Hiroshima lembra 68 anos do lançamento da bomba atômica

hiroshima

Ato foi realizado no Parque da Paz da cidade japonesa –  Foto: AP

A cidade de Hiroshima lembrou nesta terça-feira (data local) o 68º aniversário do lançamento da bomba atômica que provocou a morte de centenas de milhares de seus cidadãos no final da Segunda Guerra Mundial, com uma cerimônia na qual pediu o fim da proliferação nuclear.

Durante o memorial, realizado no Parque da Paz da cidade japonesa, foi prestado um minuto de silêncio às 23h15 GMT (20h15 de Brasília). Nessa mesma hora, o avião B-29 Enola Gay das Forças Aéreas dos EUA lançou em 6 agosto de 1945 o que seria o primeiro ataque nuclear da história.

Calcula-se que a bomba, que foi detonada com uma intensidade de 16 quilotons a cerca de 600 metros de altura, muito perto de onde hoje fica o Parque da Paz, matou de forma imediata 80.000 pessoas.

No entanto, no final de 1945, o número de mortos já tinha subido para cerca de 140.000, e o de vítimas pela radiação nos anos posteriores aumentou muito mais.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, participou da cerimônia de hoje, e em seu discurso pediu o fim das armas nucleares.

Também discursou o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, filho de um dos milhares de sobreviventes da bomba. Ele clamou por uma Coreia do Norte e um “nordeste da Ásia” livre de armas nucleares e lembrou que o Japão ainda sofre, mais de dois anos depois, com os efeitos do acidente na usina nuclear de Fukushima.

A cerimônia deste ano reuniu representantes de 70 países, incluindo o embaixador dos Estados Unidos no Japão, John Roos.

Após o ataque sobre Hiroshima, os EUA lançaram uma segunda bomba nuclear em 9 de agosto de 1945 sobre a cidade de Nagasaki, o que forçou a rendição do Japão seis dias depois e pôs fim à Segunda Guerra Mundial. Os ataques nucleares sobre as duas cidades japonesas foram os únicos que realizados até hoje.

EFE

Fonte: Terra

30 Comentários

  1. As armas nucleares deveriam mesmo ser banidas. Foram úteis para acabar com a SGM, mas hoje são absolutamente inúteis e obsoletas.

    Infelizmente é muito difícil “desinventar” tecnologia bélica.

    Curiosamente o único caso de banimento de uma tecnologia bélica ocorreu no Japão do período Edo, quando o Xogunato Tokugawa (séc XVI) baniu as armas de fogo por quase 300 anos.

    • Acho que há uma confusao de datas ai amigo Vader,a primeira arma de fogo chegou ao Japão em 1543 por intermédio dos português,em 30 anos o japão era o país que mais possuia armas no mundo tamanho a sua difusão entre o povo.
      Quanto ao restante concordo com vc,mas realmente é impossível banir as armas atômicas,e por ironia a capacidade mutua de distruição dos E.U.A e URSS,serviu para mandar a Equação MAD(mutuallly assured destruction,),de destruição mútua valendo.

      Abraços

      • Exato caro Barca, as armas de fogo foram importantes na unificação do Japão, especialmente em Sekigahara, e utilizadas até o fim dos conflitos, mas posteriormente foram proibidas pelos Xoguns, porque ofendia ao Bushido.

        Sds.

  2. Hiroshima e Nagasaki foram devastadas por sua bombas nucleares, e hoje são cidades modernissimas, com padrão de vida padrão em desenvolvimento humano.
    Ao saber disto olho para uma rocinha, um Capão redondo, um semi-arido nordestino, uma Baixada Fluminense (clima não e desculpa, israelenses plantam no deserto para sobreviver) e percebo que a longo prazo, politicos demagogos,povo alienado, e ideologias populistas de esquerda são mais destrutivas que uma bomba atômica 🙁

    • ate hoje tem japones nascendo todo torto nao adianta construir em cima de radiaçao ,eles fazem isso pois o pais deles é menor que o rio de janeiro
      japao perdeu a honra e vive hoje com bases gringas e de cabeça baixa para os americanos ,mas com certeza o dia que eles tiveram oportunidade se vingaram dos gringos
      eu sou mais brasil ,brasil poem israel no bolso e japao no outro bolso tanto é verdade que temos colonias judias e japonesas muito maiores que os que foram la para trabalhar
      o problema é comparar o 5 maior pais do mundo com esses nanicos ,que vivem porque os estados unidos deixa a hora que os gringos quiserem entregam o japao para a china e as coreias
      sobre o israel é outro debaixo da saia yanke
      brasil acima de tudo

