O dia em que o ministro Fernando Henrique Cardoso descobriu o que é “espionagem”: secretário de estado americano sabia mais sobre segredo militar brasileiro do que ele

HONORÁVEIS BANDIDOS 2 PALMÉRIO DÓRIO EM BREVE NAS LIVRARIAS BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA FHC2

Sugestão: Leandro Mello

Quando era ministro das Relações Exteriores do presidente Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso teve, na prática, uma  lição de como a “espionagem” funciona. Durante uma escala nos Estados Unidos, a caminho de uma missão diplomática no Japão, FHC ouviu do secretário de estado americano, numa conversa privada, uma pergunta sobre um segredo militar brasileiro.  FHC desconhecia o assunto. Já na presidência, Fernando Henrique soube que o projeto a que o secretário americano se referia de fato existia. Em suma: o secretário de Estado americano sabia mais sobre o Brasil do que o então ministro das Relações Exteriores brasileiro.

Numa entrevista que fiz com ele ( publicada, na íntegra, no livro DOSSIÊ BRASÍLIA : OS SEGREDOS DOS PRESIDENTES” – que traz, também, depoimentos de José Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco), FHC descreve a cena:

Qual o grande segredo o senhor teve de guardar quando estava no poder mas pode revelar hoje ?

FHC: “Não é um grande segredo. Aconteceu antes de eu estar na presidência: quando estava indo para o Japão, como chanceler do presidente Itamar, passei pelos Estados Unidos, onde o secretário de Estado, Warren Christopher, depois de uma conversa agradável que teve comigo e com várias pessoas, me disse que precisava me falar em particular: “Ministro, temos informações de que o Brasil vem obtendo material secreto da Rússia para fazer mísseis” .  Fiquei surpreso ! Brinquei na resposta que dei ao secretário de Estado: “Se o Brasil e a Rússia estão fazendo, só se for com financiamento americanom porque estamos em uma crise grande…”

Tempos depois, já como presidente da República, fui informado de que o Brasil tinha, efetivamente, conseguido controlar o sistema de lançamento de satélites – que, na verdade, é o mesmo ( usado para mísseis). Era esse o fato.

Tomei, então, a seguinte decisão: “Vou anunciar ao mundo que o Brasil dispoe da tecnologia”. Combinei com os ministros militares e com o Itamaraty que iríamos propor que o Brasil entrasse para o sistema internacional de controle – que se chama MTCR ( Missile Technology Control Regime – ou Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis).

Vim para São Paulo, fui até São José dos Campos, para o lançamento de um avião da Embraer que faz tanto sucesso hoje: o 135. Fiz o discurso. Tive, então, uma surpresa: ninguém no Brasil deu importância ao que eu disse ! Só quando saiu publicado nos Estados Unidos é que deram importância. De fato, tínhamos nos apoderado da tecnologia para o lançamento de satélites”.

O governo americanoo estava mais bem informado do que o senhor ?

FHC: “O governo americano sabia ! Quando voltei daquela viagem, falei com o presidente Itamar – que também não estava informado sobre o assunto. Aquilo foi feito com discrição. Era uma coisa boa: um desenvolvimento tecnológico nosso”.

Depois de eleito presidente, Fernando Henrique Cardoso teve conversas privadas com o presidente americano Bill Clinton. Num desses encontros, Clinton insinuou que o Brasil poderia ter uma presença militar na Colômbia, país que enfrentava dois problemas gigantescos: os cartéis da droga e a força da guerrilha:

O que é que o presidente Bill Clinton dizia ao senhor em conversas privadas ? O senhor foi convidado a passar um fim de semana en Camp David, a residência de verão do presidente…

FHC: “Fui a Camp David. O presidente Clinton queria que o Brasil tivesse um papel mais ativo na Colômbia – e até no Oriente Médio. Os americanos gostam que o Brasil tenha tenha um papel mais ativo em casos assim. Mas eu eu era muito restritivo, sobretudo diante da sugestão de que o Brasil fosse mais ativo na Colômbia, onde há guerrilha. Isso signficava, no fundo, presença militar brasileira. O que havia, ali, não era uma insistência de Bill Clinton: era uma conversa em que achava que o Brasil poderia ter esse papel.

