EUA cancelam contrato com Embraer sobre Super Tucano

Sérgio Kremer

Por Andrea Shalal-Esa; com reportagem adicional de Carolina Marcondes em São Paulo

A Força Aérea dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que está cancelando contrato de 355 milhões de dólares para fornecimento de 20 aviões Super Tucano, da Embraer, citando problemas com a documentação.

A empresa brasileira, entretanto, disse que forneceu toda a documentação requerida no prazo solicitado.

A Força Aérea disse que vai rescindir o contrato efetivamente na sexta-feira e investigar a decisão da licitação, que também está sendo contestada na Justiça dos EUA pela norte-americana Hawker Beechcraft.

Em comunicado, a Embraer “lamenta” a decisão. “A decisão a favor do Super Tucano… foi uma escolha pelo melhor produto, com desempenho em ação já comprovado e capaz de atender com maior eficiência às demandas apresentadas pelo cliente”, disse a Embraer.

A fabricante disse ainda que “permanece firme em seu propósito de oferecer a melhor solução para a Força Aérea dos EUA e aguardará mais esclarecimentos sobre o assunto” para decidir os próximos passos.

O secretário da Força Aérea Michael Donley disse, em comunicado, que “apesar de buscarmos a perfeição, nós às vezes não atingimos nosso objetivo, e quando fazemos isso temos que adotar medidas de correção”, disse

“Uma vez que a compra ainda está em litígio, eu somente posso dizer que o principal executivo de aquisições da Força Aérea, David Van Buren, não está satisfeito com a qualidade da documentação que definiu o vencedor.”

O general da área de equipamentos da Força Aérea dos EUA, Donald Hoffman, ordenou uma investigação sobre a situação, afirmou o porta-voz da Força Aérea. Não foram fornecidos mais detalhes, visto que as propostas apresentadas para a Força Aérea possuíam dados confidenciais das empresas.

A notícia acerca da rescisão do contrato é um revés para o grupo de aquisições da Força Aérea dos EUA, que lutava para reconstruir sua reputação após uma série de embaraçosas revogações durante uma batalha entre a Boeing e a europeia EADS para a fabricação de 179 aviões de reabastecimento aéreo para as forças armadas norte-americanas.

Em 30 de dezembro, a Força Aérea dos EUA definiu que a Sierra Nevada e a Embraer tinham obtido o contrato para venda de 20 aviões Super Tucano A-29, assim como treinamento e suporte, para serem utilizados no Afeganistão.

Entretanto, a licitação foi paralisada em janeiro, quando a Hawker Beechcraft entrou na Justiça questionando a decisão. No ocasião, a Força Aérea disse, contudo, que acreditava que a competição e a avaliação para seleção do fornecedor tinham sido justas, abertas e transparentes.

A Hawker havia oferecido seus aviões AT-6 de ataque leve na competição, afirmando que eles custariam 25 por cento menos e que haveria um “custo drasticamente mais eficaz” de manutenção que os aviões da Embraer.

A companhia disse ainda que a decisão poderia afetar 1.400 empregos em Kansas e em outros Estados dos EUA e tornar ociosa uma das últimas fábricas no país capazes de construir um turboélice militar.

A força aérea dos EUA notificou a Hawker em novembro de que a sua aeronave não era competitiva e que seria desqualificada. A Sierra Nevada disse em comunicado neste mês que a Força Aérea havia encontrado “diversas deficiências” no avião da Hawker.

O Super Tucano A-29 foi desenvolvido para missões de contra-insurgência e atualmente é usado por cinco forças aéreas, e ainda existem outras encomendas, segundo a Embraer.

Em entrevista à Reuters em 16 de janeiro, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, uma empresa da fabricante brasileira, Luiz Carlos Aguiar, havia mostrado confiança na retomada do contrato com os EUA.

Na ocasião, o executivo disse, ainda, que a venda para os EUA funcionaria de vitrine para campanhas promocionais do Super Tucano junto a outras forças aéreas.

