MINISTRO DA DEFESA CELSO AMORIM: “SUBMARINO A PROPULSÃO NUCLEAR COLOCARÁ BRASIL EM NOVO PATAMAR”

Interna

Submarino a propulsão nuclear colocará Brasil em novo patamar, diz Amorim

Itaguaí (RJ), 09/08/2013 – O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil vai colocar o país em um novo patamar internacional. A avaliação é do ministro da Defesa, Celso Amorim, após visitar as instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), localizada no município de Itaguaí, a 70 quilômetros do Rio de Janeiro.

“O Brasil será um dos pouquíssimos países com a capacidade de produzir, inclusive, submarino [a propulsão] nuclear, o que nos coloca no patamar, também importante, do ponto de vista das relações internacionais”, assegurou.

Amorim lembrou que a presidenta Dilma Rousseff tem afirmado que é “tendo uma defesa forte que nós podemos desenvolver uma política pacífica, sendo capaz de defender nossos interesses”. Segundo o ministro, o Prosub consiste num marco para o país, pois representa a “materialização de um projeto de grande importância”, que vai culminar com a capacidade do Brasil de construir e projetar, no futuro, submarinos.

Nas palavras de Amorim, dispor de um recurso tão valioso, num país de vasta costa, com grande necessidade de defesa, inclusive no Atlântico sul – onde estão as rotas brasileiras de exportações e importações – é “um grande salto de qualidade”.

Visita à UFEM

Amorim deslocou-se na manhã de hoje (9), junto com o comandante da Marinha, almirante Julio de Moura Neto, à base situada em Itaguaí. A comitiva contou também com a participação de assessores civis e oficiais-generais. No auditório da UFEM, o ministro recebeu o detalhamento do programa de construção de quatro submarinos convencionais e um a propulsão nuclear.

O Prosub surgiu em 2009, a partir de acordo firmado entre os governos do Brasil e da França. Ele consiste na construção do complexo do Estaleiro e Base Naval (EBN), bem como a transferência de tecnologia e o desenvolvimento da indústria nacional. A partir desse acordo, a Marinha contratou a estatal francesa DCNS que, por sua vez, associou-se à empresa brasileira Odebrecht.

Após as exposições, o ministro seguiu para o local onde estão as primeiras seções do submarino. No interior do equipamento, Amorim recebeu mais detalhes sobre a construção e o projeto. Ao concluir a visita, ele destacou que o projeto é “um marco” para o país, pelo fato de permitir o domínio nesse segmento industrial.”

Fonte: Ministério da Defesa

42 Comentários

  1. Para azar da Marinha e do Brasil somos obrigados a ver e aturar esse inepto falando bobagem e passeando mais que cachorro de madame. O que ele não diz é que o Estaleiro foi construído em um arranjo suspeitíssimo onde a DCNS e não o governo brasileiro escolheu a Odebrecht (curiosamente uma das maiores doadoras de campanha do iluminado de Garanhuns) sem licitação e que a baleia branca atômica apenas será lançada em 2025. Já obsoleta….

    • Na sua ótica tais projetos trarão nada à tecnologia nacional, e quando o país souber que entrou numa enrascada monstra… será tarde pra comprar uns de prateleira urgentes depois de todos os tramites burocraticos destes acordos anteriores?

      • Sem querer interromper, mas acho que é isso mesmo… a muito tenho observado que sempre estamos na contramão do desenvolvimento de fato… compramos sempre o errado e deixamos o correto a ver navios, literalmente… “a verdade está aqui dentro”…

      • X-tudo:

        Tanto o Submarino como os helicópteros foram aquisições desastradas. Nesse último caso, os helicópteros estão custando praticamente o preço de um F-16 Block 50 recém saído de Fort Worth. Tudo pelo fato de que o governo brasileiro está simplesmente financiando a Eurocopter para ela transferir tecnologia para ela mesma visto que a Helibrás é sua subsidiária. Tudo isso partindo da premissa de que haverá mercado off shore no Brasil por causa do pré-sal. Ocorre que, caso os EUA consigam resolver os problemas ambientais da exploração de gás de xisto, o Pré-sal se torna inviável economicamente.

