Brasil pede explicações aos EUA sobre denúncia de espionagem

patriotahttp://www.dw.de/image/0,,16575100_303,00.jpg

Reportagem do jornal “O Globo” afirma que o Brasil foi o segundo país mais espionado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA no continente americano. Patriota afirma que governo recebeu notícia com preocupação.

O governo do Brasil pediu explicações aos Estados Unidos sobre a espionagem das comunicações de cidadãos brasileiros pela Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA, na sigla em inglês), disse neste domingo (07/07) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Segundo ele, os esclarecimentos foram solicitados por meio da Embaixada do Brasil em Washington e, ainda, ao embaixador dos EUA no Brasil.

A NSA monitorou atividades telefônicas e e-mails de empresas brasileiras e particulares na última década, como parte das suas atividades de espionagem, segundo noticiou neste domingo o jornal O Globo, citando documentos fornecidos pelo fugitivo Edward Snowden, ex-consultor de inteligência da NSA que denunciou um gigantesco esquema de espionagem.

Patriota disse que o Itamaraty recebeu com “grave preocupação” a notícia de que contatos eletrônicos e telefônicos de seus cidadãos estariam sendo monitorados. Patriota deu as declarações em Paraty, no Rio de Janeiro, onde está sendo realizada a 11ª Festa Literária Internacional (Flip).

Segundo ele, o governo brasileiro lançará iniciativas internacionais para “proibir abusos e impedir a invasão de privacidade” dos usuários da internet, junto à ONU e à União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra, na Suíça.

A reportagem de O Globo afirma que o Brasil foi o segundo país mais espionado no continente americano, tendo ficado atrás apenas dos próprios EUA. Segundo o diário carioca, os documentos secretos revelam ainda que o Brasil aparece como alvo prioritário, ao lado de países como China, Rússia, Irã e Paquistão.

Parte do acesso às comunicações brasileiras foi obtido através de empresas dos EUA que são parceiras de companhias brasileiras de telecomunicações, precisou O Globo, sem revelar os nomes das empresas.

“Estamos muito preocupados com essas notícias, especialmente com a possível relação com empresas brasileiras. Se isso realmente ocorre, configura um delito contra a legislação brasileira e a Constituição. Nossa Constituição assegura o direito à intimidade e privacidade. Se houver empresas brasileiras mancomunadas com empresas estrangeiras para violar o segredo telefônico e de dados, seria um absurdo”, declarou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

AS/lusa/abr/dpa

 

Fonte: DW.DE

EUA não responderão publicamente a Brasil sobre espionagem

O governo dos Estados Unidos disse no domingo que não vai responder publicamente aos questionamentos feitos pelo Brasil sobre espionagens realizadas no país.

Questionado pela BBC Brasil a respeito da reação brasileira, o Departamento de Estado americano disse por e-mail que “o governo dos EUA vai responder apropriadamente a nossos parceiros no Brasil pelas vias diplomáticas e de inteligência. Não vamos comentar publicamente ou especificar supostas atividades de inteligência. Como política, já deixamos claros que os EUA obtêm inteligência estrangeira do tipo coletado por todas as nações”.

Segundo denúncia feita no sábado em reportagem do jornal O Globo, com base em documentos coletados por Edward Snowden, o Brasil teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens (de e-mail) espionados.

No mesmo dia, o Itamaraty pediu “esclarecimentos” ao governo americano e ao embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, quanto à denúncia de que pessoas e empresas no Brasil teriam sido alvo de espionagem por parte da NSA (agência nacional de segurança dos EUA).

“O Governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos”, afirmou o Itamaraty, em comunicado.

Segundo a nota, o governo brasileiro “promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT) o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações e lançará, na ONU, iniciativas para proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação (…) que protejam os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países”.

Incômodo diplomático

As denúncias devem causar incômodo nas relações bilaterais, poucos meses antes de uma visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará ao presidente americano, Barack Obama, em Washington, em outubro.

Dilma já criticara com veemência o incidente diplomático envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, na Europa. Na semana passada, Morales teve espaço aéreo recusado em países europeus, por conta de suspeitas de que seu avião presidencial estaria abrigando Snowden.

A presidente brasileira disse que o “constrangimento” causado a Morales afeta toda a América Latina.

Snowden, que fugiu dos EUA após denunciar ao jornal britânico The Guardian uma grande rede de espionagem promovida pela NSA, passou por Hong Kong e foi visto pela última vez na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Seu passaporte foi revogado, e ele fez pedidos de asilo a diversos países (Brasil incluído). Três ofereceram abrigo a ele: Bolívia, Venezuela e Nicarágua.

