Não vou dar anistia nem negociar com PM bandido

 
 

Entrevista da 2ª – Jaques Wagner

GRACILIANO ROCHA

DE SALVADOR

FÁBIO GUIBU

ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

GOVERNADOR DA BAHIA NEGA TER SIDO OMISSO NA GREVE DOS POLICIAIS E AFIRMA QUE NÃO DARÁ REAJUSTE AO MOVIMENTO

 

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse ontem que os métodos usados por uma parte dos grevistas da Polícia Militar do Estado são “coisa de bandido”.

O petista se referia ao uso de armas para tomar ônibus e bloquear vias e também atribuiu à parte dos policiais do movimento alguns do assassinatos nos últimos dias.

O governador negou ter sido omisso no episódio da deflagração da greve de PMs que gerou uma onda de mortes e de saques em Salvador.

Wagner, que acompanhava a presidente Dilma Rousseff em viagem a Cuba quando a paralisação estourou, admitiu que o governo foi surpreendido pelo tamanho do movimento grevista.

O governador afirmou que a greve na Bahia está sendo orquestrada nacionalmente para pressionar a aprovação da PEC-300, a proposta de emenda constitucional que cria um piso nacional para os policiais.

Ex-sindicalista, o petista disse que não vai oferecer nenhum aumento além dos 6,5% já dados ao funcionalismo em 2012 e é contra anistia a policiais envolvidos em atos de vandalismo.

Folha – Esta greve poderia ter sido evitada?

Jaques Wagner – Isso é mais levante do que greve, pelo jeito como foi feito: caboclo põe dois “berros” [armas] na cintura, tira população de dentro de ônibus, agride as pessoas, interrompe o trânsito. Têm por obrigação legal garantir a ordem pública e estão fazendo o contrário. Esse movimento tem esse caráter nacional: tem uma direção nacional, uma cartilha cujo objetivo é a votação da PEC-300.

Mesmo com motivação nacional, houve uma adesão forte dos PMs daqui por melhores salários.

Quem não quer ganhar mais? Todo mundo quer, mas precisa saber da legalidade e das consequências. Não é pouca coisa o aumento de 30% acima da inflação que policiais tiveram em cinco anos.

No momento em que a greve foi deflagrada, o sr. estava em Cuba. O sr. foi surpreendido?

Eu estava monitorando. A assembleia [de grevistas] foi dia 31 à tarde, cheguei na madrugada do dia 2. Havia autoridade aqui. Tinha o governador em exercício e o secretário de Segurança. A primeira ligação que eu recebi foi informando que a assembleia deu mais gente do que eles achavam que ia dar. A avaliação que as estruturas de segurança tinham [do movimento] não se confirmou na assembleia. Isso é fato.

O governo não negocia com a Aspra (entidade que lidera a greve) por isso?

É a associação que tem o menor número de associados.

Mas tem o controle do movimento. O sr. já foi sindicalista. Não é um equívoco não negociar com quem lidera?

Não acho que a categoria tenha apreço por essa liderança. Ninguém do governo vai receber o [presidente da Aspra, Marco] Prisco. Ele está com ordem de prisão decretada.

Em 2001, quando a PM parou por duas semanas e também houve uma onda de violência na Bahia, o sr. era de oposição e apoiou o movimento.

Eu não.

O partido do sr. apoiou.

Vários parlamentares apoiaram, eu não apoiei. Eu entrei para negociar e ajudar a sair da greve.

Pode haver invasão da Assembleia, onde estão acampados os líderes do movimento?

Invasão, não, porque é um prédio de outro poder [Legislativo]. Mas o próprio poder está incomodado com a presença de pessoas com ordem de prisão sentadas ali.

O Estado baiano ou as Forças Armadas irão prender essas pessoas?

Tem uma ordem judicial para ser cumprida. A estrutura militar e policial está montando uma estratégia para cumprir a ordem.

O sr. pode anistiar os grevistas?

Não vou assinar anistia nenhuma a quem cometeu crime, invadiu ônibus, matou mendigos ou moradores de rua, como foi feito. A figura da anistia não existe, ela só existe quando se encerra um regime de exceção. Não estamos em um regime de exceção. Anistia é presente e estímulo a esse processo.