        Quanto aos submarinos, cabe dizer dizer o seguinte. É uma arma excepcional mas sozinha não é garantia de nada. Quando o USS Nautilus foi lançado a USN já era um colosso. Aliás era muito maior que hoje. O mesmo se deu com os primeiros SSN russos, que integraram uma marinha que crescia para se contrapor à USN. Algo parecido se deu na RN e na Marine Nationale. Ocorre que a MB atualmente está sucateada, a ponto de ter de canibalizar fragatas e ter apenas meia dúzia de escoltas em operação. Como Terá condições de arcar com os altos custos de um sub nuclear? E quanto ao projeto em si, irá em 2025 apenas e tão somente igualar o que os SSNs da Classe Swiftsure já faziam nos anos 70.

      • Concordo Tireless so levamos ferro da França e ate ja vi alguns profissionais destes setores e militares pregando aos quatro cantos as maravilhas destes empreendimentos.
        Eu ja citei a uns dois anos atraz um estrategista do Pentagono especializado em America Latina e que por sinal é negro e nascido no Brasil e inclusive foi ele quem denominou o SNBR como Baleia Branca.
        Segundo suas declarações acertariamos se optassemos pelas Freem Francesas e por Submarinos Alemães.
        Quanto ao EC725 a cara de broa que nossos militares ficarão quando perguntaram aos Franceses a respeito dos sensiveis e estes alegaram que pertenciam a terceiros e que deveriamos nos entendermos com eles.Mas se comprometeram por contrato repassarem tudo não foi !
        O EC725 Lula o adiquiriu para a Petrobras.
        Talvez o SNBR que apenas tera propulsão nuclear e sera banguela de armas nucleares venha tambem a servir para pesquisa profunda e prospecção para a Petrobras.
        Quando um pais vincula a sua defesa e a sua segurança atrelando-a a interesses privados,comerciais,vende a si mesmo ao cobiçador.

      • Pois é Maluquinho, se tomamos ferro com os helicópteros (preço de F-16 e ToT de francês para francês), tomamos ferro com os subs (baleia branca desdentada e DCNS contratando a Odebrecht sem licitação), porque que alguns acham que não iremos tomar ferro com o Rafale?

        Mistééééério… 🙂

      • Os srs. tem razão.

        Eu não vejo continuidade, estabilidade.

        Bem que o gen. Heleno disse antes do Min. entrar que não há lugar para ideologia dentro das FA’s.

    • Pois então projete voce um submarino melhor….. se estiver achando ruim, elabore um projeto melhor

      É melhor fazer alguma coisa de util do que passar o dia reclamando na internet falando besteira

      Quanto a Odebrecht, voce conhece outra empresa capaz de levar esse projeto à frente?

      ENGRAÇADO É A MANIA QUE VCSES TEM DE ATACAR O PT E ESQUECER DE QUE SÃO OS MILITARES QUE ESTAO COORDENANDO O PROJETO

      E FORAM OS MILITARES QUE PERTURBARAM POR ESTE SUBMARINO

      E FORAM OS MILITARES QUE GESTARAM TUBOS E TUBOS DE DINHEIRO PÚBLICO DESDE OS ANOS 70 E NÃO CONSEGUIRAM NADA MAIS QUE UMA MAQUETE

      Mania ridicula de querer blindar os orangotangos de farda

      .

      • Vc só se esquece que esse país só existe devido aos “orangotangos de farda” que mantiveram durante séculos as fronteiras nacionais onde estão… meu país não foi criado em 2002 por essa camarilha de BANDIDOS… mas cada vez mais vc se entrega como empregadinho do pt… sua mascara caiu faz tempo… vc sim, vive na net defendendo essa corja de mau elementos ladrões que estão delapidando meu país… vc é carta fora do baralho, amiguinho… a história provará isso, quer queira ou não… não vai adiantar se rasgar todinho qndo passarmos todos na ponta do sabre… o povo demora mas não tem piedade qndo é atraiçoado…

  2. É um bobalhão dando declarações para brasileiros bobalhões.

    O nosso atraso na fabricação e aquisição desse importante armamento ( do qual já deveriamos ter uns quatro, desde os anos 80, percorrendo permanentemente os oceanos do mundo, fora os por aqui de prontidão pelo litoral) não nos tirará do atual patamar diplomático medíocre no qual estamos atolados, e se a coisa Defesa Nacional continuar futuramente com esses números projetados por esses idiotas, permaneceremos ainda atolados por esse século todo.
    Será que esse pretencioso Ministro da Defesa acha que engana a todos com essas conjecturas patéticas?…

    Nos meados da próxima década de 20, nossos atuais concorrentes internacionais estarão com suas forças bélicas ainda muito mais potencializadas que as nossas futuras pretendidas.
    Basta ver todos seus novos NAEs já saindo das docas, e os próximos com projetos a todo vapor que serão lançados ao mar ainda nesta década por Índia, China, Inglaterra e Rússia, isso para não falar nos USA.
    E o que dizer então das centenas de esquadrões de novos caças que estão sendo estruturados nesses nossos competidores diretos, com aviões de 41/2ºG, 5ºG e 6ºG?
    Fora toda uma rede de defesa espacial já desenvolvida por eles, além de estar sendo ampliada e aperfeiçoada, cada vez mais.

