Comissão aprova projeto que tira poder de Dilma para demarcar terras indígenas

Sugestão: Colaborado
Denise Madueño, da Agência Estado

BRASÍLIA – O PMDB votou maciçamente contra o governo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e comandou a aprovação da proposta de emenda constitucional tirando poderes do presidente da República para demarcar terras indígenas, áreas de preservação ambiental e regiões de quilombolas. Os votos do PMDB foram fundamentais para a aprovação do projeto. A resistência governista foi feita pelos deputados do PT, do PCdoB, do PSB, do PV e do PSOL. Em número menor, esses partidos tentavam, desde a semana passada, impedir a votação. Os demais partidos da base ficaram divididos e a oposição votou contra o governo.

“Comissão assassina. Assassinos”, entoou um grupo de índios presente na sala da CCJ, assim que o presidente da comissão, Ricardo Berzoini (PT-SP), anunciou o resultado. Apesar do tumulto no final da reunião, a votação do projeto foi concluída com 38 votos a favor e 2 votos contrários. Os demais deputados que não queriam a aprovação da proposta entraram em obstrução, portanto não votaram, em uma última tentativa para derrubar a reunião.

Pelo projeto, o Executivo não poderá mais fazer demarcações das terras. Essa decisão ficará por conta dos parlamentares por meio de projeto de lei, aprovado por maioria simples. Depois da CCJ, a proposta de emenda constitucional seguirá para votação em comissão especial e no plenário. “Todos os Estados têm problemas com questões indígenas. Queremos discutir isso com a sociedade. A Funai exagerou na proposta de novas terras para demarcação”, argumentou o deputado Moreira Mendes (PSD-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

“É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas”, protestou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Ele anunciou que vai recorrer à presidência da Câmara contra a aprovação da proposta. O deputado argumenta que a proposta fere pontos consagrados na Constituição: o reconhecimento das terras ocupadas pelos índios como direito original e a prerrogativa do Executivo em demarcar as terras. Molon afirmou que esses dois princípios foram reafirmados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da reserva Raposa Serra do Sol.

“O direito dos índios a essas terras é mais antigo do que qualquer outro de qualquer ruralista que se sinta prejudicado com a demarcação de terras”, disse Molon. O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), afirmou que apenas um terço das terras dos índios está demarcada. “A proposta coloca em risco 90 grupos indígenas isolados, que serão apagados”, disse.

O projeto teve parecer favorável do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Antes dele, no entanto, a proposta recebeu parecer contrário do deputado Luiz Couto (PT-PB). “Essa projeto vai impedir que haja mais áreas indígenas e de quilombolas identificadas. O Executivo ficará impedido de resolver essa questão”, disse Couto.

Fonte: Estadão

48 Comentários

  1. Esse governo safado devia se preocupar com o déficiti habitacional da população como um todo, adorei o resultado.
    Esses indios devem aceitar que o mundo deles acabou jaz 500 anos literalmente, e uma civilização suplanta a outra durante os inumeraveis séculos que passaram e passarão neste planeta isto é inevitável.

  2. “É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas”
    Ponto para o Brasil !!!!!!!!HEHEHE

  3. eu li isso msm de BrunoRJ e Adriano? bom, o bruno meu chará, me pareceu ironico, mas o Adriano disse isso msm:
    “Esses indios devem aceitar que o mundo deles acabou jaz 500 anos literalmente, e uma civilização suplanta a outra durante os inumeraveis séculos que passaram e passarão neste planeta isto é inevitável.”

    moderadores do PB, seria melhor excluir um comentario tao preconceituoso quanto este. tbm nao gosto de q os indios andam vendendo terras sem saber pra quem, nem pq, mas reitero, eles fazem sem saber, logo, nao sao culpados. quem deveria entrar nas comunidades indigenas era a funai, e ajudá-los, mas sabemos q isso pouco ocorre.

    Entao caro amigo Adriano, veja suas raizes. eu tenho raiz indigena, cabocla, e me senti totalmente ofendido com tamanho desrespeito; espero com sinceridade q tenha dito isso de forma ironica, mas a primeira frase q vc refere é um tanto quanto contundente para sustentar a segunda — sim, parece ser mesmo uma ofensa.

    nao tenho dúvida alguma, q a vossas senhoria tem ancestralidade indigena, e deveria melhor conhecer a si mesmo.
    deixo-vos com a saudação do oraculo de delfos:
    “homem, conhece-te a ti mesmo”.

