Organização de protestos pode indicar ‘novidade’ política no Brasil

FOTO-RIO-600x400Caio Quero

Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

As dimensões dos grandes protestos que vêm tomando diversas cidades brasileiras nos últimos dias pegaram de surpresa não apenas políticos e autoridades, mas também analistas, que ainda buscam entender o impacto e as consequências que as mobilizações podem ter na vida política e social do Brasil.

Mesmo assim, especialistas de áreas distintas ouvidos pela BBC Brasil concordam que o modo como as manifestações foram organizadas pode indicar uma nova forma de se fazer política no país. Os analistas, no entanto, discordam quanto às consequências e o futuro do movimento.

“Pesquisadores, jornalistas e políticos, todo mundo foi pego de surpresa. Ninguém esperava que (os protestos) assumissem as proporções que assumiram na segunda-feira”, diz Francisco Carlos Teixeira da Silva, professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para Teixeira da Silva, o motivo para essa surpresa deve-se, em parte, ao fato de o Brasil não estar vivendo em condições econômicas e políticas parecidas com outros lugares onde emergiram grandes protestos recentemente, como os países atingidos pela crise na Europa ou pelos movimentos da Primavera Árabe.

“Não é nenhuma situação de depressão econômica, desemprego e cortes de benefícios sociais, nem é uma ditadura (como em alguns países árabes). A meu ver, (o movimento) não tem nada a ver com inflação, não tem nada a ver com PIB pequeno ou coisas desse tipo. É uma revolta política, claramente política”, diz.

Na avaliação do historiador, os cartazes com dizeres contra os partidos políticos levados por manifestantes em diversas cidades do país evidenciam o que ele classifica como “uma rejeição à elite política e aos gestores públicos brasileiros”, causada por fatores que vão desde as más condições do transporte público ao modo como grandes eventos estão sendo organizados no país, passando por escândalos políticos como o mensalão.

Novidade

Para Teixeira da Silva, algumas novidades apresentadas pelo movimento de protestos, como a espontaneidade, a ausência de lideranças claras e o fato de ele estar sendo organizado na forma de rede, torna difícil fazer avaliações sobre o impacto e o futuro das mobilizações.

“Como o movimento é muito espontâneo, deriva de redes, não tem lideranças específicas, nós não podemos fazer nesse momento nenhuma avaliação. Está tudo em movimento”, diz o analista, para quem a reivindicação de diminuição de tarifas dos ônibus em diversas cidades, encabeçada pelo Movimento Passe Livre, foi apenas o estopim para as manifestações.

“O passe livre foi o estopim. A violência da polícia foi o elemento que criou as condições para a adesão de grande maioria de pessoas. (Mas) algumas coisas estão claras: se a polícia voltar às ruas com violência, a situação corre o risco de se tornar descontrolada”.

Democracia

André Martins, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, concorda que a mobilização pela diminuição nos preços das tarifas dos ônibus serviu como um estopim para que os manifestantes expressassem um descrédito mais amplo contra as instituições políticas.

Para ele, as manifestações, que encontram grande parte de seu poder de mobilização nas redes sociais, acabaram se consolidando como um movimento “antipartido político” o que pode indicar uma nova forma de se fazer política.

“Eles estão fazendo política, estão fazendo uma política mais honrosa do que a dos partidos. É uma nova forma de fazer política nas ruas, da própria multidão”, diz.

Martins avalia que, embora o grupo que está na rua não conte com as características de organização e mobilização vistas na maioria dos movimentos sociais e partidos, as manifestações não devem enfrentar dificuldade para mobilizar adeptos.

“As redes sociais estão fazendo o papel da verdadeira democracia, porque a verdadeira democracia é participativa e não representativa”

André Martins, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ

“As redes sociais já têm uma forma própria de mobilização que me parece que já está consolidada. É uma mobilização por causas, não por ideologias pré-definidas”, diz o filósofo, para quem as redes sociais estão exercendo um papel ainda mais amplo.