* Com Pablo Uchoa, da BBC Brasil em Washington

BBC Basil

 

Fonte: Terra

53 Comentários

  1. kkkkkk como tem idiotas nesse mundo tolinho kkkkkk Todo o mundo e a muito tempo é bisbilhotado pelos caras kkkk
    Eu mesmo ja fui vitima deles e por varias vezes inutilizaram meus e-mails,meus acessos e infectaram minha maquina com todo tipo de vermes.
    Me ferrei varias vezes mas a insistencia de um Brasileiro que não desiste nunca sempre ressuscitei das cinzas.É se ferrando que se aprende!
    Devo ser considerado por eles como potencial terrorista pois minhas ideias vão de encontro aos interesses deles.
    Helo NSA Helo CIA caguei e andei para todos voces.
    Não existe maior honra cabivel a um ser humano que defender sua amada Patria com unhas e dentes.
    Quando eu falava desses assuntos muitos desdenhavam de mim.Ate esse espaço aqui ja foi por algumas vezes vitima desses Filhos das Putas.
    Esperam que tenham abrido os olhos e que aprendam.
    Não se justifica sobre hipotese alguma invadir a privacidade de ninguem caso seja embasada na lei e autorizada pelo mesma.
    A meu ver a inteligencia de um pais tem o direito de zelar pelo mesmo e quem não deve que não tema mas quem deve que deixe sua hemorroida no salmora senão estraga.
    E quanto a França é outra filha da puta.Morrem de inveja de nossa base aeroespacial por terem uma propria que não disperta tanto interesse da Comunidade Européia.E não pensem que a mudança de postura em relação a França foi apenas por posicionamentos diplomaticos ou por SOMENTE UNZINHU bicudinho ter mandado de ralo dois Rafales de uma so vez mas por outros motivos e suspeitas que são tidos como segredo de Estado por envolverem relações exteriores.Melhor nem citar.
    Para que sermos amiguinhos de ortodoxos intransigentes Anglo_sionistas e de falidos Europeus altamente segregacionais e facistas.

    • A única resposta que o tal patriota vai receber é um sincero PEIDO… o povão engole tudo… rsrsrsr… o governo brasileiro SEMPRE soube desse esquema e SEMPRE contribuiu com os americanos… vejam o caso do nióbio… todos sabem, até aparecer algum salvador da pátria que vai chamar a atenção para o caso e dai esse governo corrupto que ai está vai aparecer dando uma de molusco: EU NÃO SABIA DE NADA… rsrsrsrsrs…

  2. A quanto tempo a chancelaria Americana no Brasil não passa de uma base da NSA e da CIA?Desde a decada de 50 né !
    Eu ja citei aqui neste espaço sobre um caso nos anos 40 de um radio-amador chamado Trajano que era deficiente fisico e havia interceptado uma conversa entre um submarino Americano que recebia ordens para afundarem embarcações Brasileiras para fazer o Brasil entrar na segunda guerra mundial.Parentes e amigos da época dessa pessoa não souberam explicarem seu desaparecimento.Nunca mais foi visto e jamais foi encontrado.
    A submarino Alemão afundado por um teco-teco da FAB alem de estar com problemas tinha fugido para nossas aguas para sair fora da perseguição aliada e usaram isso para justificarem os afundamentos induzindo que ele havia participado dos mesmos.
    Ate quando em berço explendido heim otarios Brasileiros???

  3. a resposta americana : nos iremos mandar um e-mail com a resposta !!!!
    cuidado brasil e-mail com vírus !!!!
    e tem pessoas que acham que devemos comprar os caças americanos ,o brasil tem que se armar o mais rápido possível e bem armado mas com produtos de outros parceiros
    e sobre esse caso do ativista da cia rsrsrs que denunciou o titiu pedofila Sam para o mundo fez muito bem a todos os países exemplo
    essas manifestações facebokianas foram antecipadas aqui no brasil ,pois eram para serem no ano da copa na época das eleições , como o ativista da CIA soltou para o mundo que os estados unidos usavam as redes sócias para desestabilizar países ,o escritório da CIA antecipou as manifestações do gado ,massa de manobra !!!! pois se esperar perdia a chance .
    mas os estados unidos quererem dividir nosso pais e fazer uma guerra civil entre nosso povo isso já era de se esperar ,
    mas o que me deixa abismado mesmo é ver uma direita ridícula que pegou carona em um movimento passe livre do pstu e psol dois partidos criançinha da esquerda para falarem que as manifestações são de direita que eles são muitos rsrsrsrsrs
    o direita nanica acorda para a realidade e começa a valorizar a paz respeite o crianças e os idosos brasileiro , a direita pede uma guerra civil ,vai ser ridículo assim só lá em holliwood

  4. Prestem bem atenção no que eu vou falar, os EUA não estão nem aí com o esperneamento do Brasil ou qualquer outro ” aliado estratégico” , com exceção da Grã Bretranha e talvez e somente talvez Israel.
    Eles já declararam e está na imprensa que eles não darão satisfações públicas, ou seja, quem quiser agenda uma visita na embaixada espera na fila e toma um wysky com o embaixador deles , escuta um enrolation um embromation senta no colo e rebolation.

    Agora alguém no Brasil, com cidadania brasileira , pode ter colaborado com a BASE MONTADA em Brasília, com informações ou materialmente ou seja é cúmplice desse sistema .
    Cabe a Abin e a PF investigar até que ponto os colaboradores, pessoas ou empresas trabalharam nisso e se crime levar a tribunal.
    Abs.

