Bombardear o Irã?

Sugestão: Lucena

Enquanto para Obama tudo que não seja um recuo de Teerã no programa nuclear é uma derrota, entre os iranianos a bomba é tida como questão de orgulho e sobrevivência

JUDY, DEMPSEY, THE INTERNATIONAL HERALD TRIBUNE – O Estado de S.Paulo

OK, presidente, aqui está o plano. Nos próximos meses, em algum momento o senhor dará ordens ao Departamento de Defesa para destruir as instalações nucleares do Irã. Sim, sei que é ano eleitoral e alguns dirão que esta é uma medida hipócrita e seu objetivo é angariar apoio popular, mas um Irã nuclear é um problema que simplesmente não pode ser adiado.

O ataque preventivo, designado Operação Sim, Nós Podemos, implicará o bombardeio da usina de reprocessamento de urânio em Isfahan, as usinas de enriquecimento de urânio em Natanz e Fordo, o reator de água pesada de Arak e várias instalações de fabricação de centrífugas próximas de Natanz e Teerã. Na verdade, a usina de Natanz está enterrada a quase dez metros, sob concreto reforçado e cercada de defesas aéreas, mas nossa nova bomba contra bunkers, de 13.600 quilos, transformará o local em entulho. A usina de Fordo é mais problemática, feita ao lado de uma montanha, mas com saídas suficientes para conseguirmos fazer crepitar as centrífugas. Desculpe-me? E isso acaba com tudo? Bom, tudo do que nós temos conhecimento.

Vítimas civis? Não é um grande problema, diante da extraordinária precisão dos nossos mísseis teleguiados. O Irã provavelmente tentará granjear simpatias exibindo corpos e viúvas gemendo, mas a maior parte delas será de pessoal militar, engenheiros, cientistas e técnicos que trabalham nas instalações. Jogo limpo, em outras palavras.

Os críticos dirão que esses ataques cirúrgicos podem facilmente provocar uma guerra regional total. Dirão que a Guarda Revolucionária – não o grupo mais previsível – atacará alvos americanos aliados, diretamente ou com o auxílio de agentes terroristas. E o regime poderá realmente fechar a vital rota do petróleo pelo Estreito de Ormuz. Não se preocupe, presidente. Podemos fazer muita coisa para mitigar essas ameaças. Por exemplo, assegurar ao regime iraniano que só queremos destruir suas bombas, não derrubar o governo – e é claro que eles terão a nossa palavra de que assim será, isso se conseguirmos inventar uma maneira de enviar a mensagem a um país com o qual não temos contatos oficiais. Talvez postar no Facebook? Na verdade, poderíamos simplesmente deixar que os israelenses se incumbam desse bombardeio. Seus dedos estão cada vez mais nervosos para apertar o gatilho. Mas provavelmente eles não conseguirão fazer o trabalho todo sem nossa ajuda e acabaremos nos envolvendo em seguida.

Podemos também agir diretamente e colher os louros. Realmente, senhor presidente , o que pode dar errado? O cenário acima foi extraído de um artigo de Matthew Kroenig na edição mais recente da Foreign Affairs. (Os detalhes são de Kroenig, a mordacidade é minha). Kroenig é um acadêmico que durante um ano trabalhou no Departamento de Defesa no governo Obama e aparentemente aspira ao papel de super-falcão “Strangeloviano” ocupado décadas antes por figuras como John Bolton e Richard Perle.

Seus ex-colegas na Defesa ficaram consternados com o artigo, que combina o caso mais alarmista, a ameaça nuclear iraniana, com o positivo, a capacidade dos EUA tornarem as coisas melhores (isso faz lembrar outra guerra preventiva num país que também começa com I?). O cenário representa um dos polos num debate em que o tema da política externa é o mais explorado neste ano de campanha presidencial.

O polo oposto, também aterrador, é a perspectiva de viver com um Irã dotado da bomba nuclear. Nesse caso, o temor de muitos especialistas americanos não é de que o Irã decida incinerar Israel. (Mahmoud Ahmadinejad dá a impressão de ser louco demoníaco, mas o Irã não é suicida). Os perigos mais reais, e tenebrosos, são de que um conflito convencional nessa região propensa a conflitos se torne um Apocalipse. Ou mesmo que o Irã estenda sua cobertura nuclear protetora para abrigar seus ameaçadores agentes, como o Hezbollah, ou que os vizinhos árabes sintam-se obrigados a entrar na corrida nuclear.

