Cientistas reclamam de dificuldades para importar material

POR GIULIANA MIRANDA – SABINE RIGHETTI

Anunciado como solução para a burocracia da importação de material científico-um dos grandes entraves à pesquisa no Brasil-, o selo “CNPq Expresso” só foi usado para trazer US$ 12,1 milhões em componentes ao país desde o ano passado. Isso representa 2,3% dos US$ 531,2 milhões que poderiam ser usados no sistema em 2011.

Uma das principais bandeiras da gestão do ex-ministro da Ciência Aloizio Mercadante, o sistema foi anunciado em março de 2011.

Batizado de CNPq Expresso, já que está sob a aba do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico), o sistema é um selo que identifica o material científico que chega ao país.

O programa ainda está em em caráter de teste, funcionando somente nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e no de Recife, em Pernambuco. O aeroporto do Galeão, no Rio, deve entrar na lista até o fim do mês.

Antes do selo, todo o material científico importado pelos pesquisadores se misturava às demais importações e, muitas vezes, era perdido.

Isso porque muitos dos insumos, como células e alguns reagentes, precisam de cuidados, como refrigeração.

O problema é que o selo não bastou para agilizar os processos. A burocracia para preencher a papelada dos pedidos continua e o marco legal de importação científica ainda é pouco flexível.
O CNPq ainda não informa os números consolidados, incluindo a quantidade de pesquisadores beneficiados, mas diz que o selo apresentou “bons resultados”.

De acordo com a assessoria do órgão, boa parte dos problemas na importação é causada pelos próprios pesquisadores, que preenchem incorretamente os formulários e outros trâmites.
Para tentar amenizar o problema, está sendo criado um programa de tutoria para familiarizar os cientistas com os formulários necessários.

“A cada importação é preciso preencher a papelada como se eu estivesse importando pela primeira vez”, diz a geneticista Mayana Zatz.

No fim do ano passado, a reportagem da Folha esteve nas instalações do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, coordenado por Zatz, e encontrou pilhas de material científico.
“Como o material demora muito para chegar, importamos uma grande quantidade de uma só vez. Mas armazenar todos os produtos se torna um problema”, diz Zatz.

‘CONTRABANDO’

A demora para conseguir reagentes e outros insumos faz com que muitos cientistas tragam esses materiais na bagagem, sem declará-los.

“Não falta quem faça. Para conseguir trabalhar para o governo, fazendo pesquisas com o financiamento recebido, o cientista acaba tendo que enganar o próprio governo na hora de trazer material”, diz Lygia da Veiga Pereira, da USP.

Apesar disso, Stevens Rehen, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), avalia que a importação de material melhorou. Mas, para ele, as dificuldades ainda “tiram parte da competitividade do Brasil na ciência”.

Fonte: Folha de São Paulo

14 Comentários

  1. Um amigo de meu filho tem mestrado em Engenharia Mecanica de Univesididade no Brasil. Em suas participacoes aqui nos EUA, durante uma apresentacao, ele foi convidado a fazer seu Phd na Virginia Tech. Seus estudos tem a ver com ‘flex wings” e nanotecnologia. No Brasil ele nao coseguia ter seus instrumentos, e outras necessidades atendidas prontamente devido a enorme burocracia. Uma vez nos EUA tudo que tem a fazer e comprar via intenet e pagar com cartao da propia Universidade, e claro prestar contas com seu chefe. E uma pena que ele nao esta no Brasil. E um cientista brilhante , e com apenas 26 anos.

  2. Nelore, eu sei q as dificuldades são muitas, e que ainda temos barreiras a vencer…. mas concorde comigo q muita coisa ja melhorou… e vai andar ainda mais

  3. POOO ,,, E ISTO QUE EU FALO,PQ O BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA
    .
    PORQUE O BRASIL E UM BLA BLA BLA MESMO VIUUUUUU
    .
    .
    ESTE BLA BLA BLA BLASIL NÃO VAI PRA FRENTE NUNCA MESMO??

  4. Sei que o regulamento do PB não permite falar de política, então não falarei, porém posso expressar que esta burocratização criada em tempos remotos de pura corrupção vem diminuindo bastante, porem não de modo efetivo, pois ainda há quem se beneficie desses entraves criados para camuflar as maracutaias, e este sim é o grande GARGALO brasileiro, além daquele que é a infra-estrutura ineficiente, mas então vem o grande paradigma; o brasileiro já está tão acostumado com a correria pra levar o pão pra casa, que ele nunca vai parar olhar a sua volta e dizer….”NÃO! ESTÁ TUDO ERRADO, QUE SISTEMA É ESSE?”