  5. É engraçado! O governo PeTralha não teve coragem para defender a nação contra a ações do governo cocaleiro da Bolívia e do p… lo… da Venezuela e agora quer dar uma de queixo alto contra os EUA. Mesmo tendo razão.

    • O crime do Cocaleiro foi cometido em território do Brasil???Além do mais O BRASIL RECEBE TUDO DE VOLTA O QUE PERDEU!!

      Não… VOCÊ ESTA ERRADO, sugiro pegar o avião e ir morar, parece que está no país errado.. defendendo bandido da informação que viola nossas leis… não se deve passar a mão na cabeça de bandido!!

      Tem que fazer assim mesmo, quem viola as nossas leis dentro do Brasil é bandido, criminal, só isso!

      E sendo nação estrangeira a faze-lo tem que reclamar mesmo e até ter ação retaliadora, prejudicando os interesses deles por aqui, pois é POLITICA DE ESTADO QUERER DEFENDER QUE ESTRANGEIROS RESPONDAS AS NOSSAS LEIS.. e não coisa de PT que governo.. qualquer partido no governo deveria sim descer a ripa e falar de queixo alto mesmo… nenhuma dó de estrangeiros que comentam crimes por aqui.. se fosse o contrario não teriam da gente, e teria retaliação, devemos fazer o mesmo!!

      Valeu!!

    • Quanto a esse tema Shornet, parece que a palavra conspiração é bem democrática e funciona muito bem para os dois lados, ninguém precisa conspirar contra, conspiram-se contra si próprios.
      E também nesse caso deve-se apurar quem trabalha pra quem, uma base de espionagem visa obter dados privilegiados em todas ás áreas e inclusive FX-2 … que apure-se as infiltrações.

      • Que já se tem certeza o Paraguai. Ao que parece eles tem fontes por toda a AL, mas na maioria das nossas embaixadas, oficialmente, não existem adidos de inteligência. Se a Abin não tá lá é outra história…

        Por exemplo, no caso do golpe no Paraguai, a Abin avisou o governo da instabilidade e da queda iminente semanas antes, antes da votação eles já tinham avisado qual seria o resultado. Mas e o governo, escuta?

      • Não a ABIN espiona é quem tá levando mais do PT, só não poe as clara isso pra não sujar os PaTrões.

  6. ”…Nossa Constituição assegura o direito à intimidade e privacidade. ” declarou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
    E a saúde,a educação e a SEGURANÇA,esqueceu ministro ?
    Se o governo brasileiro esta achando que os EUA vão pedir desculpas eu sinceramente vou ter uma crise de riso !
    Eu não sei oque os EUA queriam saber ao espionar o Brasil,talvez o ganhador do BBB,ou quem sabe o final da novela,porque nesse país não tem nada de bom,aqui não se investe em tecnologias e educação, em fim em nada que possa fazer desse país uma grande nação,INFELIZMENTE !

    • Não esqueceu… apenas ficou dentro no contexto do tema proposto, ao contrario do amigo que divagou pra fazer politica barata!

      Acho engraçado esse pessoal da politica partidária, não reconhece uma politica de estado quando vê uma… e defender nossas leis, exigir que sejam cumpridas não é uma coisa de partidos no poder, mas uma coisa que deve ser politica de estado, seja quem for a quebra-las…

      entram em contradição com o que dizem do PT quebrando leis de corrupção existentes… pois apedreja de um lado um bandido mas apoia outro que também quebrou leis vigentes.. menos politica de palanque.. menos.. o povo não é bobo… desrespeito as nossas leis é crime pra quem quer que seja a quebra-las, até esses larápios do PT.. mas o outro também foi bandido!!

      Sabe o que eles queriam, o mesmo que os COMUNISTAS FAZIAM, ver se encontram algo dos civis pra poder chantagear-los, assim pra levar vantagem lá onde for possível, pra exemplificar: Vai ter qeu ajudar aqui senão vamos falar da sua amante pra sua mulher.. vai ter que obedecer as nossas ordens…

      MESMA COISA QUE A COMUNISTA STASI FAZIA NA ALEMANHA ORIENTAL!!

      E tentar ridicularizar é outro problema, BBB… não… isso não ajuda no discurso de querer ver NOSSAS LEIS RESPEITADAS nem pelo governo… O LEGALISTA QUE CHAMA UM DE BANDIDO tem que CHAMAR O OUTRO TAMBÉM, isso se todos dois romperam a lei vigente, mesmo que em propostas e tempos diferentes!!

      Mas pra falar dos ladrões que não te agradam estufa o peito né.. pra falar dos ladrões de informação que também ferem nossa lei nada não é… parece até que estão certos em fazer isso se for ler esses comentários aprovando!

      Mais coerência amigo.. melhor falar do mesmo jeito de todos os bandidos, não só do bandido que você é contrario!!