O sr. tem informações concretas que grevistas mataram pessoas?

Óbvio que não tenho prova. Como a estratégia deles é a criação de pânico, é muito estranho que nesses dias morram moradores de rua na proximidade da associação deles. Você pode perguntar se estou sendo leviano. Estou falando de uma suspeita; será acusação se a gente conseguir provas.

O governo pode fazer alguma concessão para encerrar o impasse?

Não tem acordo. Não dá para a gente ficar alimentando isso como método de reivindicação salarial. Isso não existe. Qual é a segurança que posso lhe dar amanhã se é a polícia quem está tirando cidadão de ônibus? Isso é coisa de bandido. Estou falando até como ex-grevista.

Os militares darão segurança ao Carnaval de Salvador?

Ainda estamos a 10 ou 11 dias do Carnaval. Não há hipótese de esse planejamento da PM para o Carnaval não ser cumprido. Até lá estará acabado esse processo [de greve].

O sr. vai cortar o ponto de quem aderiu à greve?

Há uma separação gritante entre os marginais, que estão cometendo esses troços, de quem está querendo ganhar mais e aderiu. Tenho de separar o joio do trigo. Quem cometeu crime vai responder na Justiça. Para os outros, não, [o corte de ponto] será instrumento da negociação do comando da PM com eles.

Raio-X: Jaques Wagner

IDADE: 60

ORIGEM:Rio de Janeiro (RJ)

CARGO:Governador da Bahia

ATUAÇÃO:Ex-dirigente sindical, foi um dos fundadores do PT na Bahia. Foi deputado federal e, no primeiro governo Lula, comandou as pastas do Trabalho e Emprego e das Relações Institucionais

 

Fonte: Folha de São Paulo via Braço Forte – Mão Amiga

17 Comentários

  1. Getulio disse: 10/02/2012 às 14:06… PARABENS… com um poder de descrição como o vosso fico lisonjeado de participar de um debate aberto com sua presença, caro Getulio… é de gente assim que precisamos… lucidos, observadores, que não se deixem levar pelo canto da sereia esquerdista… não se trata de ser direitista ou reacionario como querem fazer parecer nossos interlocutores, forçando-nos a vestir uma carapuça que não é nossa… somos somente PATRIOTAS INDIGNADOS com o atual quadro de descaso com a nação e seus valores morais basicos… um pais onde policial é maltratado e bandidos presos tem direito a pensões que somadas são muito mais do que ganha um trabalhador pai de familia… é a INVERSÃO COMPLETA DE VALORES… quem trabalha é forçado a receber um salario minimo e bandidos condenados tem direito a BOLSA RECLUSÃO… como dormir com uma injustiça dessa… e ainda querem cruxificar os nossos valorosos policiais… trata-se de desatar o nó gordio que esses FDP deram na nação… não se trata de ideologia pela ideologia… trata-se de embusteiros que, se escondendo atras de uma mascara ideologica praticam a rapinagem e solapagem contra a nação… poderiam ter, por exemplo, carregados a bandeira direitista e nem por isso deixariam de ser lesa-patrias… direita/esquerda não importa… importa é que nesse momento essa quadrilha se qualifica como esquerdista e por esse motivo eu sou contra seus atos criminosos… se se rotulassem centro-anarquicos não faria dirença… é somente ROTULO… o que importa é a essencia… e na essencia são uns bostas que se arvoram em dirigir essa nação com o descaso dos vendidos… entreguistas malditos… DESQUALIFICADOS…
    Qnto ao MELANCIA, não vale a pena esquentar com ele… é só mais um lunatico… bilu-bilu-teteia…

  2. BrunoRJ disse: 10/02/2012 às 12:25… certissimo… mas calma… esse momento vai chegar… eles estão enganados se pensam que somos GADO… vão cair do cavalo…

