ESPIONAGEM ÓBVIA E ULULANTE: BRASIL SABE DESDE 2001 QUE OS EUA ESPIONAM INTERNET

How the NSA's Echelon Spy System Works

 “O governo brasileiro já reconheceu por duas vezes, em 2001 e em 2008, que os EUA comandavam um sistema de coleta de informações que tinha a capacidade de “intromissão em comunicações eletrônicas” em todo o mundo.

Em depoimento prestado ao Congresso em 2008, no governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o engenheiro eletrônico Otávio Carlos Cunha da Silva, diretor do Cepesc (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Informações) da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), confirmou aos parlamentares: “O Echelon intercepta todas as comunicações. […] E não há só um Echelon, há o Echelon americano, o Echelon europeu”.

No relatório final de 198 páginas, há vários depoimentos de antigos funcionários do governo americano que confirmam a atuação do sistema desde os anos 70 pelo menos.”

Brasil sabe desde 2001 que os EUA espionam internet

RUBENS VALENTE

DE BRASÍLIA

O governo brasileiro já reconheceu por duas vezes, em 2001 e em 2008, que os EUA comandavam um sistema de coleta de informações que tinha a capacidade de “intromissão em comunicações eletrônicas” em todo o mundo.

Em depoimento prestado em 2001 à Câmara dos Deputados, o então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência no governo FHC (1995-2002), general Alberto Cardoso, disse aos parlamentares que os EUA desenvolveram um projeto, com o nome código de Echelon, em associação com Reino Unido, Irlanda, Austrália, Canadá e Alemanha.

O projeto tinha a capacidade de interceptar comunicações por e-mail, voz e fac-símile, segundo um relatório do Parlamento Europeu daquele mesmo ano. Segundo o general, além do Echelon, também tinham capacidade invasiva os governos de França, Itália e Rússia.

O sistema Echelon também era controlado pela NSA (Agência de Segurança Nacional), hoje foco de novas denúncias a partir de vazamentos feitos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden.

Em depoimento prestado ao Congresso em 2008, no governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o engenheiro eletrônico Otávio Carlos Cunha da Silva, diretor do Cepesc (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Informações) da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), confirmou aos parlamentares: “O Echelon intercepta todas as comunicações. […] E não há só um Echelon, há o Echelon americano, o Echelon europeu”.

Indagado por um deputado sobre que tipo de informação poderia ser captada pelo sistema, Silva explicou que era toda comunicação “que está no ar”, em “satélites, links de micro-ondas, torres”.

Silva indicou que o GSI havia estudado o Echelon: “Esse equipamento envolve seis países, é uma rede de países. A gente até poderia fazer uma apresentação depois sobre isso. Mas é uma rede de países envolvidos, com uma rede de supercomputadores envolvidos, com um volume de recursos absurdamente envolvidos para esse processo”.

RELATÓRIO EUROPEU

O Echelon foi, em 2001, alvo de uma ampla investigação no Parlamento Europeu, aberta após reportagens publicadas pela imprensa europeia ao longo da segunda metade da década de 90. A apuração acabou por comprovar a existência do sistema.

No relatório final de 198 páginas, há vários depoimentos de antigos funcionários do governo americano que confirmam a atuação do sistema desde os anos 70 pelo menos.

Há, porém, indicações de que ele foi criado em 1948, quando da assinatura do acordo de cooperação de inteligência “UKUSA”, do tipo “Sigint”, sigla que indica espionagem de ‘sinais inteligentes’, de comunicações e eletrônicos, assinado por Reino Unido, EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

Segundo o relatório, o Echelon foi usado pelos EUA para colaborar com a empresa americana Raytheon por ocasião da disputa, lançada pelo governo brasileiro, por serviços e equipamentos para o sistema de vigilância da Amazônia, o Sivam. Os americanos venceram a disputa.

Fonte: Folha 

17 Comentários

  1. Ministro diz ter certeza de que EUA acessaram informações
    Paulo Bernardo afirmou que dados sobre leilões de exploração do petróleo do pré-sal podem ter sido monitorados; no Senado, ele detalhou vulnerabilidade do uso da internet no país

  2. Há e sempre houve consciência da possibilidade de espionagem e provavelmente por isto, já estão em andamento projetos como a construção de dois cabos submarinos de fibra ótica pela Telebras (em parceria com outras empresas privadas nacionais ou internacionais). O primeiro deles fará a ligação Fortaleza-Caribe-Europa, e o outro, Uruguai-Brasil-África-Europa.

    A noticia é de Julho/2012 e não sei qual o andamento atual, más certamente será impulsionado pelas recentes revelações do Big Brother estadunidense…

    ——————————-
    26/07/2012

    “Até o final de agosto a Telebras fecha as composições dos consórcios para a construção dos cinco cabos submarinos. A informação foi dada nesta quarta-feira (25) pelo presidente da estatal, Caio Bonilha, após reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o andamento do projeto.

