, as vagas com maior dificuldade de preenchimento são as técnicas, que deveriam ter justamente o jovem como maior foco.

O desemprego juvenil preocupa e coloca em xeque o futuro econômico do País. Numa população que passa por uma grande transformação demográfica, que tem cada vez mais idosos e mais jovens que demoram para entrar no mercado, especialistas enfatizam que é preciso romper esse ciclo.

Fonte: Jornal do Commercio de Pernambuco via UOL

38 Comentários

  1. é falou do rapaz la de pernabuco que fica cuidando das crianças mas apenas falou que a mae ajuda ele o pai faz bico ,e esquece de dizer que os outros 9 irmãos dele esta trabalhando.
    exemplo a família tem 5 filhos os 4 trabalham 1 toma conta dos sobrinhos primos e ,idosos ,
    não vamos esquecer que depois das empregas terem registro ,muitos familiares são cuidador de idosos ,pois você não pode confiar em qualquer um dentro da sua casa ,ou são cuidadores de crianças ,pois não tem creches ainda para todos
    é muito fácil criticar o jovem , e as famílias ,mas aposto que juntando todos os humildes do brasil são eles que pagam a maioria dos impostos no pais
    O que eles falam sobre o jovem não é serio ,não é serio ,o que eu vejo na tv é so um terço do problema é o sistema que tem que mudar ,não se pode parar de lutar senão não muda ,a juventude tem que estar ali tem que se unir……….

    • PÉ DE CÃO Você falou uma grande verdade em seu comentario “os humildes do brasil são eles que pagam a maioria dos impostos no pais”
      Eu li um estudo mostrando que quanto mais dinheiro você ganha menor é a carga tributaria percentualmente que você vai pagar de imposto

    • O país dos sonhos do pt… rsrsrsrsrsrsrsrs… milhões de ignorantes despreparados, desempregados, no máximo fazendo serviços braçais, sabendo acessar um caixa eletrônico e usar o sistema de transporte publico, bem como a famigerada urna eletrônica… rsrsrsrsrs… tudo que eles querem…

      • Como um Governo que quer “imbecilizar” o povo expande o ensino superior?
        Governo que expandiu e criou novas federais?

      • Visite uma universidade federal ou estadual caro cidadão, principalmente as de ciências humanas, e verá que o que elas formam são justamente imbecis com ideologias falidas do sec. retrasado.

        O brasil ficou Brasil fica em 116º dentre 144 países em ranking de Educação, nivel basico, medío e superior, nossos educadores, infectados pelo marxismo e pelo gramcismo, não se preocupam em desenvolver mentes para o futuro da nação, mas sim induzir o veneno revolucionário na mente de jovens.

      • Tudo que você, e os teus amados Generais Presidentes, seguidos pelos inefáveis Coronéis do Sertão conseguiram fazer. A alienação destes jovens foi construída pela impoluta Rede Globo, instrumento maior de manipulação de mentes da ditadura…

        O PT – Partido dos Trabalhadores fez a sua parte contra esta situação: 15 Universidades e extensões, novas, além de 214 Institutos Federais de ensino técnico.

        Os teus amados neoliberais fizeram o quê mesmo?

      • Caro Ilya, você poderia me passar a fonte dos seus dados? Até onde acompanhei foram 11 no governo Lula e 3 no governo Dilma (que já haviam sido aprovados no governo Lula) totalizando 14. Há um mês foram mais 4 aprovadas para criação.

    • Parabens ao pt ,seu projeto de deixar o brasil povoado por acephalos com o ex presidente ,esta dando certo, uma saraivada de palmas ,pa pa pa pa pa pa pa pa pa pa pa pa

      • Considerando que o PT tem apenas 12 anos de poder, o seu raciocínio se aplica as crianças de mesma idade… Posso por isso depreender que queres que crianças de 12 anos trabalhem, é isso?

        Jovens que não estudam, não trabalham e não procuram emprego, por imposição dos fatos, possuem duas décadas de vida, ou mais, sendo assim são pessoas formadas nos anos neoliberais, ou pessoas mais antigas…

        Por isso vamos culpar aqueles que são merecedores: ditares militares e neoliberais.
        Só não ver, quem não quer.

