Wikileaks: empresa de inteligência diz que Lula recebeu propina por caça Rafale

No fim de fevereiro, o Wikileaks começou a publicação de e-mails da companhia de inteligência global Stratfor. Com base no Texas, a empresa tem, entre seus clientes, o Departamento de Defesa e de Segurança Interna dos Estados Unidos. Entre algumas mensagens já disponíveis para o público, a Stratfor analisa as compras militares brasileiras e cita um jornal “parceiro” da companhia.

Em ruínas

Na mensagem que analisa as compras militares, o analista de geopolítica da Stratfor cita fontes no consulado norte-americano para questionar o Ministério da Defesa.

“Você está certo em se perguntar o que, em nome de Deus, Brasília está fazendo. A Marinha brasileira é uma merda. É uma piada, e eu sei porque eu falo com os militares do consulado o tempo inteiro a respeito disso. A tentativa deles de adquirir um submarino nuclear não faz sentido algum”, diz a mensagem, que também fala da compra dos caças Rafale.

“O fato de que eles querem o Rafale e o Gripen é uma piada. O F-18 é o melhor equipamento. Nós os oferecemos um excelente pacote, inclusive bastante transferência de tecnologia. (…) O Rafale, mesmo com o preço reduzido, ainda está muito caro. E o Gripen é uma merda. Se você compra o Gripen, você é uma Eslováquia”.

Para justificar a escolha brasileira pelo Rafale, a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses.

“A compra dos submarinos é tão estúpida que deve ter alguma compensação por trás. Lula provavelmente está procurando um dinheiro para sua aposentadoria. A compra ainda veio no fim do seu mandato, assim como os caças. O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil”.

Jornal amigo

As mensagens da Stratfor também apontam a existência de um jornal amigo no Brasil. Sem identificar o veículo, a mensagem fala sobre “grande jornal” brasileiro que estaria disposto a estreitar a parceria com a empresa e torná-la mais produtiva.

O veículo em questão pediu até uma lista de pontos de interesse da Stratfor e deixei seus especialistas em cada área a disposição da empresa para futuras consultas.

Jornal amigo II

Entre os pontos nos quais a Strator mostrou interesse estão a relação do Brasil com a China, os projetos de modernização dos portos, exercícios militares nas fronteiras e as políticas de crescimento econômico.

Fonte: Jornal do Brasil, Jorge Lourenço

50 Comentários

  1. com base no texas,sei então os eua perdem a licitação e ficam criando caso sobre o brasil,perdem a licitação ficam maguadinhos e depois ficam criticando tudo oque tem por aqui,até nosso submarino que não tem nada a ver com o pacote dos caças,é tipico de perdedor mesmo.

  2. Bem se existe corrupção, os americanos também o podiam fazer. Só suspeitas sem fundamento. Claro que o caça americano é melhor só que não transferem tecnologia e isso é razão para o Brasil não comprar

  3. Daí se ve o nivel de confiabilidades desses yankes.
    Mas pior que eles são seus apoiadores internos que traem os nossos interesses e transitam na sordidez da informação baseada na especulação. Tudo isso para conquistar um convite no clubinho. Culpa nossa que não fazemos o trabalho de casa de legislar para enquadrar usando a mesma retórica do americanos. Lá não perdoam os que traem seus interesses de país. Aqui aparentemente sequer temos leis que punam traição. Já que parceiro de midia não é pessoa fisica, deveriamos pelo menos identificar o traidor de carne e osso que vende os interesses do país, para prevenir eventuais danos futuros, sem possibilidade de ainda se passarem por vitimas do governo.

  4. Não são só um “jornal amigo”, são tvs e rádios também mui amigas dos interesses americanos no Brasil. Corre solta na net ai que os amigos do tio sam que defendem seus interesses aqui nas terras tupiniquins são a Folha de S. Paulo, principalmente, o O Globo (rede globo), Veja (grupo abril) e Estadão.
    Quanto a acusação de propina para o Lula comprar o Rafale, esta é para rir mesmo já que todo o mundo mineral e animal, inclusive informado pela própria mídia oposicionista ao longo desta década, sabe que o “companheiro”, como Presidente do país, empreendeu uma parceria estratégica de longo prazo com os franceses no sentido de modernizar nossas FA’s.