“As redes sociais estão fazendo o papel da verdadeira democracia, porque a verdadeira democracia é participativa e não representativa”, diz.

Mobilização

Acompanhando pessoalmente as manifestações em São Paulo desde o início, o cientista político Pedro Fassoni Arruda, professor do Departamento de Política da PUC-SP, afirma que a “horizontalidade” da organização do Movimento Passe Livre representa uma novidade em grupos do tipo no Brasil, mas diz que a entrada de outros atores nas manifestações e a proliferação de reivindicações pode criar distensões e fragmentações.

“A cada protesto, uma quantidade maior de pessoas adere. Agora, existe sempre o risco de perder o foco da reivindicação. O Movimento Passe Livre tem como principal bandeira de luta a revogação do aumento das tarifas e também, no longo prazo, a tarifa zero. Mas a gente também vê outras pessoas pegando carona nos protestos”, diz.

Arruda – que compara os atuais protestos aos que pediam o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, na década de 1990 – afirma ter visto manifestantes defendendo as mais diversas pautas durante a mobilização da última segunda-feira em São Paulo, incluindo a redução da maioridade penal, tese que costuma ser rejeitada por grupos de esquerda.

O cientista político avalia que há o risco de que tal proliferação de pautas possa acabar por comprometer o impacto político do movimento pelo passe livre. Para ele, o futuro do movimento de protesto vai depender de como ficará a correlação entre as diversas forças de reivindicação presentes nas próximas manifestações.

“(A pluralidade de pautas) pode ser um ponto fraco, justamente porque o movimento acaba perdendo a direção, o foco. Muitas pessoas que, por exemplo, participaram pela primeira vez do protesto sequer conhecem quais são as propostas do Movimento Passe Livre”.

Arruda também avalia que as posições antipartidárias de algumas pessoas que participam de manifestações pode acabar por criar divisões e rivalidades dentro do movimento.

“O Movimento Passe Livre se reivindica um movimento apartidário, mas não antipartidário. Mesmo assim, havia muitas pessoas antipartidárias (nas manifestações). Por exemplo, foi noticiado que algumas pessoas tentaram arrancar à força bandeiras (de partidos). Isso acaba contribuindo para dividir, para fragmentar, para criar distensões e rivalidades entre esses movimentos”, diz.

Fonte: BBC Brasil

32 Comentários

  1. Na verdade seria interessante as manifestações pararem e observarem se os políticos fazem alguma mudança. Se ficar nesse “pula-pula” por muito tempo o povo que está em casa que é a verdadeira imensa maioria vai acabar perdendo a paciência.
    Grupos de 1000 pessoas ficarem parando rodovias onde prejudicam 1.000.000 não pega nem um pouco bem, assim como queimar caminhão da imprensa ou mesmo saquear e vandalizar os prédios públicos e privados.
    Caso os políticos não realizem mudanças continuem os escândalos aí o povo volta e se concentra em um objetivo. Posso está sendo “polemico” mas manifestação sem um objetivo definido e claro não vai mudar nada.

    • Concordo,agora é esperar o governo propor mudanças reais é se forem satisfatórias tudo bem, se não forem que volte os protesto,caso contrário vira uma bagunça só!

      • bem ja começou com a reduçao da tarifa para 3,00 reais, e agora virao outras (parabens povo brasileiro), estao aprendendo “algo” que agora vai ajudar e muito, que é se manifestar.

