Defesa & Geopolítica

BRASIL E BOLÍVIA FECHAM ACORDO PARA COMBATE CONJUNTO AO NARCOTRÁFICO

Posted by

LA PAZ, 27 MAR (ANSA) – Militares bolivianos e brasileiros fecharam um acordo para a realização de exercícios aéreos conjuntos para combater o narcotráfico em suas áreas de fronteira, informou a Embaixada do Brasil em La Paz.

Chefes militares de ambos os países se reuniram na cidade boliviana de Santa Cruz para planejar a Operação Bolbra II que será realizada em junho e que tem como objetivo combater o tráfico de drogas.

A Operação Bolbra II, comandada pelas Forças Aéreas do Brasil e da Bolívia, incluirá “práticas de planejamento, coordenação, comando e controle de operações aéreas binacionais, exercícios de missões de aviação de caça e intercâmbio de informações sobre trânsitos ilícitos”, explicou a Embaixada brasileira.

A operação militar conjunta está prevista no acordo assinado em outubro de 2011 pelos ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e seu par boliviano, Rubén Saavedra, que discorre sobre o desenvolvimento de “um sistema conjunto de defesa aérea contra o contrabando de drogas e de armas”.

Segundo dados da Embaixada brasileira, o cerca de 60% da cocaína produzida na Bolívia tem como destino o Brasil, que, por sua vez, destina uma porcentagem importante da droga para a Europa.

Os dois países compartilham uma fronteira de mais de 3.100 quilômetros de extensão. (ANSA).

Fonte: ANSALATINA.COM.BR via NOTIMP

4 Comments

shared on wplocker.com