No momento, a política americana está entre esses polos de ataque e acomodação, na esfera do cálculo incerto e das opções imperfeitas.

No campo republicano, há um candidato (Rick Santorum) que tende ao extremo de achar que devemos fazer uso da bomba antes, e não depois. Outro (Ron Paul) coloca-se no outro extremo, de deixar o Irã ser o Irã, e Mitt Romney e Newt Gingrich assumem uma posição intermediária. De particular interesse é Romney, que aplica a mesma artimanha retórica que usa no caso da saúde pública à questão do Irã – condena Obama por fazer o que Romney faria.

Embora muito da teocracia do Irã seja realmente tenebrosa, alguns pressupostos são amplamente aceitos por especialistas dentro e fora do governo.

Primeiro, apesar de todas as negativas, o regime iraniano está determinado a adquirir armas nucleares, ou ao menos ter capacidade de fabricá-las rapidamente em caso de ameaça externa.

Ter a opção nuclear é uma questão de orgulho persa e de sobrevivência nacional diante dos inimigos (ou seja, os EUA), que segundo os iranianos estão dispostos a derrubar o Estado islâmico. O programa nuclear é popular no Irã, aceito até mesmo por muitas figuras de oposição admiradas no Ocidente. O estado atual do programa não está totalmente claro, mas há avaliação que, se o aiatolá Ali Khamenei ordenar um avanço a toda velocidade – e não há nenhum sinal de que o tenha feito – eles podem realmente se dotar de uma bomba nuclear dentro de um ano mais ou menos.

A política americana foi coerente nos governos Bush e Obama: (1) uma declaração de que um Irã dotado de armas nucleares é “inaceitável”; (2) uma combinação de ameaças (sanções) e promessas (fornecimento de combustível nuclear para necessidades industriais domésticas em troca da renúncia às armas); (3) inspeções internacionais irrestritas; (4) recusa em eliminar as opções militares; (5) um esforço combinado para convencer Israel a não atacar o Irã unilateralmente; e (6) o desejo de que os radicais do Irã sejam substituídos por um regime mais favorável. Esses também são pontos básicos do manual de Romney sobre o Irã, apesar de toda sua bravata sobre Obama.

Na prática, a política de Obama promete ser mais dura que a de Bush. Como Obama começou com uma oferta de conversações diretas – que os iranianos estupidamente rechaçaram -, a opinião mundial mudou favor dos EUA. Podemos hoje ter suficiente apoio global para implementar a única medida que seria realmente catastrófica aos iranianos – um boicote do petróleo. Eles levam muito a sério a ameaça ao meio de sobrevivência econômica. Não é impossível entrarmos em guerra mesmo sem bombardear suas instalações nucleares.

Esse não é o único problema em relação ao atual enfoque – de Obama e Romney – no tocante ao Irã.

O objetivo das sanções mais severas é forçar os iranianos a se sentarem à mesa de negociações, onde podemos fazer um acordo que elimine o espectro de um Irã nuclearmente armado. Mas a desconfiança é tão grande e a pressão do ano eleitoral, tão intensa, que fica difícil imaginar que o governo se sentirá livre para aceitar uma proposta de Teerã.

Qualquer coisa que não seja um recuo unilateral, humilhante, por parte dos iranianos, vai ser representada pelos militaristas de gabinete como uma rendição de Obama. Do mesmo modo, se Israel decidir atacar por sua conta e risco, Binyamin Netanyahu sabe que o candidato Obama será pressionado a apoiar Israel.

Esse paradoxo de curto prazo está envolto em outro paradoxo de longo prazo: com certeza um ataque contra o Irã unirá a população iraniana em torno dos mulás e levará o líder supremo a redobrar sua empreitada no campo nuclear, desta vez aprofundando os subterrâneos e sem inspetores nucleares em torno. No Pentágono, o problema às vezes é colocado assim: bombardear o Irã é a melhor maneira de assegurar exatamente o que estamos tentando impedir. /TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO.

Fonte: Estadão

44 Comentários

  1. Quem não deve não teme. Vamos líderes irãnianos, sentem-se à mesa e negociem, vcs não precisam de energia nuclear com tantos vizinhos ricos que podem ajudar. Sejam espertos, ninguém ganha nada com uma guerra onde vcs não tem a mínima chance de fazer a diferença.