  5. Se tratando de Lula tudo e possível!!!E os meus amigo aqui esquecem que a russai ofereceu um caça superior a todos estes ai e foi desclassificada!!!mas claro que existe muito mais coisa ai por traz deste jogo diplomático alem de propina!!!

  6. “O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil.”
    Essa parte aí eu tive um ataque de riso sem prcedentes,quer dizer que os puritanos são a pérola do Éden,tá bom me engana que eu gosto.
    Providencial esse vazamento justo agora que Dilma tem “pressa” em anunciar o vencedor.
    Talvez o rapaz não saiba que o F-18 já é uma célula ultrapassada e irá se aposentar com todo o mérito que ele merece.Mas não o vejo como a melhor opção para a FAB.

  7. o filho de lula segundo a imprensa,comprou uma fazenda no
    interior de são paulo por 43 milhoes de reais,de onde veio
    este dinheiro? e mais prá que submarinos franceses se é
    sabidamente por todos que os alemaes sao infinitamente melhores,inclisive na transferencia de tecnologia alemã,
    outra coisa prá que submarino nuclear se não for prá lançamento de misseis nucleares ou não,tem um ditado que diz:pode-se enganar aulguns durante aulgun tempo,pode-se enganar muitos durante muito tempo,mas não pode-se enganar a todos durante todo tempo.esse lula nunca me enganou.

  8. “”O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil””…MENTIRA.NADA É MAIS CORRUPTO E SEM ESCRUPULOS QUE TUDO O QUE SE ORIGINA DOS EUA.USAM DE PRESSÃO,CHANTAGEM,SUBORNO,INTRIGA E SABOTAGENS…Com certeza não so Lula mas Jobim e muito mais gente mamou e mama na Dessault.Jobim ainda foi mais safado ainda,mamou na Dessault e no final ele e Saito mamavam na Boeing.Mas isso não é novidade quando se fala de jobim que serviu mais de 30 anos fielmente a CIA como informante colaborador e tem muitos outros no meio publico,midialitico e militar que tambem são Espiões Yankees.A aproximação com a China é natural e se dá não somente em economia e comercio mas em tecnologia,aeroespacial e com vinculos mantidos em segredo na area militar especialmente na MB.A muito tempo rola nos bastidores dos serviços de informação que temos projetos secretos com Chineses na area maritima e aeroespacial.Temos entendimentos em segredo tambem com Russia e India nas areas terrestre,aerea e agora tambem na area maritima.São esses hoje nossos parceiros diplomaticos,comerciais e economicos e nada mais natural do que tenhamos afinidades com eles mas isso não significa mudança de sistema e ideologia que alias nos BRICS é bem diversificada e se entendem assim.Existe no meio militar Brasileiro uma forte tendencia favoravel a uma aproximação mais intima com a China do que com a Russia talvez ainda por resquicios da guerra fria.É mais facil a parcela reacionaria militar aceitar a China como parceira militar do que a Russia.Essa empresa de inteligencia e o serviço de inteligencia Americana são ridiculos e não entendem nada de Brasil.O Sub Nuclear Brasileiro é uma questão de honra mas o sonho É BALISTICO INTERCONTINENTAL ATOMICO e faremos e podemos fazer a hora que bem entendermos e não vai ser presão,ameaça,chantagem,boicote ou sabotagem que nos impeça.Ja cansei de postar esse video caseiro feito por celular captado nos céus de Cuiabá e não é nada do que temos ciencia em nosso arsenal conhecido http://www.youtube.com/watch?v=77s_ee765h8 Aquele que vive como um bobo reclamando de tudo e esquizofrenico proferindo BOSTERIDADES não pensem que não estamos nos mexendo em segredo porque estamos.Muita coisa que esta sendo analizada,testada e acertada NÃO É DE CONHECIMENTO PUBLICO E RESTRITO ATE AOS MEIOS ENVOLVIDOS.Teremos surpresas quando for o momento de revela-las.Não se esqueçam que temos acordos em escalão de governos assinados com uma grande potencia nuclear mundial e não se restringem somente a aviõeszinhos e foguetinhos,é bem mais profundo e complexo.