    Pelo projeto, avaliado em R$ 1,8 bilhão, serão construídos cinco cabos óticos submarinos, totalizando 24 mil quilômetros e com início de operação previsto para 2014. O primeiro trecho e o mais importante prevê conectar o Brasil aos Estados Unidos, a partir de Fortaleza (CE). O segundo liga Fortaleza (CE) a Angola. Nesse trecho, de cerca de 6 mil km, o principal parceiro é a Angola Cables e ele pode ser, posteriormente, estendido para os países do Bric.

    O terceiro cabo sai também de Fortaleza para Rio de Janeiro e São Paulo. O quarto, sai de São Paulo e de lá para Uruguai e Argentina (posteriormente), com vistas à integração do Anel Sul-americano. O quinto trecho é o que liga Fortaleza a Portugal, na Europa, ainda em consolidação.”
    ————————————-

    O governo quer ainda incentivar a construção de anéis óticos na América do Sul para tentar evitar que o tráfego de dados da internet precise passar pelos EUA. O primeiro a ficar pronto foi em Santana do Livramento (RS), no mês passado, com a interconexão da estrutura de fibra ótica entre o Brasil e o Uruguai, parceria entre a Telebras e a Antel, empresa de telecomunicações uruguaia. Está sendo negociada a parceria com os governos da região, a próxima é a ligação entre as redes da Telebras e da empresa argentina Arsat.

    Para uma fonte do governo, as medidas não vão assegurar totalmente a segurança, mas ou o país se isola do mundo ou haverá sempre o risco de invasão da internet. Um especialista do mercado concorda. Ele disse que espionagem é crime, coisa de ladrão. Ele defende um trabalho conjunto em várias frentes, inclusive com cláusulas de sigilo nos contratos.

  3. Já estava prevista também a instalação de um “Ponto de Troca de Tráfego (PTT) internacional – centro dados em que todas as estradas da internet se encontram.”
    ————————————————-

    “O centro de dados, chamado de PTT internacional, deverá ser instalado em Fortaleza. Atualmente o país só conta com pontos de trocas nacionais. Os PTTs internacionais em operação estão instalados em Estados Unidos, Japão e Europa – são por eles que passam todas as informações dos usuários de internet brasileiros, quando vão acessar qualquer site cujo provedor esteja em outro país: por exemplo, ao conectar-se ao Facebook ou ao Google, está fazendo uma conexão internacional para os EUA.

    O ex-ministro das Comunicações Juarez Quadros disse que já existe penalidade prevista no artigo 5º da Constituição para quem viola dados, que é reclusão de dois a quatro anos e o pagamento de multas. Mas isto somente para a empresa que estiver instalada no país – uma vez que não se pode processar uma companhia estrangeira.

    – A exigência de ter o Ponto de Troca ajuda porque garante que a empresa possa ser penalizada pela lei brasileira, mas não garante a segurança e a privacidade. A segurança será sempre violável em termos tecnológicos – disse ele.”
    ——————————————

    Essencial é também o sempre postergado satélite geoestacionário…

  4. Por causa da repercussão causada pela revelação do Big Brother estadunidense, provavelmente também serão acelerados projetos internacionais como o BRICS CABLE:
    —————————————————–
    ” O BRICS Cable tem estado em fases de planejamento e viabilidade desde março de 2011, poucos meses após a admissão da África do Sul ao bloco de economias BRICS. Atualmente, os países BRICS estão conectados entre si através de centros de telecomunicações na Europa e nos EUA resultando em altos custos, e correndo risco de uma possível intercepção de informações financeiras e de segurança críticas para entidades não BRICS. A recente discussão no BRICS Business Summit concluiu que fatores críticos de sucesso para muitas das iniciativas dependem de uma infraestrutura de comunicação avançada de alta velocidade. Também é necessário garantir uma alta capacidade e conectividade direta entre os países BRICS para oferecer serviços onipresentes e confiáveis.

    Baseados nas discussões e informações reveladas, o BRICS Business Forum, em uma declaração conjunta, animou seus membros a aprofundar seus engajamentos econômicos entre os países BRICS e todos os interessados relevantes do BRICS, através de uma contribuição positiva para garantir que o projeto seja realizado rapidamente. Além disso, em um café da manha de negócios separado dos BRICS, realizado pela África do Sul, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, animou aos participantes a apoiar o projeto e executar seu papel na aceleração da execução do projeto.”

