A Grã-Bretanha expressou hoje seu mal-estar pela decisão do Peru de voltar atrás na autorização para que a fragata “HMS Montrose” atracasse no porto do Callao, em meio às crescentes tensões entre Londres e Buenos Aires pela soberania das Ilhas Malvinas.
A Chancelaria britânica (Foreign Office) criticou a decisão de Lima de se solidarizar com a Argentina e cancelar a visita prevista ao porto da fragata de guerra. “Lamentamos que o Peru tenha revogado um acordo prévio sobre a visita [da embarcação], parte de um ato de amizade e cooperação entre o Peru e o Reino Unido”, indicou um porta-voz da diplomacia.
Segundo a fonte, as autoridades peruanas poderiam ter abordado o tema na semana passada quando o secretário de Estado para a América Latina do Foreign Office, Jeremy Browne, visitou o país.
Nesta segunda-feira, o ministro peruano das Relações Exteriores, Rafael Roncagliolo, informou que a decisão foi tomada em solidariedade a Buenos Aires, por ocasião da reunião de chanceleres da União das Nações Sul-Americanos (Unasul) que aconteceu neste último fim de semana.
Roncagliolo explicou que a atitude se refere “aos legítimos direitos da República Argentina na disputa pela soberania das ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes”.
32 Comments