  9. Eles sabem que não levam nada de nós em contratos de tecnologia e material militar e que se rasguem por isso e ja estão se rasgando.Eles ja sabem o que 99,99% dos Brasileiros ainda não sabem E QUEM VIVER VERA…..Dessault vai melar o MMRCA rsrs rsrs rsrs rsrs

  10. “a empresa aponta que LULA PODE TER RECEBIDO propinas”
    É um absurdo comentar sem antes lê o que esta escrito. Até o título da matéria é tendencioso, aliás isso é “normal” na mídia comprada.

  11. Uma coisa é a Stratfor achar isso, outra é ser verdade. E me parece mentira isso, porque Lula deixou o governo sem comprar o Rafale. Acho que nem devemos repercutir isso.

  12. O título da matéria está em desacordo com o texto!

    Diz que Lula recebeu propina, mas a declaração não passa de uma suposição!

    Òbvio que seriam críticos a uma compra de concorrente! Imagine se o Brasil fizesse compras da Rússia…

    Quanto ao “jornal amigo”…Folha, Globo, Estadão…?

    Só uma coisa estão certo: Gripen é uma merda!

  13. Sempre desconfiei do Wikileaks

    Quanto ao subnuk vai entender mesmo… precisamos eh de pelo menos uns 30 sub convencionais a diesel no mínimo antes de pensar em montar uma força aérea eficiente. Até porque nem f18 nem Rafale vai tapar buraco nenhum com essa gambiarra.

    A prioriadade no momento sao nossos subs, depois sim podemos pensar em comprar nossos SU-30, 34 e 35 e sonhar com o 50rs. Acho que a presidenta não reconhece o perigo de comprar os rafales sem montar uma defesa anti aerea decente.

    E INFELIZMENTE vende logo o São Paulo pois mal temos subs para defender nossa costa, quanto mais um porta-aviões.

    E vou deixar minha humilde opnião, Grippen Rafale e f18 bugiganga, sao todos um lixo para nossa defesa e a TT por parte dos paises da OTAN eh um mito se não for contado como um crime de guerra em nosso território.

  14. Esta informação foi plantada e o Wikileaks trabalhou para os EUA (mesmo que sem saber).
    Aqui está o “X” da questão:
    “Para justificar a escolha brasileira pelo Rafale, a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses.”
    Agora o que intriga, é que este não é o primeiro documento que fala sobre uma empresa de telecomunicações do Brasil que tem laços estreitos com esta empresa.
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/02/27/burburinho-inteligencia-dos-eua-trabalha-para-o-pig/
    Já podemos ver por aí como andam as estratégias da “elite” brasileira.

  15. Ola galera é minha primeira vez aqui e espero contribuir para os debates. É engraçado que se ele realmente tivesse recebido propina já estariamos voando no RAFALE. Outra coisa é que essa noticias vem de onde mesmo qual pais, e bem agora que estamos provavelmente bem proximos de fechar com a melhor opção do FX-2. Porque fora ele concerteza o SU-35 é superior.

  16. Sinceramente? Não duvido que tenha rolado uma graninha… O Lula estava muito eufórico na época, ele e o Jobim pareciam que tinham ganho a nacionalidade francesa e iriam se mudar para Paris. – A França cobrando caro, a FAB com relatório contra, a pressa em anunciar a compra sem fechar contrato algum, etc.

  17. Vamos interpretar a notícia…Os americanos estam com tanta raiva da nossa marinha porque nós iremos contruir aqui com tecnologia nacional submarinos nucleares e não compraremos os aviões dele sem transferência de tecnologia, como eles querem. É só isso que consigo interpretar desse “vazamento” do WIKILEAKS sobre uma possível troca de informações da stratfor com o governo americano. Mas como eu disse, pra mim isso é choro! Valeu wikileaks por mostrar aos brasileiros novamente como os americanos são nossos amiguinhos. Isso sem contar que as tecnologias do submarino são duais…não servirá apenas para o submarinos…enfim, nós devemos ser muito ignorantes como eles estam dizendo mesmos…deixa pra lá. O que me deixa com raiva são alguns brasileiros apoiando ideologias externas e não seu próprio país…

  18. Eles ficaram maguadinhos e decidiram culpar outra pessoa por sua incompetência.
    Devo alertar tambem que esse texto sofreu algumas alterações.No texto verdadeiro (em inglês), eles apenas acusam como forma de desabafo por teoricaente terem perdido de vender os tais F-18. Na época eles achavam que o Rafale ja tinha sido escolhido o novo caça da FAB, enquanto que os desdobramentos dos fatos mostram que a verdadeira decisão ainda nem foi tomada.
    O que me chamou mais atenção foi o fato de jornais brasileiros estarem trabalhando junto com uma empresa ligada a CIA e as forças armadas dos estados unidos.

