Impasse na ONU faz crescer pressão por ‘via alternativa’

Cenário: Gustavo Chacra

 

Sem o amparo de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, os EUA e seus aliados europeus e árabes devem iniciar uma campanha para fortalecer a oposição ao regime sírio. A ideia é criar um bloco que já está sendo chamado pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de “Amigos da Síria”.

O chanceler da França, Alain Juppé, descreveu ontem parte da nova estratégia: “Ajudaremos a oposição (síria) a se organizar, intensificaremos as sanções contra o regime e aumentaremos a pressão internacional até eles perceberem que estão completamente isolados”, afirmou o ministro. Quando a oposição estiver estruturada, segundo a consultoria de risco político Exclusive Analysis, os países do Ocidente e seus aliados da Liga Árabe devem reconhecê-los como um “governo no exílio”, provavelmente com base na Turquia.

Seria um roteiro diplomático similar ao que se desenrolou na Líbia. Mas a possibilidade de uma intervenção militar da Otan está descartada no médio prazo. O próprio secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, explicou as diferenças em entrevista à CNN. “Os opositores controlavam porções do território líbio e isso não ocorre na Síria. Em segundo lugar, o Exército de Assad é bem mais poderoso. Terceiro, a Síria está em uma área geopoliticamente mais complicada, entre Israel, Líbano e Iraque. Por último, sejamos honestos, não há petróleo envolvido”, disse.

A alternativa, será treinar e armar os opositores até eles conseguirem dominar alguma parte do território. Assim, a chance de intervenção aumentaria. Ao mesmo tempo, tentarão dividir o regime de Damasco ao insistir que Farouq al-Shara, sunita e vice de Assad, pode liderar a transição com os opositores. Rússia e a China ainda acreditam que Bashar Assad não será derrubado, sendo uma figura necessária em qualquer forma de transição.

Fonte: Estadão via Exército Brasileiro

17 Comentários

  1. “amigos da Síria” vampiros safados e hipócritas! A Síria só não vai pro saco, por dois motivos: Base Russa e falta de petróleo.

  2. Muito engraçado mesmo. Os amiguinho da Síria. Agora que eles não conseguiram mandado de segurança da ONU, vão mandar mais armas para os rebeldes para poder piorar a situação na Síria.

  3. Hahahaha…!…A Síria com esses amigos ela nunca mais precisará de inimigos…..Hahahah…..só os americanos para deturpar o conceito de amizade,afinal para quem deturpa o conceito de Democracia,os direitos humanos,combate ao narcotráfico e ao terrorismo;isso é uma fichinha….Hahaha……
    .
    .
    .
    Vocês sabem qual é a diferencia entre o “terrorismo” praticado pela al’qaeda e o “assassinato seletivo” praticado pela cia e o mossad?

  4. Talibãs acusam ONU de falsificar cifras de mortos civis afegãos
    .
    Os talibãs denunciaram nesta segunda-feira (6) a ONU por falsificar as últimas cifras de vítimas civis no Afeganistão e asseguraram que a Otan e os Estados Unidos assassinaram mais pessoas em ataques do que o número apresentado nas estatísticas.
    .
    .

    (…) “É surpreendente que em seu relatório a ONU assegure que só 63 pessoas morreram durante ataques noturnos no ano passado”, segundo o porta-voz Zabiullah Mujaid e detalha que foram contabilizados ao menos 374 mortes em duvidosos registros noturnos e ataques aéreos.
    (…)”

    .
    .
    ****************
    .
    (*)Fonte:vermelho
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=175007&id_secao=9
    .
    .
    RESPOSTA:
    .
    “As duas últimas são estatais”

  5. MAIS UMA DOS EUA
    .
    .
    Os paladinos da boa política que fala dos contatos do Irã com os terroristas que infernizam os israelenses e que o Irã financia o terrorismo mundial…..pois é,eles neste aspectos não ficam longe dos estados párias que eles denunciam.
    .
    ***********(trechos do original)
    .

    .
    Frei Betto: Herois condenados
    .
    “Os últimos soldados da guerra fria”, livro de Fernando Morais editado pela Companhia das Letras (2011), teria suscitado inveja em Ian Fleming, autor de 007, se este não tivesse morrido em 1964, sobretudo por comprovar que, mais uma vez, a realidade supera a ficção.
    .
    (*)Por: Frei Betto,é escritor, autor de “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco), entre outros livros. http://www.freibetto.org- twitter:@freibetto
    .
    .
    _______________________________
    .
    (…)< Bush e Obama deveriam agradecer ao governo cubano por identificar os terroristas que, impunes, usam o território americano para atacar a ilha socialista do Caribe.
    .
    Acontece, no entanto, exatamente o contrário, revela o livro bem documentado de Fernando Morais. O FBI prendeu os agentes cubanos, e continua a fazer vista grossa aos terroristas que promovem incursões aéreas clandestinas sobre Cuba e treinamentos armados nos arredores de Miami.
    .
    Em 15 capítulos, o livro de Morais relata como a segurança cubana prepara seus agentes; a saga do mercenário salvadorenho que, a soldo de Miami, colocou cinco bombas em hotéis e restaurantes de Havana; o papel de Gabriel García Márquez, como pombo-correio, na troca de correspondência entre Fidel e Bill Clinton; a visita sigilosa de agentes do FBI a Havana, e o volume de provas contra a Miami cubana que lhe foram oferecidas por ordem de Fidel.(…)
    .