    Enquanto que nós estamos fazendo lançamento de foguetinhos de treinamento, parecem projeto de ciências de colégio de segundo grau (mas para testar o quê mesmo? os dijuntores e relés de Alcântara?). Porque nem sequer uma simples sonda que faça bi-bi-bi em baixa órbita nosso programa de 50 anos consegue lançar.

    Infelizmente, não será um ou seis subnucs apenas, e em processo de lançamento para muito no futuro, que mudará nossa situação internacional de simples cães domesticados, alegresinhos e obedientes.

    Esse esforço dos subnucs é louvável e bem vindo, porém chegará muito tarde e de forma insuficiente.

    Já estamos num ponto tecnológico internacional em que precisamos urgentemente acordar para o atraso bélico espacia total em que nos encontramos, esses subnucs serão quase nada na arena bélica que está sendo montada.

    Este Amorim e seu MD, junto com todas as nossas FAs, estão brincando escandalosamente com nossa defesa. E a responsabilidade é deles (que são pagos para isso), de baterem de frente com o Executivo e Legislativo exigindo compromisso orçamentário, nos dias de hoje, para atualização real e imediata de nosso poder de defesa nacional.
    Parem de trololó Amorim, Saito, Russef etc

    Chega dessa conversa fiada de futuro… O Brasil não pode mais esperar.

  3. Exercício de futurologia, ou será de realismo:

    O novo patamar mundial brasileiro, com os tais números lá da END e da nossa educação, será para pior…

    A tendência a médio e longo prazo é a importância do Brasil no mundo cair.
    Quem discorda, ou quer saber de dados para minha afirmação acima, é só olhar um pouco para os seguintes pontos: Para a qualidade do ensino na rede pública, que está colocando alunos semi alfabetizados no segundo e terceiro graus. Para esse sistema brasileiro de aprendizagem no qual a aprovação não depende do educando saber ou não, e onde os professores se veêm obrigados a não avaliar corretamente os estudantes. Portanto o futuro da educação nacional só vai piorar. E ainda com safras de novos e piores professores.

    Este nosso país que já enfrenta séria carência de mão de obra qualificada. E isso que tem crescido economicamente a taxas muito restritas. Certamente que assumirá um novo patamar de importância… só que mais para baixo.
    Assim, estamos, com todas essas nossas agendas sociais, tributárias, militares, eleitorais e penais erradas, ficando afundados, enraizados e colados no terceiro mundo.

  4. Alia, o Inepto foi primeiro lugar com Honras no Itramaraty… ganhou uma bolsa de estudos pra estudar na Áustria

    e voce Tirelles ??

    Foi pelo menos quadro de Honra na Alfabetização ?

    Ou sera que vc tem mesmo só inveja de quem consegue chegar aonde NUNCA vai estare????

    Para o seu desespero, o Amorim está muito acima das suas capacidades….

    pelo menos ele não se resume a ficar latindo de site em site fazendo patrulhamento ideologico

    Coisa que voce e a meia duzia de atordoados do monte das tres oliveiras fezem todo o dia e ainda acusam os outros deste pratica….

    • Falou asneira duas vezes, ouve duas vezes…..

      Minha cara macaca de auditório petralha, você se acha muito espertinho mas cada vez mais deixa patente a sua mediocridade intelectual. Ter um bom desempenho acadêmico não é certeza de que a pessoa será um profissional competente, e Celso Amorim é prova viva. Como chanceler levou a cabo uma política externa totalmente divorciada dos interesses da nação e a serviço de uma ideologia. Como resultado o Brasil perdeu credibilidade no exterior ao aliar-se ao que havia de pior na América Latina e no mundo, e tão cedo não terá uma vaga no CS da ONU em virtude do escárnio sofrido pela rejeição do acordo nuclear fajuto.

      Como Ministro da Defesa, não bastasse não ter tocado nenhum programa novo ainda obstaculzarizou o FX-2 posto que ele, junto com o não menos inePTo Marco Aurélio Garcia, são as únicas pessoas no GF que ainda defendem a escolha política-etílica do estadista de sindicato. A presidente Dilma, que não é tola,não quer comprar um vetor caro e de relação custo-benefício duvidosa como é o caso da Cocote francesa.

