Ontem, hoje e sempre: Forças Armadas Brasileiras, contra o terrorismo aqui ou em qualquer lugar…

Libertado pelas Farc entrega folha com agradecimento a piloto brasileiro

Exército atuou na operação para resgate de militares em poder da guerrilha. Helicóptero esperou por 4 horas na mata até entrega de reféns, diz coronel.

Um dos reféns libertados na segunda-feira (2) pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e conduzido em um helicóptero do Exército brasileiro para o aeroporto de Villavicencio, na Colômbia, entregou ao piloto brasileiro que lhe tirou da mata a folha de uma árvore em que escreveu um agradecimento.

O texto, em espanhol, diz: “Não há nada tão maravilhoso que a realização deste sonho. Liberdade Amada. Obrigada pela sua ajuda”. A lembrança foi entregue pelo sargento do Exército colombiano Luis Alfredo Moreno Chagüeza, sequestrado pelos guerrilheiros em agosto de 1988, durante um ataque a uma base policial e um batalhão militar em Miraflores, no departamento do Guaviare, segundo a Cruz Vermelha Internacional.

O coronel Jorge Fossi, do Centro de Comunicação do Exército que acompanha a ação em Manaus, confirmou que a folha foi entregue a um major que é o piloto do Cougar que fez o resgate.

Durante a “Operação Liberdade”, realizada na segunda-feira pelo Exército brasileiro em apoio à Cruz Vermelha, as Farc libertaram 10 integrantes da polícia e das Forças Armadas colombianas, os últimos reféns militares em poder da guerrilha que ainda manteria centenas de civis em cativeiro. Vinte militares brasileiros participaram da ação.

colombia reféns (Foto: Cruz Vermelha/Divulgação)Militares do Brasil preparam helicóptero em Villavicencio
para partir para resgate de reféns da Farc
(Foto: Cruz Vermelha/Divulgação)

4 horas no território das Farc
Segundo o Exército brasileiro, os reféns foram libertados em um  ponto no meio da selva colombiana.

Dois helicópteros Cougar do 4º Batalhão de Aviação do Exército (Bavex) partiram de Manaus no domingo (1), em direção à base de Villavicencio, onde aguardaram a chegada de representantes da Cruz Vermelha e da ex-senadora Piedad Córdoba, presidente da ONG Colombianos pela Paz, para o deslocamento até os pontos que haviam sido entregues à ela pelas Farc onde os reféns seriam libertados.

O Cougar fez a decolagem em direção à mata às 10h25 da manhã de segunda-feira no horário local (12h25, no horário de Brasília), levando no total 10 pessoas a bordo. Além de seis militares brasileiros – piloto e copiloto, dois mecânico e um operador de rádio e um médico –, estavam também na aeronave Piedad e outra pessoa integrante da ONG, e dois integrantes da Cruz Vermelha.

O pouso nas coordenadas informadas por Piedad ocorreu por volta das 11h40 no horário local.

O tempo de espera previsto para que o helicóptero brasileiro ficasse no território das Farc era de apenas 15 minutos, mas os guerrilheiros demoraram mais de 4 horas para entregar os reféns. Neste período, os militares brasileiros – que não estão armados – tiveram que cortar o motor da aeronave e aguardar, informou o coronel Jorge Fossi.

Os reféns que seriam libertados chegaram ao local onde o helicóptero estava aos gritos, chorando, e carregando fotos de familiares em mãos, segundo relatos dos integrantes da Cruz Vermelha que estavam a bordo. Eles pegaram duas embarcações voadeiras e tiveram que fazer uma caminhada da área em que eram mantidos reféns até o local onde o helicóptero brasileiro os esperava.

farc colômbia (Foto: B. Heger)Reféns são atendidos por médicos em desembarque
(Foto: B. Heger/Cruz Vermelha/Divulgação)

O helicóptero, que deveria retornar à base colombiana antes do anoitecer, decologou da comunidade indígena onde o resgate ocorreu às 16h10 (horário local) pousou base militar de Villavicencio às 17h40 no horário local (19h40 no horário de Brasília) com os dez reféns.

