Mais de 5 mil protestam no DF e invadem o Congresso Nacional

te esperoManifestantes romperam o bloqueio policial e subiram no teto do Senado; polícia tenta conter os invasores

Nivaldo Souza

Em Brasília, mais de 5 mil pessoas, na sua maioria estudantes, deram início nesta segunda-feira por volta das 17h a partir do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, a um protesto convocado nas redes sociais. O grupo seguiu para a frente do Congresso Nacional e a polícia perdeu o controle pouco depois das 19h, quando eles conseguiram subir no teto do Senado.

Às 18h, quando chegaram em frente ao Congresso, os manifestantes ocuparam o canteiro central e gritavam: “E aí, Dilma, cadê você?”. Às 18h30, a manifestação começou a ficar tensa. Alguns furaram a barreira policial e subiram a rampa do Congresso, de onde foram tirados à força. Os manifestantes entraram no espelho d’água e, atingidos por spray de pimenta, eles revidavam com água.

Leia mais sobre os protestos do fim de semana no DF:

‘Sou do rock e vim protestar’, diz manifestante em Brasília

PM joga spray de pimenta no olho de menor de idade durante protesto 

Veja como foi a ação da Polícia Militar contra os manifestantes no DF

PM usa bomba de gás e bala de borracha contra protesto em frente a estádio no DF

A Marcha do Vinagre, como ficou conhecido o ato, também protesta contra a PEC 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público, contra o projeto de lei sobre terrorismo, contra a construção do estádio de Brasília e contra a deterioração do transporte público e da saúde no Distrito Federal. A página no Facebook tinha mais de 14 mil confirmações.

Quem fez a convocação foi Jimmy Lima, de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio. “A gente começou por conta da Copa e cresceu por causa do que a gente viu em São Paulo”, disse o estudante ao se referir à repressão policial na capital paulista durante o quarto protesto do Movimento Passe Livre.

Nivaldo Souza/iG Brasília

Manifestantes participam de marcha até o Congresso Nacional

Segundo o coronel Gouveia, da PM do DF, 400 homens entre policiais, cavalaria e Tropa de Choque acompanham o protesto. Ele disse que acertou com os manifestantes que não haverá fechamento de via e que a marcha seguirá até o Congresso Nacional. Segundo a polícia, a marcha reuniu cerca de 1.500 pessoas.

Um dos participantes do protesto é o veterinário Rodrigo Montezuma, de 44 anos, também estudante de direito. Ele disse que acompanha a filha, de 21 anos, e foi com ela esta tarde a uma reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Carvalho abriu diálogo com os manifestantes que participaram do protesto de sábado após a ação da polícia, que atirou balas de borracha e bombas de gás em frente ao Mané Garrincha na estreia do Brasil na Copa das Confederações. “O ministro garantiu que ia ligar para o Agnelo (Queiroz, governador do DF) para moderar na contenção da manifestação de hoje”, afirmou Montezuma.

Ele disse ainda que conversou com a OAB do DF, que prometeu dar um respaldo jurídico caso os manifestantes precisem. No último sábado, foram realizadas 29 detenções e, entre os presos, estavam dez menores de idade. “É um absurdo num país democrático como o Brasil tratar manifestante na bala de borracha. Eu fui falar com o ministro e com a OAB como pai que também participa das manifestações e incentiva a filha a participar”, disse Montezuma.

Fonte: Último Segundo

30 Comentários

  1. Vamos dar fim a mais de 500 anos,de desrespeito para com o povo brasileiro,que as manifestações cresçam e leve a mensagem ao mundo, mensagem de um povo pacifico que cansou.que perdeu a paciência diante de tanta corrupção !

  2. Falou e disse Cesar Pereira!Acabou-se o tempo das massas burras e alienadas!Brasília que não tome cuidado, senão faremos a nova revolução da bastilha!Não só existem sem tetos ou descamisados, ou sem móveis nesse país, há também os sem transporte, sem saúde, sem segurança, os desrespeitados nas repartições publicas por aqueles que são pagos com o dinheiro do povo (mais valia do salário mínimo)!Entre outras mazelas que se tornam hoje insuportável para nós todos o povo brasileiro, tá na hora de fazer a lição de casa governantes, senão o Poder vai mudar de mãos!

  3. A nova queda da Bastilha!
    Que esses malditos políticos tomem vergonha na cara e parem de nos roubar antes que o pior aconteça com eles.

    • Amém Carl! Vai ter protesto na sua cidade? Se tiver vá participar. Na minha cidade será na quinta feira. E eu estarei lá!

