Os serviços secretos israelitas, Mossad, concordam com a avaliação dos Estados Unidos quanto às ambições nucleares do Irão, apesar de Jerusalém ter abordado os planos de Teerão em adquirir armas nucleares, revelou o The New York Times.
“Eles colocam questões muito difíceis, mas a Mossad não discorda dos Estados Unidos sobre o programa de armamento”, escreveu o jornal citando uma fonte dos serviços secretos norte-americanos.
A mesma fonte acrescentou que “não há grandes divergências entre os serviços secretos americanos e os israelitas sobre os factos”.O jornal reportou no mês passado que os serviços secretos americanos continuam a acreditar que não havia provas sólidas de que o Irão tenha decidido construir uma bomba nuclear.
As últimas conclusões dos espiões das agências norte-americanas coincidem com uma análise de 2007 que concluía que o Irão tinha abandonado o programa de armas nucleares, escreveu o jornal.
Segundo o The New York Times, as agências norte-americanas têm passado os últimos anos a tentar monitorizar os esforços iranianos com vista ao enriquecimento de urânio e desenvolvimento da tecnologia militar, além de se basearem na informação reunida pelos inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
17 Comments