Esta é a quarta vez que o Brasil participa humanitária de libertação de reféns em poder das Farc com a cessão de helicópteros e da tripulação para o resgate. Os Cougar do Exército retornam a São Gabriel da Cachoeira (AM) na quarta-feira (4), onde serão reabastecidos, e seguem para a base em Manaus na quinta-feira (5).

33 Comentários

  1. parabens aos nossos guerreiros , titulo exelente, ONTEM, E HOJE, COMBEATENDO O TERRORISMO, historia não se apaga com propagandas revanchistas.

    BRASIL ACIMA DE TUDO, ABAIXO SOMENTE DE DEUS !!!

  2. Perfeito o brado. E eu acrescento, Forças Armadas contra qualquer tipo de terrorismo, quer religioso, quer da (dita) esquerda ou da (dita) direita. Forças Armadas integras a serviço da Democracia e da cidadania Brasileira.

  3. Parabéns aos militares Brasileiros que SEMPRE lutaram contra terroristas. O desagradável é que enorme parte da imprensa, população e políticos daqui achem que as Farc são um grupo libertário. Que idiotice. E ter que lidar com esta senadora, Piedad Cordoba, que abusivamente defende os narcoterroristas das Farc, tamb´me é um absurdo.
    Paciência.

  4. CONTRA O TERRORISMO ???????
    .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    ESSA FOI BOA !!!!
    .
    MANDARAM IMPLANTAR UMA BOMBA NO SHOW EM HOMENAGEM AO DIA DO TRABALHADOR NO RIO-CENTRO…..
    .
    MANDARAM CARTAS BOMBA PRA OAB…
    .
    E SÃO CONTRA O TERRORISMO ?????
    .
    .
    ALIAS, SE PUDEREM ME DEFINIR OQ É TERRORISMO EU AGRADEÇO (NÃO VALE DIZER Q É TUDO AQUILO Q É CONTRARIO AOS EUA)

  5. Esses guerrilheiros colombianos deviam aprender com os seus comparsas brasileiros, esses saíram do mato e estão lucrando nas cirandas políticas jaz tempão.

  6. Mesmo com todos Lesa-pátrias q aqui existem , eu acredito no Brasilll… Viva o Exército Brasileiro…sds…

  7. Rafael, por definição, terrorismo é qualquer ato que tenha por objetivo aterrorizar um grupo. Não necessariamente tem de haver mortes para ser terrorismo. Nem mesmo a ameaça precisa ser real. Por exemplo, deixar uma mala vazia num metro e fazer uma falsa denuncia de que ha nela uma bomba, é terrorismo, pois você está impondo terror e medo numa determinada população.

  8. Rafael disse: CONTRA O TERRORISMO ???????
    .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    ESSA FOI BOA !!!!

    ========================================================================
    caro rafael, não julgue os atos de todos, pelos erros de uns poucos, se voce odeia tanto assim os militares, talves prefira as milicias, ou sua intenção e que se acabe com as forças militares brasileiras ?? cuidado, se não fizermos e pensarmos por nos…outros se acharão no direito de faze-lo

  9. Rafael..kkk..pode ser que a maioria aqui nasceu depois do RioCentro…e claro, nao vamos nem falar em AI-5 e aquele persevejo do Geisel.

  10. Com certeza… não devemos julgar o todo pela parte… até pq temos excelentes militares com vocações humanitárias e que, antes de criticarem alguma coisa, ao menos procuram estudar….
    .
    faço um desafio: peguem todos os militares que criticam o Marxismo…. quantos deles leram a obra de Karl Marx para poder criticar??????
    .
    Logico, temos aqueles que estudam antes de falar besteira…
    .
    mas enquanto no Exercito houver homens como JAIR BOLSONARO, eu não tenho fé nessa instituição….
    .
    .

