17 Comentários

    • Quem dera o NAE São Paulo navegasse, lança-se e recolhe-se aviões tal como a “sucata chinesa” Liaoning.

      Bela resposta chinesa ao que os “analistas de plantão” haviam profetizado:

      1) Os chineses não serão capazes de reconstruí-lo e torná-lo operacional com limitações antes de 2018;
      2) A marinha chinesa não possui doutrina operacional de NAE’s;
      3) Os chineses não possuem aviação naval e não conseguirão adaptar seus jatos;

      A necessidade de defesa e de projeção de poder, ensinou o “sapo chinês” a pular… enquanto isto em Pindorama…

  1. Quem dera o nosso opala tivesse reconstruído como o Liaoning e os nossos A 4 ao menos voassem, ou ainda, que realmente nossa Marinha tivesse ao menos 1 décimo de capacidade que a chinesa…

  2. Bizarro é o J15 dobrar o leme traseiro, pqp o porta aviões deveria ser o dobro do tamanho pra suportar o caça. fico imaginando, deve ser um transtorno danado operar estes caças no convés, fora que deve ser possível mobilizar muitos poucos aviões devido a dimensão deles.

    • Srs. sinceramente é muito esquisito ver esse aviões decolarem com tão pouca velocidade, e sem falar que eles aterrizam com pouquíssima velocidade também…fiquei impressionado!

  3. A China parte de uma moderna matriz de preparação (e que matriz!) de força naval com este porta aviões. O segundo que está a caminho deverá ser muito maior, portador de muito mais aviões e armamentos.

  4. Muito legal ver esses aviões enormes operando embarcados. Muito legal vê-los decolando através de Sky Jump.

    Os chineses estão de parabéns: país que quer ser PO-TÊN-CIA (e não PuTânphia 🙂 ) faz assim. Com certeza essa frota embarcada carrega em si um grande poder de dissuasão para qualquer um que não possua seu próprio grupo aéreo ermbarcado.

    E pensar que aprenderam grande parte da movimentação de convôo com a nossa Marinha…

    Também não sabia que o profundor do J15 se dobrava. Interessante.

      • Caro Raul, sempre brinquei (e continuarei) com a qualidade dos produtos chineses, mas jamais duvidei da vontade deles de ser potência bélica.

  5. Parece que o J15 é superior em alguns aspectos ao SU-33…e faz sentido, porque o J15 entrou em operação em 2012, um reprojeto bem mais recente do SU-33.

    O J15 possui um radar AESA e um computador de bordo mais potente do que o do SU-33. Seus motores também são mais potentes que os do SU-33.
    ——————
    Segundo o People’s Daily Online,

    “o Shenyang J-15 difere do caça russo porque tem uma aviônica de bordo mais avançada. Além disse, a aviônica do ARINC429 do Su-33 é inferior em velocidade de barramento de transmissão bidirecional de dados. O computador de bordo do Su-33 é capaz de fazer 170 mil operações por segundo, já o computador de controle do fogo do Shenyang J-15, o TS-100, pode fazer alguns milhões de cálculos.

    O jornal chinês ainda diz que o Shenyang J-15 não só pode prover a interceptação aérea melhor que o Su-33, mas que o caça chinês é capaz de combater em todas arenas da guerra moderna, bem como realizar com perfeição ataques aos meios de superfície inimigos.

    Segundo os chineses o Shenyang J-15 é feito materiais compostos modernos, o que faz dele ser mais resistente e mais leve que o Su-33.
    ————————————–

    • Fala sério, você realmente acredita nisso? Vamos ser realistas: as duas maiores indústrias aerospaciais do mundo são a dos EUA e a da Rússia, com a Europa como um todo vindo atrás. Como conceber que esse genérico do Su-33 pode ser mais avançado que o original se sequer um motor turbofan decente os chineses conseguiram fazer até agora? E o que dizer então da tecnologia de materiais compostos?

  6. Quanto ao porta aviões Liaoning,
    os próprios chineses já declararam que ele terá a função principal de formar doutrina e treinar tripulação e pilotos para os seus próximos porta-aviões.

    Mesmo o J15, provavelmente a médio prazo será substituído por um caça embarcado de 5ª geração…

  7. Os chinese deveriam pelomenos evitar as comparaçoes com o Su33,alem de copia-lo sem autorizaçao ,ainda tiram sarro da dolle (melhoramos o projeto kkkk),sao caras de pau , daqui a alguns anos os russos estarao importando aeronaves de sexta geraçao e drones dos chinas, TRAGICUS !

  8. Terapode :Os chinese deveriam pelomenos evitar as comparaçoes com o Su33,alem de copia-lo sem autorizaçao ,ainda tiram sarro da dolle (melhoramos o projeto kkkk),sao caras de pau , daqui a alguns anos os russos estarao importando aeronaves de sexta geraçao e drones dos chinas, TRAGICUS ! ==== São bem melhores q o Su-33, + ainda assim gostaria de ou o outro J-15 na n MB….soltando pecinhas, p sermos uma potencia e putencia e p ontem.sds.

  9. Imaginem que eles, alguns anos atrás estavam aprendendo com os nossos valorosos marinheiros!Agora já nos superaram!Realmente, se tivéssemos um opala desses e não um queijo francês estragado, estaríamos muito bem servido!Colocamos uma ingênua mandona e recalcada para nos conduzir ao futuro, azar o nosso!

Comentários não permitidos.