  19. É impressionante como existe adoradores do DEUS LULA, podem provar o quanto for que o lula e o PT é corrupto os adoradores, nunca acreditaram. ou seja essas pessoas sempre ficaram votando em pessoas corRuptas ou seja POBRE BRASIL o que adianta ser a 6 economia do mundo se o IDH é 84 (argentina é=45 chile=46 uruguai=48 BRASIL=84).ISSO É RIDICULO, O BRASIL TEM DINHEIRO, SO NAO FAZ MAIS O BRA PORQUE ESTA ROUBANDO MUITO.

    EAI OQUE OS ADORADORES DO DEUS LULA VAO DIZER…

  20. Os americanos são realmente descarados e malandros, agora ficam acusando o ex-presidente Lula – homem honrado – eles deveriam investigar o Obama, esse sim um queniano safado de primeira grandeza.

  21. Nada como um disse me disse SEM PROVAS para tentar manipular decisões políticas em países nos quais o interesse americano é grande…

  22. Corbin07 disse:
    28/02/2012 às 18:32

    MINEIRINHO UAiiiiiiiiiiii se tu é do PSDB ou do democratas é só falar não precisa ficar xingando o governo não…Só uma coisa, antes(época do FHC pra trás) o mundo pegava uma gripe, o Brasil ficava com tuberculose, hoje o mundo tem tuberculose e o Brasil nem gripe pega…melhor você calar a boca.

    EUA cancelam contrato de compra de aviões Super Tucano da Embraer – O Globo

    Essa sim é uma notícia que eu já estava esperando, agora já provaram(denovo) que não são confiáveis…que venha os rafales..adeus falsos .
    .
    .
    .AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA COLEEEEEEEEEEEEEEEEE DOIDO
    .
    .SOU MAIS PATRIOTA DO QUE VOCE???????????????????????.
    .
    E PRO SEU GOVERNO EU DETESTO POLITICA

  23. eu gostaria que a abim falasse quais jornais estão dando cobertura para a espionagem americana acontecer em nosso territorio e divulgar o nome dessas criaturas ,por essas e outras que eu acho que a marinha brasileira esta sendo atacada com atos terroristas .essa materia nao fala mas eles tambem estão espionando a petrobras ajudar a argentina a encontrar petroleo na regiao proximo a malvinas ,esses espioes sao vermes que so fazem peso na terra.

  24. MINEIRINHO UAiiiiiiiiiiii…
    O lugar onde você deveria ter respondido é outro… http://planobrasil.com/2012/02/27/falha-eletrica-pode-ter-causado-incendio-em-base-na-antartida-diz-embaixador/#comment-142118 … e não esse, mas tudo bem…
    E quanto aos seus xingamentos ao governo do PT, pode enganar qualquer um menos a mim..você é com certeza de um partido de oposição, uma vez que só sabe falar mal desse governo, nunca ouvi você falar de outro partido. Mas voltando ao vazamento do wikileaks, pelo menos estou vendo quantos patriotas existem aqui verdadeiramente e nós somos a maioria. Minerinho, respondendo sua pergunta, é óbvio que você não é mais patriota do que eu. Você apenas gosta de ser do contra, está mais para anarquista.

  25. Hauau…DISSO SE TIRA PROVEITO…ou não.
    PRIMEIRO: O texto não afirma nada, apenas supõe que Lula teria recebido propina, nisso existe grande diferença. Bem porque de re pente é comunicado justamente para que os EUA façam isto. Eles não são bobos e escrevem em meias palavras.
    SEGUNDO: O texto afirma: nossa marinha é uma merda e não faz sentido nosso sub-nuclear…??? Ai fica a pulga na orelha.
    TERCEIRO: Quem não conhece uma rede de televisão “Globalizada” que recebeu dinheiro via “TIME-LIFE” para se estruturar e montar o império da mídia neste país e servir aos interesses Yankes…???