  11. Por definição, então, o Nelson Mandela é um terrorista ??
    .
    Os proprios americanos que lutaram contra o governo da Grã Bretanha era, terroristas ?
    .
    O pessoal da Revolução Francesa era terrorista ?
    .
    O Oliver Comwell era terrorista ?

  12. Rafael, vai pintar seu rosto vai! Seus ‘heróis da democracia’ vão adorar! pensando:
    “Heueheh, é bom demais pra ser verdade. Somos criminosos, se passando por mocinhos, e ainda fomos eleitos por isto!.. E com os bolsos cheios de $$! Eu não sei o que se passa pela a cabeça destes que mesmo assim ainda nos idolatram!… São tolos demais pra existirem… Pobres coitados.”

  13. único porém é que as FARCs não são “organizações terroristas” são “organizações guerrilheiras”! que podem eventualmente, usar o terrorismo como arma.

    Assim como as forças armadas estadunidenses, não são forças meramente terroristas, más usam o terrorismo em suas táticas, por sinal, com muito mais frequencia do que as FARC…basta ver os assasinatos feitos com os vants/bombardeiros, que para matar alguns inimigos, já assasinaram milhares de cívis inocentes e entre eles, muitas mulheres e crianças…



  14. contra o terrorismo…??? .. em marte ???

    nos anos de chumbo…sabemos bem o que fizeram e o por que ?

    agora o MST atua como um taliban-PT .. e ninguem faz absolutamente nada ..ao contrário .. esses terroristas pseudos-agrários são “financiados” pelo partido que esta no poder.



  15. Rafael … esta certo.

    temos que colocar o dedo na ferida….passar a mão na cabeça é correr o risco de acontecer novamente.

    ps. sou contra a caça de militares que atuaram aquela época…

    A ANISTIA DE PREVALECER…..OS CRIMES DEVEM SER SEMPRE LEMBRADOS

  16. se os militares não são de confiança, que seria então ?


    eu tenho convicção que o contragolpe de 1964 foi extremamente necessario para manter a integridade da nação, pois estavam querendo usar o brasil como um tabuleiro da guerra fria, e desmembrar o pais, assim como tambem tenho ciencia que os militares deram um tiro no pé, ao não convocarem eleições legitimas logo apos porem ordem na casa, dando assim munição para fisiologistas apatridas ,erro esse que eles, e nos pagamos ate hoje.


    mas tambem tenho dicernimento e massa encefalica o suficiente para saber, E VER que devemos muito aos militares.
    ITAIPU E AS DEMAIS USINAS HIDRIELETRICAS, EMBRAER, ABERTURA DE ESTRADAS VISANDO UNIR O TERRITORIO NACIONAL, AEROPORTOS, A TECNIOLOGIA NUCLEAR, A OCUPAÇÃO DE TERRAS NO CENTRO OESTE E NORTE ( principalmente por nossos irmãos gauchos) e varias outras obras importantes para nossa indepedencia e soberania, inclusive na epoca tinhamos equipamentos militares novos, e uma das maiores industrias belicas do mundo( AVIBRAS, ENGESA etc..)uma das maiores industrias navais do mundo, ou seja INDEPENDENCIA !!


    e o que nos devemos ao MR8 ?


    o que nos devemos ao ALN do carniceiro Marighella ??

    o que nos devemos a VANGUARDA POPULAR REACIONARIA ??( o nome ja diz tudo) do lixo, traidor, amotinado desertor lamarca.

    o que devemos a guerrilha do araguaia ?? talves algunes preferisem que tivessemos umas farc no meio do brasil, sequestrando pessoas por 16/17 anos e traficando drogas e armas

    ao que devemos aos formadores do COMANDO VERMELHO ? e senhores o comando nefasto vermelho teve suas origens na chamada luta armada, que os organizou dentro das cadeias, e fez escola, vide o PCC


    o que devemos aos pseudo artistas, prostitutos e prostitutas da rede bobo, que hoje usam suas ” pseudo-liberdades de explessão, para toda noite corromper nossos jovens com pornografias e e pederastias, vide big brothers, fazendas, funks e novelas que ensinam infidelidade e desestrutura familiar, eu li um comentario fantastico do mestre bosco uma vez, em que ele citava que chico buarque era um socialista que cobrava 600 pilas a entrada do seu show, que coisa não ?


