Governo arrecada R$24,5 bi com leilão de aeroportos

Por Leonardo Goy e Carolina Marcondes

Grupos nacionais e estrangeiros vão desembolsar 24,5 bilhões de reais para assumir o comando de três dos maiores aeroportos do Brasil, quase cinco vezes o valor mínimo que o governo pedia pelo controle dos terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

A concessão dos empreendimentos para a iniciativa privada tem como pano de fundo a forte necessidade de investimentos na infraestrutura aeroportuária do país antes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse que a procura pelos aeroportos brasileiros justifica-se pelo fato de o país ter baixo risco e boas condições de financiamento.

A agressividade de dois dos consórcios vencedores fez com que as disputas por Guarulhos e Viracopos sequer chegassem à fase de ofertas pelo sistema viva-voz em leilão realizado nesta segunda-feira na BM&FBovespa.

A Invepar, a sul-africana ACSA e a UTC Participações ficaram com o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, ao oferecer 16,2 bilhões de reais pelo empreendimento. A Invepar tem como sócios o grupo OAS e os fundos de pensão de empresas estatais Previ, Petros e Funcef.

O preço pago pela concessão do aeroporto mais movimentado do país foi quase 400 por cento acima do preço mínimo definido pelo governo, que era de 3,4 bilhões de reais. A oferta mais próxima da vencedora para Guarulhos foi de quase 12,9 bilhões de reais e nenhum dos 10 interessados que entregaram propostas em envelopes fechados teve ânimo para elevar os lances iniciais.

Originalmente, o leilão dos aeroportos estava previsto para ocorrer em dezembro, mas foi postergado diante do atraso na publicação do edital. O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou aumento significativo dos valores mínimos de outorga, o que levantou temores sobre o retorno do investimento por alguns agentes privados.

O forte interesse visto, porém, não confirmou essas preocupações, com 11 consórcios se apresentando para a licitação.

Empresas de Cingapura, Suíça, África do Sul, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Argentina e México se associaram a grupos brasileiros para a disputa.

O tráfego de passageiros no mercado doméstico no ano passado aumentou quase 16 por cento, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde 2002, a demanda interna por voos quase triplicou. Ainda que venha ocorrendo uma desaceleração do crescimento nos últimos meses, a alta observada ainda é expressiva.

VIRACOPOS E BRASÍLIA

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, será operado pelo consórcio Aeroportos do Brasil, que inclui a Triunfo Participações e a francesa Egis Airport. Para arrematar o terminal no interior paulista o grupo ofereceu 3,8 bilhões de reais, ágio próximo de 160 por cento.

Viracopos foi o terminal com menos interessados: quatro grupos entregaram propostas em envelopes e a disputa não seguiu para o viva-voz.

O de Brasília, no Distrito Federal, ficou com o consórcio Inframérica, formado pela Engevix e pela argentina Corporación América, com lance final de 4,5 bilhões de reais -que se compara ao piso de 582 milhões de reais. Foram oito ofertas em envelopes e igual número de lances no sistema viva-voz por Brasília.

O governo da presidente Dilma Rousseff deu largada ao processo de privatização dos aeroportos no ano passado, com a concessão do terminal de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, que ficou com a Inframérica.

A expectativa agora é que outros aeroportos sejam licitados, entre eles o do Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

INVESTIMENTOS

A Infraero, que administra os aeroportos, será sócia dos três aeroportos leiloados com fatia de 49 por cento.

A estatal não terá que arcar com parcela do pagamento da outorga ao governo, segundo informou a Anac. Mas, por ser sócia, a Infraero entrará com parte relevante dos cerca de 16 bilhões de reais em investimentos programados.

Apenas até 2014, ano da Copa, os três aeroportos deverão receber 2,9 bilhões de reais, sendo 1,38 bilhão de reais para Guarulhos, 873 milhões de reais para Viracopos e 626 milhões de reais para Brasília.

“Você encerrou uma etapa e tem que fazer todas as outras. Tem que fazer com que isso ocorra, ou seja, administração eficiente dos aeroportos”, disse a presidente Dilma a jornalistas no fim de um evento no Palácio do Planalto.

Os concessionários asseguraram que farão as obras exigidas até o Mundial de futebol. “A gente sabe da responsabilidade de entregar tudo que é previsto até a Copa”, disse o presidente da Invepar, Gustavo Rocha.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar até 80 por cento do investimento previsto para os aeroportos.