  5. O pior de tudo isso é que dinheiro não é problema, o país é rico. O problema é o descaso e a falta de comprometimento dos nossos governantes.

  6. a velha pratica predatoria pubrica burocretica, DE SE CRIAR DIFICUDADES, PARA SE VENDER FACILIDADES, e infelismente por mais patriota que eu seja, não da para tampar o sol com a peneira, as novas gerações não estão empenhadas em mudar isso, e sim em entrar no sistema da mamata, basta ver a quantidade de cursos universitarios burocraticos que temos no brasil ( gestão, administração etc..) e o desequilibrio com os cursos tecnicos cientificos, no brasil não se estuda para produzir, se estuda para ” ficar de boa”, enquanto não mudarmos essa mentalidade, vamos ficar batendo prego na areia !!!

  7. CAPA PRETA
    ————
    Boa noite compatriota, venho lhe dizer que estou na faculdade de Administração, e acho que você se equivocou em suas palavras, respeito o ponto de vista geral desde que não se generalize. Quero sim me formar em Administração, fazer MBA em Logística em distribuição,entre outras extensões, sou aficionado por Geo-política, estratégica, militar, econômica e administrativa e por isso mesmo gosto do PB entre outros que do assunto trata com maestria. Se alguns estudantes de Administração não entendem a profundidade do curso, esses são os que tem a mentalidade de apenas pegar o “canudo” e isso ocorre em todos e quaisquer cursos…as pessoas em mais da metade, não estão interessadas em ajudar o próximo ou seu país, e até são hipócritas, pois seus filhos viverão o que ele e os outros deixarão de legado. Administrar é para Administrador Sr.Capa Preta……desculpa alguma coisa..

  8. Sucupira disse:
    06/02/2012 às 23:01


    talves eu tenha me espressado mau SUCUPIRA, mas vamos la, eui não tenho nada contra as areas humanas, o que eu critico em nosso pais e o desequilibrio no nivel superior, e obvio que um pais precisa formar lideres gestores, com boa visão de mercado, e que sejam bons estrategistas,ate porque se não aprendermos a comandar e planejar, outros vem de fora fazem no nosso lugar

    mas tambem precissamos de TECNICOS, ENGENHEIROS,E CIENTISTAS, o que não pode acontecer e um desequilibrio em que tenha “mais gente pra mandar do que para fazer, esse boom na aerea de administração e gestão, e malefico ate para quem esta entrando nessa area, veja o exemplo do direito, que tivemos uma enxurrada de cursos nos anos noventa, e na ultima decada, sem se pensar em qualidade, e hoje de cada 10 que pretam a prova da OAB, 8 são reprovados,lamentavel, e isso irá reflertir mais a frente no nosso sistema judiciario legal, o que precisamos e de uma politica educacional que foque NA VOCAÇÃO, e não na facudade que esta na moda, para que nãçao aja desequlibrio, uma nação forte forma de tudo em todas as areas, e no brasil esta ocorrendo um desequilibrio muito grande, a pretobras esta recrutando engenheiros aposentados para projetos navais e de exploração petrolifera , pois não encontra formados o suficientre no mercado, um absurdo devido a demanda.

    -fora a frustração devido a saturação em certas areas,como acontece hoje no propio direito, em que não pasando na prova da OAB, o jovem presta um concurso publico qualquer, sem ter vocação, so pela chamada estabilidade no setor pubrico, o” ficar de boa”, o resutado e a gente ve em serviços pubricos de pessima qualidade.


    apenas um aparte amigo SUCUPIRA, eu tambem esse ano vou iniciar meu curso de GESTÃO DE SEGURANÇA, e que minha area de trabalho,como ve não posso ter preonceito nenhum com as areas administrativas, apenas quero o melhor para meu pais, assim como percebi pelo seus comentarios que e seu caso, gosto muito de um debate civilizado com patriotas como você, sou a favor da critica construtiva, o que me inrrita são os adeptos do complexo de vira-latas apatridas, que criticam por criticar, sem oferecer alternativas, o que noto que não e seu caso graças a deus, boa sorte com seu curso meu irmão brazuca, e cito de novo a velha maxima do mestre VOLTAIRE ; POSSO NÃO CONCORDAR COM NADA DO DIZ,MAS LUTARIA ATE A MORTE PELO SEU DIREITO DE DIZE.LO”

    saudações SUCUPIRA,continue sempre por aqui seus comentarios são bem legais !!!