Conversamos bastante sobre História. Clinto sabe muito de História: é um homem de cultura. Impressionou-me muito quando falou sobre a China e sobre a Rússia. Disse o seguinte: “A deve sempre perguntar a um país como esse: do que é que ele tem medo ? Qual o medo histórico desse país ? Qual é a ambiçao ? Por exemplo: a Rússia deve ter medo de ser invadida, porque já sofreu invasões várias vezes. Já a China deve ter medo de ser despadaçada pelos chefes da guerra. Deve-se perguntar: qual é a ambição de países assim ? São expansionistas ? Não são expansionistas ?”.

O senhor achou, então, que o presidente Bill Clinton esperava que o Brasil tivesse uma presença militar na Colômbia ?

FHC: “Clinton não me disse com essas palavras, mas a verdade era essa. Isso foi antes de os Estados Unidos terem essa presença tão ativa. O que ele disse foi: “O Brasil poderia ter um pouco mais de preocupação….”. Mas, nessa matéria, tínhamos uma posição muito mais retraída e muito menos intervencionista”.

Que resposta, então, o senhor deu ao presidente Bill Clinton quando ele fez essa insinuação sobre a presença militar do Brasil em território colombiano ?

FHC: “Clinton não falou nesss termos, em “militar”. É que havia, na Colòmbia, a guerriha e a droga – a questão mais séria. A resposta que dei foi a seguinte: “Temos no Brasil nossa política antidrogas, temos também a floresta amazônica – que, de alguma maneira, mas não tanto, nos protege”. A polêmica era a seguinte: os Estados Unidos queriam que houvesse um comando único da repressão à droga. O Brasil não quis. Queríamos ter nossa política. O fundo da questão é esse”.

Fonte: G1

38 Comentários

  1. “falei com o presidente Itamar – que também não estava informado sobre o assunto. Aquilo foi feito com discrição”

    @@… e aí o que acham? Vindo da pessoa que “mais” investiu nas FA’s… Tá cantando o bode ou fazendo boneco de palha?

    • Lembremo-nos que TODO SOCIALISTA é entreguista e APÁTRIDA… tanto aqui como na Europa, todos apitam o apito do tio sam… o ÚNICO realmente patriota foi Dr. Enéas… FHC, molusco, dilma… tudo farinha do mesmo saco socialista… vendem até a mãe por uns trocados… cadê a CPI do Nióbio???… porque o pt não responde a nação brasileira???…

  2. Fernando Henrique teve seus méritos na condução economica, mas como lider regional foi um presidente fraco, até mesmo vassalo, veja o que diz, assim que assumi e fui informado que tinhamos capacidade de lançar um satélite corri para assinar o MTCR, vá ser capacho assim no inferno, perdemos também a possibilidade de há 20 anos atrás de impor ordem nos países vizinhos que cultivam e fabricam cocaína,perdemos um cavalo selado proposto pelo Bill Clinton, deveríamos ter aceitado o desafio e com a benção americana destruir todas as plantações e fabricas de cocaína na Colombia,Perú e Bolívia,hoje não estaríamos vendo nossa sociedade reféns de narcotraficantes e a violência sem limites com milhares de mortes todos os meses, é o preço que pagamos por um governante fraco e capacho.Sem contar que teríamos que nos armar a altura para poder intimidar estes países a aceitar tal intervenção,no mínimo hoje teríamos uma força Aérea,uma Marinha e um exército no padrão de uma Itália.