 

Fonte: reutersbrasil

47 Comentários

  1. Isso é a seriedade americana!Um país cada vez mais ameaçador ao mundo, com praticas tipicas de nazistas para assegurar seu poder e interesse no mundo, (estou vendo na midia que eles criaram informações falsas contra o direto do viki Leaks – Julian Assange), o caso da embraer só nos dão certeza do nacionalismo que eles cultuam, pedido ao mundo que não façam o mesmo!Tá na ora da Dona laranja dar um tapa na cara deles e dizer não ao SH, o avião deles!Não sou xenofobo, mas esses americanos efetivamente não são confiaveis!Essa de dizer que o lula recebeu propina é tipico das praticas nazista, ou seja, semear a duvida para dividir…gente perigosa!O Brasil que se cuide!

  2. Provavelmente a eleição americana influenciou nisso… Livre concorrência que nada, isso só vale para os outros…
    .
    Previsão: novo processo, lento e demorado, que só será anunciado após a eleição americana, com o Tucano como vencedor…

  3. Não comprem.. isso mesmo não comprem essas miseras 30 e poucas aeronaves….
    por favor, nao queremos so SH no brasil e muito menos um frota de nossos eficientes ST por lá…

  4. Aprenda uma coisa Brasil que Americanos são altamente protecionistas ainda mais em material belico e tornaram-se potencia militar priorizando o produto nacional.Não é a primeira vez que jogam a Embraer para escanteio e na verdade a Embraer não precisa usa-los como vitrine para nada pois tem know how para caminhar pelas proprias pernas o que nunca fez e que faça desta vez.Ao invez de aprimorar-se inclusive na substituição de componentes Americanos perde tempo com eles babando-lhes os óvos.Que sirva de lição a Embraer e ao Brasil…POR OUTRO LADO JA ERA F18 O QUE PARA NÓS É UM BOM NEGOCIO.Ontem foi a China,hoje é os EUA quando a Embraer vai tomar vergonha na cara pois quando a trolha entra-lhe Tonho adentro ela logo lembra que é Brasileira e recorre ao Gov.Federal e ao contribuinte Brasileiro.So vai em furada,foi a Portugal ao invez de ir a Russia que tem um mercado altamente promissor para seus produtos de aviação civil.Chegara um momento de tanto bater em portas como uma Putinha desesperada e as mesmas se fecharem decidir mudar o rumo e se ferrar por ter de facilitar tudo…TOME VERGONHA NA CARA EMBRAER,JAMAIS TEVE INTERESSE DE DESENVOLVER UM CAÇA LEVE 4.0 COMPLEMENTANDO-O COM SENSIVEIS QUE NÃO DOMINA COMO FAZ EM AVIAÇÃO CIVIL.TENS O OLHO DAS NADEGAS MAIOR QUE A PROPRIA CABEÇA.DEPOIS DIGA QUE SOU EU QUE TEM BOCA DE URUBU,EU CANTEI ESSA PEDRA.

  5. Corretíssima a decisão daquela FA.
    Entre um fornecedor nacional e um alegadamente estrangeiro*, eu também escolheria o nacional – inclusive aceitaria um certo prejuízo e ganharia fama de mau negociante.
    O Brasil tem é que fazer o mesmo com a indústria nacional: incentivar a livre iniciativa e concorrência e adquirir o melhor e mais barato nacional e algum tempo depois abrir nova concorrência por algo ainda melhor, mais barato e mais nacional.
    É um absurdo uma empresa como a Embraer, com décadas de experiência e um capital humano e financeiro enorme, não apresentar pelo menos uma proposta ao FX2 – se faz avião de luxo, que faça um cavalo de batalha, como fazem tantos países no mundo – em alguns anos chega lá, mas precisa iniciar a caminhada. Clientes tem e terá, mercado existe, possui demanda e precisa de oferta. Pode ser um projeto a longo prazo, mas tem que começar. MiG, Dassalt, EADS, Boing e etc, não surgiram da noite para o dia e não produzem nada magicamente, foram anos de desenvolvimento – quando não décadas.
    .
    *Alegadamente, por causa daquela história do A29 ser perto de 80% EUA e 20% Brasil e outros…