      O BRASIL NÃO DEVE QUERER DESCULPAS, DEVE RETALIAR ESSA COISA IMEDIATAMENTE E BASTA, PREJUDICAR O INTERESSE AMERICANO POR AQUI, NÃO DIGO TUDO, MAS SOMENTE ALGO PRA CAUSAR PREJUÍZO MESMO!!
      mostrar que não vai aceitar nada disso por aqui, e ponto!!

      Valeu!!

      • Bem eu creio que o amigo Francoorp deva estar de ovo virado como dizem no interior do Brasil, pois em momento algum defendo esse ou aquele partido,como o amigo hidrófobo quer afirmar em seu comentário !
        Quando eu indago à respeito da saúde,a educação e a SEGURANÇA eu apenas lembro ao ministro que esses também são direitos constitucionais que estão apenas no papel,na prática estão muito aquém do que se propõe na Constituição, isso tudo esta no contexto do meu comentário mas você não entendeu !
        Volto a dizer não mencionei partido algum apenas disse que os EUA não irão pedir desculpas por isso,pois é sabido que já nos fizeram coisas piores e não se deram o trabalho de pedir desculpas, porque pediriam agora?
        Pensando bem quem deveria pedir desculpas ao Brasil deveria ser o governo brasileiro,(independente de quem esteja no poder digo isso para deixar claro que não estou defendendo esse ou aquele partido como o Francoorp esta pensado) por ter deixado os dados dos cidadãos brasileiros vulneráveis a um país estrangeiro !
        Se o senhor esta satisfeito com oque se encontra no Brasil é um direito seu,agora quero deixar claro que nunca defendi bandido algum como você vocifera no seu comentário e quem lê oque escrevo sabe disso !
        Por fim vou dizer duas coisas para você já que não posso desenhar para você,eu não estou defendendo o EUA,oque fizeram é criminoso mesmo e a segunda é vê se escreve direito,eu sei que quase ninguém escreve perfeitamente na net,mas você passou dos limites,organize melhor seus pensamentos !
        PS:se você gosta de assistir BBB é um direito seu,vai em frente cara !

      • ”…Mais coerência amigo.. melhor falar do mesmo jeito de todos os bandidos, não só do bandido que você é contrario!!”
        Frangote você deveria esta ‘noiado” quando disse tamanha sandice, vê se aprende a ler e interpretar texto,em vez de soltar asneiras como essas sem sentido !

      • César Pereira,

        Uau.. cheio de ataques pessoais… até adjetivos pejorativos… faltam argumentos claros e diretos hein.. vamos lá!!

        NÃO TEM QUE LEMBRAR ELE DE NADA SOBRE SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PUBLICA… estando em papel ou não ESSES TEMAS não SÃO da sua pasta, ele deve se concentrar em sua pasta somente… o resto é com outros ministros… a pasta dele e que deve se concentrar é a diplomacia e espionagem PONTO!!

        E para isso deve LEMBRAR QUAIS OS CRIMES PRATICADOS PELA NAÇÃO ESTRANGEIRA, e foi o que ele lembrou… ele não divagou, como o amigo fez lembrando esses temas que não são de sua pasta!

        Seja mais pratico e direto por cortesia, não estamos aqui pra fazer POLITICA BARATA COMO EU DISSE ANTES, misturar alhos com bugalhos pra sempre falar nessas pastas de saúde e educação, USANDO ISSO PRA CRITICAR INDIRETAMENTE A ADMINISTRAÇÃO GERAL DO ESTADO, fale isso com o ministro da pasta especifica, quando for o caso, ou quando for o presidente falando em publico… aqui não era nem um nem outro!!

        Ele está ali pra falar de diplomacia e espionagem, falar de crimes cometidos por nações estrangeiras… ponto!!!

        E nem eu falei que pedissem desculpa… e dizer isso é UMA PRAXE DIPLOMÁTICA AMIGO… e falar nisso o Brasil nem deve aceitar desculpas, não, nada de aceitar desculpas!!

        Eles(USA) não devem pedir desculpa, não é praxe isso, mas mesmo assim o Brasil não pode ficar calado caso o crime contra nossas leis venham comprovadas… tem que retaliar sim!!

        Os dados não estão vulneráveis, muitos desses dados O ESTADO NEM MESMO TEM O ACESSO OU PODE INTERFERIR EM ALGUM MODO, seria ilegal, mas as tecnologias estão avançadas. Isso ocorre a muito tempo, temos até o caso do SIVAM demonstrando isso… e dados abertos por civis em bancos de dados de sites privados, não do estado(como Rg,CPF, etc), seriam roubados seja quem fosse no governo, até mesmo se fossem militares no comando, pois foram os civis a fazer esses cadastros FORA DA ESFERA DO ESTADO!!

        E mesmo que esses dados não estejam sob proteção direta do estado, estejam em proteção privada com cadastro voluntario, rouba-los continua sendo crime no Brasil!