      • O pt é a ponta do iceberg… o gramscismo tem mais de 80 (oitenta) anos desgraçando a educação brasileira… vide http://www.youtube.com/watch?v=OGeUqKK0v54 … de uma olhada e verás como imbecilizar gerações… eu me recordo bem como meus professores usavam técnicas gramscistas conosco, as vezes sem saber do que se tratava, mas eram ensinados pelos seus mestres nas faculdades de pedagogia tomadas por esquerdistas… os militares, na época, não ligavam para isso, por esse motivo que a coisa tomou vulto… não havia combate a essa peste pelo estado brasileiro da época… hoje, o governo até incentiva… por isso que esses esquerdalhas, como o Ilya vem arrotar merda por aqui, tentando convencer os desavisados… comigo eles não se criam, pois sei das coisas… com quem está preparado o diabo não se mete…

  2. E isto o que nos aguarda no futuro ? um país nem nem ?
    Um país desqualificado, que precisa cogitar trazer tecnicos especialistas de outras nacionalidades, porque seus jovens foram educados nos ultimos dez anos a dependerem de assistencialismo barato do estado ? uma geração de encostados coitadistas, que ficam achando desculpas esfarrapadas no “contexto social’ para se encostar ?
    Temos um ensino publico que deseduca, professores de português que não ensinam português, mas sim doutrinação politica, dai o resultado vemos nas ruas, um bando de “mulek zica” atoa, com panos pretos nas cara, brincando de revolução, e dizendo ‘noiz vai, noiz vem, nois vevi”

    Não temos programas de qualificação em grande escala, a não ser os de iniciativa privada, sabem porque ? porque os comunas hipies gramcistas, que se instalaram em todas as esferas acadêmicas, acham que ensino profissional tecnico, e “robotizar pessoas’ e pregam besteiras como desconstrução social terror revolucionário, e outras besteiras.

    O Brasil e o país do futuro…. (nem nem)

  3. É muito preocupante tal situação pois se vermos o alto índice de crimes praticado por essa geração é alarmante as nossa crianças estão desamparadas e esquecidas e o tráfico das drogas,que alguns insiste em liberar,esta massacrando as nossas crianças e infelizmente o futuro do Brasil e do mundo está em jogo e a industria das drogas,das armas estão ganha essa guerra…só Jesus!
    .
    Tenho como pai de família,preocupação imensa com o futuro dos nossos jovens e com cidadão brasileiro,pelo futuro do meu país e como humano,pela existência da nossa raça neste sofrido e maltratado planeta…só Jesus!
    .
    Só ele poderá nos defender de uma horda do mal que quer acabar com as nossas crianças (família),com a nossa civilização…é profético está escrito….só Jesus!

    • Pergunte aos seus amigos esquerdistas fabianos que eles saberão lhe responder com conhecimento de causa… e lucena, cristão esquerdista é paradoxo… não da para acender uma vela para Deus e outra para o diabo barbudo vermelho… o antagonismo é gritante…

    • É impressionante como alguns conseguem transformar as coisas de maior expressão em coisas decadentes..Rsrsrsr..más é compreensível pelo despreparo de alguns….basta observar o conteúdo de informação que se vê pelo texto e a forma como são feitas tais panfletoides,sem de idéias conexas,demostrando que não domina conceitualmente as suas idéias e as suas emoções,coisa de quem sofre pobreza espiritual e mental.
      .
      Como alguns mamíferos são patéticos,impressionante.

  4. Reino Unido é pioneiro em tratar do problema

    Jovens sem trabalho e ensino são 15% no país

    De São Paulo

    “Estar fora do sistema educacional e do mercado de trabalho com idade entre 16 e 18 anos é associado com consequências negativas mais tarde na vida, incluindo desemprego, salários menores, saúde frágil e depressão”.

    A frase acima está estampada no site do ministério da Educação do Reino Unido, país pioneiro na preocupação com jovens que não estudam nem trabalham. Foi lá que surgiu um termo específico para se referir a esse grupo: NEET (not in education, employment or training).

    O mesmo é usado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Em espanhol foi traduzida como ni-ni (ni estudian ni trabajan).

    A mais recente estimativa trimestral do governo britânico mostrava queda no percentual dos jovens entre 16 e 18 anos sem escola e trabalho: de 10,3% em 2008 para 9,2% em 2009. O próprio governo diz que ainda é alto.

    No Brasil, os jovens “nem-nem” nessa faixa etária eram cerca de 14% em 2009.