A concessão do aeroporto de Guarulhos terá 20 anos, enquanto para Brasília e Viracopos os prazos serão de 25 e de 30 anos, respectivamente. Os contratos poderão ser prorrogados uma única vez por cinco anos.

AÇÕES REAGEM NA BOLSA

Na bolsa paulista, a disciplina de capital demonstrada pelas empresas derrotadas no leilão agradou investidores, enquanto a agressividade das vencedoras motivou queda expressiva das ações da Triunfo Participações -que acabou por ser a única entre as listadas na Bovespa a conquistar uma concessão.

Os papéis da Triunfo caíram 3,3 por cento. Já as ações de CCR, Ecorodovias e OHL Brasil terminaram o dia com ganhos entre 2,5 e 5,9 por cento.

O Ibovespa, que reúne as ações brasileiras com mais liquidez, encerrou a sessão praticamente estável. (Reuters)

Fonte: Yahoo.finanças

34 Comentários

  1. VÃO vão reequipar a força aerea com esse dinhiro? vão dar aumento real para policiais, professores e militares? vão reformar estradas ? nããão…vai tudo para cumpanherada partiaria,pra megistratura inutil, e para o segundo escalão apadrinhado, aplicar bem aplicado em nepotismo,fisiologismos e verbas de gabinete,afibnal de contas como se pode manter a ordem intitucional e a governabilidade se os nobres deputados so tem duas secretarias gostossonas ganhado 7 mil reais por mes não e verdade ? no minimo o dobro ¬¬

  2. FALOU TUDO CAPA PRETA… esse dinheiro vai escorrer feito agua ralo afora… assim foi na epoca do Entregando Henrique… cade a grana da privatização do Sistema Telebras?… vamos ver se o PT é mesmo diferente do PSDB…

  3. comentario retirado do site viomundo:
    —–
    A concessão dos Aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos à inciativa privada desagrada a quem é contra as privatizações, por princípio.
    ´
    E a princípio, o governo Dilma é contrário à privatizações. Então qual é a lógica dessas concessões?
    ´
    Se olharmos bem a operação ao longo dos 20 a 30 anos, veremos que não há uma política pública de diminuição do Estado no setor aéreo, e sim um remanejamento de capital estatal de uma região para outra, a fim de promover o desenvolvimento regional.
    ´
    O governo está arrecadando dinheiro em mercados ricos como São Paulo e Brasília, para investir em mercados menos desenvolvidos que precisam de aeroportos melhores, como nas regiões Norte, Nordeste, no Pantanal, em Foz do Iguaçu, etc. O resultado disso será melhor distribuição de renda, principalmente para a indústria do turismo.
    ´
    A concessão rendeu R$ 24,5 bilhões pelo que já existe em São Paulo, Campinas e Brasília. Esse dinheiro é destinado ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que tem a finalidade de garantir verbas para outros aeroportos a serem reformados ou construídos sob direção ESTATAL, especialmente os regionais.
    ´
    Portanto, o dinheiro do setor aéreo não está sendo “desestatizado”, está sendo remanejado da região mais rica para as regiões mais pobres, corrigindo desequilíbrios regionais.
    ´
    Outra fonte de receita destes aeroportos concedidos, também para reinvestir nos aeroportos estatais através deste Fundo:
    – 10% do faturamento bruto anual de Guarulhos;
    – 5% do faturamento bruto anual de Viracopos;
    – 2% do faturamento bruto anual de Brasília.
    ´
    Por fim, a Infraero continua dona da concessão de 49% destes três aeroportos e, portanto, continuará tendo metade dos lucros deles.
    ´
    A ideia de conceder à iniciativa privada assusta, e protestos como os da CUT são justos, válidos e compreensíveis, pela má experiência das privatizações no passado, mas dessa vez nada tem a ver com o que feito na era tucana. Eis as diferenças:
    ´
    – O governo concedeu por decisão estratégica própria, e não por imposição do FMI, nem por necessidade de pagar dívidas.
    ´
    – Não há diminuição do estado no setor. O dinheiro será investido em outros aeroportos estatais.
    – A concessão tem prazo: 20 anos para Guarulhos, 25 para Brasília, e 30 para Viracopos, podendo prorrogar apenas por 5 anos. Depois disso, os Aeroportos volta às mãos Estado e, se lá o governo quiser deixar 100% nas mãos da Infraero ou fazer novo leilão, pode decidir o que for melhor.
    ´
    – A Infraero não foi privatizada. Ela perdeu espaço nestes Aeroportos por uma mão, mas ganhará pela outra, nos Aeroportos estatais que receberão investimentos do FNAC.
    ´
    – Se a Infraero não foi privatizada, não haverá demissões em massa de seus funcionários, como ocorria na privataria tucana. No máximo ocorrerá remanejamento, se houver excedente em algum dos aeroportos concedidos.
    ´
    Se olharmos o todo, a operação foi engenhosa. Havia pouco interesse do capital privado em investir nas outras regiões, e havia muito interesse em investir em São Paulo e Brasília. O governo jogou com os investidores para fazer uma triangulação: captou dinheiro em São Paulo, que será investido no Nordeste, na Amazônia, no Pantanal, etc.
    ´
    Detalhe: São Paulo e Brasília não terão nenhum prejuízo. Pelo contrário, as concessionárias estão obrigadas a investir R$ 16 bilhões nos 3 aeroportos ao longo dos anos, para ampliação e modernização.
    ´
    Em tempo: o BNDES não está financiando o valor da concessão, como há gente mal informada dizendo por ái. O BNDES oferece empréstimo para obras de ampliação dos aeroportos, como sempre fez com outros empreendimentos industriais e de infra-estrutura.