      • Isso prova que os yankes quem mandam no mundo e não os cães raivosos que os querem destruir…

      • então para o zoinho azul o mundo todo é israel e japao
        de geopolítica é um acéfalo rsrsrs ,sempre puxando o saco dos gringos
        se o titiu pedofila SAM entrar na aqua até a altura da cintura o zoinho azul morre afogado rsrsrs

      • Não preciso defender ninguém… a razão me assiste, ao contrário de vc, esquerdalha…

        “X-tudo
        7 de agosto de 2013 at 19:40

        Olha… dou plena razão!

        “o Japão Imperial era um inimigo temível e que, mesmo inapelavelmente vencido, se recusava a capitular incondicionalmente, e as estatísticas com base na invasão de Okinawa apontavam para pelo menos um milhão de baixas americanas na invasão das grandes ilhas japonesas, isso SEM CONTAR as baixas do lado japonês, que com certeza seriam imensamente maiores (calcula-se em até 3 milhões de mortos entre civis e militares).”

        Mas hipocrisia quanto a esta ação tem em todo canto!

        É proibido!.. Vão dizer que você é maluco… Que é um Hitler… coisa assim.”…

  3. Como coreano, esse teatro anual dos japoneses me irrita. São capazes de compaixões imensas quando se trata deles mesmos, mas quando se trata dos outros são capazes de mostrar a maior indeferença do mundo sem qualquer constrangimento ….
    Essa cultura deles de não admitir o erro e barrer os problemas por baixo do tapete vai ser a ruina deles já a médio prazo, vide fukushima que dizem foi um desastre imenso mas as autoridades proibem divulgar dados sobre o mesmo por medo das consequencias políticas e financeiras. Dizem que metade da ilha já está contamidada por radiação e muitos países desaconselham seus cidadãos de visitar a ilha e agora num ato que denuncia a gravidade da situação o governo criou uma lei que torna crime divulgar dados de medições de radiação no Japão dentro do país.
    Enquanto não mudarem esta mentalidade de continuidade a qualquer custo vão semeando as sementes de sua condenação para o futuro … se negam a aprender com o passado construindo a fundação de seu futuro com mentiras e deixam de adotar os remédios amargos, mas necessários, de que precisam por medo ….
    Quem conhece a cultura japonesa sabe da dualidade da cultura deles, uma coisa por fora, outra por dentro …

    • parabens exel ,eu sou de uma regiao de sao paulo que teve muitos japoneses ,na verdade sao ate meus trutas ,mas quando eram crianças eu percebia um pouco de racismo hoje nao mais ,pois foram trabalhar no japao e perceberam q,uma amiga minha ficou quase loca com o estilo de vida deles outro começou a usar CRIsTAL tipo de pedinha de la
      a yakusa domina a cidade e nao existe armas la para os pobres meu truta falou que um 22 custa quase 5 mil reais pelo mercado negro
      sobre a radiaçao agora esta indo para o mar ,mas o mundo dos ecologistas esta apenas na nossa amazonia

      • sobre os ecoxiitas dessas ongs financiadas por estados unidos e inglaterra ,quando o empresa americana vasou milhoes de litros de petroleo nao teve uma ong maldita para falar nada ,mas aqui essas ongns nojentas ridiculas querem mandar no nosso pais
        vermes que so fazem peso na terra
        certo estra a russia que mandou elas catar coquinho ,
        no japao como é hoje apenas uma base militar yanke as ongns estao proibidas de falar a verdade que eles estao destruindo o planeta sem dar nenhuma satisfaçao

  4. Coitado do Einstein…

    Quando ele viajou para os EUA, com suas idéias da relatividade geral e restrita, efeito foto elétrico e etc, mal sabia ele que iria entregar nas mãos dessa gente um conhecimento que serviu para aniquilar duas cidades inteiras onde viviam apenas camponeses….

    Mas eu ja li comentários de gente hipócrita (que hoje veste a mascara do “banimento das armas nucleares” ) defendendo a explosão das duas bombas nucleares afirmando que aquilo que os EUA fizeram foi “apenas ganhar a guerra”

    Dou um doce pra quem adivinhar quem foi essa pessoa!

