Satélite norte-coreano preocupa Rússia e Japão

 

 Lançamento de foguete norte-coreano, em 2011

 

Engenho a ser lançado com tecnologia de míssil balístico poderá encobrir teste nuclear.

As forças de Defesa do Japão poderão derrubar o foguete lançador do satélite norte-coreano a ser posto em órbita em abril – “se houver necessidade”, segundo informou o jornal japonês “Sankei” em sua edição de sábado, 17, citando o ministro da Defesa japonês, Naoki Tanaka. O anúncio do lançamento do satélite de observação norte-coreano foi feito pela agência de notícias KCNA, daquele país, na sexta-feira, 16. O evento estaria contra a resolução da ONU que proíbe lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, e seria esta a tecnologia a ser usada para a colocação em órbita do satélite.

secretária de Estado americana Hillary Clinton afirmou em nota que o programado lançamento do satélite está proibido pela Resolução 1.874 do Conselho de Segurança da ONU.

Por seu lado, a Rússia pediu à ONU para solicitar esclarecimentos à Coreia do Norte sobre o anunciado lançamento do satélite, feito pelo líder político do país, Kim Jong-um. Sucessor do pai, Kim Jong-il, o líder norte-coreano afirmou que o lançamento do satélite marcará as comemorações do centenário de nascimento de outro protagonista da política norte-coreana, Kim Il-sung, no dia 15 de abril.

Para a comunidade internacional, principalmente Japão e Coreia do Sul, o lançamento do satélite poderá, na verdade, encobrir testes com mísseis nucleares. A Rússia destaca em seu pedido à ONU que nenhum país tem o direito de impedir outro de avançar em pesquisas estratégicas, mas afirma que, como vizinho da Coreia do Norte, o Estado russo tem o direito de ser informado sobre iniciativas estratégicas dos países que lhe são próximos.

Fonte: Diário da Rússia

 

14 Comentários

  1. Mô preocupação pelo q realmente poderá ser o lançamento de um satélite…calma.Se for uma atake ñ será um só missil, até pq , poderá ser derrubado em pleno espaço áereo.E resolução por resolução mt países ñ cumprem às mesmas, exemplo: A resolução .242 da ONU/CS contra os judeus e a favor dos Palestinos…precisam de + exemplos?! Sds.

  2. Concordo com voce Carlos Argus. A Coréia do Norte está absolutamente certa em desenvolver sua tecnologia de satélites. Já o bundão dos BRIC’s; não desenvolve foguetes, mísseis, não constrói usinas nucleares, não investe na infra-estrutura,(ferrovias,rodovias,portos aeroportos, etc.). Só pensa em exportar minérios e soja.

  3. Entendo o medo do Japão, uma minuscula ilha, extremamente vulneravel a um ataque de misseis, mas quero entender a preocupação Russa. Duvido que venham a ser possiveis alvos de misseis Norte Coreanos, eles devem tar mais preocupado com as partes que se soltam do foquete e que por varias vezes cairam na Russia.

  4. Hahaha o Japão derrubar o satélite da CN !!
    Duvido que eles tenham culhão para tanto, principalmente pq a CN tem um vasto arsenal de mísseis e o Japão receberia uma baita retaliação !!

  5. Japão derrubar um satélite? Com que direito? Suspeitas não são argumentos aceitáveis, até porque a história prova que “suspeitas” não passam de pretextos.

  6. CRSOV…. você foi lá na CN ver? Até onde sei aquele país é somente usado pelas potências que não suportariam uma CORÉIA super desenvolvida por completo, pela metade já incomoda imagina unidas…

  7. o japão e uma pequena ilha do tamanho do estado de mato-grosso e a 3a economia do planeta e não tem nada de angelicais, sempre que podem botam as unhas de fora. a korea do norte tem todo o direito de desenvolver suas capacidades tecnologicas e não vai ser o ” pequeno japão ) ou outro pais do mundo que vai empatar isso. vão ter que engolir a seco e sem vasilina. um abraço amigos

  8. Brasil tentou , ai os caras fizeram o q fizeram e nóis enfiamos o rabo entre as pernas e nunca mais voltamos a falar do assunto. Se fosse um povo sério que comandace este País , por honra dos que morreram em uma saboragem ou erro humano , nós tinhamos q ter nosso serviçode satelite funcioando agora , em 10 anos seria possivel . E com isso tbm termos misseis intercontinentais.

  9. Acontece senhores que a rota do foguete sera lançado em direção ao Japão e a previsão dos destroços tambem vão cair em território japoneses.
    Porque não lança o foguete em direção da China ou da Rússia???
    Alias a parte final do foguete deve cair próximo a Okinawa onde o Eua concentra suas forcas no Japão.
    Mas confesso que gostaria de ver um ataque direto da Coreia do Norte ao Japão para ver se os japoneses iriam ser bundoes como a Coreia do Sul quando afundaram uma coverta tempos atras.

