Lançamento de foguete norte-coreano, em 2011
Engenho a ser lançado com tecnologia de míssil balístico poderá encobrir teste nuclear.
As forças de Defesa do Japão poderão derrubar o foguete lançador do satélite norte-coreano a ser posto em órbita em abril – “se houver necessidade”, segundo informou o jornal japonês “Sankei” em sua edição de sábado, 17, citando o ministro da Defesa japonês, Naoki Tanaka. O anúncio do lançamento do satélite de observação norte-coreano foi feito pela agência de notícias KCNA, daquele país, na sexta-feira, 16. O evento estaria contra a resolução da ONU que proíbe lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, e seria esta a tecnologia a ser usada para a colocação em órbita do satélite.
secretária de Estado americana Hillary Clinton afirmou em nota que o programado lançamento do satélite está proibido pela Resolução 1.874 do Conselho de Segurança da ONU.
Por seu lado, a Rússia pediu à ONU para solicitar esclarecimentos à Coreia do Norte sobre o anunciado lançamento do satélite, feito pelo líder político do país, Kim Jong-um. Sucessor do pai, Kim Jong-il, o líder norte-coreano afirmou que o lançamento do satélite marcará as comemorações do centenário de nascimento de outro protagonista da política norte-coreana, Kim Il-sung, no dia 15 de abril.
Para a comunidade internacional, principalmente Japão e Coreia do Sul, o lançamento do satélite poderá, na verdade, encobrir testes com mísseis nucleares. A Rússia destaca em seu pedido à ONU que nenhum país tem o direito de impedir outro de avançar em pesquisas estratégicas, mas afirma que, como vizinho da Coreia do Norte, o Estado russo tem o direito de ser informado sobre iniciativas estratégicas dos países que lhe são próximos.
14 Comments