Wikileaks: empresa de inteligência diz que Lula recebeu propina por caça Rafale

No fim de fevereiro, o Wikileaks começou a publicação de e-mails da companhia de inteligência global Stratfor. Com base no Texas, a empresa tem, entre seus clientes, o Departamento de Defesa e de Segurança Interna dos Estados Unidos. Entre algumas mensagens já disponíveis para o público, a Stratfor analisa as compras militares brasileiras e cita um jornal “parceiro” da companhia.

Em ruínas

Na mensagem que analisa as compras militares, o analista de geopolítica da Stratfor cita fontes no consulado norte-americano para questionar o Ministério da Defesa.

“Você está certo em se perguntar o que, em nome de Deus, Brasília está fazendo. A Marinha brasileira é uma merda. É uma piada, e eu sei porque eu falo com os militares do consulado o tempo inteiro a respeito disso. A tentativa deles de adquirir um submarino nuclear não faz sentido algum”, diz a mensagem, que também fala da compra dos caças Rafale.

“O fato de que eles querem o Rafale e o Gripen é uma piada. O F-18 é o melhor equipamento. Nós os oferecemos um excelente pacote, inclusive bastante transferência de tecnologia. (…) O Rafale, mesmo com o preço reduzido, ainda está muito caro. E o Gripen é uma merda. Se você compra o Gripen, você é uma Eslováquia”.

Para justificar a escolha brasileira pelo Rafale, a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses.

“A compra dos submarinos é tão estúpida que deve ter alguma compensação por trás. Lula provavelmente está procurando um dinheiro para sua aposentadoria. A compra ainda veio no fim do seu mandato, assim como os caças. O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil”.

Jornal amigo

As mensagens da Stratfor também apontam a existência de um jornal amigo no Brasil. Sem identificar o veículo, a mensagem fala sobre “grande jornal” brasileiro que estaria disposto a estreitar a parceria com a empresa e torná-la mais produtiva.

O veículo em questão pediu até uma lista de pontos de interesse da Stratfor e deixei seus especialistas em cada área a disposição da empresa para futuras consultas.

Jornal amigo II

Entre os pontos nos quais a Strator mostrou interesse estão a relação do Brasil com a China, os projetos de modernização dos portos, exercícios militares nas fronteiras e as políticas de crescimento econômico.

Fonte: Jornal do Brasil, Jorge Lourenço

21 Comentários

  1. Espero que compremos logo os Su-35 para acabar com a banca desses americanos de M. Eles sim, são os países que mais usaram de meios espúrios para atingir seus objetivos nefastos em todos os cantos do mundo. Espero que tenhamos o bom senso e a coragem de adquirir os Sukhois para acabar com a banca desses gringos arrogantes e palhaços.

  2. Não existe prova alguma que o ex-presidente lula recebeu propina. Agora desqualificar a imprensa quando ela fala o que não querem ouvir e no mínimo ficar em silêncio ou concordar quando ela fala o que querem ouvir, aí é demais.

  3. o maior problema é que tem gente lendo somente o anuncio e nao lendo o texto ,ou estão tentando mudar o foco? tem dois jornais grandes apoiando os vermes gringos em solo brasileiro as vezes sao até concessao do proprio governo ,essa imprensa ganha rios de diheiro e ainda estao nos traindo nao so dando informaçoes ,mas tambem colocando informaçoes de interesses internacionais ou usando suas grades para fazer do brasil pão e circo .A abin tem que investigar os traidores do pais e tirar suas concessoes. fora isso demostra que os gringos nos espionam e que com certeza nos sabotam de varias formas.fortalecer a unasul e celac urgente urgentissimo depois do oriente medio a bola da vez sera a america latina.

  4. Impressionante como tem gente leviana, então porque um João ninguém falou que o ex-presidente “pode ter recebido propina” pronto já é uma prova incontestável?

    Se vcs tem raiva do ex-presidente problema de vcs, mas não venham poluir o ambiente com seus absurdos, não é porque vcs tem raiva de uma pessoa que essa pessoa passa a ser criminosa…
    Absurdo chamar uma pessoa de ladrão só porque vc tem raiva dela, isso é ser leviano, imundo!

  5. A Abin só vai trabalhar de verdade quando alguns de nós tiverem trabalhando lá, com relação a Propina Lula recebendo isso é Pura Bobagem mera especulação, agora que os comentários são verdade sobre a Marinha e os concorrentes do 18 é a simples verdade também, Quero enfatizar que o problema da Marinha não é o Pessoal o humano mas sim as bostas do Navios Velhos e vcs sabem o resto!
    Abraços a todos!

  6. Eu nunca li tanta asneira aqui no blog como essa matéria ai,isso coisa totalmente infundada e bem ao estilo dos EUA!Ridiculo.