  6. O que eu me lembro disso tudo são só promessas, na época do (JPATS) era para ser 200 Super tucanos para USAF e NAVY, com a vitoria confirmada do Super Tucanos noticiada em tudo que era lugar, mais perdemos a vendas de 200 Super Tucanos, falei 200, depois veio a Historinha do Lockheed Martin para o programa ACS – Aerial Common Sensor, do Exército dos EUA, O programa ACS (Aerial Common Sensor) do US Army que usaria uma plataforma EMBRAER ERJ-145 foi cancelado em janeiro de 2006, agora cancelam a compra para 20, 20 míseros Super Tucanos.
    Lembrando que no JPATS e na compra dos 200 Super Tucanos, o que estava enrolado entre as linha era o F-16, que tomo PAU, e no caso dos 20 Super Tucanos a parada e com os 126 F-18E/F Super Tijolos, eles conseguiram melhora, mais foi para eles kkkk, que venha os RAFALES logo.

  7. OS EUA não negociam soberania, só otário acredita nisso.
    Como disse, antes no meu post, nada de novo, no jogo, ninguém é confiável e acredita em bixo papão quem quer.
    Infelizmente a EMBRAER sai novamente de mãos vazias.
    Já tinha gente querendo dar o cristo redentor e o pré sal em troca da boa vontade dos EUA.
    Acorda gente, Business is Business…
    SDs
    E.M.Pinto

  8. ô piada!Ai de quem acreditava que os EUA iam realmente comprar os ST.Americano só serve pra ferra a gente,e depois ainda vai Dilma lá babar ovo,se eu fosse a Dilma cancelava a viagem e colocava o F-18 fora da disputa de primeira,e colocava um caça russo(mesmo que não for pra escolher o mesmo) só pra abaixar a moral americana também.Isso dos EUA foi simples a decisão,quando eles viram que estava todo mundo querendo os ST e que ia chover dinheiro pro Brasil,eles cancelaram a venda quase que jogando na cara dizendo que o produto é um “lixo”,pra tentar impedir a venda de ST e continuar a fazer o Brasil ficar emperrado na economia,pros EUA o Brasil é uma China que pode dar certo,Que o Brasil tome vergonha na cara e deixe de babar ovo dos EUA e faça eles virem aqui humilhadamente.

  9. Comercialmente para o comercial da Embraer é ruim, mas levando em conta a possível compra do f 18 em “retribuição”, me estendo em afirmar comprar este avião não trara benefícios a tecnologia nacional eis que já é um projeto antiquado, a bem da verdade todos eles são. Ainda vislumbro tecnologia de 6° geração por obvio a quinta é passado. Em retorno ao tema base, a venda destes a29 é fruto da característica de busca de clientes fora do eixo norte americano ou europeu, logo penso que a EMBRAER deve vender para as demais nações e não focar nos EUA ou os demais “desenvolvidos”. Senhores nada mais.

  10. Isso só veio fortalecer os franceses no FX2, e uma piada onde já se viu um contrato com a USAF ser cancelado. O TUCANO é SHOW. se eles não querem problema deles.

