Bibi ataca alemão por poema crítico a Israel

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, atacou ontem o poeta e Nobel de Literatura alemão Günter Grass por dizer em versos que Israel é uma ameaça à paz mundial e pedir supervisão internacional em instalações nucleares “israelenses e iranianas”.

Na quarta-feira, a publicação do poema provocou uma tempestade internacional. O autor, de 84 anos, disse que Israel estaria preparando um ataque preventivo para “exterminar o povo iraniano” e escreveu estar “farto da hipocrisia do Ocidente”.

Netanyahu disse que “a vergonhosa comparação moral de Grass entre Israel e Irã, um regime que nega o Holocausto e ameaça Israel com o aniquilamento, diz pouco a respeito de Israel e muito a respeito dele próprio”. “Por seis décadas, Grass ocultou o fato de ter pertencido à Waffen-SS. Assim, talvez não devamos nos surpreender ao vê-lo chamar o único Estado judaico do mundo de maior ameaça à paz mundial, contrariando o direito de Israel de se defender”, dizia uma declaração emitida pelo gabinete de Netanyahu.

Grass reproduziu na noite de ontem parte do controvertido poema criticando Israel, defendendo o texto durante uma transmissão da TV alemã NDR, pública. Grass também se declarou mal compreendido e intimidado pela reação ao poema.

“No geral, ninguém teve a atitude de debater o conteúdo do poema e todos se uniram numa campanha contra mim”, afirmou.

“Os antigos clichês foram utilizados novamente. Parte de tudo isso me fere bastante. O termo ‘antissemitismo’ foi empregado imediatamente, coisa que já era de se esperar”, disse.

Grass também criticou a mídia da Alemanha: “Percebo que, num país democrático, dotado de uma imprensa livre, existe certo controle da opinião”. O autor fez repetidas críticas à política externa dos alemães e dos americanos durante mais de meio século.

A publicação do poema Aquilo que precisa ser dito provocou controvérsia em Israel e na Alemanha, estimulada pela história pessoal de Grass. Ícone da literatura liberal, ele admitiu, em 2006, que se alistou como soldado na Waffen-SS, braço armado do Partido Nazista, em 1944, quando tinha 17 anos. Grass recebeu o Nobel em 1999. Seu romance de 1958, O Tambor, fala da mentalidade alemã da era nazista.

Eli Wiesel, premiado com o Nobel da Paz, disse ontem que o poema de Grass o preocupava. “O Irã é governado por um ditador cruel, que já anunciou várias vezes sua intenção de destruir Israel. Como pode Grass pensar que a ameaça à paz mundial é Israel e não o Irã?”, afirmou. “Não consigo compreender a lógica do seu raciocínio. O que houve? Será que a ‘antiga Alemanha’ fez um retorno súbito, arrebatando seu juízo?”, questionou. / AP e NYT

Fonte: Estadão

26 Comentários

  1. “…O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, atacou ontem o poeta e Nobel de Literatura alemão Günter Grass por dizer em versos que Israel é uma ameaça à paz mundial e pedir supervisão internacional em instalações nucleares “israelenses e iranianas”.==== Estranho seria se o tal sr.BIBI nada dissesse , esperavam o quê ? Q o |BIBI batesse palmas ao ex-SS? Mais, o q ele disse é uma verdade. Sds

  2. O “Poema” do decrépito Gunter Grass repete os métodos adotados pelos nazista. É mesma psicologia de vitimizar o agressor e culpar a vítima. Ademais é mais uma evidência da extrema afinidade entre os regime que existiam na Alemanha e Itália dos anos 20 até 1945 e o que governa o Irã desde 1979 visto que até os simpatizantes agora são os mesmos!

  3. Carlos Argus,Correção:”MAS,o que ele disse…”

    Isso está gerando muita polêmica e acho que é hipocrisia com o Grass,é como ele disse,tem um grande controle de opinião pela mídia,lembrando que a mídia no ocidente em grande parte é financiada pelos EUA que é financiado por Judeus,aliás,aqui no Brasil mesmo,na TV aberta que é aonde a maior parte da população assisti TV,SBT,Record e Rede TV!São de empresários judeus,a Globo é rica por causa do investimento de empresários judeus nos EUA,idem para a BAND.

    O fato de ter ocorrido o Holocausto pelos demônios nazistas da época fez com que os judeus se aproveitassem para entrar na palestina como refugiados e ainda por cima em 47 conseguirem a legalização do seu estado judaico.Esse fato do holocausto fez com que os Judeus se tornassem um tipo de “queridinho do papai”,ou seja,ele pode atacar quem eles quiserem,mas ninguém pode atacá-los.