  9. Pesquisa no Brasil…que piada…todos os bons estao fora…como Dr Nicolelis…quem eh bom consegue oportunidade de num voltar nunca mais. Fica por lah e volta a terra de Pindorama para prestar servico a peso de ouro. CNPq eh o orgao mais coorporativista e incompetente que existe, assim como os incompetentes do MCT. Brasil esta 50 anos atrasado em conhecimento em mtas areas, como propulsao espacial por exemplo. O que russos e americanos fizeram na decada de 60 com regua de calculo, ateh hj nao se produz no pais. VLS ate hj nao voou desde o acidente…isso pq era pra voar antes do final do governo Molusco….Piadas e mais piadas desse Brasil varonil….bla bla bla

  10. Burrocracia com individualismo,descaso,ganancia é o reflexo do muitoque se gasta sem proveito coletivo nenhum e ainda assim ainda alguns alegrezinhos dizem MAS NUNCA SE FEZ COMO AGORA rsrs MAS NUNCA SE DESVIOU TANTO TAMBEM COMO AGORA e nesse pensamento altruista achamos que vamos a lugar algum…É MUITO CACIQUE PRA POUCO INDIO rsrs rsrs Em terra de indio as coisas se reslvem somente na Borduna.Tem ministerios,secretarias e gabinetes demais e ao invez de desburocratizar se burocratiza mais porque isso se fez cultura.Nunca nada neste pais se fara realmente produtivo sem uma profunda mudança de mentalidade e conscientização.Falta aos Brasileiros o verdadeiro sentido do Patriotismo que so se faz legitimo quando usado em coletivo.Podesse contar nos dedos aqueles que trabalham pelo Brasil e é impossivel contarmos aqueles que trabalham para si mesmos.A começar pelas escolhas de responsaveis por escalões,secretarias e gabinetes.Ela é feita por coligações politicas e não por apitidão e capacidade profissional.

  11. Com tanta burocracia e entraves para o nosso desenvolvimento não seremos o Brasil Potência mas sim o Brasil Impotente.
    Haja azulzinho…

  12. 1maluquinho disse:
    07/02/2012 às 03:43


    falaste muito bem amiguinho maluquinho, cargos em setores tecnicos, deveriam por força lei, serem ocupados por tecnicos proficionas das respectivas areas,e não pela farra das nomeações politicas, e do rabo preso.


    mas infelismente nosso congresso não esta preocupado, em aprovar leis assim, mas sim em porcarias inuteis como “lei de palmada” ou ” cartilha de boiolagens nas escolas” e asim como voce sempre diz genialmente, ” continuar a mamar na teta da cabritinha” lamentavel !!

  13. Foi um prazer imensurável meu caro CAPA PRETA…um debate com fins construtivos sempre são de meu interesse, afinal é do CAOS que nascem grandes feitos e conquistas.
    Venho por último lhe dizer meu caro, que quando entrei na faculdade eu tinha grandes planos e projetos para serem postos em prática lá dentro, porem o desinteresse generalizado por falta de vontade coletiva e grosseria intelectual, me pôs abaixo, porem como bom Brasileiro, eu não desisti e se por lá ninguém quis construir novos rumos para a sociedade, eu fui buscar isso fora da faculdade. Participo de um projeto social em minha cidade ( não vou divulgar o nome sem autorização dos ADMs )em que tentamos criar um novo sistema econômico sustentável(de forma completamente horizontal, com lucros divididos por produtividade, por responsabilidade coletiva, não dando por assim dizer dinheiro ao governo), baseado em qualidade de vida, ou seja ganhar dinheiro trabalhando pouco e vivendo mais, somado a projetos de agricultura de subsistência em favelas, cursos de sustentabilidade, e o melhor de todos…fechando
    parcerias com escolas de alfabetização e primário para fazer com que as crianças tenham contato no CENTRO, com; robótica, mecânica, artes plasticas, criação de jogos no PC, cerâmica, compostagem, reciclagem ( aliais lá não existe a palavra lixo)…enfim damos ao jovem a chance de se identificar com seus talentos desde pequenos ( tem crianças que se esbaldam na terra, outras ficam ficionadas nos robozinhos, outras fizeram joguinhos usando soft incríveis para idade delas…gostaria que as pessoas reclamassem menos e fizessem mais..VAMOS TROCAR IDEIAS EXPERIENCIAS E LEVAR PARA A SOCIEDADE DE GRAÇA…Ignorar o SISTEMA que ignora á NOS.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Nmob5e4ceJE (deem uma olhada na verdade de nossa sociedade)

Comentários não permitidos.