  11. Meus caros amigos eu não compartilho essa visão que o Rafale já é o vencedor,esse cancelamento não tem nada haver ao meu ver com o FX-2,de ser uma represalha,isso é politicagem interna,assim como no Brasil que é uma Democrácia fica difícil justificar a compra de material supostamente de outro país que por conseguencia vai retirar empregos dos americanos,uma empresa americana justifica isso,somem-se a politicos aproveitadores a luta entre estados,isso em época de eleição,não tem como amarrar o FX-2 a compra de super tucanos,seria uma idiotice,pensar que se comprassemos os F-18SH eles levariam o Super Tucano,algo como comprar 5 bilhoes de dólares deles e eles compram de nós 340 milhoes.Acho que o Rafale ganhou uma vantagem boa,mas a briga está entre o RAFALE e o F-18SH,nessa semama vem ao Brasil um diretor da Boeing para reforçar e segundo eles aumentar a proposta do TT,vamos esperar o Lobby está intenso isso é um bom sinal mostra que as coisas estão perto do seu final,o Rafale está ao meu ver uma cabeça a frente do F-18SH.

  12. Nem SH, nem Rafale.
    Manda a EMBRAER desenvolver um caça leve, para ser a entrada.
    Quem faz um caça turbo-hélice e jatos executivos, faz um caça a jato, por mais simples.
    Depois é o depois.
    Chega dessa dependenciaç, agora tem a conversa que o Lula recebeu propina pelos Rafale, então é bom que não venha nenhum nem outro.

  13. é no estilo dos americanos! Primeiro, eles cuspiram em seu rosto e, em seguida, pode oferecer-lhe um lenço para enxugar o seu rosto!
    _______________________
    enquanto no Brasil ainda são os antigos generais pró-americanos e funcionários morazmatiki Exército Brasileiro e da política dependerá da vontade do proprietário da North American

    precisa comprar f-18, em seguida, vende o azeite e os anfitriões americanos da Amazônia no cenário político para executar o que você diz irmão mais velho

    e, em seguida, ele pode ver sua lealdade e lhe darei a minha mão para que você a beijou

    exemplo, em 2004, os EUA se recusaram a fornecer peças de reposição para a Venezuela para f-16 devido ao fato de que Chávez começou a expulsar empresas petrolíferas dos Estados Unidos e Venezuela comprou 24 su-30mk2 soldados venezuelanos e agora o melhor da América Latina

    http://www.youtube.com/watch?v=oXICFgI_ngs&feature=related~~V
    http://www.youtube.com/watch?v=c9CTDNYLniM
    Brasil, mas quando você parar de se inclinar para seu irmão mais velho e vai fazer o que você precisa!

  14. Não sou admirador da maioria dos politicos brasileiros, mas também não sou de acreditar nas manjadas artimanhas, sem provas, costumeiras aqui no Brasil. Essa conversa sem nome de que o Lula pode ter recebido propina é como aquela de que ele poderia ter sido presidente americano se tivesse nascido lá. Francamente tem gente aceita com naturalidade o espirito de vira latas e prefere da voz a esse Yankes, e seus boca de ferro. Isso que tem mostrado e provado serem produndos armadores de situações desestabilizadoras para justificarem suas ações. Para mim dificil é perceber que contam com apoio irrestrito de alguns grupos daqui, venais até a medula de seus donos danosos ao País. Mas brasileiro levar isso a sério, para um negocio que sequer saiu o resultado, faz me rir.

  15. em resumo .. e a mesma conversa das outras 2 x … deixam em ”aberto” … so pra na ficar cahto …..dai quando menos se espera ”surge” um vetor similar ao q tinha sido oferecido antes pela EMBRAER…esse e o tipo de jogo q fazem por la .

  16. O Governo deveria dar uma resposta dura. É a 3ª vez que a Embraer ganha e não leva por aquelas bandas e agora os americanos chegam aqui querendo vender??? Apesar de gostar mais do SH do que dos outros concorrentes, acho que precisamos dar uma resposta e eliminar os americanos da jogada. Infelizmente tudo nesse meio é política e não apenas a parte técnica. Além do mais os americanos estão pisando na bola com o Brasil, vide a exportação de laranjas e etc. Aonde está o nosso “parceiro” estratégico???

