Grécia ainda pode quebrar e sair da União Europeia, diz chefe do FMI

Fotografia © REUTERS/Larry Downing

A diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou em entrevista à emissora de televisão americana CBS, que será exibida no domingo (8), que a Grécia ainda tem riscos de ir à quebra, apesar das medidas de austeridade, e pode ser forçada a sair da zona do euro e da União Europeia.

As declarações da chefe do fundo são um alerta sobre a conjuntura do país, que passa por eleições em 6 de maio. Uma mudança política poderia pôr em risco os cortes de Orçamento e outras resoluções aprovadas para que Atenas conseguisse o segundo resgate financeiro, de € 130 bilhões.

Uma semana depois da aprovação do socorro ao país por autoridades da União Europeia e do fundo e da troca de títulos da dívida pública do país, autoridades econômicas europeias fizeram críticas aos avanços gregos.

O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, deu a entender que o país pode precisar de um terceiro resgate financeiro. A iniciativa foi reafirmada por outros dirigentes da Europa e inclusive o premiê grego, Lucas Papademos, não descartou a possibilidade.

O mais duro foi o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, dizendo que a Grécia está pressionando Berlim apesar da situação financeira em que se encontra. “Quando nações inteiras vivem além de suas possibilidades e depois são obrigadas a adotar medidas de austeridade, é lógico que vão culpar os outros”.

Fonte: Folha de  S.Paulo

8 Comentários

  1. Eis a salvação da Grécia, portugal e Espanha largar o Euro e voltar para suas moedas originais.

    Tecnicamente a Grecia já faliu e não tem condições de se levantar e o trabalho do FMI e UE com o seu BCE está concluído, pois num trabalho digno de dar Inveja a qualquer membro do PSDB amanter do Estado Minimo, os entreguistas Gregos deram boa parte do seu patrimônio aos Alemães em sua maioria e ao resto da UE.

    Fora que a Dívida grega é odiosa, pois os emprestimos Alemães eram condicionados a compra de equipamentos militares e bens fabricados na Alemanha.

  2. “” A diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou em entrevista à emissora de televisão americana CBS, que será exibida no domingo (8), que a Grécia ainda tem riscos de ir à quebra, apesar das medidas de austeridade, e pode ser forçada a sair da zona do euro e da União Europeia. “====== Tudo o q ele kerem p evitar + maiores prejuizos…e q os gregos se virem sozinhos…sacanas.Sds.

  3. espanha, portugal e grecia eram paises agrarios e subdesenvolvidos ate a decada de 70, meu avo falou que em portugal tinha favela, cresceram em economia e qualidade de vida gracas a investimentos pesados alemaes e ingleses durantes as decadas de 80 e 90, mas nao souberam aproveitar isso e investir em industrias de alta-tecnologia(a espanha igual ao brasil nao possui industria automobilistica nacional), etc, basicamente suas economias vivem do turismo, principalmente de alemaes, ingleses, suecos, agora a situacao e que possivelmente serao expulsos da UE, e ai ???? vao voltar a ser oque eram antes de entra na UE?

  4. SUICÍDIO, ‘KALÁSHNIKOV’ OU COMER LIXO?

    O que se deliberou é pior até que os termos devastadores do Tratado de Versalhes, de 1919, que colocou a derrotada Alemanha da Primeira Guerra de joelhos, impondo-lhe reparações equivalentes a 3% do PIB por longos anos.

    (*)Por:Saul Leblon

    *************************

    ‘O governo de ocupação de ‘Tsolakoglou’ (referência ao primeiro ministro grego que durante a guerra, em 1941, colaborou com a ocupação nazista do país;aniquilou qualquer possibilidade de sobrevivência para mim.

    Baseada em uma aposentadoria digna que paguei por minha conta sem nenhuma ajuda do Estado, durante 35 anos.

    Dado que minha idade avançada não me permite recorrer à força – embora se um grego empunhasse um Kaláshnikov, eu seria o segundo a fazê-lo -, não me restou qualquer outra solução para um final digno; recuso-me a buscar comida no lixo.

    Tenho fé que um dia os jovens sem futuro se erguerão em armas e na praça Sintagma pendurarão os traidores da nação, como os italianos fizeram com Mussolini em 1945″.
    .

    ************************************

    (**) (Bilhete deixado por Dimitris Christoulas, farmaceutico aposentado de 77 anos, que se matou com um tiro, nesta 4ª feira, a poucos metros do Parlamento grego.

    (*)Fonte: Carta capital

    http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=941

  5. Ao que parece a UE tambem quer dar um chute no traseiro de Espanha, Portugal, Irlanda . Vão abandona-los a propia sorte e desgraça .

  6. Carlos Argus, sacana a UE? Não o barco esta afundando e as ratazanas estão em desepero, é um tal de salve-se quem puder. UE primeiro mundo, os parceiros estratégicos dos USA estão indo a bancarrota, o que dó, tão orgulhosos.

  7. O que é mais triste é que a Grécia parece doença. Por estes dias, ninguém quer ser grego na Europa. O que é uma tristeza muito grande. Mais triste ainda é o imenso rol de países do Centro, Norte da Europa que se remete ao silêncio, perante as investidas da Alemanha e França.

    Curioso, e mais triste ainda, é que uma crise mundial criada pelo neoliberalismo, combate-se como?? Com mais neoliberalismo…

    PS – Caio. Não acredite tanto no seu avô. Leia e formule as suas próprias ideias. Uma dica, procure por SEAT. Outra: veja lá bem a Industria Naval Espanhola: Navantia, etc…

  8. Amigos, o caso, ou ocaso grego é simplesmente um filme que já foi visto e revisto inúmeras vezes na história recente: Quem gasta mais do que pode, vai à falência.
    Não se pode culpar ninguém, além dos próprios gregos por isso.
    Quem aumentou irresponsavelmente o endividamento do país não foi ninguém além dos gregos. Não foram os alemães que incharam a máquina pública grega ao limite do insustentável, tampouco foram eles que, num ato de populismo de corar os gaudilhos latino-americanos, criaram benesses sociais impagáveis.
    Agora chegou a hora de pagar a conta e, não acho que esta será paga ao final, mesmo com o cataclisma social que a Grécia se submeteu.

Comentários não permitidos.