    • todos os especialistas falaram que precisa esperar para ver o que vai acontecer
      o ser humano em sua maioria são umas ovelhas ou ovelhas desgarradas que vao em direção ao lobo é o jeito que esta acontecendo
      eu já tinha dito que cada manifestante ta querendo uma coisa diferente ,as vezes utópicas
      já tinha dito que os 20 centavos não iria parar com isso
      já tinha dito que por causa de 200 mil manifestante os governos e a imprensa esta esquecendo dos 200 milhões de brasileiros
      mil pessoas fecham uma rodovia que passa 200 mil por hora
      a paulista por hora passa mais que os 65 mil que ficaram fazendo festa nela
      agora falta eu acertar infelizmente que a tropa vai cobrar o comando para fazer algo
      agora falta eu acertar que por causa de um todos pagam quem é guerreiro sabe o que estou falando
      esse mesmo povo que estava cobrando ética ,fez vandalismo
      esse mesmo povo que cobrou amar a pátria patriotismo rasgou a bandeira tanto do brasil quanto de são Paulo e do município
      aquele mesmo povo que cobrou a corrupção saqueou as lojas
      ai vem aqui no site várias pessoas pagando maior sapo de mudança ,? que mudança cara pálida
      o caminho é um só nada mudou guerreiro ,olha para traz e você vera o que vai acontecer
      já que vocês gostam de musica e alguns já citaram letras a do cazusa cabe nesse momento aquela que ele diz eu vejo um museu de grandes novidades
      e para quem é ou acha que é de direita e apoia essa patifaria ,os lideres do movimento passe livre são cria do psol e do pstu
      infelizmente ver o brasil repetir o passado

      • e não vem me falar de uma minoria ,como a nossa imprensa sionista costuma falar ,pois se jesus cristo passar pela manifestação e algum energúmeno gritar lixa ,todos do lado começariam a bater nele ,e alias se vocês acompanham o face a próxima reinvindicação deles é sobre cobrar impostos das religiões e por ai vai

      • e sobre cobrar imposto de religião não estou falando que sou contra ou a favor estou apenas mostrando que esses grupos continuaram a dividir as opiniões dos brasileiros consequentemente podendo fazer com que outros grupos de manifestações contra a favor sejam formados e ai começa a fissura no próprio movimento já tem gente pedindo a vida eterna outro é anti cristo o outro é militarista o outro é punk o outro red skim um é capitalista o outro é comunista ,cada dia vai ter uma manifestação diferente o povo esta perguntando ninguém quer mais trabalhar NÃO ,? O PATRIMONIO DE QUEM PRODUZ DEPEDRADO O ESTADO VAI PAGAR O PREJUISO

  2. Todos já entendemos que O Movimento Passe Livre foi a penas o estopim,como acontecem com muitos outros movimentos!
    Comparando a grosso modo,seria como um relacionamento que se rompe após uma das partes cansar de ceder em favor do outro e pedir a separação a mudança !
    Esse movimento seria um pedido de separação no relacionamento entre o povo e esse governo que desde 1500,só decepciona a outra parte.
    Ou seja a única forma do relacionamento continuar será a mudança real desses governos corruptos !
    Essa analogia eu fiz em homenagem aos inúmeros intelectuais formado nisso e naquilo,que insistem em tornar difícil oque é simples !
    O povo quer é viver com dignidade,respeito,ter saúde ,segurança e justiça de verdade !

  3. Carl
    19 de junho de 2013 at 14:31

    Na verdade seria interessante as manifestações pararem e observarem se os políticos fazem alguma mudança. Se ficar nesse “pula-pula” por muito tempo o povo que está em casa que é a verdadeira imensa maioria vai acabar perdendo a paciência.
    Grupos de 1000 pessoas ficarem parando rodovias onde prejudicam 1.000.000 não pega nem um pouco bem, assim como queimar caminhão da imprensa ou mesmo saquear e vandalizar os prédios públicos e privados.
    Caso os políticos não realizem mudanças continuem os escândalos aí o povo volta e se concentra em um objetivo. Posso está sendo “polemico” mas manifestação sem um objetivo definido e claro não vai mudar nada.==== Epor aí o caminho…sds.

  4. Meu Deus do céu!!!!
    Que texto esdrúxulo! Um título que não é desenvolvido durante o texto, cheio de frases feitas e “lugares comum”. Olavo estava certo, a intelectualidade brasileira é ridícula. Por isso eu fico com Felipe Moura Brasil:

    O manifestante ideal
    [Publicado originalmente no facebook.]