  5. Alias, o “Inepto” foi primeiro lugar com Honras no Itramaraty… ganhou uma bolsa de estudos pra estudar na Áustria;;; é elogiado por varios outros embaixadores ao redor do mundo

    e voce Tirelles ??

    Foi pelo menos quadro de Honra na Alfabetização ?

    Ou sera que vc tem mesmo só inveja de quem consegue chegar aonde NUNCA vai estar ????

    Para o seu desespero, o Amorim está muito acima das suas capacidades….

    Ele não se resume a ficar latindo de site em site fazendo patrulhamento ideologico

    Coisa que voce e a meia duzia de atordoados do monte das tres oliveiras fezem todo o dia e ainda acusam os outros deste pratica….

    PARABENS AO MINISTRO AMORIM… UM HOMEM CULTO E INTELIGENTE… CAPACITADO… UM GENTLEMAN

    AS CHEERLEADERS PIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • É impressionante que filmes encomendados por bilionários e seus asseclas ainda façam devotos nos dias atuais. Gente egoísta ao extremo. Esquecem que liberdade exige responsabilidade, fraternidade e igualdade, no mínimo, de oportunidades. Pintam os regimes comunistas como nações fracassadas e, ao mesmo tempo, os colocam como grandes ameaças para a maior nação do planeta. Uma visão é oposta da outra, nações fracassadas não são ameaça a nada e a ninguém. No entanto, o estado de bem estar social, conseguido pelos países nórdicos, tem muito a ver com o caminho do meio. Estímulo à livre iniciativa e à criatividade, mas estendendo uma grande proteção estatal para os mais fracos. O mesmo estado que garante a propriedade, garante seu uso socialmente justo.

      • Se vc é idiota o suficiente para precisar que o estado pense por vc, eu não… o estado é uma entidade criada para servir o cidadão e não para ser servido… mas isso vc não defende porque está vendido ao sistema… acaso vc é membro de algum partido e esta mamando nas tetas do estado par defender esse estado de coisas ???… aprenda que o socialismo só dura enquanto durar o dinheiro dos capitalistas… ou então na base da ditadura, como em cuba, coréia do norte e outras pérolas mundo afora… e TODAS, como vc disse, FRACASSADAS… e liberdade nada tem a ver com fraternidade ou igualdade… essa falácia foi criada pelos socialistas… o indivíduo faz a sociedade e não o contrário… vá estudar o que produziu a escola de Frankfurt e verás que muitas das ditas “verdades” propaladas pelos socialistas foram criadas par ter o efeito oposto ao que vc professa… ignorância é foda… o Brasil não é o maior país do mundo, o mais poderoso, o mais rico, porque os idiotas dos socialistas não deixam, porque com isso acontecendo o povo iria perceber que não precisam deles para “prover” distribuição de renda, coisa que nunca fizeram, somente migalhas… simples assim…

    • Minha cara macaca de auditório petralha, você se acha muito espertinho mas cada vez mais deixa patente a sua mediocridade intelectual. Ter um bom desempenho acadêmico não é certeza de que a pessoa será um profissional competente, e Celso Amorim é prova viva. Como chanceler levou a cabo uma política externa totalmente divorciada dos interesses da nação e a serviço de uma ideologia. Como resultado o Brasil perdeu credibilidade no exterior ao aliar-se ao que havia de pior na América Latina e no mundo, e tão cedo não terá uma vaga no CS da ONU em virtude do escárnio sofrido pela rejeição do acordo nuclear fajuto.

      Como Ministro da Defesa, não bastasse não ter tocado nenhum programa novo ainda obstaculzarizou o FX-2 posto que ele, junto com o não menos inePTo Marco Aurélio Garcia, são as únicas pessoas no GF que ainda defendem a escolha política-etílica do estadista de sindicato. A presidente Dilma, que não é tola,não quer comprar um vetor caro e de relação custo-benefício duvidosa como é o caso da Cocote francesa.

    • Já conheci e tive professores, nas universidades que passei, cheios de diplomas e cursos no exterior, e nem por isso, vários deles, deixavam de ser verdadeiros bananas. Inclusive, vários, sequer tinham condições de serem professores, porém seus diplomas os puseram ali.
      As qualificações do corpo diplomático do Itamaraty, pouco fazem por um Brasil melhor, e até o contrário… têm feito nosso país pagar mico… essa pretensão patética ao CSO é uma delas.