  4. Aí que beleza,mais dinheiro pra ser surrupiado nesse país pelos “honrossos” de Brasília e dos estados onde estão os aeroportos e quem mais tiver no clube deles!..tenho certeza não serei beneficiado em nada por esse dinheiro,nem eu,nem voçê e nem mais ninguém do povão,SÓ ELES!!

  5. sim boa pergunta, onde vai nosso dinheirinho. Se for pra mesma área vai ser pra ampliar/melhorar o sistema de monitoramento/defesa do espaço aéreo, redes melhores e mais eficientes fazendo uso de satélites nacionais de duplo emprego civil/mil lançados de Alcântara, preparando para o crescimento dos próximos anos. Se não for todo pra o transporte/defesa aéreo uma parte pode ir para ampliar o sistema de transporte ferroviário pra baratear o frete desafogar e economizar nossas estradas diminuindo os acidentes. Se não for todo para o transporte uma parte pode ir para o sistema educacional formando os técnicos/engenheiro/cientistas para o qual o BRASIL tem demanda más não encontra número suficiente. kkk pegadinha do malandro…

  6. obrigado pelo esclarecimento TSAR.e com aeroportos em mais lugares do brasil sendo construidos os brasileiros utilizaram mais o transporte é realmente nao tem nada com a privataria tucanada.

  7. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    07/02/2012 às 00:06

    FALOU TUDO CAPA PRETA… esse dinheiro vai escorrer feito agua ralo afora… assim foi na epoca do Entregando Henrique… cade a grana da privatização do Sistema Telebras?… vamos ver se o PT é mesmo diferente do PSDB


    o PT não e diferente de nada amigo olhos azuis,e tudo gato do mesmo balaio, as ideologias de esquerda e direita no brasil ,so servem de mascara para os fisiologistas chegarem ao poder, uma vez la, tudo vira festa do tipo “ninguem e de ninguem” vai tudo para o colo do partido prostituido mor do brasil, o PMDB,e como o maluquete sempre diz genialmente, “poderem mamar na teta da cabritinha” lamentavel.

    saudações blue eyes !!!

  8. Caros Amiguinhos,
    Mais uma fraude é perpetrada contra o povo brasileiro, a privatização dos aeroportos nada mais é que entreguismo e pura sacangem. Analisemos certos aspectos: 1) A iniciativa privada só entra onde o lucro é certo. Então se dá lucro, privatizar porque? 2) A melhoria do tráfego aéreo não passa só por saguões dos aeroportos, é preciso melhorar as pistas de pouso, implantar sistemas de pouso por precisão ( ILS )para agilizar o tráfego, criar estações meteorológicas mais precisas, reduzir o distanciamento entre aeronaves em operação nas aerovias e vizinhanças do aeródromos e outras “cositas mas” 3) Remunerar de forma decente os controladores de vôo e aumentar o efetivo. ( Considerando que os controladores de tráfego são funcionários públicos federais, civis e militares, advinha quem vai pagar a conta desse aumento de efetivo se houver? ) 4) Essa porcentagem que a Infraero tem sobre os aeroportos me dá medo, tenho certza que o empresários ficaram com os lucros da operação e a Infraero com as despesas e prejuízos. ( Eu já ví esse filme KKKKKK)Quanto ao nosso querido amigo TSAR, que disse: ” O governo está arrecadando dinheiro em mercados ricos como São Paulo e Brasília, para investir em mercados menos desenvolvidos que precisam de aeroportos melhores, como nas regiões Norte, Nordeste, no Pantanal, em Foz do Iguaçu, etc. O resultado disso será melhor distribuição de renda, principalmente para a indústria do turismo.” Esse teu discurso tá muito bem ensaiadinho, acho que vc tá no negócio…… Me coloca dentro que eu tambem quero TSAR rsrrsrsrsrssrsrs abraços

