China está preocupada com plano norte-coreano de lançar satélite

Sugestão: Mineirinho Uai News

O ministério chinês das Relações Exteriores manifestou nesta terça-feira sua preocupação em relação ao plano norte-coreano de lançar um satélite de observação em abril, embora tenha descartado que o tema será debatido na próxima cúpula de Segurança Nuclear que será realizada na próxima semana, entre os dias 26 e 27 de março, em Seul, na Coreia do Sul.

“China expressou sua preocupação a todas as partes e pediu que atuem com calma e moderação”, afirmou em entrevista coletiva o diretor-geral de Assuntos Asiáticos do ministério, Luo Zhaohui.

O caso do satélite da Coreia do Norte foi tratado ontem pelo representante da China para o diálogo a seis para a desnuclearização da península coreana, Wu Dawei, num encontro em Pequim com o vice-ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, informou Zhaohui. A China também examinou o assunto com representantes dos outros governos que participam do diálogo (Estados Unidos, Rússia, Coreia do Sul e Japão).

Zhaohui recomendou à Coreia do Norte que aproveite o atual momento de consenso com os Estados Unidos, alcançado após as reuniões realizadas em fevereiro, em Pequim, onde foi negociado o envio de ajuda alimentícia a Pyongyang em troca da suspensão de suas atividades nucleares.

Em 16 de março, a Coreia do Norte anunciou que lançará em abril um “satélite de observação terrestre”, coincidindo com o centenário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do regime e avô do atual líder máximo do país, Kim Jong-um.

A Coreia do Sul condenou ontem estes planos, que definiu como uma “grave provocação” e vinculou a medida ao desenvolvimento de armas nucleares por parte do país comunista.

Fonte: Veja

4 Comentários

  1. A preocupação dos chinas é os norte-coreanos competirem com eles no comércio de lançamento, comunistas de absoluta mentirinhas.

  2. Adriano disse:
    22/03/2012 às 22:13

    A preocupação dos chinas é os norte-coreanos competirem com eles no comércio de lançamento, comunistas de absoluta mentirinhas.===é até pode ser, tem lógica. Sds.

  3. NAÇÃO DE DESCARTÁVEIS

    Para os chineses,os camaradas norte coreanos aos poucos estão virando um problema,é isso mesmo e sempre fora assim,um império utilizando os subservientes como papel higiênico._Rsrs…

    Nós já sentimos na pele isso más por incrível que possa aparecer,tem mané que sente saudades dos velhos tempos da coleira,em especial a tricolor. _Hehe….

  4. Como que a Coreia do Norte um país cheio de embargos que esta tendo de ceder para conseguir alimentos vai competir com a China no mercado de lançamentos de satélites?..é claro que esse teste deve ser algo ligado ao programa nuclear,dúvido até que tranporte algum satélite por mais defasado tecnologicamente ele possa ser!

Comentários não permitidos.