      Nosso programa espacial é cheio de doutores e doutorandos e daí? Há mais competência, menos corrupção por isso? Ou apenas a eterna queixa de falta de verbas? Mas se é assim… impossível de se estruturar um projeto de lançamento orbital com esses patamares de financiamento, que sejam, pelo menos honestos, e saiam fora desse propinoduto.

      MD, cadê o sistema Pantsir em centenas de unidades para proteger nosso país? O que mesmo de real esse MD fez pela defesa do país até agora, a não ser dar continuidade a mediocridade de sempre?

      Menos meu Caro Rafa, menos!

      Mas fica a sugestão de postares comentários mais direcionados aos posts em pauta. A tua visão está muito restrita, apenas aos comentaristas, e pouco ilumina o debate geral sobre defesa brasileira que ocorre nesta área de comentários do PB.

      Troca de tecla colega, pois esta acima percurtida e repercurtida, já está bem desafinada.

  6. ALIAS, TIRELLES, COMO O NOSSO AMIGUINHO VADER MUDOU DE POSTURA EM RELAÇÃO AO PROSUB NÉ ?

    Houve um tempo em que ele elogiava o PROSUB e até o GUVERNO DAZIZQUERDAS FEIAS, BOBAS, FEDORENTAS e COMEDORAS DE CLIANCINHAS….

    O Carater de uma pessoa se mede pelas atitudes e coerencias… eu nunca me canso de DESMORALIZAR GENTE ASSIM….

    VAMOS LÁ, ENTÃO… RELEMBRAR É VIVER:

    .
    “Mas sempre tem uns dois ou três que acham que se pode comparar um projeto como este, que extravasa EM MUITO o âmbito da Marinha do Brasil, com o projeto de rearmamento da frota de caças da FAB. Realmente lamentável a postura chauvinista destes, que só buscam criar constrangimento entre as Forças Armadas, e politizar um projeto que é (como aliás deve ser) do ESTADO BRASILEIRO como um todo. Basta ver a quantidade de órgãos e empresas envolvidas para se ver que o projeto do Sub Nuc é um projeto do BRASIL e não simplesmente da Marinha (nada mais natural para algo desse porte, aliás).”

    ___________________________________________________________________

    Parabéns à Marinha. Essa é a Marinha do Brasil que dá certo, a Marinha dos submarinos, a Marinha para “negar o uso do mar ao inimigo” (ex vi END), a Marinha que efetivamente provê defesa das nossas costas, que impede nossos portos de se verem bloqueados, a Marinha que impede que o inimigo entre em nossas águas e que se imiscua em nossa plataforma continental e, porque não, no Atlântico-Sul. A Marinha que um dia meterá medo nas grandes potências do mundo que ousem cogitar em nos agredir. Nada daquela coisa ridícula de Porta-Aviões Opalão, armado com patéticos dois A4 Skyhawk. Resta-nos agora esperar e torcer para a efetivação de tudo o que foi planejado.

    ___________________________________________________________________

    No mais, parabéns ao Governo Militar, que teve a idéia de iniciar o desenvolvimento nuclear do Brasil, numa época em que nem se sonhava com tal poder ao sul do equador terrestre. Parabéns aos diversos governos que, uns mais e outros menos, sustentaram as verbas para manter o projeto em andamento, malgrado o enorme tempo que demandou. E (por que não?) parabéns ao atual governo por pelo menos ter dado maior visibilidade ao tema, ainda que a maioria das promessas (algumas embora mirabolantes) continuem, até o momento, virtualmente no papel.

    ___________________________________________________________________

    Como nossos subs ficarão necessariamente nas imediações de suas bases (Atlântico-Sul) poderão ser reabastecidos com maior freqüência, o que demanda uma pureza menor do U-235, e que por outro lado diminui a letalidade de eventuais acidentes, ao passo em que gera menos restrições de segurança, o que se traduz num custo humano e financeiro de manutenção do vaso muito menor. Repito: Um tiro NA MÔSCA da Marinha do Brasil. Novos parabéns.

    ___________________________________________________________________

    FONTE: http://www.naval.com.br/blog/2010/03/04/resumo-da-palestra-do-prosub/#comments

    PRONTO… PODEM RIR A VONTADE DA POSTURA COERENTE DO CIDADÃO..;.

    Engraçado é ele querendo entender de isotopos…. uhuhauhauhauhauhauhhauhuahuahua

    • Como você repetiu a mesma bobagem duas vezes, vou repetir a mesma resposta:

      Cara, sinceramente acho que você tem problema mental. Acho que você precisa se tratar.