    o que devemos ao PMDB, PT, PSDB e outros ?? desintrustrialização, entreguismo, sucateamento…
    ate a redemocretização da nação se deve ao general figueredo, que viu que o regime não se sustentava mais e deu inicio a reabertura, mas tal ato tenta ser surrupiado por fisiologistas aproveitadores, que fazião swous de maconheiiros no vale do anhagabau, e aproveitavam o comicio, e o povo trouxa acredita nessa besteira, alias o comicios que ussam artistas mercenarios para atrair trouxas. e comum ate hoje na politica brasileira

    o que devemos ao ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO ? sucateamento, capaxismo, humilhação..


    o que devemos ao ZE DIRCEU ?( MENSALEIRO MAFIOSO) e ao ZE GENUINO? ( x9, corrupto ,caixa dois,)cuecão milionario !!


    alguem ja parou para se perguntar, o porque de o lado da ” luta armada” aceitou a anistia e suas pensões ? se eram tão integros e autruistas, deveriam ter recusado a anistia e exigido reparação na epoca não ??


    será que são os militares que não são de confiança ? ou todos nos ?

  17. senhores, equanto discutimos se “vovô viu a uva” o mundo segue, e nos perdemos oportunidades, nos dividindo entre ideologias falidas de “esquerda e direita” ISSO NÃO EXISTE NO BRASIL, a cultura do nosso povo e fisiologista aproveitadora, quase ninguem esta nem ai se o governo e de esquerda e direita, se quem manda e de fora ou de dentro, se garantir o samba e a merenda no fim do expediente o povão ta dentro, NOS NÃO TEMOS UMA INDENTIDADE NACIONAL, esse e o problema, e isso que deveriamos estar discutindo, e foi isso que os militares tentaram nos dar, por que o brasil paga a energia mais cara do mundo? com a ambundancia renovavel que temos, porque não construimos uma fabrica de aluminio ha anos ? com a enormidade de reservas que temos,esse e nosso verdadeiro problema, e não as questões revanchistas apatridas

  18. pelo menos a mascara de TROLLS apatridas entreguistas, internacionalistas caiu rsrsrs, eu sempre desconfiei, TRAIDORES !!!

  19. O QUE EU SEI E QUE DEVEMOS MUITO, AO DUQUE DE CAXIAS, AO GENERAL OSSORIO, AO MARRECHAL RONDON, AO CONDE DUQUE ESTRADA, AO GENERAL BENTO GONSALVES, AO ALMIRANTE TAMANDARÉ AOS PRAÇAS QUE LUTARAM NA ITALIA DURANTE A SEGUNDA GUERRA, AO SENTA PUA, AO BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, A OS MUITOS OUTROS ANONIMOS QUE AJUDARAM A CONSTRUIR ESTA NAÇÃO, COM SUOR E SANGUE, NOSSOS BRAVOS DRAGÕES DA INDEPEDENCIA.


    nossos militares tem historia suficiente para serem considerados confiaveis, parabens irmãos de farda !!!

  20. Hoje as farcs vivem do tráfico de drogas e do dinheiro de sequestros; não contam com o apoio da população. Se quiserem ter suas idéias aceitas, terá de ser democraticamente e nas urnas. Agora, não podemos esquecer o importante papel das nossas forças armadas na contribuição para a pacificação da colômbia.

  21. O titulo deveria ser:

    Ontem, hoje e sempre: Forças Armadas Brasileiras, lutando por causas humanitárias aqui ou em qualquer lugar…

  22. Capa Preta, este teu discurso é coisa de demente e que muito já prejudicou o Brasil ao longo de toda a sua história

    deve se distinguir entre os militares profissionais, nacionalistas e honrados e os “militaristas”…

    “militaristas” (que podem ser civis inclusive…) veem os militares como uma casta que está acima do resto da nação e por isto, se sentindo superiores, tem a crença que podem usar a força contra seus compatriotas para impor suas vontades e idéias….