        Diferente é a chamada escuta telefônica, essa são as empresas de comunicação que devem proteger, e informar o estado quando consigam identificar alguma infração…

        Então não é o governo ou a administração GERAL que deixa os dados fáceis, são as tecnologias que estão cada dia mais avançadas, mas isso todos sabem! E novamente falando isso de QUE O GOVERNO DEIXOU OS DADOS SEREM ROUBADOS POR INCOMPETENCIA ADMINISTRATIVA OU QUALQUER QUE SEJA, tenta responsabilizar o governo de turno, o administrador de turno, tentando novamente fazer politica barata, como eu disse antes, bem, o amigo está confirmando as minhas palavras iniciais… está claro isso… mas eu sou cético de que outros administradores seriam capazes de evitar esses roubos!

        Bem, em momento algum eu disse que estou satisfeito como o Brasil está… mais um ataque pessoal inútil esse, especulação pra denegrir imagem, mas com isso eu já estou acostumado!

        Então não defendeu um bandido e acusou outro que considera bandido?? Sim, na pratica o amigo defendeu sim, MINIMIZANDO OU TENTANDO RIDICULARIZAR O QUE OS U.S.A. POSSAM TER ROUBADO, SIM, ridicularizando ou minimizando o amigo ESTÁ DEFENDENDO UM BANDIDO QUE viola leis da privacidade e intimidade no Brasil… é pratica comum esse tipo de defesa por advogados em tribunais, e o amigo fez o mesmo aqui, minimizando o crime e ridicularizando a importância do mesmo!!

        Vamos ver aqui nessa frase que disse acima: “Eu não sei oque os EUA queriam saber ao espionar o Brasil,talvez o ganhador do BBB,ou quem sabe o final da novela,porque nesse país não tem nada de bom “…

        Se você acha que não tem nada de bom, é por que o amigo não vê nada de bom, MAS se eles fizeram isso tudo é porque tem sim algo de bom pra roubar… e tentar ridicularizar a inteira situação é uma defesa de um bandido sim, pois tenta reduzir a gravidade do ato criminal cometido, exatamente como os advogados fazem, e veja que fazem sempre isso em tribunal, sempre!!

        E meus pensamentos estão aí, acho que até muito claros… EU SOU RESPONSÁVEL PELO QUE EU DIGO E NÃO PELO QUE VOCÊ ENTENDE… mesmo que estejam com erros de português, o que também não tira o MÉRITO da ideia central do que eu disse, e não reconheço que sua autoridade em dizer se estou exagerando ou não com os erros… e assim o amigo pratica mais um ataque pessoal contra mim, não ataca os argumentos mas o argumentador… normal pra quem não tem argumentos, e muito usado em politica barata no congresso nacional ou onde for!

        FALEI CLARAMENTE TUDO e não reconheço também sua autoridade em dizer quando eu estou passado dos limites com minhas ideias ou não, minha liberdade de expressão não precisa de uma sua permissão pra ser expressa, ou precisa também de uma tua linha que institua um limite até onde eu possa ir… simples assim, eu vou onde minha consciência manda!

        Eu nunca assisti um capitulo de BBB… não sei de onde tirou isso, mas também não me interessa, é só mais um ataque pessoal pra tentar ridicularizar o argumentador sem bater o argumento!!

        E mais um ataque pessoal me dando um adjetivo pejorativo, tipo “Frangote” o que também já estou acostumando.. e amigo, se não entendeu bem… problema teu, veja que posso fazer um esforço pra te explicar… mas se você não quiser entender eu não posso fazer nada!!

        Essa parte que marcou no segundo comentário, está ligado ao fato de ter tentado lembrar um ministro com pasta diplomática de outros problemas relacionados à administração em geral do estado, o que claramente INDICA QUE O AMIGO NÃO é favorável a essa administração atual… mas mesmo assim, tenta minimizar com ridicularizações os atos de um bandido estrangeiro que pratica roubo de informações de brasileiros… bem, se minimiza pra um tem que minimizar pro outro também, mas não, fez o contrario, forçou uma situação de problemas em pastas que não tem nada a ver com a do ministro… um ministro diplomático NÃO DEVE FALAR dos problemas de outras pastas, seria antiético e muito mal educado com os ministros responsáveis pelas pastas citadas… minimizou pra um e aumentou pra outro… entendeu agora??

        Bem acho que agora está claro né?? E aconselho melhor interpretação de texto ou de situações, mais foco em temas específicos sem divagações politica ideológicas…

        Mas no fim, o problema não é meu, é teu!!!

        Valeu!!