  17. A usaf cancelou a compra dos Super Tucanos. Ponto. Agora, caso a “Presidenta ” Dilma tenha um mínimo amor pelo BRASIL E SEU POVO , deverá cancelar sua visita aos eua, pois,o BRASIL nada tem a ganhar comercialmente. Não precisamos vender petróleo do Pré-sal, para os eua, há muitos outros clientes que o comprarão.

  18. Uma Putinha não toma vergonha na cara de tantas porradas que leva e se torna ainda mais safada.Ela so cai na real quando fica toda balangada e de filme queimado ai vai chorar as tetas no umbigo e as estrias da bunda rsrs rsrs So tem uma nação que não é monopolizadora e chamasse RUSSIA.Se eles fossem protecionistas e monopolizadores Indianos ainda hoje adestrariam elefantes para entretenimento Britanico e Chineses alem de so colherem arroz venderiam suas filhas BALATINHO BALATINHO para Yankees e Europeus come-las e Ibiza falaria Mandarim.Se hoje a India e a China são potencias atomicas,aeroespaciais e desenvolvem aeronaves de caça de ultima geração é a prova que a Russia não é protecionista e monopolizadora.Ate quando o Brasil permanecera estacionado na xenofobia-ideologica dos tempos de guerra fria e se permitindo a ser joguete de Corsarios e salteadores???Ja que ensiste na teimosia então QSF Brasil……O Serviço Secreto Americano desconfiava e agora ja teem certeza MATERIAL E TECNOLOGIA BELICA RUSSA VEM AI DE MONTÃO GALERA.

  19. Vamos aumentar o preço da BANANA e do AÇAI, vamos ferra eles, ESTÃO pensando o que, com agente e assim, e se fica nessa sacanagem vamos piora, vamos passa pimenta nas mulheres, com agente e assim, e se mesmo assim eles continuarem, vamos sacanear mais, vamos aumentar o preço do chinelo HAVAIANA para 36 dólares, caso, caso eles não parem com isso vamos ao deserto deles (cemitério de aviões em Tucson, Arizona ) e compramos todos os F-5 deles, ai quero ver…

  20. IUhhh… Tem males que vem para o bem, assim como tem bem que vem para o bem e, também isto é, o bem que vem para o bem.
    Beleza, que o YANKS fiquem com mseu AT-6 e que o Brasil tome vergonha na cara e melhore mais aquilo que ja é o melhor produto em sua categoria, o Super Tucano.
    Quanto a EMBRAER que vá tomar vergonha na cara e desenvolver um caça genuínamente brasileiro. Se não sabe fazer, que inicie fazendo tecnologiua reversa. Quando a EMBRAER estiver fechando as portas (nas crises) vai chorar para o Governo Federal, que também é relapso com sua FAB. Ta na hora de aprender, quem coloca ovo num galinheiro tem que cuidá-lo no todo, se não a raposa entra nas frestas e um dia será teu dia.

  21. UÉ, UÉ, UÉ????? O que aconteceu? Rsrsrs. Os EUA não são “aliados” do Brasil, como alguns teimam em vomitar pelo teclado aqui no site?? Kkkkk!!! Expliquem então porque os tais aliados estão sabotando a licitação??. O bom disso é que o Tijolo chipado(f-18) está fora do páreo de vez.
    .
    Ps: Os EUA nunca foram aliados ou parceiro do Brasil, NUNCA!! Muito menos na IIGM. Acordem!

  22. A PRESSÂO é evidente e outras mais virão, no entanto o Brasil deve proceder de acordo com as suas pretensões e em salvaguardo dos seus interesses

  23. E esperamos que a EMBRAER e o povo brasileiro aprendam a valorizar a produção nacional e não confiar em IANKS AMERICANOS puro jogo sujo,isso é otimo que aconteça pior seria a embraér ganhar este mixo contato e depois eles precionarem para o brasil ficar com o dinosaulo,e isto demostra que não podemos nos deixar precionar pois eles não respeitam livre concorencia,ganhau mais não levou,se eles ganham uma concorencia e não levam éram capaz de mandar seus porta aviões para ca para precionar.