  3. O mesmo aliciamento a ti CAPA PRETA e a ti GETULIO o BLUE EYES tentou comigo so que não tenho simpatia por ideologias,teologias e não entro nesse joguinho de segregações e COMIGO O BURACO É BEM MAIS EMBAIXO.Eu apenas me subjugo as leis da sociedade a qual eu habito e apenas sou fiel a meu pais e a meu povo…….BLUE EYES E SEUS CÃEZINHOS AMESTRADOS rsrs rsrs A intransigencia e a intolerancia agora travestida de direitos de dignidade.De todos os lados usam e estão usando os anseios daqueles que apenas buscam melhorias se não fossem as escutas e a determinação do cumprimento da lei amparado no regulamento militar e na constituição por estes dias poderiamos vermos tropas e população divididas se degladiando por culpa de oportunistas golpistas que apenas visam tirarem vantagens eleitoreiras ou promoverem insubordinações.Afirmo mais todos e tudo inclusive em blogs e meios de comunicações via Internet esta sendo monitorado pela segurança nacional tenham certesa disso e todas as intenções alem de reivindicações ja foram detectadas.O General Heleno tem a sabedoria e a inteligencia quando diz que deve haver um espaço entre o militar e a politica separando-os pois são justamente os militares o instrumento neutro do bom senso para a segurança nacional,quando se mistura militarismo com politicagem não se tem bom resultado e o que vemos de uns poucos militares se articulando para se promoverem politicamente e muitos astutos usando dos anseios da classe militar como plataforma de projeção politica É A HORA DO PERDIGUEIRO OBSERVAR Assim como nossos guerreiros não servem a homens,mulheres e embusteiros de passagens nossos policiais não servem a pretestos de embusteiros politiqueiros.Nossos guerreiros e nossos policiais servem ao Brasil e aos Brasileiros.

  4. 1maluquinho disse:
    10/02/2012 às 18:48


    meu caro amiguinho parafuso solto, e obvio que eu não quero que a presidenTE da republica se entregue ao populismo barato, mas tambem um chefe de estado não pode ter uma postura tecnocrata, ela não e mais so uma ministra, O QUE SE ESPERA DELA AGORA E QUE ELA SEJA UMA ESTADISTA, que tenha uma visão ampla da situação, se comova com os anseios de nossos militares e policiais, e não fique entocada atraz de partidarismos baratos revanchistas.


    eu votei nela, achava a alternativa muito pior( moro em são paulo, poe pior nisso) o que temos que aprender e quev politico nenhum e salvador de patria, missionario, POLITICO E FUNCIONARIO PUBLICO TEMPORARIO, e deve ser cobrado pelo serviço prestado, mas infelismente no BRASIL a cultura colonial ainda ve politico como senhor feldal, basta ver o que o lixo do SARNEY faz la no sarneymenistão,( o rico em cultura estado do maranhão, que sofre com o correnalismo do familia sarney) lamentavel


    e sim eu acho hipocrisia ela falar em anistia, alias hipocrisia e pouco, e revanchismo mesmo !!!

  5. Hoje a noite na capital do RJ sera tranquila amanhã quem sabe e depois…Existem areas criticas e o narcotrafico esta mordido com o Estado e pode aproveitar e vir para cima.Postos e destacamentos com efetivo inferiorizado poderão serem atacados,se acontecer morte de policiais pode desencadear retaliações e chacinas o que levara de vez o Estado ao caos social com a insatisfação popular.Não subestimem o povo Carioca que ja esta cansado de ser tratado sem consideração e dignidade nenhuma pelo Estado e todo o trabalho de bravos homens para pacificar e levar o minimo de cidadania a excluidos ir pelo ralo.

  6. quanto a eu ser um bucha de canhão, digo que tens toda razão VIGÃO,alias nossa categoria deveria aprender a se unir, como fizeram os policiais militares e nos valorizarmos,pois voce sabe que no “nosso ramo” maluquinho,não passamos de efeito de seguro mesmo,QSL COPIOU VIGÃO rsrsrs

  7. “Afirmo mais todos e tudo inclusive em blogs e meios de comunicações via Internet esta sendo monitorado pela segurança nacional tenham certesa disso e todas as intenções alem de reivindicações ja foram detectadas.”… OU VC É UM AGENTE A SERVIÇO DO SISTEMA OU SOMENTE MAIS UM QUERENDO SE AUTO-PROMOVER… aposto na segunda… rsrsrsrs… vc não tem qualificação para tanto… um mero tecnico em informatica… rsrsrsrsrs… sindrome do AGENTE 86… RSRSRSRSRSR…