      • Você se refere ao meu comentário dessa maneira ”…Mais coerência amigo.. melhor falar do mesmo jeito de todos os bandidos, não só do bandido que você é contrario!!” e depois vem dizer que eu estou com bullying contra você?
        Me ataca dessa maneira rasteira,e quando eu devolvo com a mesma moeda você faz biquinho,rasga a saia,chora !
        Frangote você senta em cima do seu rabo pra falar do rabo alheio,você é um frangote mesmo,nem nome você tem se identifica por alcunha ! Vá vestir calça,vira homem !
        Você deveria ser mais educado ao comentar a opinião alheia,ai sim você teria uma resposta condicente com oque você diz merecer,mas educação não é o seu forte,quem quer respeito respeita,mas você vem todo hidrófobo se esperneando me fazendo acusações rasteiras oriundas dessa sua mente insana e depois quer ter razão?
        Você disse que eu usei termos pejorativos para me referir a você,sim usei,eu resolvi por um momento me rebaixar a seu nível para poder responder com a mesma moeda as suas baixarias e cretinices.
        Quer saber eu não vou me dar o trabalho de ficar respondendo você,para que gastar vela com defunto ruim, qualquer pessoa que ler os comentários verá quem praticou bullying para cima de quem !
        Pode Grunhir oque quiser,quis possar de gatinho e quando levou o troco,ficou todo sentimental,ofendidinho,fala que banca oque diz mas não passa de um frangote !
        E no fim você não aprende mesmo,continua procurando chifre em cabeça de cavalo, olha só a pérola no final ! Você pode ser sem educação,insano,mequetrefe e maluco,mas uma qualidade você tem você é hilario !
        OLHA A PÉROLA ! KKKK
        ”…mais foco em temas específicos sem divagações politica ideológicas…

        Mas no fim, o problema não é meu, é teu!!!”

        R.I.P
        FRANGOTE

      • vc tocou no ponto fraco do Franco, amigo… chicken not, my friend !!!, como dizem la em Minnesota… rsrsrsrs…

      • Ponto fraco?Meu? Não, ninguém me ofende fácil assim amigos.. e alias, isso aí demonstra somente a fuga dessa gentinha que não tem argumentos validos baseados na realidade!!

        Você que veio com esse papo aí, e eu nunca dei importância…

        Ataques pessoais não demonstram nada além da falta de carácter de quem os pratica!!

        Pessoas de com carácter atacam argumentos, não pessoas!

        Valeu!!

      • Cesar Pereira,

        Isso aí, Confirmando o que eu disse… não tem ARGUMENTOS VALIDOS, SOMENTE FEZ ATAQUES PESSOAIS E BASTA, um clássico dos fóruns!!

        Não tem Bullying nenhum amigo… nada de sentimentalismos ou ofensas… eu estou acostumado com esse tipo de coisa em fóruns… quem não tem argumentos validos PRA DEFENDER O QUE DIZ faz isso mesmo, ataca o argumentador, evitando os argumentos, normal isso, pois não tem nível pra debater como se deve, argumento contra argumento!!

        Já demonstrou o seu nível de debatedor, muito baixo e cheio de ficar nervosinho, um dono da verdade como tantos por aí… não tem argumento, não consegue sequer interpretar um texto ou fazer uma analise, e nem mesmo segue uma linha clara pra debate, mistura tudo e se confundi sozinho… normal, ainda não está pronto, só faz politica!!

        Só ataques pessoais sem bater meus argumentos, como sempre sem foco no tema, só em tuas ideologias e em ofensas alheias gratuitas… normal como já disse, não é o primeiro que encontro que não consegue debater, só atacar!!

        Eu fui muito educado e direto em derrubar as tuas teorias, com foco, mas não conseguiu sequer entender o que eu dizia… tive que explicar, muito alto o nível de analise pra você entender o que se diz… vai escutar teu funk ou assistir o faustão amigo, estou vendo que não é do nível justo pra debater esses assuntos!

        Se você sai na chuva é pra se molhar, se não quer que outros debatam a tua opinião não postar em fóruns da internet, onde existe esse bruto vicio de colocar em xeque a opinião alheia… isso é normal em fóruns, é assim que funciona, um coloca o que pensa e vem outro e coloca o que pensa derrubando o que você pensa… acontece comigo o tempo inteiro, e com todos, você não é superior, o que você pensa, a tua verdade também será colocada em discussão, em duvida de veracidade!

        Estou vendo quem tem a mente insana por aqui, e pelo visto o amigo ainda não entendeu isso… estou vendo que não consegue sequer seguir um raciocínio claro, uma linha de debate, tem muita confusão, falta clareza de ideias amigo, falta foco pra debater…. se não está preparado pra debater a verdade das tuas opiniões, em nível direto e claro, não postar em fóruns onde existirão sempre pessoas com ideias diferentes das suas, e que vão sempre contestar o que você diz… não parece estar preparado pra deixar a zona de conforto, então ainda é imaturo… vê se corre pra debaixo da cama, é mais seguro pras tuas ideias!!

        No mais não vi argumentos validos derrubando os meus, então, não serve ficar aqui perder tempo contigo, pelo visto vimos quem ganhou o debate e expressou melhor os pontos de vista, fez uma analise mais clara e direta!

        E vou explicar essa que você achou uma pérola… de novo… não, mudei de ideia… não vou explicar nada!

        Vai perguntar pra um ministro de educação o que está faltando na saúde, se ele esqueceu da saúde!! Viu a falta de foco no tema e divagação ideológica confusa??