      • Não TIRELESS minha cidade é pacifica (tirando os maginais). Aqui não teve manifestação o prefeito foi mais rápido e reduziu as tarifas para evitar qualquer problema.

      • Os cansados e cheirosos, que não conseguem coro nem para lotar uma vã, querem pegar carona no belo movimento realizado pelos jovens, para atacar o governo federal, cujo ato anterior ao início dos protestos, foi retirar TODOS os impostos que incidem sobre o transporte público. Estão caindo do cavalo, ontem os palácios sitiados eram governados pelos tucanos.

  4. Vejo duas coisas:

    1. A passeata conseguiu não deixar nenhum partido assumir os rumos dela, e nenhum político foi poupado (da presidente ao prefeito)

    2. Uns poucos adotaram uma posição virulenta e tentaram direcionar o povo contra símbolos da instituição democrática (Palácio do Bandeirantes/SP e a ALERJ), e é com estes que deve-se ter cuidado. Aliás sobre estas pessoas, a Folha de SPaulo fez uma boa reportagem (http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1296760-ministro-diz-que-nao-recebeu-prova-do-envolvimento-de-servidores-em-protestos.shtml), curiosamente todos funcionários da Casa Civil da Presidência.

  5. Os raivosos contra o governo atual (inclusive a menina pink, aquela do vídeo) estão expressando todo o seu descontentamento com o partidão eleito há 10 anos: o PT não se mostrou tão radical quanto queriam seus eleitores da USP, UFPR e demais coisas do gênero. Então, começam a surgir bandeiras nas manifestações (PSOL, PSTU, PCdoB) pois eles sim devem encarnar o verdadeiro espírito socialista, igualitário; aí sim a heterossexualidade será posta no seu devido lugar, o aborto será liberado em todos os casos, as pessoas poderão casar com poodles, jacarés e tamanduás e o ônibus, oh maravilha, será de grátis, como é em Cuba. Então, na próxima eleição, estes mesmos próceres votarão num candidato mais radical ainda, que mostre pra Dona Dilma como se faz. E ao chegar no poder, este novo verbo socialista encarnado irá tapear o mesmo povo, como antecessores o fizeram. E aí outro partidão será buscado, e novos ônibus queimados e mais vinagre desperdiçado…
    Alguém precisa avisar a estes nobres manifestantes que governo não é sinônimo de paternidade e quanto maior o Estado-papai, menor a liberdade individual.

    • O pessoal ta contra todos os partidos, as bandeiras que vemos de alguns partidos são só de alguns maconheiros se aproveitado do momento.

    • Com o sucesso do bolsa família, vem aí o transporte público gratuito. Já pagamos 130mil em um SUV, porque não pagar 170mil ou 200 mil para ter ruas limpas de carros? O governo poderia aumentar o IPI e o IPVA e subsidiar, integralmente, o transporte público. Comum tranporte público gratuito e de qualidade os bam, bam, bam poderão desfilar com seus carrôes e limusines em ruas descongestionadas. Nos grandes centros urbanos poderia ser instituido um pedágio eletrônico, como o que tem em Londres, para uma mais rápido crescimento do metro.

      • nuusss,como diria a dama de ferro, “o socialismo dura ate acabar o dinheiro dos outros”
        Agora eu entendo.

    • HMS,

      Tentativa fraca de desvirtuar o que falei no outro post… COMO DISSE NO OUTRO POST, A LEI É QUE DÁ DIREITOS AO POVO…. e a lei brasileira dá direitos á protestos!!!

      E não tetar ganhar algo com essa onda de protestos, você não é parte do movimento que protesta pelo país!

      Pode ver aí, a lei dá direito a protestos populares e assim está sendo cumprida:

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

      O POVO TEM DIREITO A PROTESTAR PACIFICAMENTE… isso está na lei, está na constituição, então É SIM UM DIREITO DO POVO!!!

      E isso é diferente do que falávamos no outro post… lá Você HMS queria que o povo tivesse algo uqe não é um seu direito!!

      E mais, somente USA-SE A POLICIA EM CASO DE MANIFESTANTES VIOLENTOS… se usarem a violência e a depredação contra o patrimônio publico a policia é obrigada a parar!!!

      O povo acordou e tem que ser assim mesmo.. não se calar, tem que MANIFESTAR MESMO!!!