  9. Privatização uma ova!A Infraero vai ter 49% da concessão e 51% é da Invepar que é controlada pelos fundos de pensão estatais (Previ, Fucef e Petros). Vcs. acham que eles vão querer briga com sindicatos por demitir funcionarios ineficientes?

  10. Assim que ocorrer o pagamento dos leiloes dos aeroportos, o dinheiro será transferido para os estados ao qual os aeroportos estão estalados. Cada estado ficara responsabilizado de investir esse dinheiro em obras de infra estrutura e logística no território que envolve o entorno destas instalações, cabendo ao governo federal apenas fiscalizar o andamento das obras dos governos estaduais.

  11. É ridículo afirmar que os leiloes de aeroportos são semelhantes aos leiloes ocorridos nos anos 90, os dois processos foram totalmente diferente, sendo que na minha opinião o governo fez muito bem em concretizar essa parceria com a iniciativa privada com intuito principal de melhorar de forma acelerada os serviços a população brasileira.
    Em primeiro lugar os aeroportos não foram vendidos, eles foram concedidos por um prazo de 20 a 30 anos por um determinado valor e por um contrato de “concessão”. Em segundo lugar o governo não perde autonomia absoluta dos aeroportos, sendo que cerca de 49% dos aeroportos ainda pertencem a união. Em terceiro lugar os contratos de concessão são claros e taxativos ao dizer que a punição para as empresas que não cumprirem todas as clausulas do contratos serão severas através de multas super pesadas, garantindo assim uma segurança e qualidade melhor para todas as pessoas que utilizam esses serviços. Em quarto lugar os contratos de concessões atuais são tecnicamente infinitamente superiores aos contratos de privatizações ocorridas no passado; sendo que o contrato de concessão de aeroportos define que os aeroportos irão sair do poder da União por um prazo de apenas 20 anos, e ainda gerou mais lucro que a venda de mega empresas durante a década de 90, como exemplo a Vale, que é considerada a maior empresa mineradora do mundo e que foi vendida durante o governo FHC por um valor inferior ao valor de concessão de um unico aeroporto.
    …………………………………..
    O que mais me espantou foi o fato de um aeroporto ter sido vendido por preço superior ao preços de mega empresas que foram privatizadas durante o governo FHC. Um exemplo claro foi o caso da mineradora Vale, que é considerada a maior mineradora do mundo possuindo estoques de ferro suficiente para saciar a demanda global por um período superior a 400 anos.
    E é esse fato que me leva a crer que está mais que na hora de investigarem os processos de privatizações ocorridas durante o governo FHC. É inconcebível que um simples aeroporto seja vendido por preços superiores aos de empresas do porte da Vale. O governo FHC não privatizou a Vale, ele entregou.

  12. Ótima análise Luiz Fernando. Além do Entregando Henrique ter dado a Vale (uma das estatais mais lucrativas do povo brasileiro, exemplo mundial de qualidade), quem a comprou ainda pagou com parte do dinheiro do lucro, ou seja, foi “de gratis”!

  13. Faiz bem o governo privatizar os aeroportos,assim não tem como os que administra os aeroportos no governo sempre robando dinheiro e os aeroportos atrasados,eu passei vergonha quando fui ao brasil de ferias no ano 2010,no aeroporto de guarulhos,banheiro cheirando a mijo,banheiro velhos do tempo da minha avó,eu estou na espanha e o aeroporto é 100 x melhor que o do guarulhos ,isso porque esta privatizado,e com a privatização se acabo os roubos das verbas publicas,es os que estão em contra são os baba ovos dos fucionarios que são mandados por aqueles que temem em perder os dinheiros extras que vem para as melhoras do aeroportos e ficão com uma boa parte do dinheiro recebido,o Brasil nunca irá pra frente mentras tem ladrões de verbas do estado.