    Moderadores do PB, espero força e patriotismo.
    “Amor pro principio, Ordem por Base, Progresso por Final”

  4. BrunoRJ disse:
    22/03/2012 às 22:07

    “É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas”
    Ponto para o Brasil !!!!!!!!HEHEHE
    Adriano disse:
    22/03/2012 às 22:00

    Esse governo safado devia se preocupar com o déficiti habitacional da população como um todo, adorei o resultado.
    Esses indios devem aceitar que o mundo deles acabou jaz 500 anos literalmente, e uma civilização suplanta a outra durante os inumeraveis séculos que passaram e passarão neste planeta isto é inevitável.===Tomara q vc tenham razão, pois esse será o mote dos defensores dos fracos p tentar algo contra o n BRASIL militarmente falando.é nem FAs nós temos c equipamentos capaz de igualar ou superar os dos n inimigos. Essas medidas p acabar co isso devem ser p ontem, dona, p ontem. Sds.

  5. O problema de deixar as coisas para o governo resolver é que a frente de orgãos como funai, incra etc., há sempre no comando um idiota, corrupto que não tem compromisso nenhum com o país.

  6. Tassio Bruno Silva
    n sou totalmente contra as reservas .. e problema maior e onde e esse reserva e o tamanho dela alem de outras coisas q lhe passa despercebido … como pode ter reserva indegena em regiao de fronteria ??
    como pode o EB /MB /FAB serem proibidos de entrar nessas areas ??sendo q certas ONGs tem passe livre
    vc ja leu ou viu no mapa o tamanho somado dessa reservas ??
    ja leu sobre o tal referendo q o nosso querido ”AMORIM”q assinou na ONU ??
    leo sobre o tal quilombola n regiao da base aera de Alcantara ??
    hoje pra mim ja temos reservas D+ …e claro .. tb sou contra os desmatamento mais totalmente favoravel a ”BELO MONTE” e ela q ira levar o ”mundo” com eu e vc conhecemos a esse ”povos” q indegenas ou n .. sao BRASILEIROS sujeitos a nossa constituiçao .. apenas entenda e sabai diferenciar … existiam mais 2 propstas sobre 2 novas reservas ..somadas dariam uma area equivalente ao Estado do RJ .. .muita terra pra pouco ou nenhum Indio ….meios estranho n ??

    outro detalhe .. leia sobre a ”venda” dos direitos da tal reserva q os ditos Indios venderam a um grupo de estrageiros .. ta aki mesmo no Blog e so procurar e ler …^~

  7. A LUTA PELA DEFESA DA INTEGRALIDADE DE NOSSO TERRITORIO CONTINUA…
    Parabéns aos deputados que votaram a favor deste projeto, pois como nossos representantes estão no congresso para defender os interesses do Brasil e não para defender interesses que buscam criar estados indigenas dentro do estado brasileiro.
    Os indios, assim como os quilombolas são brasileiros e devem ser tratados como tal e não necessitam terem terras exclusivas para seu usufruto, pois a própria constituição já defende seus direitos.
    As demarcações de terras indigenas trazem uma insegurança juridica muito grande a nação brasileira e a integralidade de nosso teritorio, haja visto a absurda adesão do Brasil à Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas na ONU.
    Precisamos nos unir na busca por convencer nossos congressistas a nunca ratificarem este documento assinado pelo Brasil junto a ONU.
    Hoje vemos territorios demarcados onde indios começam a negociar direitos de exploração das terras com empresas estrangeiras; lugares onde nenhum brasileiro pode adentrar sem autorização, mas existem ONG´s principalmente estrangeiras que entram e saem destas reservas da forma que desejam. Algo muito estranho não acham?
    Outro ponto muito estranho foi a demarcação de terras quilombolas justamente na área que temos nosso Centro de Lançamento de Alcantara, não acham?
    Conscientizem-se que a nação brasileira não deseja ter seu territorio divido em glebas que dividem nosso povo e sim, desejamos manter a integralidade de nosso territorio e a união das diversas raças que compõem a nação brasileira.
    Lutemos pela defesa de nossa soberania e pela integração da nação brasileira e não pela separação por raça, cor de pele ou qualquer outra caracteristica.
    Que interesses obscuros guardam estas demarcações de terras indigenas?