      Não deixar patrulheiros ou espertinhos cavalgarem a onda dos protestos tentando ganhar com isso… continuem protestando e fazendo seus direitos valerem, não se calem e não deixem a coisa ser usada contra vocês mesmos pelos espertinhos de plantão usando calunias principalmente!!

      Valeu!!

  6. Eis a força do movimento social,a democracia da massa,longe da politicagem;embora dos aproveitadores d plantão para cometerem seus crimes mesmo assim não ofuscaram a maioria que foram para rua,de uma forma ordeira e pacífica.
    .
    estão todos de parabéns, vamos mostrar a nossa indignação contra a corrupção e a pouca vergonha que se tornou a nossa política social.

  7. Eu muitas vezes disse que era esse o caminho… PROTESTOS!!

    Nada de golpe militar, Golpe de estado ou derrubar o governo com a força das armas… Derrubar um governo não muda nada, vimos isso quando o Collor caiu e nada mudou!!!

    -É o povo que tem que mudar… deixar de ser omisso, deixar de ser individualista.. tem que sair pra rua e protestar, acordar sabendo que é ele a autoridade, forçando o cumprimento de seus direitos e tendo acesso a suas liberdades democráticas sem levar cassetete de PM…

    -É o povo que tem que derrubar governos, protestar, ir pra rua e não aceitar… mas deve ser feito antes do estrago, como o caso da COPA, já uqe agora seria errado fazer fracassar, o dinheiro já foi, tem que dar certo pra se recuperar um pouco do que foi gasto dos nossos impostos…

    -Essa conversa de tirar corrupto com a força das armas somente abre caminho pra outros corruptos tomarem o poder, pois não foi o povo que tirou.. foi o interesse de outros que tirou com as armas!!

    Lembrem-se… se deixar a raiva do momento tomar conta, os espertinhos vão chegar.. principalmente a Reaça… e foram sempre os movimentos sociais que levaram cassetetes a DÉCADAS PROTESTANDO SEMPRE QUE ALGO NÃO FUNCIONAVA e eram sempre pichados de baderneiros ou comuninhas… mas foram os movimentos sociais que abriram a estrada pra acordar o povo, e o movimento passe livre é uma prova disso, de uma luta antiga e protestos de rua…

    Muitos no Brasil JÁ PROTESTAVAM ANTES DOS PROTESTOS GENERALIZADOS DE ONTEM E HOJE… JÁ ESTAVAM ACORDADOS… a maioria que não dava importância… agora é recordar méritos também, os méritos dos antigos!!

    Valeu!!

    • A Copa dará um lucro de 140 bilhões, por isso é muito difícil conseguir sediar a Copa, com muitos países brigando por isso.

      • Errado, levantamento da associação das empresas de turismo nacional, a copa das confederações por exemplo vai movimentar 260 milhões , somente o estadio de Brasilia custou 1 bilhão e duzentos milhões.

  8. até a turma da direita agora esta apoiando o pstu e o psol , engraçado é achar que o movimento não é politico que não tem bandeira ,se foi esses partidos que além de começaram tem inúmeras paginas administrada com vários nomes diferentes pelo facebook ,convocaram as pessoas
    quem esta no poder isso inclue todos as outras bandeiras ,não vao deixar o poder sem luta isso é utopia
    os pm de são Paulo foram obrigados a trabalhar sem armas ,isso vai gerar uma desconfiança da tropa e seus comandantes que fazem o que o governo pede isso é arriscar as vidas dos policiais
    no rio de janeiro e em são Paulo se o pcc e o cv começarem a vir nas manifestações e atirarem nos pm para esses governos esta tudo bem so não pode fazer nada com a turma do facebook
    baderna bagunça que não vai mudar absolutamente nada alias pode piorar
    povo massa de manobra para o poder de poucos
    eu mesmo tinha adicionado varias paginas do face que estavam convocando as pessoas ,mas fui percebendo que depois que eles fazem uns frequentadores ,eles passam a te mandar outras ,mas que são adm por eles mesmos e por ai vai
    eu tirei varias curtidas pois não vou ser massa de manobra e não vou ficar sendo bombardeado com a propaganda deles que na verdade são um só

  9. Acho que o mais importante é não cair no jogo dos partidos. Esse movimento não é do PT, PSDB, PMDB, DEM e principalmente do PSOL e PSTU que está tentando na maior cara dura se infiltrar no movimento. Que ninguém se deixe cair nesse papo de partido bonzinho que luta ao lado do povo, não é verdade não existe isso no Brasil.
    Vamos fazer nossa parte mesmo que estejamos longe das cidades onde as manifestações estão acontecendo, não deixe seus amigos e familiares caírem no jogo dos partidos, esse movimento não é partidário!