    Grass fez parte da Waffen-SS em uma época que na Alemanha ninguém podia se recusar a entrar nas FA para ajudar contra o avanço soviético pelo leste e americano pelo oeste.Se for levar pra esse lado,seria o mesmo que dizer que o papa é nazista também só porque integrou a juventude hitleralista.

    Irã é um perigo para paz mundial,seus propósitos não são nada bons,mas os de Israel também não são dos melhores,se não fosse essa burocracia de liberdade e paz dos EUA provavelmente Israel já estaria batendo as portas do Canal de Suez e da “Pérsia”,Israel tem cerca de 100 ogivas nucleares.

    Por coincidência estamos em 2012 e por coincidência desde o fim da Guerra Fria nunca estivemos em uma situação tão aterrorizadora como essa.

    Tensão entre CN,CS e Japão.Vladimir Putin eleito na Rússia e com planos para um UP gigantesco nas forças armadas russas,os EUA cada vez se isolando por assim dizer,tanto é que ocorreu esse ano o fim da Guerra do Iraque,e ano passado eles nem mesmo interviram na Líbia,e agora planejam sair do Afeganistão também.

    No Oriente Médio tem as revoltas na Síria,a crise por causa do desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã,Israel planejando ataques.O aumento do terrorismo.

    Nós estamos vivendo uma situação que qualquer passo errado pode culminar no nosso fim,ai entra a pergunta,será que a previsão dos Maias tem fundamento?Vamos torcer pra que não.

  4. O ministro israelense disse certo hoje e moda de novo atacar os judeus como se fazia a 70 anos onde se culpava os judeus por tudo de ruim no mundo, não se pode deixar essas pontas soltas se estenderem se não estaremos a beira de uma nova chacina a diferença e que dessa vez os judeus não vão ser exterminados com tanta facilidade antes disso acontecer eu garanto eles vão levar milhões e dezenas de milhões com eles.

  5. Impressionante como essas estórias infantis de “lado do bem” e “lado do mal” convencem as pessoas e passam a legitimar genocídios. Basta um se declarar como “o lado dos bons” que o inimigo, seja ele alemão, árabe, palestino, etc; toma a forma de vilões com risadas sarcásticas que querem dominar o mundo.

    Xingar americanos é normal, fazer piadas com portugueses e japoneses é normal. Mas abra a boca pra falar de algo judeu pra você ver. Quer um exemplo? Vou ser acusado de anti-semitismo só por ter dito isso.

    Acorda povo ignorante!

  6. “No geral, ninguém teve a atitude de debater o conteúdo do poema e todos se uniram numa campanha contra mim”, afirmou.

    “Os antigos clichês foram utilizados novamente. Parte de tudo isso me fere bastante. O termo ‘antissemitismo’ foi empregado imediatamente, coisa que já era de se esperar”

    parabens ao Günter Grass , excelente, e sobre ele ter se alistado para a Waffen-SS, apenas estava protegendo o seu pais dos invasores.(para combater o inimigo ele tinha que entrar no exercito!!!!).

  7. caramba, o que eu entendi é que ele fez apenas uma critica quanto a postura de israel sobre o irã, concordo que ele nao foi muito claro, no que pareceu que israel é o unico culpado no assunto.
    bem isso foi o que eu entendi que ele apenas fez uma critica a israel (para que se tme cuidado ao atacar o irã).

  8. Esse senhor de 84 so disse a verdade…e pregou nada mais que a igualdade de deveres e responsabilidades. E Israel, pais cada vez mais fora de controle, que esta prestes a colocar a humanidade em risco com o argumento de se “defender” (na realidade seria “atacar”) prefere “atacar” o passado do escritor ao inves de refletir sobre o que ele diz. Lamentavel mas como disse o proprio escritor “…ja era de se esperar.”. Sds.

  9. Engraçado que pra entrar na SS tinha que querer estar lá tão confundindo SS com Wermatch esses sim eram soldados defendendo seu país já a SS vamos ver o que ela fez pra defender a Alemanha, fez guetos onde jogou milhares de Judeus, Ciganos, Negros e outros povos que eram considerados inferiores exterminou milhões, fez todo o tipo de atrocidades imagináveis e inimagináveis desde abajur com pele humana, pesos de papel com cabeças encolhidas.