  8. CAPA PRETA meu caro contigo por enquanto ainda tenho dialogo porque sei que és ralador mas não se deixe influenciar por EMBUSTEIROS DE PLANTÃO…….Justamente aquilo que todos radicalizam e atacam sejam favoraveis ou não é o poder constituido da Republica O CONGRESSO.Se existem falhas e brechas em estatutos e leis que permitem que eles se auto-promovam com o dinheiro publico é questão de readequamento de regras.Sem o congresso a nossa sociedade estaria entregue aos desmandos de quem estiver no poder e interferencias em nossas liberdades é sempre a primeira alternativa do poder visando perpetuação.Com o congresso e o STF temos mecanismos de barrarmos tudo o que não for de acordo da vontade da maioria sem eles estamos entregues de vez as manipulações.Generalizações é a primeira intenção de quem conspira usando dos anseios dos simples plataformas de discordias.Ainda bem que o meu Estado é o que tem a mais politizada população e a familia policial do RJ sabe discernir ate onde o nosso direito vai e acaba.Uma generalização e descaracterização da sociedade Carioca é o combustivel para influenciar insubordinações e rebeldias por toda a nação Brasileira.Não havera isso no RJ embora em toda parte existam bandidos travestidos de policiais.Anistias existem em casos de guerra.Não existe anistia para quem descumpre a lei.Anistiar lideranças flagradas em escutas com intenções golpistas de politiqueiros abriremos precedentes para muitas outras insubordinações e descumprimentos de leis.Não existe dialogo para isso.O Policial do RJ não entregara a sociedade ao banditosmo e não deixara a criminalidade se prevalecer.A Policia do RJ é exemplo de segurança publica Nacional e não icone de insubordinação e desordem.A confiança hoje depositada pela população na nossa policia é fruto de muita luta e heroismo…CAVEIRA BRASIL………………ps:A maioria esmagadora da Policia do Estado do Rio de Janeiro e as Forças Armadas estabelecidas no RJ não compactuam com o banditismo realizado na Bahia onde a anistia dada o ano passado a Bombeiros do RJ foi na realidade o precedente.Não tem mais dialogo com infratores da lei e isso é um consenso geral e é consciencia ate de grevistas do RJ.

  9. Senhores Blue Eyes, Na Resistência e Capa preta
    -Vamos ignorar e esquecer o senhor Maluquinho risos ele não tem equilíbrio emocional para um debate democrático, é mais um do ParTidão. Ele só sabe xingar, soltar palavrões de todo tipo com a postura de choque comunista, fascista e nazista… Deixa o coitado com o pirulito dele na boca se achar o Deus supremo o dono único da verdade o reizinho mimado um desqualificado e ignorante no trato social no popular um animal risos.
    O julgamento está na leitura dos textos; E quem lê independente da posição sobre o tema vai entender que o cara é desequilibrado e precisa de Gardenal e tratamento.
    -Foi muito bom debater com todos. Abraços…
    OBS Repito pela quarta vez risos:
    -Maluquinho vc só é esse macho todo risos Porque se esconde na web… risos