  8. 1o passo foi dado, parabens aos senhores deputados, o 2o passo deve ser a derrubada do decreto presidencial que criou a inconstitucional, imoral e vergonhosa Raposa Serra do Sol. um abraço amigos

  9. É bom que esses temas sejam discutidos. O legislativo deveria fazer isso mais vezes, ao invés de ter um comportamento bovino frente as vontades do executivo. Os índios tem os seus direitos, mas o bem da maioria tem que prevalecer, e o que tem acontecido em algumas terras indígenas não tem sido muito bom para a maioria, visto o caso recente dos Munducuru.

  10. Tassio Bruno
    Não queria ser ofensivo na minha opinião, desculpe, e esse governo que aí está muito pouco difere dos anteriores.
    O grande problema esta no que vem por tráz desses discursos mentirosos indigenistas.
    Devo ter ascendencia indigena em meus genes mas sou filho e neto de judeu-português nascido no Rio de Janeiro, não me gabo por isto é claro rsrsrsrsr…
    Mas reafirmo que o mundo gira para os homens individualmente e suas civilizações tamben e para o mundo indígena e quilombola já foi a 500 anos…
    ***
    Carlos Argus
    è isso aí irmão!

  11. ADRIANO……….DEPOIS DE DEMARCAR AS TERRAS,ELAS FICARÃO COMO OUTRO TERRITORIO,VC FICOU MALUCO,E´ISSO QUE AS ONGS QUEREM,FICARA UM TERRITORIO LIVRE,OU SEJA VAI FICAR UMA MERDA…

  12. Me parece isso muito bom. Diminuir o poder da presidenta faz com que ela e os outros que a sucedam sofram menos pressão política e pessoal nesta área. Não que alguns parlamentares estejam esbanjando competência , mas em tese tráz a sociedade o problema e a opinião pública pode ter influência desde que NÃO AFETE A SOBERANIA NACIONAL.

  13. Finalmente! Que acabe logo essa insanidade de demarcar terras indígenas enormes, improdutivas e capazes de comprometer a integridade territorial brasileira. Parabéns aos parlamentares! Lugar de índio deveria ser a escola, o chão das fábricas, as diretorias de empresas e outras ocupações de gente normal. Chega de babaquices de antropólogos que defendem que seres humanos devem ficar no meio do mato como homens das cavernas, privados de evoluir e alcançar uma vida digna. E quem discorda, vá lá no Pará ver as Hilux e Nissan Frontier usadas pelos índios, dadas pela Vale e outras empresas. Já dizia Joazinho 30 : “Quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta é de luxo”.

  14. Finalmente o Congresso fez algo de útil!

    Ponto pra eles, nesse caso mereceram os salários!

    Ja parece ser uma resposta ao tratado assinado na ONU sobre independência indígena!

  15. Demorou pra fazer isso! Os índios não precisam de tanta terra… Pra quê eles querem terra, pra vender paras os gringos? E tem outra: os índios não são nada estúpidos, eles sabem muito bem o que estão fazendo, eles são muito bem assessorados pelas ONG’s estrangeiras!

  16. cavalaria elite
    É isto que quero dizer irmão, esses discursos de proteção ao indio e ao negro é pra pilhar e dividir o Brasil, não é pra ajudar indio ou brasileiro nenhum.

  17. Preconceito ou não, a verdade é que o tempo dos índios se foi. É normal uma população ser substituída por outra, mais tecnologicamente avançada. Só o homem é capaz de preservar etnias menos adaptadas ao ambiente. A natureza elimina aquelas menos adaptadas. Temos muito a aprender com a cultura indígena no que diz respeito ao trato com o meio-ambiente e os recursos naturais, mas é fato inegável que os índios são uma etnia ou conjunto de etnias em franco declínio. Não há como recuperar isso e é esperado que desapareçam daqui há certo tempo.
    As próprias ONGs sabem disso e parecem utilizá-los para tirar proveito. Salvar os índios? Só se acabarmos com o resto do mundo. Só assim. Como isso não vai acontecer, os índios não têm salvação. É só questão de tempo.
    Quando acabarem os recursos naturais nas nossas terras, as terras deles serão invadidas e destruídas sob qualquer pretexto.