  2. Que infelicidade Leandro, ora o Irã tem direito a energia nuclear, alem disso, veja a hopocrisia, Israel tem 300 ogivas nucleares, mas ninguem o atacou por causa disso, por fim ficar sem energia nuclear no seculo XXI significa ser neocolonizado, pois não se trata apenas de energia, e sim de desenvolvimento na madicia, no espaço e na petroquimica. E Leandro você ficaria a mercê dos seus vizinhos ricos para colocar comida na mesa de tua mulher? Acho que não, então, arranja o argumento mais factivel.

  3. Ferreira Junior, temo que o Leandro não seja governado por “Iatolás” fanáticos (que estão por trás). O Irã é governado na realidade por retardados mentais. Essa “nova guerra fria” é mais uma forma das pessoas que estão no poder (de ambos os lados) ganharem dinheiro, seja encarecendo petróleo, gastando com armas ou em beneficio politico como no caso do obama… O restante do mundo deveria condenar esse lenga lenga q n vai dar em nada…

  4. SÓ ISRAEL PÓDE TER A(SS) BOMBA(SS) NUCLEARES (300, aproximadamente, é o que se diz. Prá que TANTAS ?? ).
    ISRAEL NÃO TEM FUTURO NO ORIENTE MÉDIO. ESTÁ LÁ PARA CONTROLAR UMA POSSÍVEL REVOLTA ÁRABE, QUE AUMENTARIA OS PREÇOS DO PETRÓLEO.
    MAS, JÁ QUE ESTÁ LÁ…O GOVERNO NAZISTA ISRAELENSE QUER EXPANDIR SEU DOMÍNIO TERRITORIAL. MATANDO ÁRABES E PERSAS.
    UM AMIGO MEU VOLTOU DE ISRAEL RECENTEMENTE. FICOU LÁ QUATRO (04) ANOS FAZENDO “CURSO” COM AS FORÇAS ESPECIAIS DO EXÉRCITO ISRAELENSE. ESTÁ GANHANDO RIOS DE DINHEIRO COM “SEGURANÇA” CÁ NO BRASIL.
    A ÚLTIMA “PROVA” DO CURSO (prá receber o…”Certificado”) ERA SUBIR NUMA COLINA, PERTO DA FAIXA DE GAZA E, COMO UM ATIRADOR SNYPER, MATAR UM CIVIL PALESTINO DESARMADO. HOMEM, MULHER, VELHO, OU CRIANÇA.
    CASO CONTRÁRIO NÃO — NÃO — GANHARIA O CERTIFICADO.
    ISRAEL APRENDEU MUITO COM HITLER.

  5. O direito que a nação Iraniana tem, é o mesmo que outra qualquer nação possui, não só de ter mas de dominar o ciclo. isto e desculpa frajuta , joga-se as bombas e depois diz não encontrei nada e fica por isso mesmo. Na minha modesta opimião a maior nação terrosrista do mundo é os EUA. Tomara que eles achem as devidas consequências se invadirem o Irã.

  6. Artigo muito bom, porém a afirmação “…a opinião mundial mudou favor dos EUA…” é um tanto enganosa, os que estavam do lado dos EUA são os mesmos de agora, os que estão contra são os mesmos de agora, e as populações em geral continuam em maioria não querendo uma guerra entre o Irã, a grande mudança foi o tom que está mais enfático em ambos os lados do coro, Índia por exemplo dizendo abertamente “não precisamos de autorização dos EUA para comercializar com ninguém”, a Rússia se preparando militarmente para caso haja uma intervenção, a França se borrando por ter de entrar numa guerra por causa de Israel/EUA que vai minar sua economia, a Inglaterra avisando claramente que está louca pelo sinal verde dos EUA para jogar umas bombas sobre o Irã, a China dizendo que não aceita nada no Irã que não seja conversas e afirmando que uma invasão ao Paquistão seria o mesmo que invadir o território chinês e respingando isso a uma extensão ao território iraniano (em tese a China estendeu seus problemas ao Irã, de onde pode ser facilmente alvejado). De fato é uma guerra que envolve vários agentes e cada um com o seu porquê.

  7. Que os bombados bombardeiem e aceitem as consequências. Acho que o Irã tem estas centrais conhecidas, desdobradas em unidades compactas e secretas. O que pode ocorrer é um retardo pois o Irã já possui o capital intelectual e o recurso técnico. Vão explodir as universidades?