  3. Isso é pra calar a boca de muitos que apenas vivem se desfazendo do Brasil.
    Com governo militar ou com governo civil temos segredos e muito bobo da area militar ou ligado a privados que participam disso ou daquilo e acham que sabem tudo o que aqui se tem ou se faz e inclusive seus estagios não sabe é de nada.
    Ja vai para tres anos que citei sobre um sistema de navegação independente que orientava-se por si mesmo ou seja,misseis,foguetes,aviões,embarcações,veiculos terrestres não dependeriam de nenhum sistema de orientação e orientavam-se por si mesmo.Isso é muito restrito,muito fechado e não se tem como saber como esta.O mesmo poderia tambem tanto usar o GPS quanto o Glonass.
    E tambem sobre um motor foguete que de tão potente derreteu o veiculo.Esse o ultimo informe que tive ja vai para quase tres anos e estava em fase avançadissima.Qula seria o emprego,não sei.
    Como citei tambem uma vexz sobre uma declaração que tive de um oficial da FAB que comandava o controle aereo no Rio de Janeiro ao qual me afirmou que no governo FHC tinhamos 36 F16 baseados em Santa Cruz que eram liberados para decolagens somente a noite.Ainda lhe perguntei se teriamos mais e ele disse que talvez sim em outras bases fora do RJ.
    É sabido que ja no final do governo militar e nos inicio dos governos civis tinham alguns hangares em Santa Cruz que viviam fechados e era area restrita.Ningum tinha autorização para entrar.
    Hoje essas coisas ja não estão mais la e diziam ate que tinham Migs adiquiridos atravez do Peru.
    Coisas de Halloween né !

  4. “O governo americano sabia ! Quando voltei daquela viagem, falei com o presidente Itamar – que também não estava informado sobre o assunto. Aquilo foi feito com discrição. Era uma coisa boa: um desenvolvimento tecnológico nosso”
    ——————————–

    Diversos projetos nacionais de desenvolvimento tecnológicos, que nem chegamos a saber que existiram… Já devem ter sido abortados por sabotagens, chantagens e pressões políticas estadunidenses.

    EUA: Uma grande mola propulsora do atraso brasileiro…!

  5. Os Americanos sabiam que algo estava sendo feito mas não tinham a certeza do que e jogaram verde para o otario e ainda bem que o otario estava boiando.
    No caso da tecnologia atomica ate no mercado negro e no leste Europeu foram para hoje termos propria tecnologia,proprias centrifugas e proprio programa.
    Uma nação soberana focado no avanço age assim subornando para se ter o que se precisa ter e não esperando ser subornada para abrir as pernas.

  6. o Brasil tinha, efetivamente, conseguido controlar o sistema de lançamento de satélites – que, na verdade, é o mesmo ( usado para mísseis). Era esse o fato.

    alcantra 2003 discorda do FHC.

  7. Fernando Henrique foi fraco vendeu a Embraer a vale do rio doce ,só ai já se tem uma noção que ele era no mínimo um sem noção
    agora ele quer passar como se a espionagem fosse uma coisa normal na verdade eu não vi nada na matéria falando em punição aos estados unidos
    mas acredito que esse governo que esta agora ira pelo menos não comprar os caças americanos poderia comprar dos russos seria uma boa forma de punição mínima mais seria um começo

    • Vender a Vale e a Embraer eu ate nem discuto, mas entregar a preço de banana isso me deixa indignado ate hoje. Que negocio mal feito, a Vale saiu mais barata que o tal de youtub e por ai vai.

      • Ainda bem que vendeu, hoje são duas potencias respeitadas no mundo todo. Empregam mais gente produzem tecnologia, exportam e pagam mais impostos do que em qualquer outro momento de suas historias, além de deixarem de ser cabide de emprego de políticos, la só tem gente competente, é meritocracia. Com raras exceções capitalismo de estado não funciona,o estado é ineficiente não sabe gerenciar, alias nada que pertence ao estado brasileiro pertence ao povo, isso é uma ilusão.As pessoas parecem não se dar conta que no Brasil nós vivemos para servir ao estado quando deveria ser ao contrario.

    • Tinha bases ou ainda as tem?Pelas declarações do consul Americano e do representante da inteligencia Americana quando afirmam que tudo seria explicado a inteligencia Brasileira e que ele e a policia no caso a Federal né tem intimidades com eles ai me vem na lembrança a um ano a Federal ter sugerido uma base Americana no Rio de Janeiro.Nesse Brasil de hoje em dia fica dificil saber quem trabalha para os caras e quem trabalha para o Brasil.

  8. ”Tempos depois, já como presidente da República, ?fui informado de que o Brasil tinha, efetivamente, conseguido controlar o sistema de lançamento de satélites – que, na verdade, é o mesmo ( usado para mísseis).
    Se dominamos tal processo porque não o usamos ?
    Não acredito nisso Itamar e FHC são dois manés e seus governos foram verdadeiras chanchadas !