  18. Em relação á demarcação das terras indígenas e quilombos, eu concordo com o projeto de lei que veda a criação por parte do executivo.

    Entretanto, sou contra a proibição de criação de reservas ambientais, pois se vedarem esse poder do executivo, isso significaria o fim de nossas florestas!!!

  19. Srs Colegas,

    Precisamos nos unir, um grupo de dez de nós já será suficiente…

    Vamos criar uma tribo?

    E pleitear em juízo nosso pedaço da terra amazônica. Para minhas necessidades pessoais reivindico 160.000 hectares do chão onde meus ancestrais índios viveram. Pois sou brasileiro e corre sangue Karajá, Ticuna, Kayapó, Araweté etc, africano e europeu em minhas veias. Eu sózinho preciso de muito espaço para viver.

    Caso, cada um de vcs também necessite de 160.000 hectares, então nossa causa, historicamente justa, será por um pequeno pedaço do território nacional de 16.000km². Ou seja, apenas 80kmX200km, pouquinha coisa maior que a Grécia, ou o município de Altamira no Pará.

    E afinal nossos cachorros precisam de espaço para correr e brincar!!!

  20. Pessoalmente, acho louvável o posicionamento do PMDB, aqui em conformidade com os interesses nacionais.
    Claramente os reais interesses indígenas e nacionais estarão melhor protegidos no Congresso Nacional. Já vimos demais as cagadas dos poderes Judiciário (STF) e Executivo (Presidência) na Declaração Universal dos Direitos Indígenas, ratificado na ONU e a mal fadada demarcação das terras indígenas da Raposa Serra do Sol, tudo sèriamente comprometendo a integridade física do território brasileiro e soberania nacional. O Congresso Nacional deve, mediante votação nas duas casas – Câmara dos Deputados e Senado Federal – proceder a revogação da assinatura e ratificação da “Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas”, “Tratado de Não Ploriferação Nuclear, bem como o de “Limitação de Alcance de Mísseis Balísticos” estupidamente assinados e ratificado pelo executivo “brasileiro”, que desgraçadamente não foram vetados pelas FFAA.
    Cordiais saudações à todos.

  21. ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

    Se isso tivesse acontecido lá atrás no governo do FHC,de onde toda esta história começou;hoje não existiria aquele monstrengo “Raposa terra do sol”.

    Agora é endurecem para cima dos “índios” exigindo o seu comprometimento para com a terra afinal,índio quer terra para plantar,caçar,pescar e viver dignamente como um ser humano.

    E deveria o congresso também,limitar as ações do Itamaraty;o pai biológico do monstrengo!

  22. Essa PEC ainda vei dar muita dor de cabeça.

    Pois além das reservas índigenas ela também pode revogar Unidades de conservações ambientais.

    Eles não fizeram essa PEC ser aprovada por causa da Soberania Brasileira e sim por causa de retaliações a Dilma Rousseff.

    Um outro ponto importante é que os índios em suas reservas gigantescas estão ficando doentes, pois já deixaram de agir como os antigos índios a muito tempo, ou seja, indiretamente as reservas sem o acesso do poder público acaba colaborando para a diminuíção da população e as ONGs dos loirinhos de olhos azuis nem se importam com isso, pois ao ter bastante influência é questão de tempo ter acesso as ruquesas e matar ou lançar os índios na miséria, assim como no Equador, Bolívia e Colombia.

    Um belo exemplo é a ONG Internacional Survivor que pertencem a familia real Inglesa e só atua em sua maioria com tribos do 3º Mundo.

    Concluíndo é pura guerra assimétrica.

  23. Um possível alvo do Acordão entre a bancada ruralista e a coalizão será a pl/122.

    Aguarde e verá. Ha também outras PECs a serem aprovadas como a 38.