  10. Algumas considerações…

    Sim, como alguém já citou… essas manifestações pelo Brasil (fora São Paulo que num primeiro momento se motivou pelo tal aumento dos 20 centavos) estão muito desfocadas, porém servem como fator de união para nosso povo multiracial e socialmente desarmonioso, o que não deixa de ser algo positivo. Pois é a desunião desestruturizante de um povo uma das mais fortes armas do inimigo (donos do poder).

    Detalhe…
    Qual um dos motivos principais para elevação de preços de produtos das grandes corporações? Uma mão lava a outra.
    Exemplo – após certas empresas terem repassado enormes verbas para campanhas eleitorais de políticos (precisando se elejer ou reelejer) elas conseguem seu dinheiro de volta aumentando seus preços (mesmo que sejam tabelados pelo governo como passagens municipais, tarifas de pedágios, combustíveis, energia etc). E então o pequeno comerciante e empresário automaticamente reajusta seus preços também. Sendo este um dos geradores da conhecida e indesejada inflação dentro de um país.

    Logo, reparem, que uma pretendida verba pública para campanhas eleitorais, repudiada por muitos, pode ser fator IMPORTANTÍSSIMO de diminuição de corrupção política e mais… com fortes reflexos na diminuição do aumento de preços dentro de uma sociedade capitalista… Agora mesmo em São Paulo será que esses 20 centavos não seria a verba que tinha saido de um bolso voltando para o mesmo bolso?

    Claro, que grande parte do povo não está inteirado de toda a sofisticada lubrificação utilizada nas engrenagens da corrupção ativa e passiva. E mesmo que esse movimento das ruas possa ser um tanto desfocado, uma coisa ele é (além de ser fator de união de nosso povo)… ele é a voz de Deus. E essa voz está dizendo bem alto que o povo brasileiro já está no seu limite da paciência.



    Coisas para reinvindicar no Brasil:

    Voto facultativo;
    Verba pública para campanhas eleitorais;
    Prisão perpétua para homicidas;
    Total indenização material, por parte de estelionatários e seus parentes em primeiro grau, para as vítimas de golpes (nada de cadeia para esses vigaristas, apenas pagarem tudinho o que roubaram);
    Diminuição pela metade no número de nossos parlamentares em geral;
    CLT para todo funcionário público (se não trabalha, falta, sai mais cedo, só bate ponto etc – RUA);
    Publicidade de estatais e governo apenas em midia pública;

    E há mais coisas porém fico por aqui.
    O Brasil tem jeito sim!

  11. Quando leio textos como estes e vejo os comentários percebo certa dose de confusão. Esta contradição é natural nesse tipo de movimento, uma vez que se entende a dialética nos movimentos socialistas. Assim como não existe ilustre desconhecido, também não existe passeata pacífica.
    Apoiar este movimento representam duas coisas: 1º – você entende perfeitamente o que se passa e é no mínimo conivente ou 2º – nos dizeres de Lenin: você é um idiota útil.
    Os comunistas são grandes mestres em transformar qualquer ignorante em bandido a seu serviço, principalmente depois que Herbert Marcuse percebeu que o proletariado industrial — a massa de manobra original de Karl Marx — já estava “corrompido” pelas benesses do capitalismo e que a nova classe revolucionária poderia ser formada por todos que tivessem qualquer tipo de frustração psicológica: intelectuais, estudantes, mulheres, gays, crianças, prostitutas, drogados, estupradores, assassinos etc. Bastava organizá-los para destruir o “sistema”.
    O terrorismo — defendido abertamente por Marx — não é o lado lamentável de uma “manifestação” pacífica, como a grande mídia quer fazer crer. Ele é a essência e a razão de ser do ato, legitimado pela presença numerosa de desavisados mais ou menos pacíficos.
    E para finalizar com a palavra Felipe Moura Brasil: O perfeito idiota brasileiro é aquele que quer remediar um problema que ele não sabe qual é, com um remédio que ele não sabe para que serve, receitado por um médico que ele não tem a menor ideia de quem seja; e ainda está convicto e orgulhoso de fazer a sua parte para salvar o país.

    Parabéns, seus manés. O país agradece.

  12. Se o povo aprendeu a reclamar/cobrar e não for só fogo de palha com antes, o sistema democrático vai funcionar. caso contrário vai continuar na mesma. tem que manter a vigilância constante…

Comentários não permitidos.