    .
    ***********
    .
    (*)Fonte:Adital/Vermelho
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=175025&id_secao=9

  6. O objetivo imperialista e separar uma area dentro do territorio sirio, declara-lo “Siria Livre”, novo governo Sirio, que sera imediatamente reconhecido pelos imperialistas, Sarkozi provavelmente o primeiro faze-lo. Este “governo” pedira aos imperialistas enviarem tropas, para “proteger a populacao civil”. Repeticao da tragedia que ocorreu na Libia, so que como disse Marx, tragedia copia se torna farsa. Nao tem nada que surpreende.

  7. Amigos da Síria KKKKKKKKKK faz me rir.Esses aí além de chupa-cabras são os Amigos da Onça.
    Essa notícia é trágica e cômica ao mesmo tempo,se por um lado a Síria sofre um pressão imensa e está por um fio para ser a bola da vez,essa cara de pau dos falidos do norte é de matar de rir.

  8. Os EUA são filhos dos diabo amantes da mentira amigo sa síria!!!!só um pateta acredita nisto meus amigos a cia estar envolvida nisto ate o pescoço fazendo assassinatos pra colocar a culpa no governo quantas vezes já fizeram isto?covarde, canalhas Russia e china não devem permitir que os EUA consigam o o que querem e se possível enviem tropas pra ajudar o governo sírio a estabilizar o país.

  9. Os BRICS simplesmente disseram CHEGA OTAN e eles botaram o rabinho entre as pernas.Vai la Israel o Senhor dos Exercitos vai lutar por voces,bombardeiem o Irã e se forem rataliados e os Corsarios comprarem as dores de voce vão todos tomarem foguetadas por dentro das caras e as cegas porque os sistemas antecipados e os satelites estarão apagados.Ai é so brincar com os Drones deles fazendo-os destruirem eles mesmos.Pronto era uma vez Corsarios.

  10. Imagino a isteria das Escravinhas Sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte “BOB DEIXA EU CHUPAR SEU OVINHO.BOB QUER CATCHUP NA SALSICHA.BOB ME LAMBUZA TODINHO DE MAIONESE QUE EU GAMO” rsrs pois em menos de um ano tiveram tantos revezes não é mesmo rsrs 5.0 mono-turbina abastecido a glutem e munido de anabolizante rsrs Ultima geração não tripulado pousando por propria conta em pista Iraniana rsrs rsrs Tome Aiatola vos trouxe segredinhos rsrs Desnutrido usando pano de chão encardido como capacete detonando Chinook cheinho de SEALS rsrs rsrs Expulsos do Paquistão rsrs rsrs Pedindo pelo amor de Deus para sairem logo do Afeganistão antes que Mujahedins montados a cavalo com AK47 velhos os botem para correr de forma ate mais vergonhosa como fizeram com os Russos rsrs rsrs É Corsarios 2011 não foi legal pra voces e 2012 ja começa com a corda toda pro lado de voces rsrs Vão acalmarem as hemorroidas e ficarem humildezinhos dizendo PRECISAMOS FORMAR OS AMIGOS DA LIBIA rsrs rsrs Depois vão formarem OS AMIGOS DO AIATOLA rsrs rsrs Uma coisa é certa VÃO É COMBINAREM DIA E HORA PARA TODOS JUNTINHOS E NUM MESMO INSTANTE INTRODUZIREM OS DEDOS NOS TONHOS E RASGAREM-SE JUNTINHOS COMETENDO O HARAKIRI BAIANO rsrs rsrs rsrs rsrs

  11. O VERDADEIRO VILÃO NÃO SÃO OS EUA.
    O VERDADEIRO VILÃO É ISRAEL.
    O VERDADEIRO VILÃO É A AIPAC.
    ISRAEL MANDA NOS EUA.
    VIA AIPAC.

  12. Como dizia um certo ministro, até as pedras sabem que a AIPAC financia a campanha politica dos congressistas americanos para sob sua influencia cometer desmandos pelo mundo a fora a favor dos judeus internamente e aos israelenses externamente…

Comentários não permitidos.