  26. Quer dizer que os últimos acontecimentos foram sabotagem ???
    Um coelho do reino de OZ me disse que quem está sabotando é a CIA ( Centro de Incompetência Anacrônica ) que está sediado no Rio de Janeiro e seus funcionários usam roupas brancas.

    Só quem convive com esses caras de perto sabe do que eu estou falando.

    E pelo Sr. Luis Inácio Molusco da Silva, o seu curriculum
    é longo de tramoias,junto com os PTralhas, é logico que a turminha mais nova não sabe nem a metade da missa e ficam de bandeirinha não muito diferente dos que choravam compulsivamente no enterro do Kim Jong-il.

    A ABIM podia tambem dar uma olhadinha nas contas do representante comercial da Ind. Francesa aqui do BR, o Sr. N. Jobim.

  27. Acho engraçado como tem colegas que ainda defendem cooperação com os EUA depois de tantos anos de boicotes em nossos projetos. Vide nossos programa espacial e nuclear que sofre restrição de varias peças no exterior, quem assistiu a entrevista no canal livre domingo na BAND do ministro de ciencia e tecnologia sabe do que falo aqui. E o ministro é um excelente TECNICO e nao politico ocupando espaço em ministerio. Os Franceses combraram caro pelo apoio no Subnuclear verdade, mas veja quanto a India que todos nos tanto elogiamos esta pagando para os Russos para apreender em outras aereas militares.

  28. Só pra lembrar, o MULLA anunciou o RAFALE como vencedor do FX2, mas a Dassault só não levou o contrato pq os militares da FAB enquadraram o MULLA nos bastidores e mantiveram a concorrencia. O MULLA fez tal declaração ao lado do Sarkozy, que deve ter vindo com a mala cheia de dolares para entregar a quadrilha petista que governa o BRASIL. Mas é assim, quando a verdade é jogada no ventilador e não agrada aos seguidores do DEUS MULLA, o Wikileaks e mentiroso e usado pela CIA para atacar o BRASIL, mas quando a notícia do WIKILEAKS é daquelas que falam sobre teoria conspiratórias, os esquerdopatas com complexo de inferioridade ficam afoitos e logo perdem a compostura. rsrs

  29. Para que o Brasil quer um submarino nuclear se não temos torpedos em numero suficiente e nem mesmo misseis balisticos? Não temos capacidade nenhuma de manter todos os nossos submarinos a diesel na ativa. Essa é mais uma daquelas ilusões que nossos militares tem. Esse submarino será como o porta-aviões A-12, não serve pra nada, nem mesmo para levar aviões modernos como os atuais e ainda consome metade do já racionado orçamento da Marinha.

  30. PauloR, a mudança tem que começar de alguma forma. E não tenho pensamento de derrotista que fica repetindo “pra que isso ou aquilo se somos um lixo mesmo”. Até porque a construção do submarino nuclear no Brasil nos trará muito AVANÇO TECNOLÓGICO, que nos possibilitará ganhar e disputar vários segmentos de mercados. Trará muitas divisas e avanço ao nosso país.
    .
    Pelo menos ainda bem que não vem o F-18, como já disse, 36 aviõezinhos não garantem nada, precisamos é da tecnologia, o que os protecionistas desconfiados com terceiras intenções, também auto-denominados “guardiões da verdade e do universo” nunca nos dariam…

  31. .
    .
    .
    É incrível a quantidade de besteiras que pulularam por aqui…
    .
    .
    .
    Será que são pessoas incapazes de perceber que foi um texto plantado?
    .
    .
    .
    Não sabem que a CIA tem esse costume de agir, fazem 40 anos idos?
    .
    .
    .
    E que diabos é essa “Stratfor”, uma espécie de CIA de aluguel?
    .
    .
    .
    Pois bem, essa tal de “Stratfor” é uma empresa de captação e análise de notícias, sobre as quais são formuladas outras análises, pretensamente mais aprofundadas…
    .
    .
    .
    Em resumo: uma empresa de fofocas e sugestões.
    .
    .
    .
    Quanto ao Ex-Presidente Lula, chega a ser um absurdo o que foi dito. O patrimônio do ex-presidente é compatível com os seus ganhos, e jamais houve sobra alguma sobre isso. Essa ilação irresponsável deveria ser rechaçada de chofre por todo brasileiro que honra a sua pátria.
    .
    .
    .
    O Ex-Presidente Luís Inácio passou a responsabilidade da decisão do Programa FX-2, para a sua sucessora, o que desmonta a tese, furadíssima, dos avalizados “analistas” da “prestigiosa” empresa Stratfor…
    .
    .
    .
    Para bom entendedor…