  24. KD A MÃE DINÁ CAMUFLADA?
    .
    Kd o Walter Mercado da infantaria?
    .
    Ta xolando pq OZAMERICANO deram cano outra vez no rabo do País dele ????
    .
    kkkkkkkkkkkkkkkkk…. Vergonha Alheia !
    .
    Tem certas pessoas que parece que, quando nasceram, deixaram a Vergonha na Cara dentro do ultero da mãe !!!!
    .
    Ps.: vou vomitar ali e ja volto… pa quando me lembro desse tipo de gente a comida embrulha no estomago….

  25. ISSO SEMPRE VAI ACONTECER, O NEGOCIO AGORA É PROCURAR NOVOS PARCEIROS FORA DOS EUA, ELES SEMPRE FORAM ASSIM, SAFADOS, TRAIRAS E REPRESSORES, ENTÃO BOLA PRA FRENTE EMBRAER E ELES Q SE DANEM !

  26. 1 MALUQUINHO vc deve ter bebido VODKA com remédio tarja preta vendo toda filmografia de Sergei Eisenstein pra dizer isso,pergunte aos viznhos dos Russos se eles são tão bonzinhos assim.
    Pessoal vamos deixar o lado passional de lado,eu sou um defensor do Rafale e um crítico da política externa americana na maior parte das vezes,mas esse cancelamento não tem nada haver com o FX-2,tem haver com o periodo eleitoral,com uma briga entre estados(Florida X Arkansas),e o uso desse contrato como munição contra o OBAMA,garanto a vc que esse cancelamento vai ser benefico para o Brasil,tentem imaginar como estão os executivos da BOEING,e o que eles vão oferecer quando se encontrarem com o Amorim e a Dilma,Americano pode ser tudo menos burro,eles não dariam esse tiro no pé,e arriscariam perder um contrato de 5 ou 6 bilhoes de dólares por um de 300 milhoes,o cancelamento se deve por razões políticas,briga entre estados,cabe lembrar que o Estado da Florida lamentou a perda,e o estado em que se situa a concorrente está feliz,um dos slogans do Obama no início de seu mandato foi o MADE IN AMERICA,mas que ele infelizmente para o povo de lá não conseguiu cumprir,agora estão usando esse contrato para atacar ele,basta ver a declaração daquele Senador Repúblicano de pouca expressão sobre o contrato da EMBRAER e os acordos na aérea do petroleo,o cara defende que os E.U.A acelerem a exploração de petroleo no Alasca ao inves de investir no Brasil,por ia os amigos podem ter uma noção do quanto a coisa está quente lá.

  27. E o vento levou…….tsc tsctsc tsc junto com ele o f18 escarlet ohara que se cuide,vamos ver mesmo se a Dilmona tera mesmo peito para peitar o Obama..kkkkkessa eu quero ver,asistir de camarote,como dis sempre o Carlos Argus ,,..quem viver vera…. saudaçoes. Jevu,salu,mari..alle leble..kkkkkkkkkk,adios yanks

  28. Gente, mais que esses 20 ST o Brasil está vendendo aqui para nosssos vizinhos pobres, Uruguai, paraguai, chile… então, no stress, ótima notícia, danoninho vale por um bifinho, e 20 super tucaninho não vale 36 F18 chipadinho, vamos de Rafale e eu não cancelaria a viagem da Dilma para lá, muito pelo contrário, deixaria eles me adularem bastante e depois das eleições francesas eu decretaria, rafale na cabeça e não somente 36, mas 120 pra FAB e uns 30 prá a MB. O que eles iam dizer de SHIT não ia caber na privada da White House.rsrsrsrrsrs

  29. “Interferência politica” , talves com a escolha do Hornet, o USA nunca ira bloquear suas peças por interferência politica! KKKKKKKKK

  30. 1maluquinho, o Brasil não sairá de modo facil da orbita americana enquanto empresarios e politicos estiverem alinhados com a elite americana/europeia e a Igreja Romana.

