União Europeia ameaça suspender cooperação com serviços secretos dos Estados Unidos

Germany-US-NSA-Survei_Darg_Fotor-630x418

A União Europeia ameaçou interromper o compartilhamento de dados com os serviços de inteligência dos Estados Unidos por causa das escutas que a Agência de Segurança Nacional (NSA) supostamente fazia nos escritórios norte-americanos do organismo. A informação foi divulgada na sexta-feira, 5, pelo jornal britânico Financial Times, que citou uma carta da Comissária europeia para Assuntos Internos, Cecilia Malmström.

Tendo como destinatários a Secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, e o Subsecretário do Tesouro, David Cohen, a carta afirma que, se não for possível demonstrar a utilidade dos programas de vigilância, bem como a dos instrumentos de registro de passageiros da União Europeia, além de se comprovar que esses procedimentos são implementados em plena conformidade com a lei, a comissária europeia para Assuntos Internos se verá obrigada a reconsiderar a continuidade da cooperação com os serviços secretos norte-americanos.

Malmström acrescentou que o momento é delicado nas relações entre a União Europeia e os Estados Unidos e disse que esperava que a Casa Branca fizesse o possível para restaurar a “confiança erodida”. Na quinta-feira, 4, os deputados europeus votaram por larga maioria para derrubar dois acordos de partilha de dados com Washington, apesar de sua decisão não ter tido caráter vinculativo.

Anteriormente, devido às bombásticas informações reveladas pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, diversos países europeus exigiram que os Estados Unidos dessem esclarecimentos sobre as denúncias de que o país usava escutas para espionagem. O jornal alemão Der Spiegel informou na semana passada, citando documentos do arquivo de Snowden, que a NSA também monitorava redes cibernéticas dos escritórios da União Europeia em Nova York e Washington. Paralelamente, o britânico The Guardian relatou que a agência norte-americana também grampeava as ligações telefônicas de 38 delegações europeias no país, incluindo as de seus aliados na OTAN, como França e Itália.

Snowden encontra-se atualmente na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, onde aguarda asilo político. Ele está sendo caçado pela Justica dos Estados Unidos por traição, e pode inclusive ser condenado à morte se for extraditado.

 

Fonte: Diário da Rússia

10 Comentários

  1. kkkk Ameaça né! Se os caras são o escudo deles tanto militarmente,economicamente e ate logisticamente.
    Dependem não so do poderio Americano para existirem mas ate da forte agro-industria Americana para comerem…Conta outra Mon Cherri

  2. os europeus ,um povo tao guerreiro hoje a população envelhecida esta de quatro para os gringos ,os europeus deixam seus soldados como bucha de canhao do titiu Sam .

  3. “O presidente do Sindicato Social Cristão [Alemanha] de pequenas empresas, Hans Michelbach, vê graves motivos de alarme na espionagem norte-americana contra instituições da União Europeia.

    A União Europeia não apóia terroristas, mas, sim, é forte concorrente na economia global – diz Michelbach.

    Ele teme que não só instituições europeias, mas também as empresas europeias e alemãs estejam sendo espionadas, o que daria aos EUA “vantagens desonestas”.

    A ministra da proteção ao consumidor da Alemanha, Ilse Aigner, alerta que a luta conjunta contra o terrorismo pode já ter sido convertida num “cavalo de Tróia” que “dá cobertura a espionagem contra empresas”

    A ocasião faz o ladrão

    Outros grupos econômicos e industriais também reagiram de modo semelhante. Querem saber que tipo de dados são gravados e como são usados. Até agora, a comunidade empresarial e comercial europeia apenas suspeita que as agências de inteligência dos EUA estejam roubando segredos industriais. Regra geral, tecnologias e produtos roubados só aparecem na mão de concorrentes em países estrangeiros anos depois de terem sido roubados.

    É preciso não esquecer que os serviços de segurança dos EUA empregam freelancers, empresas e consultores contratados, todos ‘terceirizados’. Todos esses são empresas privadas. Estima-se que só em Washington cerca de 1,5 milhões de empresas privadas terceirizadas trabalhem para os serviços norte-americanos de segurança, disse Wagner.

    Rösler disse que a espionagem norte-americana agride qualquer possibilidade de acordos comerciais confiáveis.”

    Fonte:
    http://www.dw.de/germany-fears-nsa-stole-industrial-secrets/a-16925289

    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

  4. Hummm Então a Alemanha acordou pra vida né ! Tenho certeza que teriam vontade de vazarem da TOTAN e ingressarem nos BRICS mas o ressentimento com os Russos…
    A muito tempo os EUA atravez de sua rede de espionagem fazem pratica desleal a favor de suas empresas.No SIVAM com ajuda de uns milicos baba óvos espionaram o governo Brasileiro e certamente chantagearam jogar a merda no ventilador ao levantarem toda a imundice envolvendo politicos,empresas e milicos.
    O mesmo devem fazer em relação ao FX Forever.Se ate os meios midialiticos e todo mundo ja perceberam que tem rolado muito suborno e muita proprina para favorecera Dessault e agora a Boeing né !
    Eles são assim.Ano passado apenas pela Turquia ter cogitado apreciar armamentos de origem Russa e Chines a chantagearam ameaçando-a inclusive deixa-la desprotegida de redes antecipadas,satelites e misseis.
    Então o que o simpatico Irmão Caim do Norte não faz com seu mais importante alvo,um pais otario habitado por pessoas facilmente aliciaveis onde a propina e a corrupção enganjou-se na propria cultura e recebeu o nome de jeitinho Brasileiro.

  5. Vau fazer nada. Protesto de eunucos. Se ate os russos de Putim teme o poderio belico do Tio Sam quanto mais essa europa ocupada militarmente desde 1945.

  6. É Jojo Europeus tem insonia pois toda vez que conseguem pegarem no sono tem pesadelos que Tamaras Nucks lhes caem sobre as cabeças kkkk Voce acha que a China e a Russia aproveitando seus bons momentos perderiam a oportunidade de darem um sacode em Anglos-Sionistas?A coisa ficou tão sinistra para o lado deles que jamais o clubinho dos cafagestes o CS havia vetado um conselho de corsarismo onde sempre foi decidido de forma unilateral com Russos e Chineses se abstendo.O jogo mudou e eles não estão em condições de se envolverem em um conflito de larga escala e sem previsão de tempo do mesmo.Um grande conflito generalisado não se ganha apenas com armas mas com muita grana e capacidade logistica e operativa,Sem grana a maquina para.Quanto mais se extende e demora mais improvavel é a vitoria.E como não seriam tolos de usarem armas nucleares pois ai estariam ainda mais ferrados por terem suas redes comprometidas e levarem uma respostas maciça e contundente por dentro das fuças.Ai ficam rosnando achando que ninguem percebe que estão com os rabos entre as pernas.

  7. Maluquinho, Nao espero muito da dupla China/Russia. Putin esta revelando seu verdadeiro pensamento: Manter boas relacoes com o que ele chama de parceiro da Russia, os EUA. E a camarilha que ora governa China estao se tornando bilionarios, graca a esse sistema economico que faz o trabalhador chines trabalhar muito por uma miseria de salario, quando comparado com o salario do operario norte americano, para exportar em troco de dolares, que essa camarilha apropriam para si proprios. Eles tem muito a perderem com o colapso do dollar como moedas reserva. Vao fazer tudo para nao afundarem o barco. A massa chinesa que se foda e a opiniao deles.

Comentários não permitidos.