    – Você sabe como se calcula o preço da tarifa do ônibus?
    – Não!
    – Você sabe se o preço que você paga é o preço total da tarifa?
    – Não!
    – Você sabe o que é subsídio concedido pelo Estado?
    – Não!
    – Você sabe quanto o Estado gasta em subsídio?
    – Não!
    – Você sabe se o subsídio aumenta quando se diminui o preço da tarifa?
    – Não!
    – Você sabe do bolso de quem vem o dinheiro do subsídio?
    – Não!
    – Você sabe exatamente o que mais encarece a vida dos pobres?
    – Não!
    – Você sabe quais países têm transportes públicos de graça?
    – Não!
    – Você sabe quem sou eu e quem são os outros líderes do movimento?
    – Não!
    – Você conhece a história dos nossos partidos?
    – Não!
    – Você conhece a história do comunismo?
    – Não!
    – Você estuda política?
    – Não!
    – Você gosta de estudar?
    – Não!
    – Você ama os pobres?
    – Sim!
    – Você está revoltado com o país?
    – Siiim!
    – Você quer fazer alguma coisa?
    – Siiiiiiiim!
    – Você quer mostrar aos amigos que faz alguma coisa?
    – Siiiiiiiiiim!
    – Você quer fazer alguma coisa junto com seus amigos?
    – Siiiiiiiiiiiiiim!
    – Você sabe andar, pular, repetir slogans e gritos de guerra?
    – Siiiiiiiiiiiiiiiiim!
    – Você sabe falar sobre tudo isso que você tanto sabe no seu facebook?
    – Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
    – E também na página dos outros?
    – Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
    – Ótimo. Você é o manifestante ideal. Cartazes, bandeiras, coquetéis… O que quiser pegar tem ali. Próximo!

      • no meu face os que estão postando direto são os mais abonados nem usam transporte publico e alguns são funcionários do estado ,basta ver as roupas que estão usando nas manifestações ,ontem eu estava na zona sul de são Paulo e toda a rapaziada falou que era tudo boy e falaram do que foi preso depredando a prefeitura o pai dele tem uma empresa de transporte rsrsrs tem que rir para não chorar!!! ,esses playbois do face não me representa .

      • Meu caro, eu gosto de ler suas postagens… pelo primor das colocações, pela fluidez do texto, pelo uso de termos castiços, pelo respeito que tens ao vernáculo pátrio… continue assim e chegarás aos portões da USP, coisa nada difícil, dado o nível do corpo docente que tem na figura da marilenga xuxai a representação da figura mítica da medusa, cujo olhar transforma em pedra quem seus olhos fitar… com uma tutora desse quilate vc continuará brilhando no uso do pedantismo ideológico com a tradicional tosquicidade que lhe é peculiar, de modo asseverado… pense nisso com carinho…