  14. Eles deviam privatizar o congresso nacional acabar com quantidade enorme de partidos politicos e deputados o dinheiro que se gasta com esses come e dorme dária para investir em outras areas que precisam de dinheiro.

  15. alberto, porque não se trata de uma venda direta e sim de um leilão. Lei da oferta e da procura: um unico aeroporto e muitos interessados, o preço sobe.

  16. ótimos os seus esclarecimentos Tsar! São esses, os tipos de esclarecimentos que eu valorizo! Nada de idéias paraguacion, onde são claras as tentativas de desqualificar uma operação absolutamente legal e necessária, como essa – a meu ver. O resto, é trólóló quais quais e borogodó.

  17. “Esse teu discurso tá muito bem ensaiadinho, acho que vc tá no negócio…… Me coloca dentro que eu tambem quero TSAR rsrrsrsrsrssrsrs abraços”… descobriu o que eu já sabia… esse comentarista partidarista é somente mais um cooptado para defender os interesses partidaristas dos que ai estão nos sites e blogs… defender esse modelo entreguista de privatização é vender a alma ao diabo… sabe o que vai acontecer, mas o que importa são as “agremiações”… se a 20 anos dissessem que uma agremiação de esquerda faria privatizações, cairiam na sua alma rindo da sua cara… hoje o que os militares construiram esta sendo vendido na banca da xepa… coitada das futuras gerações… essa conversa de que o leilão esta de acordo com a lei e o mesmo que dizer que o que é legal é moral e edificante… e sabemos que nem sempre é assim, como nesse caso especifico… saudações…

  18. na indigência de argumentos, só restam os ataques pessoais…
    =======================
    o BNDS não vai emprestar dinheiro para os “compradores” pagarem os 24 bilhões, mas vai emprestar dinheiro para a ampliação dos aeroportos (construção de mais terminais, etc).

    Além disso o governo vai continuar sócio do negócio com 49% de participação nos lucros.

    Privatização é vender por um preço qualquer e a venda é para sempre. Concessão é uma espécie de arrendamento por um tempo determinado.
    essa privatização é totalmente diferente da ocorrida no mandato FHC:
    ´
    1)A Infraero (ESTATAL) continua com 49% das ações dos aeroportos;
    2)As empresas nacionais têm que se associar a empresas estrangeiras (transferência de tecnologia e know-how), mas TEM que ter empresas nacionais;
    3)A soma do percentual acionário da Infraero e das empresas nacionais, somado, dá controle ao capital NACIONAL;
    4)A concessão tem prazo definido (vinte a trinta anos);
    5)A privatização não esta sendo feita na “bacia das almas”, ou seja, o Estado brasileiro GANHOU dinheiro com as privatizações;
    6)Esta privatização obedece a interesses estratégicos do Estado brasileiro, ou seja, liberar mãos para atuar em outras obras de infra-estrutura, que não são de “ocasião”: trens, canais, portos, estradas;-

    24 bi, por 51 % de ¨CONCESSAO¨ em torno de 25 anos, em 03 aeroportos, chego a conclusão que as privatizações das teles e da vale (a Vale foi doada por 3 bilhões, estes sim, emprestados pelo BNDS), foram o maior crime de lesa-patria, praticado pelo boca de suvaco de Higienopólis e outra coisita para servir analise, como os colonistas do PIG estão babando de raiva, e isso basta para mim.

  19. Porque todos falam a palavra PRIVATIZAR???????????
    Qual o problemas de algumas pessoas aqui?
    Não sabem LER antes de postar comentários?
    E essa rebeldia de tudo culpar antigos problemas ou antigas ações?
    Como formar um novo pensamento com soluções inovadoras?
    Respeito opiniões diferentes, mas que tenham o mínimo de coerência e lucidez…
    Eu gostei das CONCESSÕES, foram justas, disputadas, e atingiram um bom valor.
    A Infraero vai ficar no comando das TORRES de CONTROLE…que é o lugar onde somente deveria estar.
    Aos que não gostaram, mostre algum projeto, sistema, ideia complacente. ABRAÇOS

