Obama propõe à Rússia reduzir número de armas estratégicas de ataque em um terço

DISCURSO DE OBAMA EN LA PUERTA DE BRANDENBURGO

O presidente dos EUA, Barack Obama, discursando em Berlim, propôs reduzir por um terço os arsenais nucleares dos EUA e da Rússia, bem como o número de ogivas nucleares táticas na Europa.

Obama declarou que, atualmente, o número de armas nucleares na Rússia e nos Estados Unidos não excede o arsenal dos dois países em 1950.

No entanto, ele acredita que, em prol do mundo sem armas nucleares, é necessário reduzir arsenal nuclear dos EUA e da Rússia em um terço, em comparação com o nível definido pelo Tratado sobre Armas Ofensivas Estratégicas, assinado em 2010.

Fonte: Voz da Rússia

Propostas de Obama não podem ser levadas a sério

As autoridades russas reagiram com ceticismo à proposta do presidente norte-americano, Barack Obama, de reduzir em um terço os arsenais nucleares da Rússia e dos Estados Unidos e o número de ogivas nucleares táticas na Europa.

O vice-premiê russo, Dmitri Rogozin, declarou que os principais líderes políticos da Rússia não podem levar a sério a referida proposta até que seja terminada a instalação do sistema de defesa antimíssil dos EUA na Europa.

“Como é que se pode levar a sério a proposta de reduzir arsenais nucleares estratégicos, quando os Estados Unidos estão desenvolvendo seu potencial de interceptação deste arsenal estratégico?”, perguntou Rogozin.

Fonte: Voz da Rússia

 

2 Comentários

Comentários não permitidos.