  5. Nao perderei meu tempo lendo o que a BBC tem a dizer sobre o assunto. Ela nao e um servico de informacao mas desinformacao. Porta voz do imperialismo britanico.Alguns dos comentaristas desejaria um movimento de protesto controlado. dirigido que pudesse ser interrompido, para ver como as classes dirigentes reagem. Infelizmente podem esperar sentados. Esse movimento nada mais e que mais uma etapa da eterna luta de classes que nunca terminara a nao ser quando o operariado adquira o poder e imponha a ditadura do proletariado. O movimento pode se dessipar, perder o impeto, ser derrotado pelas forcas militares, o fato e que a crise do capitalismo forca a burguesia se tornar mais agressiva. E papel historicos dos partidos trabalhistas como o PT, um partido social democrata, ocupar o poder quando a burguesia se sente impotente para controlar o poder atravez de seus proprios partidos. Num momento de fraqueza, a burguesia deixa os partidos trabalhistas ocuparem o poder e por em pratica aquelas medidads economicas que provocaria reacao popular e elas mesmas tentasse executar. No Brasil, num momento quando nossa burguesia estava fraca, o PT foi eleito, e a primeira coisa quew Lula fez foi assegurar o pessoal do FMI, que o Brasil iria cumprir todos os compromissos assumidos pelas administracao passada. A politica economica do PT e neoliberal, tal qual a do partido trabalhista ingles. E assim como estes abriram as portas para o retorno dos conservadores, o papel historico do PT e criar desmoralizacao no movimento operario e preparar o terreno para uma administracao realemte burguesa. E dado que no memomento a crise do capitalista forca a burguesia a adotar medidas que reduza cada vez mais o poder salarial do trabalhador, eu creio que o terreno esta sendo preparado para a tomada do poder por um movimento fascista, militar ou civil. Dada o abandono da concepcao de ditadura do proletariado pela extrema esquerda, nao a direcao revolucionaria no momento que possa aproveitar dessa situacao de crise e avancar o processo revolucionario no Brasil ou em qualquer outro pais do mundo. O campo esta aberto para o movimento facista, e creio que sera um movimento fascista neoliberal economicamente a moda de Pinochet.

    • Caro JoJo…
      Posso lhe assegurar, que o caráter fascista se fez presente nas manifestações em que estive, Brasília, o que me fez abandoná-las… Preferi ficar com o meu cachorro…

      Sinceramente, estou com nojo destes jovens, que não sabem nada, mas acreditam tudo saber… Tenho hoje a noção, que humanos com menos de trinta anos só possuem a serventia de serem objetos do desejo alheio, e nada mais…

      Desencanto, cruel e mordaz, toma conta da minha alma.

      • Facismo, é não admitir oposição. É corromper o congresso com o mensalão. É corromper o povo com o bolsa esmola. É calar a imprensa livre. É a tentativa de se perpetuar no poder. Isso sim, é facismo. E bois são aqueles que apoiam isto.

      • Parabéns amigo… eu não responderia melhor… fostes central e contundente… na mosca…

  6. Não vejo novidade política a não ser que volte a monarquia e a gente tenha que fazer fila pra lamber as botas do monarca … vão se f…
    Afora isso o que pode ocorrer é uma tentativa de infiltração estrema, vejam o povo não tem líder … não precisa … mas a educação é fraca e isso tem um objetivo, quem sabe impor uma nova ideologia a nós brasileiros desconhecida :

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KslPYEoUg-A

  7. PT tenta usurpar o movimento:

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/105931/Falc%C3%A3o-PT-vai-%C3%A0-avenida-Paulista-nesta-quinta.htm?acid=615322&ls-acm0=10

    Rui Falcão e a SS do PT agora querem usurpar o movimento para si? Será que ele viu os manifestante mandando os petistas infiltrados guardarem suas bandeiras sob pena de apanharem? Ou Eduardo Guimarães ser chamado de “blogueiro petralha”? Acreditem, o maior hostilizado nas manifestações é o próprio PT,que se elegeu prometendo mudanças mas uma vez instalado no poder aprimorou para pior as falcatruas e maracutaias que já eram executadas aqui há 500 anos e que, não satisfeito, ainda faz de tudo para atacar as instituições e o Estado Democrático de Direito.

  8. Temos que esperar pra ver o que vai acontecer!O fato que esses movimentos populares, do nosso povo, dos brasileiros, burros, inteligentes, esclarecidos, ignorantes, jovens, velhos etc, conforme queriam rotular alguns, fato é que, criou-se agora uma expectativa que precisa ser atendida em um determinado momento, sob pena de haver frustração generalizada, ou acirramento da mobilização com confrontos sérios com o poder estabelecido! Frustração que inclusive pode causar reviravolta no pleito eleitoral nacional que se avizinha!Afinal, não é a maioria que vive de bolsa família! Sem qualquer critica!Então, subestimar essas mobilizações seria como ignorar a inteligência do povo, do nosso povo, que nunca foi burro!

