Premiê turco acusa Conselho da ONU de ser conivente com opressão na Síria

 

Foto: Reuters

Governo de Assad anuncia retirada de tropas de algumas cidades, como implantação do plano de paz, mas opositores negam.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta terça-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas de indiretamente apoiar a opressão contra o povo sírio e falhar em unificar opositores e forças sírias.

Annan: Governo da Síria aceita prazo para iniciar plano de cessar-fogo

Segundo o premiê turco, o Conselho de Segurança ficou parado com suas “mãos e braços atados” equanto o povo sírio morre todos os dias. Erdogan disse que ao não tomar uma decisão concreta em relação à Síria, o Conselho de Segurança “indiretamente apoiou a opressão”.

Crianças caminham em campo de refugiados em Hatay, província turca na fronteira

Em Damasco, o chefe da Cruz Vermelha Jakob Kellenberger se encontrou com autoridades sírias. Desde que chegou ao país, ele tenta conseguir autorização para entrada de agentes de ajuda humanitária para feridos ou mesmo aqueles que tiveram de deixar suas casas pelo conflito.

Kellenberger também pressiona as autoridades sírias para alcançar um cessar-fogo diário de duas horas, conform estipulado no plano de paz proposto pelo enviado das Nações Unidas e Liga Árabe, Kofi Annan.

Retirada das tropas

Apesar de o governo sírio ainda não ter definido uma data para implementar o plano de paz, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Nassir Abdulaziz al-Nasser, sugeriu o dia 13 de abril – depois do prazo de até 10 de abril – para cessar-fogo e retirada das tropas das cidades.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse que o governo sírio já começou a implementar o plano de paz proposto por Annan. Segundo o ministério, um comunicado do embaixador sírio diz ao vice-chanceler russo, Mikhail Bogdanov, que Damasco começou a cumprir com suas obrigações em relação ao plano.

Segundo Ahmad Fawzi, porta-voz de Annan, uma equipe do departamento de manutenção de paz da ONU deve chegar a Damasco dentro de 48 horas para discutir a distribuição de observadores para monitorar o cessar-fogo na Síria.

O anúncio é feito um dia depois de Annan ter dito ao Conselho de Segurança que o governo sírio havia aceitado implementar o plano de paz até o dia 10 de abril.

Segundo seu porta-voz, Annan se reunirá na quarta-feira na Suíça com o general norueguês Robert Mood, que vai liderar a equipe. Mood foi chefe da Organização de Supervisão de Trégua das Nações Unidas (UNTSO), que visa à manutenção de paz da ONU no Oriente Médio, por dois anos, até fevereiro de 2011.

Nesta terça-feira, o governo disse ter começado a retirar soldados de algumas cidades na Síria e enviou-os para suas bases.

Ativistas opositores, no entanto, negaram a retirada dasforças leais ao governo de Assad. “Isso é impossível”, disse Khaled al-Omar, morador de Saqba, subúrbio de Damasco. Segundo ele, forças leais a Assad ocupam tanto o posto de controle que avistava da janela de sua casa quanto as principais praças da cidade.

*Com BBC, Reuters e AP

Fonte: Último Segundo

11 Comentários

  1. QUE HIPOCRISIA!

    O governo Turco aquele que massacra a oposição curda critica a ONU por ser conivente com a opressão que a ditador do Assad faz com os seus adversários…?

    O nível de cinismo e de desfaçatez que impera todo o problema que assola o oriente médio não tem limite.

    Basta vê o que o outro cínico saudita faz também com a questão Síria,é impagável.

    *************(trechos do original)

    Hillary foi ao Oriente Médio para dar instruções sobre a Síria

    A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, participou neste fim de semana de mais uma viagem destinada a orientar e definir que tipo de ação deve ser adotada pelos países árabes aliados contra a Síria e o Irã.

    “(…)A monarquia da Arábia é uma das mais hipócritas ao criticar o que chama a “repressão” do presidente sírio Bashar al-Assad à “revolta” que ocorre no país. Em 2011 a monarquia saudita enviou tropas ao vizinho Barein, para ajudar o rei local a sufocar em sangue os protestos populares contra a ditadura bareinita.