        Se não viu, bem o problema como eu disse não é em mim, é em você amigo, passar bem!!

        Valeu!!

  7. Ou seja, esse papo de aliado estratégico é pura enrolação e tem gente que ainda acredita. A verdade é que para os USA não passamos de possiveis ameaças, assim como China e Rússia.

    • E quem disse que não “somos”… estamos em pleno processo revolucionário e os yankes sabem disso…

  8. Espero que isso sirva de exemplo para o Brasil investir pesado na prevenção e ataque usando a internet,esse é um novo campo da guerra moderna,E sejamos justos não é só os E.U.A,que nos espionam deve ter europeu tb ouvindo e lendo as cominicações brasileiras,está na hora do brasil ser esperto,e pedir uma prova de amizade aos E.U.A….RSRS,eles fizeram is f18/ef por 4 bi,que tal eles darem o código fonte do software do F18,e em troca isso seria divulgado amplamente pela mídia brasileira como prova de amizade….rsrs.

    OBS:Seria a joga perfeita,4 Bi mais o software do caça.

  9. A verdadeira questão,imposta pelos fatos é:

    O que se pode fazer para impedir este monitoramento, quais medidas de segurança, inclusive técnicas e tecnológicas, na estrutura da rede nacional de comunicações via internet ou de telefonia… Se podem adotar para impedir esta espionagem e monitoramento invasivo?

    Porque ficar de conversa sobre leis e direitos não vai adiantar nada…

    • em que ter uma Abin eficiente… mas não é tudo, tem que saber como neutralizar essas incursões, e mesmo com ABIN no mesmo patamar ficaria difícil fazer isso, é coisa que só os Russos conseguiram até hoje, pois sempre sofreram ataques informáticos pra derrubar seus sistemas de defesa militar… e nunca conseguiram passar pra desligar os misseis russos, e tentar um ataque preventivo… E TERIAM FEITO ISSO SEM DÚVIDAS SE AS DEFESAS FOSSEM BAIXADAS!!

      Valeu!!

  10. bobo e atrasado é o Brasil , dos Brics , de ser disparado os mais vulnerável , o que menos trabalha nessa area de inteligência.

    TRISTE !
    Acorda Brasil , deixa de ser coitadinho.

    • Se for por isto, então o EUA é ainda “mais bobo e atrasado”…porque afinal a espionagem da “NSA & agencias” dentro do território estadunidense foi ainda muito mais intensa do que aqui ! e por lá também, “ninguém sabia”…

  11. Quanta novidade ! Quem aqui já não sabia disso ! Pasmem só um imbecil para achar que os EUA são um aliado confiável, nem Israel os tem como aliados seguro. Diga-se de passagem Israel tem um arsenal nuclear por conta dessa desconfiança, vai que os EUA mudam o lado do fio.
    Bom e quanto a nós, oras basta lembrar, quem aqui tem 37 anos, do episodio recente da base de lançamento de Alcântara que ocorreu no final dos anos 90 que por pouco não virou base dos EUA. Agora lhes digo não existe bons ou maus e sim aqueles que defendem seu pais, os EUA tentam manter seus domínios, e nós também não faríamos o mesmo ? O que temos que fazer é nos libertar, se possível discretamente, a partir da educação e tecnologia para não sermos servos de Chineses, Russos ou Europeus.

  12. fico triste e feliz ao mesmo tempo… pois a partir de agora vários governos vai criar mecanismo para proteger a rede de informatica… AI VAI UMA DICA PARA O BRASIL ….
    exija das empresas que trabalhão na rede mundial de internet, fazer ou montar um servidor a que mesmo no Brasil… pois desta forma os dados que são inseridos na rede ñ var mais para os EUA….

  13. Agora ta explicado o que essa gente da trilogia faz da vida… Eles são os vassalos do império na internet….

    São os empregadinhos do patrão (que deve pagar a eles rebolando uma banana no chão)…

    Haunuahuahuahuahuahuah

    Quando se nasce pra centavo.. Nunca se chega a tostão…..

    Pois é tirelless…. Agora a gente sabe o que vc faz da vida…. Espiona os outros pro tio sammm

    Que vergonha eim… Se vender desse jeito…..

    • Também fico abismado com o nível dos comentários de alguns frequentadores mais antigos e assíduos da trilogia, nenhum estadunidense médio/normal defenderia o EUA & Inglaterra com tanta ênfase e ao mesmo tempo atacaria o Brasil com furor, como fazem alguns por lá…
      Já não se trata de simples complexo de vira lata, parece mesmo ser atividade remunerada…

    • Deixe de ser muleque… tu ta passando por essas paginas agora… todos, repito, TODOS, sabíamos disso a anos… e vendido é quem não tomou providencias, tal como seus amigos esquerdistas desse governo hipocrita vendidos ao projeto mundial de governo socialista, que sabia e nada fez e agora ta dando uma de marido traído… tu ta tratando com ilustrados, amigo e não com essas corja de militontos que habita esse nobre espaço também…