  7. O exército norte-vietnamita era uma merda também.

    Uma coisa me deixou curioso os franceses deram propina para o Lula segurar a disputa por 10 anos e no final nem decidir nada?

  8. Wikileaks agora mudou de lado , ates divulgava documentos americanos , agora esta divulgando o que os Americanos querem ,,,, será acordo de baixo dos panos p/ não extraditarem o dono Wikileaks p/ os yanki ?

  9. “a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses”

    Como diz a matéria, ele afirma que Lula “pode ter recebido propina”.Diferente do que diz a chamada!!!

    Se Lula tivesse recebido bola pelo Rafale já teria assinado desde 7 de setembro daquele ano em que o franceisinho estava aqui! Tal como assinou com a DCSN pelos SUBS (seria mais provável ter recebido daí)

    Brasil país corrupto!?

    E a merda dos EUA?

    Tinham desclassificado a BOSTA do PILATOS (passarinho que quer ser gavião)… E deu no que?!

    … Há já sei… É que eles são “tão sérios e idôneos” que podem chutar o balde e virar a mesa como bem quiserem!

    Pra finalizar,pelo conteúdo da mensagem, “muito técnico”, prova que essa “companhia de inteligência global Stratfor” é uma PIADA!!!

  10. Blue eyes Neo-sebastianista

    Tolo é quem crê em fontes do “ouviu o galo cantar mas não sei onde foi…”

    Funda uma ordem templária e vai pra o Oriente Médio!!!

  11. cabeça de jarro;;;;; quer dizer o que quando o wiki denuncia corruptos no mundo inteiro conta , dai quando se fala do brasil que é o lular aonde provavelmente tem mais corruptos no mundo nao vale qual é.

    o lula ,o lulinha esses caras tem que ser investigados ja se tem noticia que a familia do lula ja tem mais de 800 milhoes de reais. e ja é uma das mais ricas do brasil.

  12. Ronin disse: 29/02/2012 às 21:57… nesse ponto tenho que concordar como o Ruimnin… mais ladrões que os anteriores só os atuais… como sempre, todos com aspirações populistas de cunho socialista… sorte deles é que ainda teem muito Simões por ai… gente que acredita em salvadores da patria… estes sim, esperam a volta de Dom Sebastião sentados no tridente do estado leviatã…

  13. Blue Eyes…Antes de chamar qualquer um de ladrão leia o livro PRIVATARIA TUCANA. Pra dizer a verdade não sei como até agora não houve uma cpi para esse caso…enfim espero que um dia aconteça. E denovo vocês transformam qualquer notícia em discussões políticas, apesar de estar escrito nas regras do site para evitar esse tipo de comentário…deixa pra lá..talvez um dia vocês aprendam.

  14. sempre a mesma turminha mudando o foco ,dessa vez mudaram o foco dos dois jornais sionistas que estão traindo nossa patria ,mesmo assim já nao enganam como antes ,quando a internet chegar para a maioria da naçao brasileira como foi o celular vai ficar pequeno para os sabotadores .mas pelo que eu percebo é que com 40 mil acessos no site e só essa quantidade que posta um comentario ,ainda falta alguns degraus para se chegar na maioria a importancia da geopolitica para o brasil e o mundo.

  15. Então vc acha que sou tucano, democrata, pemedebista… rsrsrsrsrsrsrs… me mostre um partido que defenda e pratique principios eticos, morais, patrioticos, civicos, enfim, que pratique os principios acima e me filio ao mesmo no ato… meu caro, não se trata de critica pela critica, mas, apartir do momento que o PT chegou ao poder empunhando a bandeira da justiça, etica, (moral ele nunca defendeu)e honestidade, no minimo tenho que lembra-los que estão se esquecendo de praticar o dever de casa… ou vc não tem memoria… eu me lembro bem do PSDB no poder, assim como o PMDB… ambos acabaram com o pais… surrupiaram o que podiam e o que não, privatizaram… então posso muito bem encher a boca e cobrar desses (censurado) que ajam com honestidade… ou não tenho esse direito?… não comparo-os entre si porque ambos são dedos da mesma mão… compara-los ei assim que surgir algo que seja melhor do que isso que ai está… até lá vou cobrar com veemencia que andem no minimo legal… querer que sejam como esperava é ser inocente… saudações de um verdadeiro patriota sem enganos…

  16. Então tá Blue Eyes, mas no seus comentários dá a entender que seu problema é com o PT. Já que você está falando que seu problema é com políticos então está certo. Como disse anteriormente, só não caia no erro de acreditar na grande mídia, ela geralmente distorce a realidade, pode ter certeza que governos anteriores foram muito piores para o nosso país.

  17. Quando voce tira pra fora encontra um vermezinho dançando bem na pontinha da cabeça rsrs Isso é o que acontece sempre que entonha um politico.Vem tambem casquinha de feijão e pélinha de tomate rsrs

Comentários não permitidos.