  8. Leandro, vc fala isso porque toda a energia que carrega teu celular, teu notebook, que alimenta teu provedor de internet e a sua televisão vem das hidroelétricas que possuímos…
    Eles tem hidroelétricas? eu acho que não, e se brincar devem possuir apenas um ou dois rios em seu território.. Energia solar, eólica e outras ainda não são viáveis.. Entao leandro, me diga uma coisa, como que uma economia em desenvolvimento, que pretende levar energia elétrica a toda a sua população(lembram do nosso programa luz no campo?), para faze-las consumir mais eletrodomesticos, para aquecer a sua economia, gerar empregos para os jovens e melhorar a qualidade de vida de suas pessoas ????
    Energia nuclear é o futuro, inevitávelmente, mais cedo ou mais tarde, todos os países dependerão dessa energia.. O irã, mesmo mesmo possuindo muito petroleo, nao pode ficar o usando para gerar energia, é muito caro.
    E quanto a transparencia que o irã nega ceder aos olheiros ocidentais, sobre o seu programa nuclear, eu os entendo…. VOCES LEMBRAM DO IRAQUE E AS BOMBAS ATOMICAS FANTASMAS?????
    BASTA ENTRAR UM GRINGO LA E FALAR QUE VIU ALGO SUSPEITO QUE A COALIZAO JA VAI TER MATERIAL SUFICIENTE PRA JOGAR NA MIDIA E JUSTIFICAR MAIS UMA CARNIFICINA MOVIDA A PETROLEO

  9. Será uma vitória enorme para o equilíbrio de poder mundial se o Irã conseguir desenvolver sua bomba nuclear. Meia duzia de países com poderosas bombas atômicas é muito mais arriscado do que se essa arma fosse de amplo domínio. estou na expectativa de testemunhar com alegria a detonação da primeira bomba atômica do Irã.
    Quanto ao Brasil, ora, nos temos os Super Tucanos, podemos dormir tranquilos que nem as armas nucleares vencem esse maravilhoso avião de guerra.
    No demais, quem vai querer, em parte ou no todo, a nossa floresta amazônica, o nosso pré-sal, as nossas reservas de água doce, afinal, somos um país tão pacifico e o mundo não está necessitando desses recursos né.
    O que o mundo vem buscar do Brasil, é a alegria do seu samba, o beleza do seu futebol, as belas cenas de dramaturgia de nossas novelas, famosas mundo a fora.
    O Brasil pode dormir tranquilo viu, porque, o petróleo e etc, as potências só querem dos países árabes tá bom povo brasileiro. Esse povo é culto mesmo, eu admiro. BRASIL PAIS DE TOLOS, opa,digo, BRASIL PAÍS DE TODOS.

  10. Uma bomba atravessar 10 metros de concreto reforçado apenas com a energia cinética? Claro, claro…
    Ninguém tem uma única prova de que o Irã constrói ou pesquisa armas nucleares.Vai ser a mesma coisa que o Iraque: daqui dez anos o presidente,quem quer que seja, vai escrever um livro e dizer na maior cara de pau que mentiu para invadir o país.
    Quero ver se amanhã os iranianos testarem um míssil balístico com uma ogiva nuclear se a OTAN ainda vai ter ‘cojones’ para enfrentar eles.

  11. O irã tem o apoio da população é obvio,dificelmente um pais não teria apoio,por procurar lutar por independencia e a bomba significa independencia para o irã,porem o irã poderia ser mais maleavel e render-se ir com mais calma ao pote,pois esta forçando as potencias a atacalo e mais sedo ou mais tarde se o irã não ceder sera atacado infelizmente,eo grinpice onde anda,pois um ataque sera devastador,e contaminara uma enorme area é devastador e até agora não li nenhum artigo se preocupando com este detalhe,meio ambiente e saude da população,ongs onde estão éra para estarem reunidos em volta das usunas iranianas para impedir um ataque ocidental,ésta é boa.

  12. Eu acho que o problema da OTAN/EUA na verdade não é o que o IRã possa fazer com a BOMBA e sim ABRIR PRECEDENTE PARA UMA ‘ LIBERAÇÃO GERAL ‘ OU MELHOR, CORRIDA AO PROCESSO DE FABRICAÇÃO POR TODOS OS PAÍSES O.M. – O dilema continua, não temos VOLTA. A Arábia Saudita já avisou,eu quero a bomba – tô pagaaaando!!!

  13. Garanto que mesmo com 300 nuc’s ninguem teme Israel… lá não há gentalha populista e irresponsável… já noutro pais dito Republica Islamica do Irã…

  14. Nobres colegas, Esta Guerra se não houver pressão das sociedades e de forças espirituais superiores pode ocorrer
    porque setores do governo dos EUA , Europa ,Irã e outros países estão infiltrados por autoridades que não têm condiçoes de despertar o racicionio superior. Perderam esta capacidade ao logo de milhões de anos da existencia deste universo
    Motivos não faltarão como deslcupa para iniciar a guerra vide o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=AF0l5I5ZxdE

    Quem puder, por favor comente a probabilidade deste false flag.