      Porque garimpar comentário meu de três/quatro anos atrás na internet para ficar postando em outro blog só pode ser uma de duas coisas: ou paixão, ou doença mental. Como se presume que você seja, pelo nickname e a área de interesse, homem (?), só pode ser doença mesmo.

      Sinceramente cidadão, ou você ganha muito bem pra fazer isso, e nesse caso não passa de um trolzinho de bunker qualquer, ou você precisa procurar um médico urgentemente…

      Cidadão, eu não preciso provar nada pra ninguém. Nem obrigação de ter coerência eu tenho: não passo de um cidadão comum que pago minhas contas: não sou uma instituição e não respondo a um partido político, ao Zé Dirceu ou ao Mídia-Ninja. Ao contrário, pelo que parece, de você, que se acha o supra-sumo da sabedoria militar e bélica, mas é incapaz de tecer um único comentário aproveitável e só aparece em blogs para me atacar, seja por qualquer motivo que seja.

      Jovem Rafinha, ao contrário de você, que do alto de sua arrogância e empáfia sempre tem idéias pré-concebidas perfeitas e acabadas sobre tudo (como todo adolescente, diga-se de passagem), eu me reservo o direito de errar (não tenho nenhum compromisso com o erro).

      No mais, tudo isso foi escrito antes de se explicitarem as características do projeto: um submarino desdentado e desarmado, além de, como já havia notado, sub-abastecido, sem mísseis de cruzeiro sequer para atacar outra frota próxima, quanto mais para projetar poder. Um rascunho de submarino nuclear. Um subnuc de passeio, bem ao estilo da gentalha que nos governa, que vive de retórica.

      Lamentavelmente a Marinha teve seu projeto de cinquenta anos abduzido por esse gente, por culpa exclusiva de seu almirantado que se deixou levar pelos devaneios lunáticos de “Bravphil-PuThânfia” da corja que nos governa.

      E para piorar, um contrato obscuro em que a beneficiária estrangeira DCNS contratou sem licitação a empreiteira-oficial e financiador de campanhas do PT, a Odebrecht, para construir as instalações físicas da base, ou seja: sujeirada PeTralha pura e simples.

      Tudo isso me fez mudar de idéia sobre o Moby-Dick da Marinha Brasileira.

      Mas você tem razão, no caso eu realmente errei: foi uma das poucas e provavelmente a última vez em que cometi a tontice de cair na esparrela da propaganda oficial da PeTralhada furiosa. Já deveria saber que PeTralha asqueroso não faz nada que preste, mas fazer o que? Errei, confesso…

      Mea culpa, mea maxima culpa…

      Ficou felizinho agora? Ficou contentinho? 😉

      Pode desistir amiguinho: não importa o quanto lhe paguem para fazer o que você faz, você não irá me calar. Continuarei falando o que penso, ainda que seja para errar.

      • Falta de autocrítica? Oras, se eu acabei de lhe confessar que errei! Se isso não é autocrítica o que é então?

        Você que é doente o suficiente para escarafunchar comentário meu de três anos atrás em outro blog, pra vir aqui postar e encher o saco alheio.

        Rafinha, por aí afora já tão te chamando de baitôla por causa dessa sua perseguição idiota (e inútil, diga-se) contra mim.

        Toma jeito cabra. Vira macho vá. 😉

  7. Anos atrás o contra-almirante Antonio Ruy de Almeida Silva então diretor da Escola de Guerra Naval brasileira, escreveu:

    “A Marinha tem realmente defendido fortemente uma maior participação no esforço para proteger a área marítima sob jurisdição nacional, sugestivamente chamada de Amazônia Azul. Manter o controle da área marítima é um grande desafio que cresce à medida que as atividades relacionadas com o mar, ligados à exploração dos recursos vivos e não-vivos, aumentam como acontece com a exploração de petróleo na plataforma continental brasileira”.

    O termo Amazônia Azul capta a preocupação de longa data das forças armadas brasileira com a falta da presença do Estado na grande Bacia Amazônica (Amazônia Verde) oque representa uma vulnerabilidade à exploração estrangeira e descaminhos vários. A Marinha tem procurado fazer o ponto paralelo consciente de que o domínio marítimo deve ser aumentado, juntamente com outras medidas para defender o espaço marítimo do Brasil.