  9. E o tipo de assunto q mostra pura fraqueza do n país..e o qto n lideres são obtusos em ñ prever tais ações do n nefaSSto irmão cain do norte, aliás, eles ñ são confiáveis.Se dependesse de mim estariam sempre sobre severa vigilância.Vítima bem armada ,predador faminto…e nem armados somos…trágico.Sds.

  10. Então o fato é que se esse bocó tivesse tido uma atitude mais proativa na Colômbia,hoje, quem sabe, não sentiríamos na nuca o bafo dos militares norteamericanos.

    • Ate que ele e o Itamar colaboraram sim com a Colombia.Houveram inclusive alguns bombardeios de napal a acampamentos das FARCs em territorio Colombiano pela FAB e incursçoes do Exercito Brasileiro tambem.Esse assunto é segredo de Estado mas existiu.A culpa dos Americanos estarem na Colombia é de Lula que jamais ofereceu ajuda a Colombia e muito pelo contrario,facilitava para seus companheiros guerrilheiros e narcotraficantes.

  11. Esse cidadão nem trocar um pneu de carro sabia. O plano real que o elegeu depois do Itamar não é cria dele, pedro malan, gustavo franco etc, é mentira que eles são os arquitetos dele. É tudo um monte de mxxxx dessa gente. Isso para não falar da reeleição do amiguinho clinton e o contrato para os americanos na licitação do Sivam na mesma época. A mutreta das tele nem se fala, e que bom que em seguida o Sergio Motta abotou o paletó de madeira.

    Mas a grande ironia é que sei imitar a voz do FHC. kkkkk!!!!!

    Quanto a segredos militares eles existem sim. Porém tenho a dúvida é de que se serão efetivos.

    Os buracos da serra do cachimbo é um deles, pois…
    Primeiro vc tem o defunto para depois então sim comprar o caixão e fazer a cova (portanto a cova é a última coisa)?
    Ou vc antes de tudo o mais, antes do defunto, já fica com um buraco esperando anos no cemitério?
    Devido a essa lógica de ordenação, fico na dúvida sobre esses buracos lá de Cachimbo terem sido abertos sem se ter antes já esperando o que seria destinado a eles.

    Mas isso é Brasil… América B. Ilhada entre espânicos e africanos.

  12. Esse imbecil do fggácê foi quem arriou as calças para os gringo e deu a soberania brasileira durante seu governo por uns trocados de Bill Pinto Lewiski.

    • E te digo com certeza que era o Jobim que o influenciava a serviço dos gringos.Que influenciou tambem a Lula com essa babaquice de cadeira no CS botando nossos soldados no Haiti pois quem deveria estar la era os EUA mas estavam de filme queimado.

  13. Boa noite Grandes Amigos, o que temos que pensar é que mais cedo ou mais tarde nosso Brasil será BRAZIL, Sendo BRAZIL, teremos que lidar com situações intervencionistas sim, se é certo ou errado isso a história irá julgar, Se o Brasil quer ser “Grande” ter voz e Vox no Mundo, terá sim que assumir seu lugar quando a”Força” for necessária, ai vamos ver sim algumas máscaras caírem! Grande Abraço!

    • Porque não alugarmos para um Sheik Arabe assim fica tudo verdinho,lindinho,limpinho e o salario quadruplica.

