Governo brasileiro quer marco da internet em resposta à espionagem

olho que tudo ve

RAFAEL MORAES MOURA

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta segunda-feira, 08, que o Palácio do Planalto considera “muito grave” a informação de que telefonemas e transmissões de dados de empresas e pessoas brasileiras tenham sido alvo de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos. De acordo com Ideli, como resposta à suposta rede de espionagem, o governo vai pedir a votação do marco civil da internet ainda nesta semana na Câmara dos Deputados.

“Dada a gravidade da situação criada com a questão da violação da comunicação, de possibilidade de violação das ligações telefônicas, de e-mails de brasileiros por esse processo que pode confirmar até uma base de operação em Brasília, é de muita importância que possamos todos, tanto os órgãos acionados pela presidente, quanto o Itamaraty, a Polícia Federal e o ministro Paulo Bernardo (das Comunicações), que possamos também da parte do Congresso darmos uma resposta muito pronta”, disse Ideli. “É inadmissível a violação à soberania e à privacidade dos cidadãos brasileiros. É algo muito grave. Também o Congresso Nacional responderá à altura.”

Questionada se a versão atual do projeto, relatado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), já era suficiente, Ideli respondeu: “Talvez tenhamos algum aprimoramento, até porque o fato ocorrido que vem a público talvez demande algumas alterações. Nada que não possa ser feito de forma rápida e pronta pelo próprio Congresso, talvez o ponto primordial seja o da guarda dos dados, das informações. A guarda dessas informações só pode ser feita no Brasil, (o objetivo é) impedir que possa ser disponibilizada ou passível de violação por outros países.”

Na avaliação de Ideli, está “absolutamente claro” que a soberania e a privacidade dos brasileiros estão em “xeque”. “Quando isso começou a aparecer em outros países, países da Europa que sofreram devassa, é claro que todos nós estávamos nos perguntando se isso não tinha acontecido no Brasil, e eu acho que veio (agora) a confirmação”, disse a ministra.

O objetivo do Palácio do Planalto é que o marco civil da internet seja votado, tanto na Câmara quanto no Senado, antes do início do recesso parlamentar, previsto para começar em 18 de julho.

 

Fonte: Estadão

13 Comentários

  1. compartilho do mesmo raciocínio…. pois temos de guardar os dados a que mesmo no Brasil… em todos os nives…
    os Brasileiros já estão cansados de toda vez, que tiver de processar ou solicitar a retirada de dados da rede mundial, como é o caso do “GOOGLE”. ter de entrar com processo na justiça Americana, pois os servidores do Google se encontra nesse país….

  2. Essa imbecil que ate tentou tirar o pré-sal do Rio de Janeiro e São Paulo e transferi-lo para Santa Catarina agora aproveita o fato como todos os outros integrantes deste governo mediocre e como todos parlamentares desta Republica de Ratazanas usarão isso e qualquer coisa parea mostrarem alguma coisa a sociedade.
    Ideli vai sentar num caqui.
    Eu que sou apenas um maluco varrido que so penso e falo abobrinhas,quiabos e gilós,desde mil novecentos e molequinho sei que os Estados Unidos nos são falsos,nos enganam e apenas so tem olho grande encima de nós e que nos espionam na verdade desde o final dos anos 30 intensificando a espionagem nos anos 50 e agora vejo esse tolo mundinho como assiduos esquizofrenicos do programa do datena,do fala que eu te escuto arrancarem calcinhas pelas cabeças como virgenzinhas escandalizadas diante do pupito.
    Ah fala serio,vão catar coquinhos.
    Então Europa traida e falida,aproveitem rompam com Anglos passem para os BRICS pois ate pinico para nosotros ja pediram.
    Na boa quero que todos eles afundem cada vez mais e que como Kamikases se lancem encima de um pobre coitado indefeso patra tomarem de vez um sacode do mundo.
    So a otaria Alemanha não espionava e viveu todo esse tempo condicionada e mesmo assim na Europa Ocidental são a maior economia,o mercado mais aquecido e o parque industrial mais robusto.
    E para mim eles e os Russos são os unicos e os mais inteligentes e criadores,todos mais apenas copiam,aprimoram ou compram ate clandestinamente o que foi criado por eles e não produzido por Ns questões.
    Capaxo assumido é um tal de Japão que por milenios botou terror na Asia e depois de tomar duas bombas atomicas virou um cagão masoquista.

  3. Eles não votando pela lei da mordaça tudo bem, sabe como é , podem entrujar um parágrafo simples e adeus liberdade de expressão, esses políticos sabem que eles próprios estão sem misericórdia na internet.
    No resto temos que agradecer ao cagueta yankee que abriu os olhos do mundo mais uma vez depois da weekleaks.

  4. Como sempre, esperam o ladrão atacar para providenciarem o cadeado !
    E gostaria de aproveitar a oportunidade e pedir ao governo, já que ele se encontra preocupado com o sigilo dos brasileiros e pedir uma internet de qualidade para esse povo que paga tão caro por esse serviço!

  5. Vão usar caso como pretexto para assim reduzirem nossa liberdade na internet,malditos oportunistas essa corja petista.Vou ter que submergir porque esses cretinos estão tornando nosso país cada dia mais autoritário com um controle do estado cada vez maior sobre nossas vidas.

    Vão todos para o inferno sua corja vermelha!!!!!

  6. Apoio incondicionalmente o Governo Brasileiro e ainda mais os eua tem de responder criminalmente perante tribunais internacionais por violações aos cidadãos do mundo, DEUS me livro de ter nascido em um pais onde a liberdade é apenas para ingles vê os eua são uma teocracia monocromática, pior que qualquer ditadura existente até hj.

  7. Esse marco regulatório NÃO atingirá a espionagem estrangeira que sempre existiu e existirá.Ela com certeza vai atingir o usuário comum de internet,ou seja eu vc e o país inteiro.
    Esse governo petista nojento usa qualquer desculpa para avançar sua agenda nojenta.

  8. Meu medo é que esse tal marco se transforme em um instrumento de espionagem e controle de informação do governo lullopetista e não um instrumento de defesa do estado brasileiro. O atual e governo e seu partido não sabem diferenciar uma coisa da outra.

  9. Tudo isso não passa de laozada de quem esta com a corda no pescoço e aproveita o lance pra tentar fazer um golzinho pra ver se vira o jogo.E qyem mesmo que eles vão botarem para levantarem isso heim kkkkk Ah babacas vão mandarem quem trabalha pros caras descobrirem o que kkkk Brasileiro é muito otario mesmo kkkkk

Comentários não permitidos.