    A discrição de submarinos nucleares nos convém, idealmente, com a missão de dissuasão, um pressuposto fundamental da Estratégia Nacional de Defesa. E lembremos que, submarinos são plataformas ideais para a defesa contra outros subs…

    Em minha opinião oque motivou o programa do sub-nuclear do Brasil, é a real projeção de poder(dissuassão) e proteção de linhas de comunicação marítimas. A reboque, o sucesso da empreitada dará ao país a capacidade estratégica de projetar poder para “ajudar os amigos ou dissuadir adversários em qualquer lugar do mundo”.

    Na atual política externa, as aspirações de usar essa capacidade em longas distâncias da nossa costa não são evidentes é verdade. Mas a capacidade de fazê-lo pode influenciar o pensamento de um futuro governo, segundo a necessidade de preservar os interesses nacionais. Uma contingência neste sentido que poderia se desenvolver seria um maior envolvimento naval com os países africanos banhados pelo Atlântico Sul…

    Não nos esqueçamos que a END identifica a reestruturação da indústria de defesa do Brasil como principal objetivo, chamando-a de “inseparável da estratégia nacional de desenvolvimento.” O programa do submarino nuclear se encaixa neste contexto. Nesse caso, “Uma indústria naval avançada é justificada como necessária para facilitar o crescimento contínuo e a expansão da nação. Um complexo naval vibrante é um sinal de industrialização e prestígio internacional.”

    Reconhecendo uma simbiose entre o desenvolvimento militar e industrial, o acordo franco-brasileiro na construção de submarinos, prevê a transferência de tecnologia francesa, não só para a Marinha, mas também as empresas brasileiras. Touché!

    Na verdade o pensamento atual é o de que o Brasil “necessita construir uma indústria de armas no state-of-the-art, oque nos colocaria como um exportador ativo de armas.” Essa aspiração recorda o passado não tão distante, entre 1975 e 1988, o Brasil exportou 963 milhões de dólares em aeronaves militares, e ainda veículos blindados avaliados em US $ 1,7 bilhão. O projeto do submarino nuclear, por causa da natureza dupla de utilização de suas tecnologias, tem sido apontado como segura promessa de aumentar as exportações civis e militares.

    O Brasil como bem sabemos axpira uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas: estes movimentos da nova estratégia de defesa também pode ser visto como um passo para a implementação de uma política externa cada vez mais pró-ativa. Os objetivos desta política é a de aumentar a influência internacional do Brasil, oque poderia culminar com a concretização de obter o assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

    O Brasil é um serio candidato, juntamente com a Alemanha, Índia e Japão. Um dos problemas no encalço de todos estes postulantes a uma cadeira no CSN, tem sido seus rivais regionais que têm colocado objeções à sua seleção como membros permanentes do Conselho de Segurança.

    A oposição à candidatura do Brasil veio do México, Chile e Argentina. A Argentina propôs um assento permanente para a América Latina, a ocupação deste assento seria em rodízio entre os países da região. A liderança da missão de estabilização da ONU no Haiti a 10 anos pelo Brasil é visto como uma maneira de polir sua candidatura.

    Se o conselho permanente fosse aumentado para incluir o Brasil, Alemanha, Índia e Japão, o Conselho de Segurança englobaria todas as nove maiores economias do mundo. Índia e Brasil representam o segundo e o quinto países mais populosos, respectivamente. Dos candidatos, só a Índia tem armas nucleares. E não nos esqueçamos que alugaram submarino de ataque nuclear da Rússia, enquanto constrói outro.

    O desenvolvimento e aquisição do submarino nuclear pelo Brasil acrescenta o argumento de que o mesmo superaria o poderio militar de seus vizinhos regionais e neste caso seria um candidato natural devido ao seu peso politico, econômico e agora militar para um assento permanente. Desta forma o Brasil faria parte do seleto grupo de nações que possuem esse recurso indispensável para a dissuasão eficaz. Seria o “patrocínador do recém-formado Conselho de Defesa Sul-Americano”.

    Para o Brasil, o avanço tecnológico e potencial de exportação são considerações fortes, assim como o são para os Estados Unidos…

    O simbolismo atraente de aquisição de tecnologia de ponta para aumentar o prestígio internacional de um país é compreensível e normal.

    O fato de que as implicações do submarino nuclear para a estratégia marítima brasileira não serem tão claras neste momento não significa que não vão ser importantes no futuro.

    Essas plataformas e, especialmente, sua capacidade de projetar o poder letal de seus torpedos e mísseis de cruzeiro em qualquer lugar do mundo serve para alicerçar ativos complementares para apoiar uma estratégia de projeção de poder global do Brasil.

    Grato.