  5. Quem é o culpado do roubo de informações nacionais é o próprio governo brasileiro, culpado por saber da existência desse aparato e não fazer nada para impedir a espionagem ou sequer dificultar o roubo dessas informações !
    Agora que o caldo entornou eles veem falar de criação de marcos regulatórios,de uso de provedores hospedados dentro do Brasil e etc,mas a pergunta é porque não fizeram isso em 2001 ou 2008?
    Estas medidas são boas,mas estão chegando com atraso diante da constatação da espionagem em 2001 e 2008 !
    Por isso eu afirmo que o Brasil esta entregue nas mãos de incompetentes, está assim desde 1500,a pergunta agora que todos fazem é:
    _ Será que tomarão providências agora, ou irão reconhecer o problema pela terceira vez e nada fazer além do que já anunciaram ?
    Mas como eu disse a um tempo atrás, os gringos deveriam estar tentando saber o final da novela ou o ganhador do BBB, pois é límpido e claro que os governos do país (quando digo governos eu digo todos sem exceção,desde 1500 até hoje,senão vem alguém me acusar de fazer política ideológica para esse ou aquele governo !) não investem em tecnologias que possam ser roubadas,se o fizessem teriam em tese mais cuidado !
    Se quisermos ser player de verdade temos que mudar muita coisa e criar um aparato eficiente para dificultar a espionagem estrangeira ,como dizem o segredo é a alma do negócio !
    Alguns jornais disseram que a ABIN,foi incapaz de prever as megas manifestações que ocorreram recentemente, e olha que tudo estava escancarado nas redes sociais para quem quisesse ver !
    Meu apoio as manifestações esse é o único caminho para arrumar esse país,governado por incompetentes!

    • Sempre o inimigo real é o interno… sempre… pra que precisamos dos yankes se aqui temos os esquerdistas nos governando e traindo nossa soberania???…

  6. “O BRICS Cable interconectará com o cabo WACS, na costa oeste da África e com os cabos ESSAY e SEACOM no leste do continente. Isto permitirá que os países BRICS tenham acesso imediato aos 21 países da África e que os mesmos tenham acesso às economias BRICS. A data prevista para que o projeto esteja pronto em meados ou no segundo semestre de 2014.

    Nos últimos 12 meses, a resposta dos estudos de mercado, tráfego e viabilidade realizados demonstraram a viabilidade comercial do projeto, mostrando uma taxa de retorno razoável (IRR pela sigla em inglês) para esse tipo de projeto. Durante esse período, os governos do BRICS, assim como as operadoras de telecomunicações nessas economias, têm sido persuadidos a avaliar sua participação e os resultados têm sido retumbantemente positivos.”

    Fonte: AFP – via R7

  7. funcionários americanos dizem que fazem isso desde a década de 70 ,é tempo para roubarem todas as empresas brasileiras e suas inovações o empresariado e faculdades brasileiras tem que cobrar os políticos para cortar esse mal pela raiz

    • Grandes inovações !!!???… no país dos petralhas???… verdade… inovam em como limpar os cofres publicos… é deles que vc sugere cobrar ética ???!!!…

    • Condordo… esquerdista bom é esquerdista preso… pra não baterem a carteira da gente que sustenta esse país…

  8. Coisinha básica em manuais de ciência política. Não se faz nada em profundidade sem formar maiorias sociais e política num país. É fácil dizer “o governo sabia e não fez nada”. Não é bem assim, tem muitos interesses econômicos e políticos em disputas na nossa sociedade, principalmente de setores nacionais consorciados com o sistema financeiro internacional. São partes importantes de relações seculares de dependência econômica, cultural e geopolítica. Para um governo assumir um caráter nacionalista no continente tem que enfrentar muitos adversários, tanto externo como interno. Chavez, Correa e Moralez que o diga. Sofre todo tipo de acusação e sabotagem. É especulação com moeda, monopólios industriais e comerciais que definem taxas de inflação e juros, e ainda tem a seu favor o controle total da mídia corporativa que reproduzem seus interesses além da influência parlamentar. Sem estender muito o assunto, um exemplo disso ocorreu esta semana, acho que viram, foi o boçal Bolsonaro, um ex-militar que alguns aqui já idolatraram, e que foi contra votar uma moção contra os Estados Unidos. Isso ajuda a pensar um pouco sobre as dificuldades que um governo de esquerda enfrenta para governar e fazer reformas, mesmo fazendo concessões numa grande aliança política.

  9. O SIVAM qdo em licitação foi objeto de espionagem!Faça o mesmo no EUA, pra ver no que acontece!Essas nossas lideranças estão ultrapassadas, são ainda do tempo da maquina escrever, o cérebro também!Tá na hora de mudar geral, passar a vassoura na bruxa e nos duendes medíocres que nos governam!Sangue novo, gente nova!Tá na hora de montarmos uma campanha na nete com esse fim para 2014!Não essa eco-chatice da marina silva, de querer fazer do Brasil uma potencia ambiental!Mesmo porque os EUA e a Europa vão adorar!

    • Vc pegou o espirito da coisa… querem nos manter a eterna fazendona… com a ajuda dos “verdes”, a nova cor da esquerda caviar…

1 Trackback / Pingback

  1. espionagem óbvia e ululante: brasil sabe desde 2001 … – Plano Brasil

Comentários não permitidos.