    A própria Arábia viveu dias de tensão em meados de 2011, quando o regime monárquico pôs as tropas nas ruas e ameaçou a atacar quem se atrevesse a protestar contra o regime, um ato que não teve nenhuma repercussão na banda podre do Conselho de Segurança das Nações Unidas – Estados Unidos, França e Reino Unido. (…)”

    **********************************************************

    fonte(*):Humberto Alencar

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179876&id_secao=9

  2. A Turquia da nome aos porcos como uma nacao deve ser….enquanto isso no Brasil..silencio ou ‘vamos conversar”..temos que gerenciar esse muro aqui..

  3. O que é a ONU mesmo ? ha sim é aquela instituição global com sede em um país neobêlêlês que acha que ainda somos quintal deles que se diz querer a paz mas na verdade é só uma cortina de faixada com interesses políticos e corporativos de seus credores estadunidense bilionários para exterminar pessoas e se apossar das terras dos outros e seus recursos naturais, Brasil faz certo em não deixar essa ONU chegar perto de nossos índios na Amazônia, quem cuida da nossa casa somos nós e não vocês.

  4. Olha, isso no mínimo é piada de turco ! rs
    A turquia, desde a primeira guerra, queria ver o “oco” da síria, com a queda do Emir Faisal e, agora, vem falar da ONU (organização de nenhuma utilidade)… É o sujo falando do mal lavado !

  5. ê turquinho… tá querendo fazer barulho mesmo né…
    só o seu referencial de quem são ou não os fracos e oprimidos que anda meio equivocado…

  6. nao acredito que tem gente defendendo a Siria ..

    incrivel o tipo de gente que visita esse site!!

    Assad pai
    Assad filho são asssassinos
    e ser vier o neto será
    assassino também …

    derrubem este caras querendo os russos ou não …
    alias, a russia ja nao tem nem condiçoes decidir nada!!

  7. E-mails que vazaram mostram empresa de segurança dos EUA ajudando os rebeldes sírios
    ;;;;;;;;;;;;;;

    E-mails que vazaram mostram que uma empresa de segurança privada americana, a SCG Internacional tem vindo a ajudar a oposição síria em seus esforços para derrubar o presidente Bashar al-Assad, a pedido de autoridades norte-americanas.

    O site denunciante, Wikileaks, divulgou os e-mails enviados pelo presidente-executivo da SCG, James F. Smith, o ex-diretor da famosa empresa Blackwater, que é responsabilizado pela morte de muitos civis no Iraque e no Afeganistão.Em um dos e-mails, Smith diz que sua empresa foi contratada para exercer a oposição síria com base na Turquia, em uma chamada “missão de averiguação”, mas “a verdadeira missão é como eles podem ajudar na mudança de regime.”Os e-mails foram enviados para o vice-presidente de inteligência da Stratfor, Fred Burton. Stratfor,uma think tank sobre segurança global norte-americana , descreve-se como uma fonte de análise geopolítica para clientes corporativos e governos.

    Smith diz que o seu “plano de fundo é da CIA e sua empresa é composta por ex-agentes de aplicação da lei do Departamento de Defesa (DoD) e CIA “, e sua empresa presta serviços para esses mesmos grupos, sob a forma de treinamento, segurança e coleta de informações.

    Os e-mails estão entre uma coleção de cinco milhões de mensagens hackeadas da Stratfor em meados de dezembro pelo grupo de hackers Anonymous.

  8. Edrogan tem muita sarna para se coçar sem sombra de dúvidas.

    A primeira que a sua posição de garoto de recados da OTAN em relação a crise do Irã causa desgaste político com o povo Turco.

    A Segunda que o fato de ser o garoto de recados dos “Amigos” da Siria causa desgastes com os Russos.

    A terceira é que aconteceu o exercicio naval Noble Dina, bem perto do Chipre turco. Os participantes foram EUA, Grecia e Israel. Os turcos após essas manobras fizeram o exercicio Águas de Anatólia, ou seja, com o caminhar do tempo os Turcos podem entrar em confronto com Israel e Grecia por causa da Bacia do Levante e do Chipre, lá tem muito petróleo.

  9. Que a onu faz pouco, todos sabem. Que governo e a oposição síria são intransigentes, também. Só não podemos desviar o foco de que o médico carniceiro está transformando as cidades sírias onde há oposição, em escombros, e a população civil é que está pagando caro por isso.

Comentários não permitidos.