  8. E agora, Felipe?

    Vai inventar qual desculpa pro teu descaramento?

    Vai dizer que voce estava defendo o PROSUB mas com “avionica ocidental” ?

    Pq essa desculpa aqui nao cola :

    “No mais, tudo isso foi escrito antes de se explicitarem as características do projeto: um submarino desdentado e desarmado, além de, como já havia notado, sub-abastecido, sem mísseis de cruzeiro sequer para atacar outra frota próxima, quanto mais para projetar poder. Um rascunho de submarino nuclear. Um subnuc de passeio, bem ao estilo da gentalha que nos governa, que vive de retórica.”

    Pois o PROSUB nao mudou nada…

    Ele é agora do mesmo jeitinho de quando voce escreveu as suas PATACUADAS

    É melhor voce admitir que sofre de falta de vergonha…..simples assim…

    • Eu já lhe respondi acima, não vou cair nesse seu joguinho idiota de troll e ficar contestando as suas babaquices a cada vez que você posta ok?

      Já te falei Rafinha: se você não sabe fazer um único comentário que acresça ao debate sem atacar outras pessoas, fique de boquinha fechada que é pra não entrar môsca (ou outras coisas, rsrs).

      Não é à tôa que aqui e ali já lhe chamam por nomes nada elogiosos.

      Vira homem, rapaz!

  9. “É melhor voce admitir que sofre de falta de vergonha…..simples assim…”… e vc, admite ???… aliás, nunca teve…

  10. Heueheh Já ta chamando pelo o nome!

    Só falta agora o 1maluquinho fazer uns 20 comments seguidos cada um uma redação!.. E o Dandolo voltar com seus projetos!!

  11. Muitos de nossos internos admiradores das iniciativas tomadas pelos entreguistas do país chegam nesses espaços, de clara conotação patriótica, para achincalhar as iniciativas tomadas pelo estado quando este se propõe a trazer um pouco de luz e cultura tecnológica, as nossas antiquadas forças militares, ou qualquer uma que tenha como interesse principal fortalecer nossas bases culturais e de cidadania. São os mesmos que admiram o poder coercitivo da maior força militar do planeta, essa que impõe a todos os países ao redor do planeta suas regras unilaterais para uma convivência harmônica, democrática desde que aceitem suas prerrogativas de submissão, inclusive de abdicação de soberania. São os mesmo perdidos, que falsamente criticam a nossa fraqueza, enquanto estado, por permitir que nós (cidadania) nos tornemos alvos fáceis e vitimas de espionagem, mas não fazem qualquer preambulo, sequer mea-culpa, por terem seus parceiros admirados propiciado a persecução desse nível de invasão através das facilidades, estranhas, permitidas em passado recentíssimo.
    Os traíras, ou infiltrados, estão aqui dentro. Sempre se manifestam torcendo contra os interesses nacionais sendo facilmente identificáveis, já que sempre que vem a publico, ou ao publico, o fazem com criticas as ações de fortalecimento do estado brasileiro e a favor daquelas ações que nos tornam alvos fáceis da nação dominadora.

    • Amiga, jura que no grêmio estudantil onde você milita essa ladainha pseudo-nacionalista faz sucesso? Jura pra mim que o nível cultural da molecada anda tão baixo assim pra cair nesse seu conto do vigário?

      É, pelo visto o estrago feito pela PeTralha marxista (?) foi mais profundo do que eu pensei que fosse…

      • Esses muleques querem nos fazer acreditar que a perda de nossa soberania é culpa dos yankes e não desse governo entreguista que ai está???… rsrsrsrsrsrsrsrsr… quem dera fôssemos governados por republicanos !!!… meu sonho de consumo… estariam acabados nossos problemas… o Brasil seria uma verdadeira POTENCIA e não uma puftência… rsrsrsrsrs… eles ainda não entenderam que o problema esta aqui dentro e não lá fora… ou então estão vendidos aos esquerdistas… e o pobre ainda acha que estado forte se traduz em nação forte… rsrsrsrsrsrs… se assim fosse cuba seria uma potencia… rsrsrsrsrsrs… burro…

    • Julio Brasileira:

      “Os traíras, ou infiltrados, estão aqui dentro. Sempre se manifestam torcendo contra os interesses nacionais sendo facilmente identificáveis, já que sempre que vem a publico, ou ao publico, o fazem com criticas as ações de fortalecimento do estado brasileiro e a favor daquelas ações que nos tornam alvos fáceis da nação dominadora.”
      ————————–

      Perfeito meu caro…

Comentários não permitidos.