  14. Hoje eu estava á atender um grupo de 12 pessoas selecionados para cumprir função de divulgadores na corporação em que sirvo em Brasília, em dado momento falávamos sobre estabelecimento de um nação (pais), então, referir-me à Defesa, disse ser prioritária, ao que um dos ouvintes redarguiu-me, dizendo ser á educação prioritária, fiz-lhe ha seguinte pergunta: Se eu entregasse ao senhor uma bacia cheia de ouro, prata, diamantes, rubis entre outras preciosidades, acrescentada de milhões em dólares, reais, euro como também papeis de ações, incumbindo-o de aplicar os valores de forma rápida, segura, honesta e rentável, utilizado amigos que o pudessem auxilia-lo, qual seria sua iniciativa imediata? Ao que me respondeu, procuraria um lugar seguro para guarnecer á bacia abastada, e em momento posterior contataria os amigos, levantando suas capacidades, estudando e estruturando as ações á fim de serem bem sucedido. Em suma, o rapaz entendeu á prioridade que se faz na DEFESA.
    Quanto ao ex-presidente Fernando Henrique e os demais presidentes, com suas ações lesivas á nação (cito MTCR ( Missile Technology Control Regime – ou Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis), privatizações escusas, a que se devem muitas explicações aos brasileiros, como o que ocorrera com o maior complexo (laboratório) da América latina de pesquisa em aço, o qual fora vendido aos japoneses e muitas outras barbarias nas telecomunicações com perdas irreparáveis no desenvolvimento de tecnologia, caso haja investigações sérias sobre o assunto, a coisa vai estender-se á KMs. Espero um dia poder ver estes nomes no lodo, desonra e que a verdade venha á tona, pois este infeliz tanto quanto os outros, sabem que muitos dos brasileiros conscientes, os detestam, e á informação vem do mesmo lugar de onde, para onde e de quem estes servem.

    • E agora depois de venderem o Brasil este governozinho Bolivariano promove a toque de caixa a desnacionalização né!

  15. A charge está muito engraçada… kkkkkk!!!!!!
    Só faltava o Tiririca do lado olhando para o fhc e dizendo:”Abestado!” kkkkkk!!!!!!

  16. Para os senhores verem, dos russos!Logo por quê que temos que nos aliar com esses espiões, que trabalham para que nós não nos desenvolvamos tecnologicamente?São questões que devem considerar agora nossa líder ao se lançar nos braços dos estadunidenses, querendo os aviões de caça de deles, querendo o aplauso deles, as praticas de espionagem em nosso próprio território, e a ABIN dormindo! Isso é uma ofensa, ameaça a nossa segurança nacional efetivamente!Que faremos, então? É de se perguntar!Esse Fernando Henrique é um idiota, como diz o 1maluqinho, um entreguista, mesmo!O que o idiota faz, foi logo nos filiando ao sistema internacional de controle, bom servil!

  17. Gostaria de um esclarecimento: será que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é tão inocente sobre a espionagem dos EUA dentro do Brasil.
    Quem praticamente duo a EMBRATEL. através dela, passavam todas as comunicações brasileiras para o mundo, incluindo as militares e até dos países sul-americanos, que tinham que se conectar via EMBRATEL. O governo brasileiro têm que fazer uma investigação séria, já que os jovens foram as ruas colocados, não sei por quem, para pedir justiça sobre todas as formas de descasos que há nesse país. Que têm meu total apoio Também. têm que pedir justiça e cadeia, caso tenha tido ma fé.

    • Mão é so ele não meu caro,como tem inocentes neste pais ou se fazem de inocentes né vai ver recebem pra isso

  18. Os Carteis Colombianos começaram a serem desmontados com ações la na Colombia e aqui no Brasil.Isso é assunto de Estado meus caros mas aqui estava o financeiro dos mesmos.
    Em 1989 Pablo Escobar esteve refugiado em uma comunidade do Rio de Janeiro quando fugiu da prisão que ele mesmo tinha construido.Quando voltou,voltou para morrer.Houve todo um trabalho de inteligencia entre Brasil e Colombia.Como ja disse issso é assunto de Estado.Luladrão é quem potencializou as FARCs.Mas não contavam com a astucia da Arapongada né!

  19. Todo mundo nestas horas posa de inocente!.. Em alguns países já estariam sorrindo pro pelotão de fuzilamento.. aliás… tem bilhões e bilhões de riquezas brasileiras indo pro ralo até hoje todo o santo dia!… Se tivessem um pouco mais de controle.. não precisa muito não!! Só um pouquinho mais.. mas de todas as riquezas que o Brasil possui… o complexo de inferioridade do povo simplesmente sumiria!… povo mais miscigenado do mundo. Genética mina de ouro… queria ver qual a dos outros países se houvesse oportunidade e com sustentabilidade sob controle.

Comentários não permitidos.