  20. Para entender a concessão/partilha dos aeroportos:
    .
    1 – Não houve privatização dos aeroportos. mas uma partilha
    .
    2 – O que foi a leilão foi patrimônio nacional não renovável, como as jazidas minerais da Vale do Rio Doce. ou
    .
    3 – … as jazidas do pré-sal da Petrobrax. Dilma leiloou a gestão de serviços.
    .
    4 – O controle do que interessa, do que é vital, a gestão do espaço aéreo, isso continua no Brasil.
    .
    5 – Outra coisa, a Infraero é sócia dos consórcios vencedores, com participação forte – 49% em Guarulhos.
    .
    6 – E a Dilma tem direito a veto na administração dos aeroportos.
    .
    7 – Ou seja, a Presidenta Dilma tem o pé na porta. Não cumpriu o que prometeu, ela entra na sala.
    .
    8 – E 49% da geração de lucro de Guarulhos não é de se jogar fora. É dinheiro para a Infraero aplicar em outros
    .
    9 – … aeroportos essenciais à interiorização do progresso.
    .
    10 – Portanto, o dinheiro do setor aéreo não está sendo “desestatizado”, está sendo remanejado da região mais rica
    .
    11 – para as regiões mais pobres, corrigindo desequilíbrios regionais.
    .
    12 – A Infraero continua dona da concessão de 49% destes três aeroportos e, portanto, continuará tendo metade dos lucros deles.
    .
    13 – IMPORTANTE: A concessão tem prazo: 20 anos para Guarulhos, 25 para Brasília, e 30 para Viracopos,
    .
    14 – podendo prorrogar apenas por 5 anos. DEPOIS DISSO, OS AEROPORTOS VOLTAM ÀS MÃOS DO ESTADO
    .
    15 – … e, se lá o governo quiser deixar 100% nas mãos da Infraero ou fazer novo leilão, pode decidir o que for melhor.

  21. 16 – A Infraero não foi privatizada. Ela perdeu espaço nestes Aeroportos por uma mão, mas ganhará pela outra,
    .
    17 – … nos Aeroportos estatais que receberão investimentos do FNAC.
    .
    18 – Detalhe: SP e BSB não terão nenhum prejuízo. Pelo contrário, as concessionárias estão obrigadas a investir R$ 16 bilhões
    .
    19 – … nos 3 aeroportos ao longo dos anos, para ampliação e modernização.
    .
    20 – Em tempo: o BNDES não está financiando o valor da concessão, como há gente mal informada dizendo por aí.
    .
    21 – … O BNDES oferece empréstimo para obras de ampliação dos aeroportos, como sempre fez com outros
    .
    22 – … empreendimentos industriais e de infra-estrutura.
    .
    23 – Há diferenças a serem consideradas em relação ao modelo de privatização dos anos 90.
    .
    24 – 1. A Infraero mantem 49% do capital.
    há 1 hora
    .
    25 – 2. O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) financiará exclusivamente os investimentos previstos.
    .
    26 – Nos anos 90 [o BNDES] financiava a compra.”
    .
    27 – 3. Os recursos arrecadados serão destinados a aeroportos menores.
    .
    28 – Links: is.gd/iVQOrG / is.gd/HlIVMQ / is.gd/FMiWdu
    .
    29 – Ainda sobre a partilha dos aeroportos: Não houve sucateamento prévio para reduzir o preço de venda.
    .
    30 – Ainda sobre a partilha dos aeroportos: O BNDES não vai aceitar moedas podres como pagamento pelos empréstimos.

  22. 31 – O limite não é o da irresponsabilidade /Dicas ruyacquaviva e Ana Barbosa
    .
    Iniciativa privada se torna parceira da INFRAERO; ao final da concessão, os terminais são revertidos ao patrimônio da União >
    .
    tucanos venderam a segunda maior mineradora do mundo, a Vale do Rio Doce, pelo preço de um aeroporto secundário.
    .
    Outra ideia interessante, mas ainda não implementada, é a concessão de terrenos nos aeroportos para terminais privados – chicorasia
    .
    1 – Para os que agora dizem que Dilma “traiu” quem votou nela, veja os links abaixo sobre Dilma falando sobre Infraero em 2010. Isso mesmo, em 2010:
    .
    2 – Dilma não prometeu impedir investimentos privados na Infraero. E nem se calou. Durante a campanha expôs seu pensamento.
    .
    http://partidodaimprensagolpista.files.wordpress.com/2012/02/7-de-fevereiro-dilma-e-aeroportos.jpg
    .
    3 – Jornal do Brasil: Notícia de 02/08/2010 – Dilma afirma ser a favor da abertura de capital da Infraero
    .
    http://jornal-do-brasil.jusbrasil.com.br/politica/5411232/dilma-afirma-ser-a-favor-da-abertura-de-capital-da-infraero
    .
    4 – VÍDEO – Youtube: “Dilma quer privatizar Infraero” – http://www.youtube.com/watch?v=9pKHOqd7FBA
    .
    5 – Notícia de 22/08/2010 – Dilma defende abertura de capital da Infraero para melhorar aeroportos
    .
    Para candidata, é possível manter controle da Infraero nas mãos do Estado, assim como ocorre com a petrobrás
    .
    02 de agosto de 2010 | 16h 48
    .
    (…)

