Rede terrorista Al-Qaeda tem por objetivo um território da Síria fronteiriço com a Turquia

syria_revolution-600x320

Natalia Kovalenko

Rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) estão preocupados com sua situação. A rede terrorista internacional Al-Qaeda tem vistas sobre um território da Síria, fronteiriço com a Turquia. A Al-Qaeda planeja desalojar o oposicionista Exército Livre de regiões setentrionais da Síria e anunciar sobre constituição de um Estado islâmico naquela zona, anunciou um representante de rebeldes sírios em entrevista ao jornal árabe Ash-Shark Al-Awsat. O ELS não pretende ceder suas posições a islamitas, mas não é capaz de combater em duas frentes.

Deste modo, islamitas podem sujeitar ao controle o fluxo de armas e munições da Turquia e apropriar-se de rendimentos do contrabano de petróleo sírio e do fornecimento ilegal de diferentes mercadorias, destaca Serguei Sergichov, perito em orientalística:

“As autoridades turcas não pretendiam muito dissimular fornecimentos de armamentos. Chamam-no de “ajuda ao povo livre sírio na luta contra o regime sangrento de Bashar Assad”, mas isso tem o nome de contrabando no mundo civilizado. Para além de armas, continua um contrabando comum daquilo que tem grande demanda nas regiões atingidas pela guerra – de medicamentos, de artigos alimentares, etc. Tudo isso se envia através de certos pontos na fronteira, que islamitas tentam sujeitar ao controle. Caindo em cima das trocas transfronteiriças, eles obterão instrumentos de influência na população da Síria.”

Tal perspetiva não agrada rebeldes do Exército Livre Sírio, que, perdendo fluxos de armas e de finanças, não terão a possibilidade de se opor às forças de Bashar Assad. Sua situação ficará ameaçada. Hoje na Síria combatem muitos agrupamentos armados que têm seus pontos de vista sobre o futuro do país, ressalta Boris Dolgov, perito do Centro de Pesquizas Árabes do Instituto de Orientalística da Academia de Ciências da Rússia:

“Há diferentes agrupamentos entre as forças antigovernamentais. O chamado Exército Livre Sírio, apoiado pelo Ocidente e a Turquia, proclamou como seu fim derrotar o regime de Bashar Assad, mas não apoia a constituição de um Estado islâmico. Há também agrupamentos ligados à Al-Qaeda, como, por exemplo, o Jabhat al-Nusra. Há agrupamentos que representam a ala radical da Irmandade Muçulmana. Há também ligados às forças islâmicas libanesas. Os agrupamentos islâmicos têm por objetivo criar um Estado islamita na Síria. Por isso assiste-se a uma briga dentro da oposição armada da Síria.”

Recentemente, estas divergências tornaram-se sobretudo evidentes. Um alto representante do ELS, Kamal Hamami, que chegou ao estado-maior de radicais islamitas para discutir ações conjuntas, foi morto a tiro por causa das contradições.

Atualmente, os representantes do Exército Livre Sírio declaram que não admitirão a instalação de islamitas no país. Está claro, contudo, que o ELS não tem forças para lutar em duas frentes. Tentando desviar atenção de si, o Exército Livre orienta o principal golpe das tropas de Bashar Assad para agrupamentos islamitas, considera o orientalista Boris Dolgov:

“Nos últimos tempos, as tropas governamentais sírias têm realizado uma série de operações bem-sucedidas contra todos os extremistas: tanto contra o ELS como contra o Jabhat al-Nusra, desalojando-os das regiões, em que eles periodicamente controlam a situação. Por isso, os comunicados de que a Al-Qaeda teria pretendido formar um Estado na Síria são passos propagdísticos por parte da oposição.”

Entretanto, na opinião de analistas, não se pode desconsiderar plenamente a Al-Qaeda. Os exemplos de outros países – Iraque, Afeganistão e Mali – mostram que extremistas islamitas aparecem depressa lá onde o poder enfraquece. Portanto, é muito provável que eles tentem fixar-se na Síria.

(*) Titulo original desta matéria: Extremistas da Al-Qaeda oprimem rebeldes sírios

Fonte: Voz da Rússia

2 Comentários

  1. Rebeldinhos rebeldinhos… tomem tenência rebeldinhos… E agora? O Bashar al-Assad não parece tão lunático e malvado agora não é mesmo? Vocês criaram o monstro, agora tratem de se livrar dele… Já to até vendo… vão tomar uma coça numa luta de dois frontes, e vai sobrar pra quem? As forças constituídas da Síria, o exército e afins, ter que limpar a merda que fizeram… E uma lição também para a Turquia, olha ai a cagada monumental que fizeram, criaram sarna pra se coçar, agora tá ai, o monstro dando baforada no cangote do Erdogan. E não foi por falta de aviso dos Russos… Agora aguenta. E no fim, quem vai pagar o pato? O cidadão sírio, que vai ser jogado no meio de uma guerra religiosa que a poucos anos atrás não existia.

    • concordo, quem sofre é o povo sirio, e o assad vai ganhar facilmente pois tera o apoio de muitos se isso realmente acontecer de eles(al-qaeda) quererem uma parte do território sirio.

Comentários não permitidos.