ESCOLA NAVAL TERÁ ASPIRANTES FEMININAS A PARTIR DE 2014

EN-2010

Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM)

brasao_heraldica-190x281Dentro do espírito de atualização e de aprimoramento da administração do pessoal da Marinha, em 2014 será admitida a primeira turma de Aspirantes femininas no 1º ano da Escola Naval (EN), no Corpo de Intendentes.

Serão disponibilizadas 12 vagas específicas para candidatas com 18 anos completos e menos de 23 anos (no dia 1º de Janeiro de 2014), e que concluíram o ensino médio.

Durante o Curso de Intendência na Escola Naval, as Aspirantes estudarão as disciplinas afetas às áreas de administração, contabilidade geral e de custo, orçamento, finanças, abastecimento, logística, auditoria, entre outras.

Além da formação profissional-militar, as Aspirantes receberão aulas de Educação Física, com a prática de esportes que poderão levá-las a pertencer às várias equipes, como esgrima, vela, remo, vôlei, basquete, orientação, atletismo, judô e tiro, entre outras, e de também fazer parte dos vários grêmios, como os de línguas, xadrez, comunicações, aviação, mergulho, música, fotografia, etc.

Ao final do curso de quatro anos na Escola Naval, as Aspirantes serão declaradas Guardas-Marinha, ocasião em que farão o 2º ciclo de instrução embarcadas no Navio Escola, e nesse período, de cerca de 6 meses, terão a oportunidade de visitar países das Américas, Europa, percorrendo os Oceanos Atlântico, Pacífico, e Mar Mediterrâneo, entre outros.

Após o regresso da Viagem de Instrução, as Guardas-Marinha Intendentes (IM) serão nomeadas 2º Tenentes, e designadas para exercerem atividades de Tenentes (IM) nas diversas Organizações Militares do País, como os Centros de Intendência, Bases Navais e Fuzileiros Navais, entre outros.

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) está elaborando o Edital do Concurso Público de Admissão à Escola Naval, que em breve será divulgado, com os detalhes inerentes às etapas como provas, inspeção de saúde, testes psicofísicos e verificação de documentos, incluindo vagas exclusivas para candidatas do sexo feminino, especificamente para o Corpo de Intendentes da Marinha.

Fonte: DEnsM via Poder Naval

8 Comentários

  1. Sou da antiga nesse assunto. Isso de mulher em forcas armadas, seja como soldado, oficial, sargento, marinha, aeronautica e exercito nao pode ser serio. Sei que todo o mundo faz isso, mas tenho minhas reservas.

    • X-TUDO conhece a historia de Maria Quiteria a heroina da independencia?
      Filha unica de um viuvo,fugiu de casa para alistar-se na formação do Exercito Brasileiro quatro anos antes da independencia.
      Lutou como um bravo soldado para expulsar o colonizador Portugues.
      Apos a independencia a pedido de D.Pedro II foi trazida a corte no rio de Janeiro para ser condecorada por ele com a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul.
      Maria Quiteria morreu esquecida e na pobresa.
      Um povo sem historia é um povo sem cultura e sem identidade.
      Comemora-se a criação do Exercito no dia da vitoria da batalha dos Guararapes e essa data é apenas comemorativa.
      A verdadeira criação do Exercito Brasileiro se deu 4n anos antes da proclamação da independencia no interior da Bahia por vontade popular.D.Pedro II apenas pegou carona na ideia.

      • Uma coisa eu sei. Se não fosse a doutrina militar de portugal!… o Brasil seria hoje mais de 20 países!…
        Agora… a eficiência de aproveitamento no que tange às oportunidades das épocas afim de progredirem! É outros quinhentos!…

      • Não foi a eficiencia da doutrina de Portugal meu caro e sim de termos tido um imperador expansionista e dedicado como D.Pedro I e outro modernista e perfeccionista como D.Pedro II.
        Depois deste dois isso aqui começou a virar o furingo da mãe Joana e a piriquitinha da Creuzinha.

Comentários não permitidos.