  23. Na prática, a intenção de Dilma seria usar recursos da iniciativa privada, em parceria com o governo, para melhor o sistema
    .
    aeroportuário do país. “Acredito que não haveria dificuldade de abrir o capital da Infraero e manter o controle (da empresa) nas mãos do Estado, como ocorre com a Petrobrás”, disse.
    .
    (…)
    .
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-servicos,dilma-defende-abertura-de-capital-da-infraero-para-melhorar-aeroportos,29896,0.htm

  24. Sinceramente ? Acho que esse dinheiro vai sair pelo ralo da corrupção. Não acredito nem um pouco nos políticos brasileiros.
    A venda dos aeroportos foi correta.

  25. Sinceramente ? Acho que esse dinheiro vai sair pelo ralo da corrupção. Não acredito nem um pouco nos políticos brasileiros.
    A venda dos aeroportos foi correta.

  26. Sinceramente ? Acho que esse dinheiro vai sair pelo ralo da corrupção. Não acredito nem um pouco nos políticos brasileiros.
    A venda dos aeroportos foi correta.

  27. TSAR é isso mesmo tirasse de um gestor governamental para passar a outro gestor governamental ficando a infraero com participação,gerencia e aplicação para investirem em outros aeroportos não so do nordeste mas ate em cidades menores mas de importancia não so turistica como estrategica tambem.Quanto a esse processo dos aeroportos acho mesmo a malhor forma discordo em outros tipos de gerencias onde a desestatização vem a tirar essenciais e sensiveis.

  28. Concessão pública é uma coisa, venda é outra.
    Existem coisas que podem ser concedidas, e coisas que podem ser vendidas.
    Não comparem, portanto, as privatizações de coisas vendáveis com as coisas concedíveis.
    *****
    A Vale, estatal, possuía um valor.
    A Vale, mais de uma década depois de privatizada, possue outro valor.
    Não dá para comparar.
    *****
    A privatização que ocorreu agora não é porque o Estado pretende investir em outros aeroportos. É porque esse nosso Estado ineficiente sabe que não dará conta de investir e fazer acontecer o que tem que acontecer até a Copa do Mundo e a Olimpíada.
    *****
    O Mantega veio a público dizer que não haverá novas privatizações de aeroportos. Acho uma pena.
    A melhoria que acontecerá nos aeroportos privatizados não será acompanhada por semelhante benefício nos aeroportos não privatizados.
    *****
    Tsar, isso de remanejamento do tamanho do Estado nos aeroportos é sonho. Outro sonho é privatização feita por imposição do FMI. Não houve. Houve uma decisão dos então dirigentes em fazer uma redução da intervenção do Estado. Afinal, não estávamos numa recessão tipo a Depressão de 1929, onde o governo americano criou o New Deal, ou que justificasse o intervencionismo estatal com base nas premissas de Keynes.
    Estatal, a Vale servia para o espirito-de-corpo dos seus funcionários. Dava uma merreca de lucro e pagava uma mixaria de dividendos.
    Privatizada, a Vale é um monstro multinacional, dá um caminhão de lucro para todo mundo, inclusive o Estado brasileiro que ainda tem participação, e paga, não só dividendos, mas também muito mais impostos.
    *****
    Sucupira, tô contigo.
    *****
    Gostei muito do ementário do Felipe Augusto. Parabéns. Ajuda muito o raciocínio.
    *****
    Pessoal, o dinheiro que entra na minha conta, dou a destinação que quero.
    O dinheiro que entra no tesouro da União, faz-se o que está determinado na Lei Orçamentária.
    Não existe essa de vendi isso, posso aplicar naquilo.
    Vou vender meu carro para cobrir o cheque especial.
    Não tem essa.

Comentários não permitidos.