    Se essa vitória for ratificada tem de ser feita a revisão de reservas indigenas de fronteira e diminuir o seu tamanho e colocar os militares e o poder publico para acessorar os índios como ter o seu gado sua plantação. Criar modos de como eles podem fazer dinheiro para viver e enxotar as ONGs estrangeiras 171 como a Survival, Greenpeace, Amigos da Terra, WWF.

  24. Por razões humanas e de civilidade não podemos aceitar impassíveis a aniquilação e o desaparecimento das etnias indígenas que deram origem ao povoamento do nosso país e com os quais temos fortes relações genealógicas. Há que se preservar as suas origens, a sua cultura, religião, sua arte, seu folclore, enfim o conjunto das suas tradições.

    Por outro, nos deparamos com a frenética, e estratégica necessidade de continuarmos a progredir e a nos desenvolvermos social e economicamente falando, mas no caminho encontramos, hoje, algumas barreiras quase intransponíveis, o desmatamento, metais preciosos e estratégicos, reservas de água doce, usinas hidrelétricas, plantas medicinais, etc,etc e suas fontes se localizam quase que na sua totalidade na Região Amazônica e no Pantanal Mato-grossense, aonde estão localizadas a grande maioria das tribos indígenas deste país. O que fazer? Como alcançar o progresso e o desenvolvimento de forma sustentável e com a inclusão dos indígenas?

    Pelo que se pode perceber, se quisermos obter algum sucesso imediato, deve-se mudar o foco das ações governamentais envolvendo a sociedade nesse processo decisório. A luta deve ser travada contra os cartéis, contra os grandes grupos empresariais, contra ONGs e políticos traíras no Congresso Nacional e nas Câmaras nos Estados e Municípios, contra a mídia terrorista e não contra os índios que são fantoches e massa de manobra do escuso poder econômico e político nacional e internacional.

    A medida ora adotada nessa comissão parlamentar é um bom sinal de reação, mas tem que ser fortalecida, intensamente divulgada e acompanhada de medidas legais que protejam os nossos índios e lhes garanta uma vida digna, por opção, mas não por imposição de políticas de rapinagem interna ou externa. Que se preservem as origens e tradições, mas que fique claro que as terras e riquezas contidas no seu solo e subsolo são e serão sempre propriedades exclusivas do povo brasileiro como um todo e que a sua exploração seja em prol do nosso desenvolvimento e soberania.

  25. Daniel 22/03 22:32

    Daniel, faço de suas palavras as minhas. Gostaria de sua autorização para divulga-las em outros meios de redes sociais pois estão bem embasadas e legíveis.

    Grato

  26. Agora é o exercito meter chumbo grosso nessas ONGS estrangeiras protecionistas demoníacas e colocarem os índios no seu devido lugar, parabéns ao PMDB.

  27. Parabéns aos parlamentares…mostrando que quem faz as cagadas no Brasil é o executivo e não o legislativo…precisamos do Parlamentarismo urgente!!!

  28. “É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas”, protestou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
    Queridos amigos do estado do Rio de Janeiro anotem o nome desta praga vermelha:“É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas”, protestou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
    Graças a Deus essa peça não recebeu o meu voto,mas merece ser cobrado pela vassalagem as ONGs estrangeiras.

  29. Bingo! fora com estas ong estrangeira que estão de olho nas riquezas da amazônia, nada mudou, eles vem com espelho e colar pra dar de presente e levam ouro, os índios tem que aprender que são Brasileiros e que tem que respeitar e cumprir com as leis brasileiras, mais o governo tambem tem q

  30. Prezados amigos, nossos parlamentares estão fazendo barulho atoa, estão chutando cachorro morto, tudo que poderia ser feito a nível de entreguismo já foi feito, os “direitos índios” estão assegurados na constituição e em convenções internacionais; qualquer tentativa de retirar esses “direitos”, vai causar a invasão da Amazônia, essa é a mais cruel realidade.
    Lamentavelmente, a única coisa que se pode fazer é julgar e aplicar a pena capital nos traidores pelo crime de alta traição prevista no Código Penal Militar.
    Sds.