    Afinal, o resto dos brasileiros, para eles, não passa de uma turba ignara, fisiológica e corrupta, ou de vermelhos comunistas…

    esta clase de gente, os “militaristas”, semprre se aliando a banda podre dos politicos elites trairas, se crendo piamente a “reserva moral da nação” já perpetraram as maiores traições contra o povo do Brasil, o que é natural, afinal para eles este povo é ralé! Bom, só os militares…

    Felizmente hoje nossas forças armadas são cada vez mais compostas de militares e não do sub gênero militarista.

  23. o regime militar de 64 até 85, foi o fundo do poço das F.A brasileiras, onde mais eles se afastaram da sua missão constitucional.

    Militar tem que cuidar da defesa do seu país, e não pretender administra-lo pela força das armas durante duas décadas!

  24. O NOME CORRETO DEVERIA SER : EXERCITO BRASILEIRO, SEMPRE PROTEGENDO O POVO…..
    .
    .
    .
    O POVO RICO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    .
    .
    .
    VAMOS ENCARAR A REALIDADE…. OS MILITARES BRASILEIROS SÃO UMAS VERDADEIRAS ANTAS FARDADAS… SÃO GORILAS SEM INSTRUÇÃO CULTURAL… EU ATÉ ME SURPREENDO QUANDO VEJO QUE ALGUNS DELES SABEM ASSINAR O PROPRIO NOME !
    .
    O EXERCITO É O CÃO DE GUARDA DA ELITE DA AVENIDA PAULISTA…. DAS DONDOCAS QUE PLANEJARAM A MARCHA DA FAMILIA COM DEUS PELA LIBERDADE (OU SEJA, PESSOAS COMO HEBE CAMARGO)
    .
    .
    E DE QUEBRA, OS MILITARES AINDA NOS DEIXARAM SARNEY, ACM E MALUF DE HERANÇA…..
    .
    ALEM DE UMA CONCENTRAÇÃO DE RENDA ABSRUDA !

  25. Eu vou falar uma coisa séria… as vezes eu acho q o pessoal do exercito é doente mental…. eles são retardados coletivamente…
    .
    As coisas q eles inventam só enganam as pessoas que no lugar do cerebro tem um quejo cremoso….
    .
    Exemplo: pegaram o Duque de Caxias, e tornaram simbolo deles… e ainda deram o apelido de “o pacificador”…
    .
    Porra! Pacificador ? O cara comanda um episodio como a “dezembrada” e dizima o povo do Paraguai e o pessoal o chama de “pacificador” ?
    .
    Pra que essa necessidade istérica de necessitar de um simbolo ?
    .
    .
    Esse pessoal do exercito, principalmente os mais velhos, são todos doentes mentais…. são mentalmente perturbados

  26. Estes discursos são por demais inúteis. Há de se identificar o inimigo, e este é a Ignorância. A Matrix não foi um filme e não é um videogame. Tudo que está sob esta influência será alvo. Exército, vermelhinhos, riquinhos, pobrinhos, todos tem como destino as cinzas!… Portanto, não serão os tipos de sociedades, as classes, mas sim as pessoas e suas percepções quanto ao controle em que são submetidas. Pois TODAS AS CLASSES E SOCIEDADES SÃO CONTROLADAS.