  10. todos aki estao certos .. seja o 1maluquinho ..Blue Eyes..Getulio..capa preta .. apenas tentem n partir pra ofenças pessoais ..se fizerem um resumo dos comentarios .. tirado as ofenças , ironias … vao ver q cada um abordou um tema diferente sobre o mesmo assunto …estao todos corretos ……so q de fato vcs estao discutindo por algo obvio e um n estao tentando entender o ponto de vista do outro ..greve pra militar e CRIME … PONTO .. se em meio a tudo isso essas reevidicaçoes dos PMs estivessa a proposta da ”policia metropolitana” .. .todas os policias sairam ganhando … tem q ver o pq n querem .. .e deixar claro isso perante ao povo .PONTO.. volto a repetir … a causa e JUSTA .. a dos grevistas .. mais quando vc e militar … vc PERDE tal direito .. ta na lei .PONTO. e POLITICO NENHUM ira aceitar vir a mesa pra negociar cara a cara .. pelo simples fato .. segundo a ”lei” .. essa greve ou qualquer outra do tipo pro militar e ilegal ..O NOSSO ”CABRESTO” PONTO … es o nosso grande problema
    n adianta ficar um ofendendo o lado do outro .. seja direita ou esquerda .cuminsta .. gay .. etc … a POLITICA BRA E UM CIRCO …um grande teatro .. um baile de mascaras q algum dia vao ter q cair … brigar por partido e perda de tempo .e burrice ..sao tudo ”farinha do mesmo saco” .. ao mesmo tempo q brigam em frente a TV .. marcam churrasco no fim de semana ..seus filhos estudam na mesma escola ..sao socios em outros ”negocios” etc etc …… seja pro lado A B X W Y .POUCO IMPORTA IDEOLOGIA POLITICA .nossos partido estao se comportanto como ”clubes de Futebol” ISSO E GRAVE …. QUEM SEMPRE PERDE E O POVO … E SE CONTINUAR ASSIM VAI CONTINUAR A PERDER …HOJE ESTAMOS ASSIM ”BATENDO CABEÇA” … E O ”PATRIOTA” SO ESPERANDO A HORA DA REVOLTA DO POVO .. SEJA AKI OU EM QUALQUER LUGA O BRASUCA DISCUTE ISSO .. BASTA A ”FAISCA” PRA TUDO PEGAR FOGO …n vejo outra saida ..

  11. Edilson, porque censuraram meu coment? editar eu entendo… mas censurar tudo?… se é que tinha algo a editar… se é que foi vc…

  12. CAPA PRETA meu caro reveja as materias antigas deste site referente s a epoca da eleição da Dilma e veras que eu fui quem mais combateu a candidatura dela,não votei nela e estava decidido a nunca mais perder meu tempo para votar em safado nenhum mas o pais corria o risco de retornar aos reacionarios entreguistas e continuar sendo ganho de Yankees e senti obrigação de votar nela no segundo turno unicamente por isto.Nunca a Policia do RJ teve ganhos acima da inflação como teve neste atual governo.Ainda não é o ideal.Todo o nosso povo merece dignidade e reconhecimento mas estão usando os anseios dos simples com segundos propositos de promoções eleitoreiras e difusão de discordias e divisões para gerarem caos,insubordinações e justificarem intenções golpistas.Prejudicar o carnaval da Bahia e do Rio de Janeiro é a intenção para gerarem revolta popular.Não se permita ser instrumento de imundos meu amigo sei que és ralador e que tens dignidade.Não se deixe enganar por articulados que apenas teem intenções golpistas e politicas.Querer induzir a Presidenta Dilma a abonar transgressores so porque ela fez greve no passado é ser muito FDP.Não querem serem militares primeiro tenham a dignidade de respeitarem a lei e o regulamento.A anistia dada a amotinados Bombeiros do RJ no ano passado foi o precedente para os vandalismos,insubordinações e praticas terroristas que so vieram a conhecimento publico com a divulgação das escutas.Militar é exemplo de legalidade e não instrumento de ilegalidades.Para o bem e moral da tropa os que trangrediram a lei e o regulamento devem serem expulsos e responderem a justiça por crimes praticados e serem exemplos.As midias não difundiram encapuzados portando armamento padrão PMBA que adentraram onibus escolar particular aterrorizando indefesas crianças deixando-as expostas em via publica em meio aos caos e desordem incendiando o onibus.Ninguem se importou com essas crianças,o Estado lhes deu assistencia psicologica e legal?Basta refletirmos nos conteudos de quem postam e discernirmos em quem promove divisões dentre nosso povo e fazem apologia a insubordinações e descumprimento da lei e do regulamento militar.A Policia Paulista que é adiministrada pelo PSDB esta aderindo a esse movimento de insubordinações??????

  13. GETULIO meu partido é MEU CARATER E MINHA DIGNIDADE coisa que voce não demonstra ter é um bucha usado e serviçal de sem escrupulos.Talvez voce não saiba mas muitos ja foram presos pelas apologias que postam na internet.Se identificados como militares estão sendo presos.

  14. A coisa aqui esquentou.kkkkkkkk
    Vamos tratar bem os nossos policiais, que vivem numa guerra diária.É a pior profissão do mundo.

Comentários não permitidos.