  31. eu vejo de outra forma atiraram no que viram, na realidade os fisiologistas baratos do PMDB não dão a minima para soberania da amazonia, seriam alias os primeiros a vende-la, para manter o seu bem bom particular, seus carrões, e suas amantes biscates aqui no sul e sudeste,o que esta acontecendo chama-se GOLPE, e o inicio de um golpe institucional para levar esse partido maldito prostituido ao poder, azar o seu dilma, achou que enchendo o governo de feministas baratas, e revanchistas pseudo-intelectualebas, e esqueceu-se de que fez seu vice presidente uma cobra, não se apegue a pesquisas de poularidade baratas e sugetionaveis, e so o preço do pãozinho subir, e estourar a primeira CPI golpista niovelesca, que ja era sua popularidae de sindica de predio o pais precisa e de um estadista) os unicos que defenderiam seu governo legitimamente eleito dos golpistas fisiologistas, seriam os militares, mas a senhora os tratou como tratou, cada um colhe o que planta !!!

  32. Maxtedy e Roberto Bozzo, concordo inteiramente com os seus comentarios, e em verdade é isso que deve ser feito.

    contudo, continuo com meu ponto de vista.

    continuo lendo comentarios q desrespeitam nossa historia, e q colocariam qlqr antropologo — provavelmente estrangeiro, pq nós não gostamos de nós mesmos — para arrancar os cabelos.

    mantenho-me firme.
    “Amor por Principio, Ordem por Base, Progresso por Final.”

  33. “O projeto teve parecer favorável do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Antes dele, no entanto, a proposta recebeu parecer contrário do deputado Luiz Couto (PT-PB). “Essa projeto vai impedir que haja mais áreas indígenas e de quilombolas identificadas. O Executivo ficará impedido de resolver essa questão”, disse Couto.”
    ==
    ==
    Só rindo para não chorar!
    Será que ele sabia o que estava relatando e defendendo?
    PQP.

  34. Prezados amigos, nossos parlamentares estão fazendo barulho atoa, estão chutando cachorro morto, tudo que poderia ser feito a nível de entreguismo já foi feito, os “direitos índios” estão assegurados na constituição e em convenções internacionais; qualquer tentativa de retirar esses “direitos”, vai causar a invasão da Amazônia, essa é a mais cruel realidade.
    Lamentavelmente, a única coisa que se pode fazer é julgar e aplicar a pena capital nos traidores pelo crime de alta traição prevista no Código Penal Militar.
    Sds.
    ________________________

    Você acha?

    Os índios nessas reservas estão sofrendo de muitas doenças e eles mesmos estão sendo dizimados em parte por jagunços e fazendeiros, por parte por seu isolamento aonde quase ninguém sabe de nada. A aprovação da PEC apenas foi um pequeno importante passo da bancada ruralista. Por hora como a situação está no mundo a Amazonia não é uma questão prioritária, pois os EUA e a OTAN tem muitos problemas com o Irã e o OM, depois tem a China e os outros BRICS.

    A turma das ongs tem uma preocupação maior que é belo monte e as outras 19 Hidrelétricas que reforçariam a soberania do país na Amazônia e no norte para eles esse é o quadro mais alarmante.

    Agora os deputados tem que diminuir as reservas de fronteira as afastando da fronteira brasileira e ratificando bases militares.

  35. Sobre a ONU e suas reclamações esse é um quadro separatista bem pior, fala sobre o Baluchistão a maior provincia Paquistanesa.

    http://www.br.amnesty.org/?q=node/194

    Do jeito que o Paquistão se agarra a China vai dar pizza, mesmo com o congresso dos EUA ratificando esta provincia como um novo país.

    No caso do kosovo a servia se deu mal por que foi um genocidio em larga escala e também queriam sacanear a Russía, no fim a única coisa que Kosovo ganhou foi o direito de participar no eurovision.

    No caso dos nossos Índios a questão é contra atacar assimetricamente.

  36. Não é com história que vamos manter a Amazônia!!! Terra se mantém ocupando-a!! Os tão idolatrados, por alguns, os EUA nos deram o exemplo: ocuparam todas as terras indígenas, elimiaram a bala muitas tribos, deixaram alguns poucos índios. Assim foi a conquista do oeste americano. O General Custer , com o seu 7º Regimento de Cavalaria , virou herói. Os EUA derrubaram tôdas as árvores que necessitaram. Incetivaram o cidadão americano a se armar, tornaram-se a maior potência militar da história do planeta. E o Brasil? O que fez? Incentivou a população se fixar no litoral ou próximo dele. Hoje temos imensas áreas despovoadas, principalmente na região norte. Logo alguem irá ocupar estas áreas e não seremos nós, pois se, não o fizemos até agora, não o faremos mais.