    O país também exibe percentual maior para os jovens de 16 a 24 anos que não estudam nem trabalham: 20,8% do total em 2009, contra cerca de 15% na Espanha e no Reino Unido. Mas a fatia dos “nem-nem” brasileiros está em linha com a média de 21% da América Latina, citada por relatório da OIT de 2007.

  5. Na Região Sul a situação é a seguinte : ,…., “No Paraná, o número de jovens nessa situação caiu de 235 mil (16,5% da população com 18 a 25 anos) em 2000 para 208 mil (14,5% do total) em 2010. O índice paranaense é o quarto mais baixo do país, mas ainda é o pior da Região Sul – no Rio Grande do Sul a taxa caiu de 13,8% para 13,3% e em Santa Catarina, de 13,9% para 10,7%.

    • Ou seja… No governo “esquerdopata” a situação de jovens “nem-nem-nem” caiu, foi reduzida…

      Ora, ora… Onde estão os comentários dos trolls da direita?
      Sumidos, mais uma vez…

      O jovens que não fazem nada cresciam quando o neoliberalismo era dominante neste país… Mas, os bocós de sempre não se davam conta, e entram na coluna de comentários apenas para dar vazão a sua aversão, ainda que com isto demonstrem serem apenas… Bocós.

      Que durmam com o fato de que os números de jovens inativos, ganharam quedas acentuadas em todas as verificações ocorridas neste governo trabalhista.

      😉

      • Ta bom,oque se percebe e´a multiplicaçao de uma legiao de drogadinhos ,eles realmente deixaram de ser inativos para serem zumbis kkk,nao adianta vermelho,vc pode citar varias coisas comjeitos de positivas ,porem,o geral virou uma eca so, o ensino superior foi jogado no lixo,nivelaram pra baixo somente para pérmitir que pessoas noias como vc ter a erronea ideia deque ha melhoras na qualidade do ensino, ouve maior oferta de vagas ,porem a qualidade caiu bastante,quem se formou utilizando estes programas terao e estao fazendo cursos de reforços para conseguirem exercer suas profiçoes,mas pra vcs que adoram uma mentirinha bem contada ,finjam que isto nao existe rsrsrsrs

      • Com certeza, estão tudo trabalhando para o pt e o psol, infiltrados nas passeatas Brasil afora, quebrando tudo, badernando e cobrindo a cara para não serem reconhecidos… alguns na mídia ninja, outros carregado cocktail molotov… o pt está acabando com a juventude brasileira desmotivada… viraram idiotas úteis do partidão… tudo em troca de uma “possível” ascensão política nos quadros da esquerda… é observarem o caso o mequetrefe do deputado, agora senador, que pintou a cara na época do “fora Collor”… puseram o Collor para correr e hoje estão de beijos e abraços… esquerdalhas não prestam mesmo…

  6. Daqui a pouco vão fazer que nem na Venezuela, criam milícias pagas pelo governo vestindo roupinha vermelha ,foice e martelo estampado no peito , armados, um caguetando o outro, tudo produto não só do mal do petróleo mas do mal da idiotice administrativa :

    isso dá voto

    • Não, caríssimo Stadeu… Isso já acontece com os bocós da direita, que se vestem de branco, se apropriam da bandeira nacional, pois não possuem bandeira ideológica alguma que não o sacro egoísmo e saem as ruas gritando contra PEC-37 e qualquer coisa que lhe digam os manipuladores midiáticos, sem refletir, ou conhecer, sobre aquilo porque berram…

      Isso, alguns creem… Dá votos.

  7. Aqui no Estado de SP com a progressão continuada do PSDB, é o nem, nem, não: nem procura emprego, nem trabalha e não aprende nada.

    • A esquerda sempre desgraçou com a educação conservadora por onde passou… no seu lugar ela implementou o culto ao socialismo/coletivismo…

  8. Essa geração(nem, nem, nem e nem…) é o resultado de mt anos de descaso c a maioria da população, q aos trancos, foi se multiplicando..e mt triste essa situação.Temos mt haitis dentro de grd cidade…trabalho vendo o resultado desse descaso, fome, doenças…pessoas q vivem catando lixo e c crianças menores, e mt,mt velhos….abçs Ilya.Trágico, lastimável.Sds.

Comentários não permitidos.