    Como eu disse tá na moda culpar os judeus pelos problemas do mundo de novo, risco pra paz mundial e esse pensamento ignorante, que é compartilhado pelo atual presidente do Irã, vamos pensar no que a gente vai pensar em dizer, o que vcs preferem viver num mundo de discordância ou viver num mundo sobre a bandeira do racismo, anti-semitismo e ignorância religiosa.

    Eu duvido que israel ira atacar o irã eu também não desejo isso, mas se for preciso se israel tiver 100 porcento de certeza que o Irã quer a bomba, israel vai atacar sim, risco pra paz mundial e uma bomba nuclear nas mãos da ignorância, todo mundo concorda se israel não tivesse atacado o Iraque nos anos 80 eu lhes garanto o mundo tinha acabado faz tempo, pra aqueles que vão dizer é Israel que tem ogivas nucleares israel se viu a beira do fim nos últimos 60 anos e até agora não usou uma bomba nuclear.

  10. Israel faz muito diferente do que a SS fazia né!!! Faixa de Gaza, Bombas de Fósforo Branco… Só não criaram Campos de Concentração Palestinos por conta da opinião internacional.

    Uitinã disse:

    (…) risco pra paz mundial e uma bomba nuclear nas mãos da ignorância(…)

    Meu amigo a bomba nuclear em si já é o exemplo da ignorância, afinal para o que ela serve mesmo??? E outra Israel não usou seus armamentos nucleares até hoje pq se o fizerem perderão o respaldo dos USA.

  11. Uitinã, se nao me engano a ss no final da guerra era a unidade de maior numero de soldados pois a Wermatch tinha sido reduzida por hitler(depois das derrotas no leste europeu), e foi justamente a epoca que o Günter Grass entrou(1945),(ele entrou pq nao tinha escolha), era a unidade que estava na “frente” da batalha contra os russos.
    entendeu.

  12. e sobre culpar os judeus , bem acho que isso nao foi para mim né pq em momento algum eu joguei a culpa nos judeus, acho que os judeus tem sua razoes e o irã tb tem as suas razoes, minhas raizes sao ocidentais entao acho que ficaria do lado judaico.

  13. Sou contra a ideologia sionista e não sou “antijudeu”,
    até porque não considero que um sionista seja judeu…
    se for sionista não é judeu!
    se for judeu não é sionista!

    Em relação ao genocidio nazista de judeus, ninguém no mundo deve nada aos sionistas, que nada tem a cobrar…
    quem morreu neste genocidio foram judeus, não sionistas.

    judeus de verdade são poucos e não são sionistaSS..

  14. O ANTI-SEMITISMO DE BIBI

    Israel sempre vem com essa de ati-semitismo e alguns aloprados e incautos logo embarcam nessa dos sionistas.

    O governo mas ante-sionista que se tem hoje se encontra em Israel,pois a raça semítica também são aqueles que moram na Palestina que é massacrado pelos fascismo do sionismo que se instalou em Israel.

    Se tem um anti-semita que deveria ser enjaulado esse é o Sr. Bibi e o seu bando,que nem os árabes israelitas(que é semita) escapam da sua canalhice,agora estes crápulas se vestem de cordeiro e se pousam de bons moços para pegar bestas incautas!

    É impressionante como a desfaçatez deste sanguinário sionista tem para manipular as mentes fracas e como tem por aqui. _ Hahahaha…..

  15. OS SEMITAS

    são os povos que falam línguas semíticas, o grupo inclui árabes, Aramaeans, judeus,Fenícios, caldeus e muitos etíopes.

    Num sentido bíblico, são povos semitas sua ancestralidade pode ser rastreada até Shem, Noah’s filho mais velho.

    Há mais semitas professando o Islã do que o judaísmo,em quase todas as definições de semitismo se coloca o judaísmo em uma conotação errônea,pois judaísmo é uma questão de fé religiosa e não racial.

    Aquele povo que Moisés salvara da escravidão eram semitas da mesma linhagem dos mesmo patriarca dos árabes, Abraão o caldeus;porém não eram judeus pois ainda o judaísmo daquela época nem existia,é só ler o Velho Testamento(êxodo).

    Esse Bibi,um judeus de origem americana se bobear nem é um semita,deve ser igual a tantos outros judeus europeus sem traços racial semíticas e como todo sionistas que se preze,se apoderou de uma identidade que não é sua,assim como eles fizeram com as terras dos autênticos semitas da região da Palestina.

    Resumindo,este descarado assim como todos os sionistas que se instalaram em Israel são uns verdadeiros embusteiros!