  9. Gostaria de ver numa faixa dos protestantes, dizendo : BASTA DE SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS!!! R$ 415 BILHÕES AO ANO DÁ PRA SE FAZER MUITA COISA NO TRANSPORTE PÚBLICO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, DEFESA, ETC…..Corrupção não é uma característica do atual governo, isso já existe há muito tempo e tem até caído atualmente. Essa denúncia os manifestantes não mostram em cartazes, por quê será???? Só lembrando que o salario mínimo no desgoverno do mensalão do fhc era de US$ 80,00 – aí sim, como pagar transporte público??? Quanto é o salário mínimo hoje? Por quê será que esses malditos de todos os partidos não realizam uma reforma política pra valer, 29 anos já se passaram e nada!

    • Quem é louco de dar mais dinheiro para estes ratos se locupletarem???.. deixa de demagogia… eles não criaram a corrupção mas a levaram aos píncaros da safadeza e destreza em desviar o sangue do povo…

      • Não sou petista, não tenho nenhuma afinidade ideológica com esse partido e não tenho procuração pra defendê-lo, mas tenho compromisso com a verdade, perante Deus e a nação, como cristão e cidadão brasileiro. É patético o seu comentário, apesar da flagrante e leviana agressividade no uso de um vernáculo bem articulado, é vazio em conteúdo e não impressiona ninguém!!! Você faz violentas e desarazoadas críticas ao PT que eu também não gosto, mas diante das alternativas ideológicas que nos foram apresentadas êle tem sido infinitamente melhor do que os demais que governaram este País em todos os quesitos e para mim, isso é o que me interessa – o bem-estar da nação brasileira e não os de 666 vira-latas que matam, perseguem cidadãos brasileiros, sonegam, corrompem políticos e entregam a estrangeiros todos os preciosos recursos da nação e da pátria. O que você quer oferecer à nação brasileira, os desgovernos de mais de 20 anos de ditadura militar, o vagabundo e covarde entreguismo demo-tucano, o estúpido nazismo dos olhos azuis. Quando você se manifesta contra uma reforma política você quer uma com a direitalha no poder,…acho isso cômico. Na verdade, com a direitalha no poder, o futuro do povo brasileiro, apesar de toda a riqueza do território nacional, iria pro espaço, seria uma reforma para facilitar ainda mais a entrega do rico povo brasileiro e seu vasto e rico território aos estrangeiros; iria ficar o dito pelo não dito e os protestantes iriam sair das ruas, voltando para os braços dos papais que tem dinheiro de sobra com a sonegação de impostos!!!

      • Bobão… a esquerda já entregou tudo… ou vc acha que o PSDB é direita???… PT, PSDB, PMDB, PCB etc, etc… tudo legenda de aluguel… não têem compromisso com o Brasil… para vc ter uma idéia, o PT acaba de gastar 120 milhões em um hospital para árabes e deixa o povo brasileiro morrendo nas macas Brasil afora… se vc quer REALMENTE entender o que esta acontecendo, não querendo que vc deixe de apreciar a esquerda, mas colocando a real situação da mesma no cenário atual, peço que veja esse vídeo na integra e depois comente por favor: https://www.youtube.com/watch?v=DNGkOCi9Zi8 … a solução ainda é o pensamento liberal/conservador… saudações…

  10. “Gostaria de ver numa faixa dos protestantes, dizendo : BASTA DE SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS!!! R$ 415 BILHÕES AO ANO DÁ PRA SE FAZER MUITA COISA NO TRANSPORTE PÚBLICO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, DEFESA, ETC…..Corrupção não é uma característica do atual governo, isso já existe há muito tempo e tem até caído atualmente. Essa denúncia os manifestantes não mostram em cartazes, por quê será????”
    ———————————————
    Boa, Al Carvalho!
    Concordo e complemento dizendo que há muita desinformação nestes protestos.