  32. “Entre algumas mensagens já disponíveis para o público, a Stratfor analisa as compras militares brasileiras e cita um jornal “parceiro” da companhia. ”

    .
    “Jornal amigo

    As mensagens da Stratfor também apontam a existência de um jornal amigo no Brasil. Sem identificar o veículo, a mensagem fala sobre “grande jornal” brasileiro que estaria disposto a estreitar a parceria com a empresa e torná-la mais produtiva.

    O veículo em questão pediu até uma lista de pontos de interesse da Stratfor e deixei seus especialistas em cada área a disposição da empresa para futuras consultas.

    Jornal amigo II

    Entre os pontos nos quais a Strator mostrou interesse estão a relação do Brasil com a China, os projetos de modernização dos portos, exercícios militares nas fronteiras e as políticas de crescimento econômico.”

    ——–jornal traira Isto sim , SERVINDO, OU MELHOR VENDENDO SEUS SERVIÇOS! aos gringos, grande jornal traira? escolham, O Globo, folha de SP, Estadão?

  33. PauloR de onde vc tirou a notícia que nossos submarinos não estão na ativa?
    Moro em Niterói (Rj) e tenho a visão da Ilha das cobras(base de nossos Subs) e afirmo que vejos os Subs constantemente ora saido para uma missão ora voltando pra casa.Ultimamente eles estão bem ativo se queseres posso ficar de olho e mandar algumas fotos.
    Agora quato a Nae São Paulo essa realmete passa a maior parte do tempo docada, só vi poucas vezes ela manobrando na bahia de Guanabara e posso afirmar que o bicho é grande,senti um pouco de orgulho quando vi a Nae,mas infelizmente,do jeito que tá, ela só serve de navio escola.
    Abs

  34. ONDE ESTÃOS as PROVAS que O LULA RECEBEU PROPINA????? Basta o IANQUE GENOCIDA “achar” que LULA recebeu propina que já estaria sacramentado o CRIME????????? Onde estão as PROVAS??? E, quem são estes JORNAIS AMIGOS dos GENOCIDAS IANQUES??????? PORQUE O BraSil INVESTIR em SUBMARINOS para VIGILÂNCIA do NO$$O Pre-Sal CONTRA os PIRATAS da CHEVRON é estúpida???????????

  35. “O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas,…
    Propina não pode, mas golpe de Estado e assasinatos pela CIA pode, guerras para saquear petróleo também pode, maspropina não pode, é feio, a não, isso nós não fazemos.

  36. BRASIL, UM PAIS DE TOLOS… essa frase nunca foi tão verdadeira… temos o país que merecemos (eu nem tanto, pois preciso conviver com quem adora ser enganado…)… cuidado pessoal… indigencia intelectual também é doença… aprendam a pensar por si mesmos… alguem ja viu cabeça de bacalhau?… e nem por isso deixamos de ter certeza que existe… vcs querem o que?… o recibo de transferencia bancaria e um extrato com o saldo e nome do titular da conta?… deixem de ser estupidos… analisem os fatos e noticias desde o começo dessa pataquada toda e tirem suas conclusões com isenção de animo… ficarão surpresos (outros nem tanto) com o que encontrarão… pesquisem… saudações…

  37. AMIGUINHOS parem de Kaozada e de fantasiarem.Todo mundo sabe que tem tanto filho da puta mamando nesse FX.Lula mamou,Jobim mamou,Saito mama e por ai vai.Muita gente envolvida no projeto e midialiticamente tambem mama.Ate na internet tem um bocado que mama tambem.O que chama a atenção que os aliados da informação e manipulação Yankee meios midialiticos e igreja Catolica agora por eles são chutados mas tambem não lhes interessam mais,eles trocaram Roberto Marinho por Bispo Macedo e so trouxa não encherga.Brasileiros Filhos da Puta vendidos e trairas esta nação esta cheia.Esse FX é uma vergonha de politicos,militares e empresarios PUTINHAS LEITERAS que so querem mamarem.Autosuficiencia so existe no papel e para levarem suas intenções a frente e fecharem contratos mamando e prolongarem mamando em serviços por decadas e ainda teremos otarios que se darão por satisfeitos de nossas linhas de montagem tiverem quem sabe uns 60% de nacionalização em componentes,peças e tecnologias de segunda linha…BRASIL PUTINHA.