  16. Na realidade, qualquer país que possua armas de destruição em massa, é um perigo a paz mundial.
    Mas, a verdade irá aparecer, pode durar 100 anos, mas, se chegará a verdade!
    Na realidade eu também, acho estranho que os principais meios de comunicação do mundo, estejam na maõs de pessoas de ascendencia judaica!
    Principalmente no ocidente!
    Talves seja coincidência! Sei lá!
    As vezes eu fico pensando, os palestinos não tinham o direito a terra por usucapião, por já estarem morando ali a vários anos, enquanto os judeus estavam na europa a mais de 1000 anos.
    Acredito que judeus e palestinos, ainda iram formar uma confederação, sei, é um sonho, mas, acredito que ambos ainda iram viver em paz.
    As vezes as pessoas questionam, fulano de tal, era das SS, me fale de alguém na Alemanha dos anos 30 e 40, que não era nazista, existia, existia, mas, era minoria!
    Outra coisa, interessante como os Judeus se apegam ao Holocausto, fico a pensar, e os coitados dos negros e nativos americanos, se o Holocausto Judeu foi terrivel, em números, o Holocausto dos povos negros e americanos foi muito maior. E não vejo nenhum negro e nativo americano, jogando isso na cara das outras pessoas!
    Para mim, o Holocausto é passado, as pessoas que viveram nos anos 30 e 40, é que são responsaveis por este exterminio de pessoas inocentes.
    É a mesma coisa que culpar nos brasileiros que vivemos no séc. XXI, pela Guerra do Paraguai, mas, eu não estava lá, como posso ser culpado por algo que não fiz!
    Quem abre um livro de história, logo percebe, em nenhum momento o exterminio de nativos americanos e negros, é chamado de Holocausto!
    Acho que todos temos que rever conceitos!
    Israel e Palestinos;
    Ocidente e Oriente;
    Brasil e Argentina;
    Argentina e Inglaterra;
    e por ai vai….

  17. O QUE DEVE SER DITO

    Irã elogia declarações de Nobel de Literatura contra Israel

    O governo do Irã elogiou neste sábado (7) o Prêmio Nobel de Literatura alemão Günter Grass por ter denunciado, em um poema, o direito atribuído a Israel de atacar militarmente o polêmico programa nuclear iraniano.

    *************

    Alemães apoiam Günter

    (…)As tradicionais “marchas de Páscoa”, manifestações pela paz organizadas em toda a Alemanha, reuniram neste sábado (7) milhares de participantes, alguns dos quais expressaram seu apoio ao poeta.
    .
    Günter Grass tem razão” ou “Obrigado, Günter Grass” diziam alguns cartazes exibidos em manifestação em Bremerhaven (norte).

    Foram feitos discursos em apoio a Günter Grass,como em Stuttgart, onde se reuniram mil pessoas“, declarou Willi van Ooyen, porta-voz da célula de coordenação das “marchas de Páscoa”.
    .
    Mil pessoas desfilaram em Berlim, 400 em Munique e uma centena em Leipzig (leste), segundo os organizadores.
    Ameaças e preparativos de guerra criam um ambiente político contaminado“, explicou Ooyen.

    Ataques preventivos, como os que Tel Aviv se reserva o direito de realizar diante da ameaça que o programa nuclear iraniano representa, em sua opinião, “são crimes” e, por isso, desprezíveis.
    (…)

    **************************

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=180145&id_secao=9

    Se queimar alcorão não fez tanto escândalo na mídia ocidental como esta fazendo um simples poema de Günter Grass,é impressionante o nível de hipocrisia.

  18. Daqui a pouco os sionistas vão questionar a legitimidade do Premio Nobel concedido ao Gunther Grass.
    Esse pessoal é um escarnio.

  19. Júlio Brasileiro,

    o Nóbel é totalmente aparelhado pelos sionistas,
    que devem estar pensando: Áh se arrependiemnto matasse! Para que fomos permitir o
    prêmio Nóbel para este alemão?

  20. HMS TIRELESS DISSE:
    “É mesma psicologia de vitimizar o agressor e culpar a vítima.”
    .
    Se descontextualizarmos esta frase de seu discurso, nos dá a idéia de que você se refere(quando diz vitimizar o agressor) aos israelenses….
    .
    Você tem de concordar que com base nessa sua frase, essa guerra que israel semeia é uma grande hipocrisia…
    .
    As verdadeiras vítimas alí são os palestinos, que mais uma vez sairam dos holofotes da mídia(na verdade nunca estiveram)

Comentários não permitidos.