    Como por exemplo, com uma das bandeiras dos manifestantes, os gastos com a Copa:

    Quando desinformada mente dizem que o governo gastou dezenas de bilhões na construção de estádios para a Copa 2014.

    HORAS! O GOVERNO NÃO TIROU UM CENTAVO DO ORÇAMENTO PÚBLICO FEDERAL PARA A CONSTRUÇÃO DOS ESTÁDIOS…!

    O que foi feito, foi fornecer financiamento para a iniciativa privada, que foi quem tocou as obra dos estádios….

    Nas palavras da própria Dilma:

    “Sobre a disputa da Copa do Mundo, a presidenta Dilma destacou que o dinheiro investido na construção das arenas são fruto de financiamento, que serão pagos pelos proprietários, ou pelas empresas que vão operar os estádios. ”

    “Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação. Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação. E vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação”, reforçou.”

    • Valeu Alvez 80, excelente comentário, dinheiro de fora dando muito emprego aqui, numa crise dessas onde o desemprego na europa está na estratosfera, acho que foi um grande presente para o povo brasileiro, muitos empregos foram alí gerados, além de empreiteiras nacionais e a indústria de construção civil faturarem uma boa grana, as criticas são puro despeito da tucanalhada!!!
      Um abraço

  11. Tem que se tomar cuidado agora onde já se conseguiu o impacto pretendido, para não exceder na dose!Senão o remédio via veneno!

  12. O pior ainda pode acontecer… uma constituinte com a esquerda sozinha no poder e sem oposição… não podemos aceitar e nos tornar uma Venezuela… constituinte somente quando o país tiver representatividade real com situação e oposição… sem isso, a nova constituição seria nada mais que uma deliberação do poder político hegemônico contra os interesses reais do povo, entendido na figura do homem mediano… digo isso porque até agora a esquerda legislou sozinha contra o povo brasileiro, que na sua GRANDE MAIORIA é conservador… deu no que deu… será que precisaremos ter uma guerra civil para que a esquerda ouça o povo e não seus ideólogos pantomimicos utopistas???…

  13. Nem destro e nem tampouco sinistro, nação brasileira em primeiríssimo lugar! Se a esquerda não presta, a direita, pelo que a história nos mostra vale muito menos ainda e quanto mais radical, tanto pior!!! Numa palavra, NACIONALISMO – governo forte do povo, para o povo e pelo povo! Isso implica e passa necessariamente pela cidadania, democracia e o melhor do capitalismo e socialismo!!!!

  14. Amigo, como dizia Churchill, o socialismo só dura enquanto dura o dinheiro dos outros… socialismo e democracia são termos antagônicos, na medida em que o socialismo tende a um governo centralizador e coletivista que mata a iniciativa privada e o indivíduo, fatores primordiais para o desenvolvimento de qualquer nação… o resto é retórica de gente cooptada pelo velho safado marx e seus contos da carochinha…

    • Não, caríssimo, socialismo é um ESTÁGIO no desenvolvimento capitalista, antes de atingir o comunismo, propriamente dito. Não é antagônico se não empregado em sua plenitude, aproveita-se o que nos interessa na correção das imperfeições do sistema capitalista e para certas indústrias estratégicas para a segurança da nação.

      • Me mostre uma, UMA tecnologia desenvolvida em um regime comunista pleno… amigo, sem o INDIVÍDUO não existe progresso… a tendência de todo pais que se meteu com o regime socialista/comunista foi a DERROCADA, em todo os aspectos da existência… chego até a pensar que é do interesse dos países capitalistas que os demais cheguem ao comunismo em plenitude, pois terão menos concorrência e mais influencia no que interessa: COMERCIO e TECNOLOGIA… ou seja,,, eles querem mais que o terceiro mundo se foda em uma insana comunização e que nunca mais volte a ter crescimento econômico… analise os fatos e não as teorias… quem lucraria se o Brasil se tornasse uma cuba???…

Comentários não permitidos.