  31. AURELIO meu nobre embora poucos saibam o parceiro internacional do Brasil no pré-sal é a China que despejou 20 bilhões dos quais a Petrobras ja gastou 8 bilhões e Chineses e Brasileiros ja extraem petroleo do pré-sal na bacia de Campos e no campo de Tupy.A Russia ta lokinha para entrar tambem na extração de petroleo e tambem na extração de minerios e area de energia.Não faltam bom parceiros ao Brasil.Eu cansei de falar que a EMBRAER foi criada por um consorcio envolvendo o GF,uma empresa aerea nacional e um banco nacional para SUPRIR A FABE e nunca supriu a FAB e sim se supriu dela.A FAB desenvolveu a EMBRAER,o GF nutriu e mesmo privatizada ainda nutre a EMBRAER e a EMBRAER SEGURANÇA E DEFESA com tecnologias adiquiridas as custas do contribuinte Brasileiro e o que a EMBRAER pagou ao Brasil nesse tempo todo e o que a EMBAER forneceu de beneficio a FAB?NADA.A Embraer vende produtos e serviços ao Brasil como o faz a todos que os queiram.Ela jamais teve iniciativa de construir um caça leve nacional 4.0 mesmo usando sensiveis extrangeiros que não donima como faz na aviação civil.Quando eu falava essas coisas muitos diziam que eu era contra tudo o que se fazia e se fazia e se faz o que?A Avibras que sempre foi privada e que o GF não ajudava e ainda torcia que ela quebrasse para abocanha-la sempre foi patriota e sempre trouxe beneficios ao Brasil e so não fazia mais porque o GF não a incentivava.Chegou a hora do Brasil e dos Brasileiros acordarem para essas e deixarem de darem ouvidos para reacionarios trairas e golpistas que fazem apologia Yankee e disseminam mentiras contra tecnologias e iniciativas rivais principalmente oriundas dos BRICS.É um consenso da maioria nacional que o Brasil é BRICS e deve continuar sendo e assim poderemos ter autosuficiencia tecno-industrial o que jamais obteremos servindo a Corsarios e suas manipulações e monopolizações.Quando eu falo algo vem logo um BOSTÉRICO dizendo que eu acho que sou a voz da razão e eu apenas olho a tudo com neutralidade para ter discernimento imparcial ao invez de pensamentos tendenciosos.Se Fuderam Baba Óvos e se fuderam ainda muito mais.A Bruxa esta solta o invisivel F22 é tão stealth que ninguem o ve voando o F35 5.0 mono-turbina é um projeto ridiculo que so vive sendo retocado.Drones Americanos ate o Aiatola sabe hackear e os sistemas de satelites e redes antecipadas Ocidentais os Chineses entram bisbilhor

  32. Bom, sempre achei, pelo que li, que o Rafale era superior aos 2 concorrentes.Mas confesso que torcia pelo F-18, pois seria uma grande oportunidade para o as industrias nacionais fornecerem para a Boeing – pelo menos era o que eu acreditava.
    O Estados Unidos é o maior mercado consumidor, como todos nós sabemos, e talvez por isso o F-18 tenha entrado na reta final do FX – 2 ou FX-INFINITO.
    Que a Presidente Dilma TENHA VERGONHA NA CARA E NÃO ESCOLHA O F-18, pode ser o melhor avião do mundo mas a sua escolha seria uma tremenda falta de respeito com os brasileiros.
    “tô certo ou tô errado?”
    Abraço a todos os amigos.