      • sabia disso a anos ,rsrsrs tem que rir ,para de ser caquético e outra fica defendendo a trilogia ,acabaram de tomar uma chamada da força aérea ,que desmentiu uma noticia inverídica que eles postaram
        zoio azul você não sabe nem o que comeu no almoço de hoje acorda para vida e para de ser puxa saco de americano ainda a tempo rsrsrsrs
        so você e o tiraleite inglês que são puxa saco e lá na trilogia você encontra os refugos da majoraçao

  14. Stadeu nao esta bem informado sobre a relacao que os EUA mantem com Little Britain. De ha muito O imperio britanico deixou de ser grande. E relacao vassalo para suzerano. Inglaterra transferre cidados britanicos para serem julgados nos EUA. A relacao nao e inversa. Nunca ouvi casos de cidadaos norte americanos serem mandados para Inglaterra para respondrem processo judicial. EUA mantem bases militares nas ilhas britanicas. Nao creio que Little Britain manten bases militares no territorio ianque. A relacao e similar a relacao de um cao domesticado com seu dono.

  15. Brasil pede explicacao. Nao tem nada que explicar. Razoes de Estado. EUA como nacao independente nao confia nos seus aliados. Sabe que estes sao eunicos, impotentes, mas um senhor deve estar sempre alerta em relacao aos servos. Brasil, como colonia ianque nao ousa espionar os EUA. E escravo comportado. Malcon X dizia que durante a escravidao dos africanos no continente americano havia dois tipos de “negros”. os que vivia na casa do patrao – Casa Grande, e os que dormia na plantacao. O primeiro era servil o segundo rebelde. Brasil e do tipo servil. Obviamente esse “pedido de explicacao” e para consumo interno. Nao tem significado fora do Brasil. Alguem escreveu que nossa presidente senta no colo no Negrao Obama. Nao creio, ela se poe de joelho em sua frente.

    • Lúcido como sempre, amigo… o que temos que fazer é a lição de casa, coisa difícil em um governo ENTREGUISTA que não investe verdadeiramente em defesa e estratégia…

    • carlos argus, vc tem razão os yankes não são nada confiaveis, melhor irmos de Rafale, ou SU-35, esses nossos mui amigos não respeitam nada.

  16. Aí quando se fala do império americano, tamos vendo efetivamente pratica imperialista!É só o governo brasileiro não abri tanto as pernas pro americanos, preservem a dignidade, como fizeram os militares qdo estavam mandando!

  17. Aah! meus amigos, isso que aconteceu promovido por esse traira Edward foi muito bom…
    Nosso país ficará mais atento aos lobos e suas sacanagens.

    Mas, apesar de todo material de informação que se consegue via invasão de máquinas e redes, há uma ferramenta de espionagem insubstituível… o corpo a corpo, a infiltração de agentes. E para isso, nosso país possui amplo estoque de pessoas, pois temos todas as nacionalidades e raças vivendo aqui. Poderiamos mandar infiltradores para todo canto do planeta… porém a ABIN e nosso itamaraty e generais de araque variam isso?
    Vejam, por exemplo, quantos brasileiros e brasileiras casados com americanos e com famílias formadas temos na américa, só dessa gente quanta informação social e industrial pode-se conseguir, nada que maços de dólares não comprem.

    No jogo de poder, os americanos são os líderes, mas isso não significa ser sempre ganhador. E artimanhas várias podem ser usadas para se ganhar algumas partidas.

    É incrível os recursos que possuimos, porém ainda estamos deitados eternamente.

    “Deitado eternamente em berço explendido” essa expressão tinha que ser eliminada de nosso hino.

    Sds!!!
    Q dia feio de feriado hoje em são paulo, cruzes!

  18. ENGRAÇADO….

    O TIRELLES SUMIU …

    Só pq a gente descobriu o emprego dele

    hauahuahuauahuahuahuahuahuahauhauhauhauhauhauahuahuahuahauha

    Espião.. .fazendo patrulhamento ideológico na internet

    que vergonha

    toma postura de HOMEM, rapaz

    • Só vcs que podem, ESQUERDALHAS???… nós pelo menos o fazemos por idealismo e não para receber bolsa esmola da presidência… ao menos somos mais elegantes e letrados, coisa que energúmenos como vcs JAMAIS entenderão… usem os verbos na pessoa e tempo corretos, se forem capazes… isso peço a vc… ao pé de poodle é impossível… ele é disléxico e tem retardo mental… rsrsrsrsrsrs…

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Brasil pede explicações aos EUA sobre denúncia de espionagem « Mercado de Comunicações
  2. Brasil pede explicações aos EUA sobre denúncia de espionagem « Media Brasil
  3. Brasil pede explicações aos EUA sobre denúncia de espionagem « Media Brasil
  4. Brasil pede explicações aos EUA sobre denúncia de espionagem « Mídia Global
  5. Brasil pede explicações aos EUA sobre denúncia de espionagem « Mídia Global

Comentários não permitidos.