Líbia: centenas vão às ruas em Trípoli pela saída das milícias

libia-protesto

Os manifestantes foram às ruas pedir o fim das milícias –  Foto: AFP

Centenas de manifestantes se reuniram neste domingo em Trípoli, na Líbia, para reivindicar a evacuação da capital por parte das milícias e “brigadas ilegítimas”, pedindo às autoridades que acelerem a formação de um Exército e de uma polícia “oficiais”.

Os manifestantes se reuniram desde de manhã na praça de Alger, no centro da capital líbia, para pedir a aplicação de uma decisão do Congresso Geral Nacional (CGN), a mais alta autoridade política do país, que determinou a retirada das milícias da cidade.

Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra as milícias e a presença de forças armadas na cidade. “Queremos um Exército regular e uma polícia”, “não às armas”, “sim à legitimidade” eram algumas delas.

Neste domingo, o premier Ali Zeidan apontou a necessidade “de dissolver as brigadas e outros grupos (de ex-rebeldes) e integrá-los individualmente ao Exército, ou à polícia”.

“No futuro, nenhuma pessoa carregará armas na Líbia, a menos que esteja no Exército, ou na polícia, e esteja submetida às leis militares (…) que impedem de exercer a ação política”, acrescentou Zeidan, em conversa com a imprensa.

Formadas durante a insurreição que derrubou o regime de Muammar Kadhafi, em outubro de 2011, essas brigadas são compostas por ex-rebeldes de diferentes ideologias, que lutaram contra o governo deposto.

Considerados heróis em 2011, esses “revolucionários” não hesitaram em recorrer às armas para defender sua existência e seus interesses e ficaram fora de controle. Hoje, são vistos como fonte de inúmeros problemas no país.

AFP

 

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. o pais mais rico do norte da africa hoje é apenas mais um do terceiro mundo ,novamente a classe media de la foram bombardeados pelo facebook com uma campanha tipo buling ,que consiste em mostrar que o seu pais é o pior do mundo ,coitados agora eles estão vendo o que é pior e ainda não foi tudo vai piorar
    esses manifestantes acharam que o seu pais iria mudar para melhor ,tomaram na testa ,

  2. Mais de um ano depois e as milícias ,continuam a impor o terror na Líbia,a forma como mataram Kadafi já mostrava o caráter desses heróis, e as imagens de Moatassem-Billah Gaddafi capturado vivo e depois sumariamente executado era prenuncio de um mau maior por parte desses rebeldes da OTAN que já brigavam entre si durante a revolta !

Comentários não permitidos.