Aeronave P-3AM participa de simulação de guerra antissubmarino no RJ

P-3AM

Fotos: Agência Força Aérea

“Drop, now, now, now! Bóias na água.” Com estas palavras do operador de armamento informando à tripulação da aeronave P-3AM sobre o lançamento das sonobóias, equipamento utilizado para a localização de submarinos, foi desfeito um hiato de 16 anos em que a Força Aérea Brasileira não participava deste tipo de missão. Desde 1996, com a saída de serviço das aeronaves P-16 Tracker, pertencentes ao extinto 1º Grupo de Aviação Embarcada, a guerra antissubmarino não fazia parte da extensa gama de missões realizadas pela Aviação de Patrulha.

O batismo das aeronaves P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) em missões de guerra antissubmarino foi realizado durante a Operação ADEREX da Marinha do Brasil, com decolagens efetuadas a partir da Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro. Segundo o esquadrão, as características do exercício propiciaram um grande crescimento operacional aos tripulantes. “A tripulação pode utilizar os equipamentos em um ambiente de guerra simulada, na qual os navios e os submarinos utilizam táticas reais de evasão, possibilitando um excelente treinamento para nossos operadores”, afirmou o Capitão-Aviador Fabrício Nery Fernandes, coordenador tático na operação.

A participação do Esquadrão Orungan na Operação ADEREX transcorreu com voos realizados próximo ao litoral do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 10 de abril.

Fonte: Tecnologia & Defesa      

 

7 Comentários

  1. Oavião é um belo sucatão. Qual a capacidade de seus sensores antisubmarino e que tipo de armamento esta a disposição ?.
    Teria sido melhor que o dinheiro tivesse sido gasto com a compra de aeronaves modernas como o P-8 Poseidon ou o Su-34. No mais parece mais uma enganação e erro.

  2. É um bom investimento e não concorre diretamente com o Su-34, a própia Rússia utiliza um turboélice como este.
    Não sei se os sensores são o que há de mais moderno mas com certesa deve ser um bom sistema.Para quem não tinha nada uma aeronave deste é uma mão na roda.

  3. Os sistemas do P3AM foram modernizados com sistemas iguais aos usados atualmente, a diferença entre o nosso e o P-8 Poseidon é a aeronave que é mais moderna pelo modelo e alguns outros fatores, que no demais são praticamente os mesmos softwares e sistemas que são requeridos para a guerra anti submarino !

  4. Rick EB/MB/FAB disse:
    12/04/2012 às 13:19

    “… Os sistemas do P3AM foram modernizados com sistemas iguais aos usados atualmente, a diferença entre o nosso e o P-8 Poseidon é a aeronave que é mais moderna pelo modelo e alguns outros fatores, que no demais são praticamente os mesmos softwares e sistemas que são requeridos para a guerra anti submarino ! …” ===== Torço pelo Su 34 p a n FAB e MB, p ontem.Sds.

  5. Esta aproximação de um aviação-patrulha sob uma fragata em pleno combate foi brincadeira né??.. Só pra tirar foto e depois publicar porque putz… Sob alcance visual assim já era! Com as defesas anti-aéreas atuais.

  6. Uaaallll que estrategia heim P-3AM para localizar submarinos e helicopteros para destrui-los rsrs rsrs Isso é que é poder de dissuasão né Brasil e assim nossa costa e nosso interesses estarão garantidos rsrs rsrs

Comentários não permitidos.