Cientistas americanos criam "robô água-viva"

Cientistas americanos trabalham em um robô água-viva que usa a energia sem limites da água do mar para se movimentar, segundo uma pesquisa apoiada pela Marinha americana, que será publicada na edição desta quarta-feira do periódico Smart Materials and Scructures, do Instituto Britânico de Física.

O “robô água-viva” imita os movimentos do celenterado ao usar um músculo circular para expandir seu corpo e rapidamente contrai-lo, expelindo água e, desta forma, movimentando seu corpo para a frente.

O corpo do robô é constituído de oito segmentos de materiais “inteligentes”, capazes de mudar de forma e tamanho para reproduzir os movimentos naturais do nado de uma água-viva. Sua energia deriva das reações químicas criadas em sua superfície, explicaram os criadores da máquina em um comunicado.

Mais precisamente, o oxigênio e o hidrogênio que compõem a água ambiente reagem com a platina depositada na superfície do robô para produzir calor. O calor percorre os músculos artificiais, fazendo com que os oito segmentos se contraiam e, assim, expulsem a água. Após a contração, os segmentos relaxam e voltam à sua forma original.

“No nosso conhecimento, esta é a primeira vez que conseguimos alimentar um robô submarino usando hidrogênio ambiente como fonte de energia”, afirmou Yonas Tadesse, do Instituto Politécnico de Virgínia (Virginia Tech), nos Estados Unidos).

Ainda em fase de testes de laboratório, o “robô água-viva” se movimenta em apenas uma direção porque todos os oito segmentos são ativados ao mesmo tempo.

O próximo passo será alimentar cada segmento, habilitando o robô a se movimentar e ser controlado em direções diferentes.

Veja vídeo na TV.IG

Fonte: últimosegundo.ig 

4 Comentários

  1. Olha a miniaturização da qual eu sempre venho falando que o Brasil e Forças de defesa tem de investir…primeiro se começa com 1 robô espião, depois um exército de mini maquinas…já era SUBNUK, NAE, PAK FA, etc…

  2. Sucupira disse:
    21/03/2012 às 23:26

    “.. Olha a miniaturização da qual eu sempre venho falando que o Brasil e Forças de defesa tem de investir…primeiro se começa com 1 robô espião, depois um exército de mini maquinas…já era SUBNUK, NAE, PAK FA, etc…”====Vc tem certa razão, temos de invetir nesse tipo de pesquisas , + mt desses ñ são prá já…ainda, bem. Temos de equipar n FAs é p ontem, dona cadê os malditos caças…é p ontem dona,Sds.

Comentários não permitidos.