  33. Estive no Pama-SP, na turma de 89 lá tive o desprazer de conhecer alguns militares norte-americano que estava no parque, para prestar apoio técnico na manutenção dos F-5,são arrogante, nariz empinados, até parece que tem Deus na barriga, nunca consegui esquecer aquelas imagem, alem de anotarem tudo que viam ate mesmo o que não fazia parte da manutenção, o F/X BR é um projeto de longos anos já pensou ter que andar tropeçando nos caras nas bases aereas. A MAU QUE VEM PARA BEM E COM VEM. DEUS É FIEL

  34. o cidadao brasileiro tem que boicotar os produtos americanos mas tem brasileiro que quer ser ingles e vai para os estados unidos para comprar havaianas ,capacete de moto porque custou uns 200 reais mais barato ,agora poem na conta tudo com hotel comida passagem ele vai ver que essa economia passou bem longe. na verdade ele viajou para lá so para pagar de patrao, aqui no brasil tem muito prego ainda.

  35. LEIAM ISSO :

    O subsecretário de Estado dos EUA, William Burns, disse nesta quinta-feira no Rio que seu governo “continua interessado” no avião Super Tucano da Embraer, apesar do cancelamento da concorrência de US$ 355 milhões da Força Aérea americana que havia sido vencida em dezembro pela companhia brasileira.

    Em visita ao Brasil para preparar a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington, em abril, Burns não quis entrar em detalhes das causas da anulação da primeira licitação, oficialmente atribuída a problemas com a documentação entregue pela Embraer. A empresa brasileira rebateu dizendo que entregou toda a documentação solicitada.

    Ele reconheceu que “às vezes abusamos da paciência” dos outros, mas disse que espera que a disputa tenha novo desfecho o mais rápido possível e deu a entender que o Super Tucano continua no páreo. “A Embraer é uma grande empresa e o Super Tucano é um ótimo avião.”

    A Força Aérea dos EUA informou que pretende agir rapidamente para refazer licitação por aviões de combate leve de uso no Afeganistão para garantir que orçamento para compra não expire no final de 2013.

    Em um comunicado oficial, a Força Aérea declarou que, por uma medida “corretiva”, decidiu suspender o contrato com a Embraer, que entraria em vigor no dia 2.

    O subsecretário, segunda autoridade mais importante na hierarquia da diplomacia americana, tentou desfazer qualquer relação entre esse caso e a concorrência da Força Aérea brasileira para a compra dos novos aviões caça, na qual o F-18, fabricado pela Boeing americana, é um dos concorrentes, ao lado do Rafale francês e do Gripen sueco.

    Disse que a oferta de transferência tecnológica feita pelos EUA no caso de o Brasil optar pelo F-18 é “sem precedentes” e equivalente à oferecida pelos EUA a seus parceiros da Otan (aliança militar ocidental). “[A opção pelo F-18] pode abrir a porta para uma parceria de longo prazo entre os dois países na área de defesa”, afirmou.

    PRESSÕES

    Ele negou que a concorrência tenha sido anulada por razões de política interna americana em ano eleitoral –houve pressões da fabricante norte-americana Hawker Beechcraft, subsidiária da Lockheed Martin, desclassificada na licitação. “Não concordo com essa interpretação.”

    Desclassificada da disputa em novembro, a HB fez intensa pressão política e jurídica sobre a administração Obama e a Força Aérea para impedir que o contrato caísse nas mãos da brasileira, parceira da também americana Sierra Nevada.

    Apelando para o sentimento patriótico em meio à crise econômica, a HB argumenta que o contrato é fundamental para que sejam preservados 1.400 empregos em território norte-americano.
    A EMPRESA CONCORRENTE DA EMBRAER DISSE QUE SE CASO COMPRASSEM OS SUPER TUCANOS O POVO PERDERIA O EMREGO, AMS ELES FECHARAM UMA FABRICA LÁ E MONTOU NO MÉXICO PRA EXPLORAR MÃO DE OBRA BARATA, MAS E OS EMPREGOS DOS TRABALHADORES DA FLÓRIDA QUE IRIAM GANHAR CASO COMPRASSE OS SUPER TUCANOS ? SE TÃO PREOCUPADOS COM O DESEMPREGO PORQUE ISSO TA ACONTECENDO?

Comentários não permitidos.