  27. Capa Preta, este teu discurso é coisa de demente e que muito já prejudicou o Brasil ao longo de toda a sua história

    deve se distinguir entre os militares profissionais, nacionalistas e honrados e os “militaristas”…


    casta ???

    o que voce entende por casta cidadão ?? casta e termos uma classe de politicos fisiologistas que mamam na teta de um estado chupa sangue, um dos mais caros do mundo, enquanto a maioria da população, apodrece em filas de hospitais, publicos , sucateados de proposito, para beneficiar planos de saude que são verdadeiros carteis, CASTA E MEIA DUZIA TER ACESSO A EDUCAÇÃO E SAUDE DE BOA QUALIDADE,os militares tratam todos em suas fileiras de forma igualitaria, tenham que posição social tiverem, o que se valoriza nos quadros militares e a MERITOCRACIA, o esforço individual e que e reconhecido.


    obvio que o sistema militar não e perfeito no brasil, tem os vicios de nossa sociedade, pois não veem de marte, e formado pos BRASILEIROS,agora me diga que outra instituição se preocupa em formar e educar jovens de 18/19 anos todos os anos e lhes ensinar valores de patria, familia, e abnegação?? as forças armadas brasieliras não são e nunca serão uma CASTA, pois não e nelas que se encontra as segregações sociais que vemos hoje em nossa sociedade, onde o que vale não e voce “ser” mas sim “ter” e se alguns poucos pregam o nacionalismo, e porque sabem que temos muitos entreguistas entre nos, que preferem continuar explorando a maioria, sendo senhores feudais da grande colonia brasil, ISSO SIM E UM REGIME DE CASTAS,


    mas seria muito comodo para nossas forças armadas serem apenas uma força de “soldados proficionais” ( mercenarios)viverendo enquatelados e dar as costas para sociedade, afinal o soldo cai na conta do mesmo jeito, mas sabemos que isso jamais vi acontecer, verdadeiros nacionalistas patriotas, não entregam o pais de mãos beijadas a “liberias” de meia pataca como voce, para posam vende-lo como mascates, sem dar satisfações a ninguem.


    mas apareça mais vezes sr. TUT… venha enriquecer o debate democratico conosco, e saudavel, e bom ter sempre um “especialista em demencias” expressando-a como sabe melhor,será divertido !!!

  28. tut disse:Felizmente hoje nossas forças armadas são cada vez mais compostas de militares e não do sub gênero militarista.


    não venha taxar nossas forças militares disso ou daquilo xará, voces nunca vão conseguir trasformar as FAAS brasileiras em milicias aparelhadas ideologicamente entendeu, vistam voces a mascara que vestirem, como disse o general : AQUI NÃO PASSARÃO !!!

  29. Esse general que disse “Aqui não passarão” foi o mesmo que levou um chute de um estudante e se escondeu dentro do clube militar ?
    .
    Pq se for, ta mal eim……..
    .
    .
    Eu só tenho pena dos meninos das academias militares que eles comandam…os meninos entram saudaveis e saem verdadeiros CIBORGS retardados…
    .
    Faz pena

  30. Rafael. =0 Heueheh. viva la démocratie!!

    Entre, e saie de uma academia destas. Depois o sr. comente de novo!..

    Conhece.. Sun Tzu? Carl von Clausewitz?… Estrategistas militares. Conhece… Inteligência Competitiva?… Estes pixels brilhando fazendo-o ler pelo o computador existem graças a academias MILITARES. Estes indivíduos, estas áreas de estudo e que toda a grande cúpula administrativa mundial segue como referência na tomada de negócios e decisões estratégicas… originaram-se de Sim!.. PASME.. ACADEMIAS MILITARES…..

  31. Rafael, o pessoal da revolução francesa era sim terrorista, ou você acha que ela é chamada de periodo do terror porque? Devia ser uma época bem calminha… Os americanos na guerra de independencia não saindo assassinando britanicos pelo caminho, portanto não havia terror sobre a população, quem exercia terror sobre a população eram os britânicos com ameaças, e etc. Oliver Comwell? O nome me é familiar, mas não consigo me lembrar de quem se trata. Nelson Mandela? Toda a luta dele foi feita pacificamente, se tem uma coisa que ele não é é terrorista. Ele era desordeiro, ou seja, lutava contra ordem instituida, mas não terrorista. Ou você conhece alguém que tem medo do Nelson Mandela? Eu não. Um exemplo de grupo terrorista são as FARC, pois fazem sequestros, assassinatos, e impoe terror nos locais que dominam.

Comentários não permitidos.