  38. wikileaks é um rede aberta de dados. Pode-se falar tanto M como coisa importante.

    E se a marinha é uma merda pergunta pra eles como que um porta-avioes e mais toda a sua escolta foi dizimada por sub’s tupiniquins num exercicio de guerra eua-brasil. NEM ELES SABEM ATE HOJE..
    Pergunta pra eles porque nenhum gringo passa no curso das forças especiais dos fuzileiros navais.. ‘sabem nadar acorrentados nas maos e pes no mar e atirar contra uma plataforma ao mesmo tempo?’
    Os vietnemitas eram considerados tao merda mas tao merda que já sabem como terminou a história.
    Voltem a bater em cachorro morto! Seus sanguessugas!.. E se o f-18 não é o escolhido é simples, a PORRA DO CONGRESSO AMERICANO QUER DOMINAR O MUNDO. JÁ CONTROLA O PRESIDENTE, O POVO AMERICANO. E QUER DECIDIR ATÉ QUANDO E QUANTO DE TOT OFERECER.
    ‘ COM A MÃO NA TORNEIRA ATÉ EU! FÍ ‘ TOT PRA TODO MUNDO!.. heheheh

  39. Quem critica o Rafale e a vontade que o Lula tinha ao Rafale meus caros é simplesmente um dos concorrentes. Assim é invalido as criticas dele.
    Realmente a MB esta uma merda!
    Mas é claro o EUA não quer desenvolvimento nuclear em lugar algum além deles, Israel e o resta da corja deles. O sub-nucleara vai ser imprescindível na MB sem duvida pois por eles estariamos IGUAL AO MÉXICO.

  40. Ah, o PORTAL PLANO BRASIL deveria se PRONUNCIAR a RESPEITO do livro PRIVATARIA TUCANA que já vendeu 120 MIL unidades e fala, EXATAMENTE, de TODAS as PROPINAS que JOSÉ SERRA recebeu compactuado com FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, sendo que, neste livro constam PROVAS JURÍDICAS CONTRA estes DOIS CANALHAS que venderam a VALE do RIO DOCE.

  41. E quanto aos seus xingamentos ao governo do PT, pode enganar qualquer um menos a mim..você é com certeza de um partido de oposição, uma vez que só sabe falar mal desse governo
    .
    .governo não fi,,, e da ((( dilma ))) mesmo
    .
    .eu não tem nada contra o PT

  42. Esses americanos…tao arrogantes…

    Eles nao querem enxergar que estao perdendo todos, repito, todos os contratos em todos os paises que estao fora de seu dominio absoluto.

    Eles se recusam a aceitar que existem outras empresas, de outros paises que fabricam produtos melhores e em alguns casos bem mais baratos do que o deles.

    Quando nosso ego e gigantesco( e o deles e do tamanho do universo) nos nos recusamos e enxergar nossas incapacidades e simplesmente culpamos o “outro”, arranjando desculpas para os nossos continuos fracassos.
    As mulheres fazem isso diariamente com seu eterno vitimismo.

    Pra finalizar, o Lula nao recebeu propina alguma, nao porque eu tenha votado nele 2 vezes, mas sim porque simplesmente nao houve nenhuma compra de rafale sob o seu governo.

    Deixando bem claro que a compra so nao ocorreu na epoca porque era ano de eleicao, e como a “oposicao”(na epoca ela existia) junto com a midia PIG precisava desesperadamente arranjar algum motivo pra tentar impedir que o mito fizesse o “poste” como sua sucessora, eles imediatamente comecaram uma grande campanha junto com a midia PIG dizendo que o nosso presidente era “louco” porque queria gastar bilhoes de dolares em armas em um pais onde milhoes morriam de fome( a mesma ladainha de sempre).
    E dessa forma, pra evitar maiores constrangimentos que poderiam vir a prejudicar a sua candidata, o Lula congelou todo o processo.
    Prevaleceu os interesses pessoas em prol dos interesses da patria.

Comentários não permitidos.