    • Defendo MESMO o lançamento dessas duas armas!

      Os aliados estavam numa guerra terrível, o planeta inteiro estava destroçado pela mais feroz guerra que a humanidade jamais viu, o Japão Imperial era um inimigo temível e que, mesmo inapelavelmente vencido, se recusava a capitular incondicionalmente, e as estatísticas com base na invasão de Okinawa apontavam para pelo menos um milhão de baixas americanas na invasão das grandes ilhas japonesas, isso SEM CONTAR as baixas do lado japonês, que com certeza seriam imensamente maiores (calcula-se em até 3 milhões de mortos entre civis e militares).

      Hipocrisia? Hipócrita é gente como você, que não faz a menor idéia do que seja um campo de batalha (o mais perto que chegou de uma arma de fogo foi no videogame), e o que significa enviar milhões de jovens de tenra idade para a morte certa, jovens estes que já passaram pelo inferno na Terra, tanto na Europa como no Pacífico, criticar uma decisão que serviu para salvar a vida de milhões de pessoas de AMBOS os lados do conflito.

      Hipocrisia? Hipócrita é querer dizer que estivesse o sr. Rafinha no lugar do Presidente Harry S. Truman, e fosse o Brasil (e não os EUA) a estar em guerra com o Japão, com o país em pandarecos, a economia em frangalhos, com o governo devendo para Deus e o mundo e sem saber como comprará munição de fuzil para o mês seguinte, centenas de milhares de caixões por enterrar, e mais e mais chegando a cada dia, e você mandaria milhões de jovens brasileiros desembarcarem nas praias japonesas, para enfrentar um inimigo terrível e determinado a lutar até o último homem por seu Imperador e o bushido.

      Hipócrita? Hipocrisia em você é mato, Rafinha… Por isso que suas (invariavelmente) desfundamentadas e ideologicamente enviesadas intervenções beiram o patético…

      • Amigo, não gaste vela boa com defunto ruim… o trolando lero acima só quer divagar… então, mande-o a merda já de primeira… mas acho que seu recado não foi só para o dito cujo… parabéns… quem sabe a historia além daquela contada pelo professor barbudinho vermelhuxo do ginásio sabe que foi necessária, apesar dos pesares…

      • Olha… dou plena razão!

        “o Japão Imperial era um inimigo temível e que, mesmo inapelavelmente vencido, se recusava a capitular incondicionalmente, e as estatísticas com base na invasão de Okinawa apontavam para pelo menos um milhão de baixas americanas na invasão das grandes ilhas japonesas, isso SEM CONTAR as baixas do lado japonês, que com certeza seriam imensamente maiores (calcula-se em até 3 milhões de mortos entre civis e militares).”

        Mas hipocrisia quanto a esta ação tem em todo canto!

        É proibido!.. Vão dizer que você é maluco… Que é um Hitler… coisa assim.

      • Do ponto de vista militar faz todo sentido o ataque nuclear e nenhum país do mundo hesitaria em faze-lo naquelas circunstâncias ,o próprio Japão cogitou fazer um ataque usando armas químicas contra os EUA e se tivesse a bomba atômica com certeza estaria no leque de possibilidades.

    • Olha…

      Vestiram a mascara com respirador…

      Digo…

      A carapuça

      De mais a mais, falsidade é que nem rolha de cortiça, vc pode prender no fundo d’água, mas uma hora ou outra ela sobe e aparece

      E nao adianta verborragia e palavras retiradas de petições online feita por advogados talentosos…

      Isso ai só convence a meia dúzia de atordoados

  5. Vader, vc é tão hipócrita de um jeito, que voce acabou de levar uma rolada na trilogia pq estava criticando aqueles que querem caças russos na FAB….

    Essa é boa!!!

    SÓ QUE VOCE MESMO JA DEFENDEU O MIG 35 para a FAB…

    Quer que eu mostre o link com o seu comentário?

    Cara

    Vc faz pena…. Vc nao tem nem firmeza naquilo mesmo que vc diz….

    Uma pessoa assim nao merece respeito

    • Tá mudando de assunto Rafinha, meu camarada vermelhinho?

      “Pagou pau?” Correu da raia?