  10. De novo os mesmos argumentos altruísticos que não existe no mundo real.
    “Ele tem direito”, “é justo”, “ninguém tem nada a ver com isso”, etc.
    Meus caros amigos virtuais, as relações internacionais não são o BBB 12. Não há nada de justo nesse negócio.
    Se os japoneses temem foguetes balísticos dos norte coreanos é porque eles têm lá seus motivos, sejam eles quais forem e que não nos diz respeito já que não estamos calçados nos seus sapatos (ou se preferirem, nos seus tamancos).
    Já para nós brasileiros, estamos nos lixando se a Coréia do Norte tem foguete, bomba atômica, raio miniaturizador ou o raio que os parta, porque geopolítica e historicamente não temos nada em que temer, à princípio, uma Coréia do Norte militarizada e dotada de armas de destruição em massa e de meios para lançá-las.
    Diferente seria se o Paraguai resolvesse investir em foguetes balísticos e em armas nucleares tendo em vista nossas relações históricas com eles. Será que nosso eterno governo “paz e amor” iria ver com naturalidade tal hipotética ambição paraguaia do mesmo modo que vê com naturalidade essas mesmas ambições dos iranianos e norte coreanos?
    E os colegas justiceiros do blog, que vêm injustiças em todo lugar e acham que as relações entre países devem ser iguais às relações de vizinhos em um bairro de Itaquaquecetuba? Apoiariam incondicionalmente um Paraguai com uns 200 ICBMs?
    Como diz um velho ditado, “pimenta no “forebis” dos outros é refresco”.

  11. Marcos,
    Você está certíssimo, mas faltou dizer que o foguete tem rota que passa sobre o Japão porque para se colocar um satélite em órbita ele é lançado no mesmo sentido da rotação da Terra para aproveitar a força cinética do mesmo, portanto, o foguete assume uma trajetória de oeste para leste. Como o Japão está à leste da Coréia do Norte…
    Daí não ter como eles lançarem um satélite que tivesse uma trajetória em direção à China ou a Rússia.
    O problema é sério já que não há como tirar o Japão da frente rsrs, e também não tem como negar o direito dos norte coreanos de lançarem satélites.
    A única saída seria pela via pacífica e negociada, de preferência pela parceria entre as duas nações, mas historicamente há muito rancor e desconfiança de ambos os lados, que juntamente com questões ideológicas e de alinhamento político faz com que tal hipótese não passe de pura fantasia.
    Voltando à realidade, o que vemos é que os japoneses sempre implicarão com os norte coreanos todas as vezes que eles forem lançar um satélite e todas as vezes eles irão ameaçar a Coréia e todos temos que torcer para que esse maldito foguete não dê piti e cai próximo ou no Japão, para que não seja interpretado como uma agressão premeditada ou uma provocação pura e simples.
    Sem falar que “pecinhas” rsrsr de foguetes que lançam satélites sempre caem na trajetória desse foguete já que menos de 10% dele entra efetivamente em órbita e o resto fica caindo pelo caminho e nem todos calcinam, e como disse o Marcos, o Japão está na linha de mira desses destroços.

  12. Se derrubar vai dar M……Será que é 2012 que tá chegando ou será que a humanidade tá querendo se auto destruir.

  13. Rorschach disse:
    18/03/2012 às 20:10

    Entendo o medo do Japão, uma minuscula ilha, extremamente vulneravel a um ataque de misseis, mas quero entender a preocupação Russa. Duvido que venham a ser possiveis alvos de misseis Norte Coreanos, eles devem tar mais preocupado com as partes que se soltam do foquete e que por varias vezes cairam na Russia.=====O Japão infelizmente tem de ter medo,pelas atrocidades e barbarismos perpetrado covardemente; as cicatrizes da 2 GM ainda estão abertas, tanto na CHINA qto na CN…e td levar a cre q vai ocorrer cobranças, + cedo ou + tarde…quem viver verá.Sds.

  14. Bosco disse :”Diferente seria se o Paraguai resolvesse investir em foguetes balísticos e em armas nucleares tendo em vista nossas relações históricas com eles. Será que nosso eterno governo “paz e amor” iria ver com naturalidade tal hipotética ambição paraguaia do mesmo modo que vê com naturalidade essas mesmas ambições dos iranianos e norte coreanos?

    Eu ficaria muito feliz! Porque daí o Brasil também construiria bombas atômicas e mísseis para lançá-las. Torcí muito para que a Argentina construísse mísseis e bombas atômicas pois isto nos obrigaria a fazer o mesmo, e, ambas as nações, hoje estariam muito bem servidas. Nós não estaríamos aqui preocupados com uma possível internacionalização da Amazônia.

Comentários não permitidos.