  37. DEUS SALVE O CONGRESSO!!! devagar vamos tampando os buracos que os esquerdistas entreguistas fizeram em nossa soberania…
    capa preta, é isso ai irmão… estão provando do proprio veneno… a revanchista deu o tiro no proprio pé… aqui se faz, aqui se paga…
    joao terba: “O proximo passo é acabar com a Funaí.”… APOIADISSIMO… aquilo é um covil de oportunistas e entreguistas… vendem a propria mãe a quem pagar mais…
    Novo Brazuk… concordo plenamente…
    Al Carvalho… CORRETISSIMO…
    Daniel… falou tudo que eu queria dizer… parabéns…
    Hoje o pessoal realmente patriota mostrou a cara… é isso ai… PRA CIMA DELES MEUS AMIGOS… não vamos deixar nos roubarem sem que façamos alguma coisa para impedir… NÃO TEMOS E NEM TEREMOS COLEIRAS!!!… saudações…

  38. Prezado Junior Almeida,

    Seria interessante que vc citasse suas fontes sobre os alegados massacres indígenas no Brasil feito por jagunços a mando de fazendeiros, porque assim poderemos cobrar do Ministério Público providências no sentido de prender esses criminosos.

    Falar e não provar, perante a lei, é o mesmo que não dizer nada.

  39. Eu soh quero ver la pra junho oque vai acontecer quando o pessoal da ONU vim pro fórun..
    Se pelomenos DILMA e seus parasitas vão bater o pé firme e tentar consertar oque LULA e seus ministros fizeram de errado.
    TEM COMO REVERTER O TRATADO DA ONU? SE TIVER ALGUEM MI DIGA..

  40. Francoorp disse:
    22/03/2012 às 23:14

    Finalmente o Congresso fez algo de útil!

    Ponto pra eles, nesse caso mereceram os salários!

    Ja parece ser uma resposta ao tratado assinado na ONU sobre independência indígena!==== Eu penso da mesma forma, só assim vamos impedir uma ação conjunta contra o BRASIL por ñ cumprir com acordos, já basta a maldita reservas rapôsa terra do sol…Tem de ficar entulhada de militares BRASUCAS por 24h e pro 366 dias do ano e p ontem.Sds.

  41. Eu soh quero ver la pra junho oque vai acontecer quando o pessoal da ONU vim pro fórun..
    Se pelomenos DILMA e seus parasitas vão bater o pé firme e tentar consertar oque LULA e seus ministros fizeram de errado.
    TEM COMO REVERTER O TRATADO DA ONU? SE TIVER ALGUEM MI DIGA..
    ___________________________

    Esse Rio +20 será como o Rio 92. Vai ser uma fábrica de pizza vegan.

    Patriota, me dê um tempo que eu te dou as fontes só que elas são denuncias que se tornaram públicas a bastante tempo, só que nessas denúncias algumas também são de falsa bandeira.

  42. Junior Almeida e demais brasileiros…
    TRATADO SEM RATIFICAÇAO PELO CONGRESSO TEM VALOR NULO
    Este tratado somente tem validade se for ratificado pelo nosso congresso, caso nao seja, e como se nada tivessemos assinado, por mais que esbravejem contra isso.
    Portanto, e de extrema importancia estarmos atentos a toda e qualquer manobra politica que porventura o executivo venha a exercer (acredito que nao ira realizar isto, mas precisamos ficar atentos).
    Repito, nao podemos de maneira nenhuma permitir que este tratado venha a ser ratificado, por isso e importante a mobilizaçao de nossa sociedade para pressionar o congresso, caso o poder executivo venha a colocar este assunto em pauta.
    E importante tambem que nossas FFAA tenham a determinaçao de exercer seu papel na defesa de nossa soberania e alertar a populaçao assim como nossos representantes no congresso.
    Quanto a sociedade civil o importante e pressionar o congresso para que façam a nossa vontade, que e de permanecermos independentes e soberanos.

Comentários não permitidos.