      Responde lá em cima meus argumentos seu pulha! 🙂

  6. Vader, Ta ai o seu comentário sobre o MIG 35

    “Linda aeronave, sempre lembrando que Mikhoyan-Gurevich nunca fez aeronaves de acrobacia… Deveria ter tido uma chance no FX2.

    MiG-35 com aviônica ocidental seria “demais pra nós”… ”

    http://www.aereo.jor.br/2010/07/26/mig-35/#comments

    E agora, la na trilogia, vc fica querendo diminuir quem defende o PAK FÃ pra FAB ???..

    CARA, QUAL É A TUA ?

    La no exercito o pessoal batia tua cabeça no chão ? Te fizeram passar por algum treinamento que te fez perder o juízo ou a COERÊNCIA?

    E nao é só isso nao…. Eu ja te vi defendendo o KC 390…. Hoje, vc chama o avião de KCT….

    Eu ja te vi falando que o PROSUB era estratégico…. Hoje vc desce a lenha

    Rapaz, vá se tratar que é melhor… E leve o Tirelless com vc

    • Pelo jeito que vc está chamando a atenção do Vader, ta parecendo que tu ta querendo uma relação mais intima com o cabra… é o que estou pensando ???… pergunta primeiro se o cara é comprometido… ou não importa para tu ???… rsrsrsrsrsrsrsrs… o amor é lindo !!!… surge como uma flor no meio do deserto da indiferença… rsrsrsrsrsrsrsrs… hoje eu to poético… rsrsrsrsrsrs…

      • Kkkkkk, pára com isso amigo Blue Eyes, pelamordideus, tô começando a ficar preocupado com esse “rapaz”, rsrsrs…

        Eu hein? Credo-em-cruz, que nojo…

    • Nem quando tenta me desmoralizar você consegue caro Rafinha, meu camarada vermelhinho.

      Sabe porque?

      Porque você não sabe ler! Você é BURRO caro Rafinha! 🙂

      Se soubesse, teria percebido que eu falei num MiG-35 com AVIÔNICOS OCIDENTAIS! Leia-se (mas claro, para isso precisa ter um mínimo de formação e tirocínio, coisa que você não tem, meu jovem): uma aeronave ocidental com a carcaça russa.

      Da mesma forma que o MiG-35, também já defendi o caça sino-paquistanês para a FAB. Mas isso tudo em ÚLTIMO caso, caso tudo o mais falhasse, vale dizer: se a FAB praticamente ACABASSE! Como eu falei em meu comentário recente, única hipótese de o ac russo (qualquer um, mas especialmente o de – suposta – 5a geração) ser adotado.

      Mas ao invés de você ficar, como um biltre, importando para o espaço do E. M. Pinto as polêmicas de lá, porque você não dá as caras pra bater por lá?

      Sabe porque Rafinha?

      Porque você é covarde!

      Porque você sabe que lá o nível é muito mais alto que sua trollagem ridícula pode aguentar. Porque você sabe que por lá iria ser ridicularizado, desmoralizado e escorraçado como A BARATA QUE É!

      E como você não produz absolutamente NADA de conhecimento útil, como você não faz um único comentário que valha a pena, mas só sabe atacar quem você não vai com a cara, como você aliás não passa de um troll de bunker pago (quem te paga Rafinha? É o Dirceu? O Mídia Ninja? O Paulo Henrique Amoral? Conta aí pra nós…) para criar cizânia no espaço dos outros, você acabaria advertido pela moderação e, como não mudaria seu ridículo modus operandi (até porque é a única coisa que você sabe fazer) seria devidamente BANIDO de lá.

      Vai lá discutir os assuntos de lá, vai Rafinha? Tenha coragem rapaz!

      VIRE HOMEM RAPAZ! 😉

      • Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

        Um cara que se esconde atras do anonimato mandando os outros virar homem…

        Huahuhauhauhauhuahuahuahuhauhauahuau

        Eita…. O negocio nao ta fácil pra ninguém !!!

        E eu nao preciso me mexer muito pra te desmoralizar…

        Voce mesmo ja faz isso por mim…..

        E que desculpando esfarrapada eim? Voce defendeu o MIG 35, nao importa a avionica… Ponto!

        Alias, vc sabe o que é avionica?

      • “Um cara que se esconde atras do anonimato”

        Se soubesse 0,0000001% da conjuntura em que se encontra… desejaria estar anonimo sem duvida!…

Comentários não permitidos.