  15. Direito eles tem, assim como eles tem de conseguir por outros meios que não a afronta internacional. Dinheiro eles tem, para investir em P&D , porque não o fazem? Porque não aplicam o investimento num novo tipo de reator, como o de tório? A Índia já começou a investir nisso, ou usam a energia solar, lá é riquíssimo neste sentido.
    Eu sinceramente não quero que um país que pune as mulheres por andarem descobertas e que dizem que não existe homossexual em seus guetos, seja detentor de algo tão destrutivo assim , já temos países “cabecinhas” ou “medievais” d+ portanto tais bombas, mais um não precisamos, e isso é um ou dez passos à trás para o desarmamento global.

    Infelizmente lá, não tem gente esperta o suficiente para entender que quem vai sofrer não são os militares e sim a população, que na melhor das hipóteses não tem nada a ver com isso tudo.

  16. Países esclarecidos hoje estão começando a fugir da energia nuclear, e certamente o Irã está indo na contra mão disso. A não ser é claro, que o objetivo seja outro.

  17. O mais engraçado numa matéria dessa é não enfocar o ESTADO GENOCIDA de ISRAEL que, nuclearizado é!!!! É muita HIPOCRISIA, não é??? São dois pesos e duas medidas distintas (que o digam, Hiroshima e Nagazaki). Que se cumpra a profecias de Ezequiel, que Tel Aviv vire uma grande fogueira de fumo, fogo e ranger de dores. Eu vou apagar com um extintor à base de gasolina.

  18. Como são hipócritas esses americanos. Minimizar vitimas civis dizendo se tratar de militares disfarçadas chega soar fétida depois de sabermos que mais de 800mil pessoas morreram no Iraque sendo a maioria de Civis. Depois de vermos como os soldados, invasores, se divertem urinando sobre cadaveres em países que não são os deles, na defesa de seus negocios e de seu poder. Francamente, sei que a turma de clerigos muçulmanos são radicais na defesa de sua doutrina religiosa, mas os Yankes são mais na doutrina de sua religião, o Dolar.

  19. O irã com bomba nuclear coloca os EUA e a EUROPA em cheque,e pode sobrar para RUSSIA e CHINA é um pais ambicioso ja foi o mais poderoso do mundo e pretende voltar a ser,podem crer que se o IRÃ conseguir seu onjetivo tentara anecsar varios paises ao seu redor,pois é ambicioso por demais,e é isso que as potencias temem sem falar no precioso liquido que move o mundo.

  20. Blue Eyee, se enxergue rapaz! Quem é vc pra ficar chamando os outros de gentalha ? Respeite os outros !!!
    .
    Vc fala assim pq vc não é palestino, que vive sendo massacrado pelas bombas de Israel

  21. Tudo que eu quero é ver a Rússia dar um cacete nos E.U.A. caso essa guerra se inicie… To pouco me lixando pro Irã, Israel toma conta dele sózinho, não é necessário tanto mimimi como estamos vendo por ai de navios britânicos e americanos se aproximando do golfo e etc.

    Imaginem o cenário:
    Israel ataca o Irã (ou vice-versa) e o confronto na região começa.
    EUA entra no meio prometendo ajudar Israel.
    Rússia e China não gostam da presença americana tão próxima e então decidem defender seu território (apoiando o Irã).

    Obviamente a União Européia iria se aliar aos EUA e ai teriamos uma III global war!

    Todos defendem um lado entre irã e israel aqui nos comentários, mas ninguém vê que acima disso tudo está os EUA, que como um DIRETOR DE CINEMA, preparou tudo isso!

    Por isso eu digo: gogo Rússia!

  22. Sergio roswell,tenho pena de ti,vou horar para que desça sapiencia do ceu para vc,o bolchevismo te fez mal,procure uma igreja,doe todos os seus bens para o lider e com certeza a sapiencia vira´! Ta vendo ai ne mulecada,oque da ler porcarias em livros e sites de parasitas,isto pega!

  23. Por que Israel pode e o Iran não???

    Porque o Iran é o único país que nega o holocausto da 2WW e disse que quer riscar Israel do mapa.

    Duvido que se algum país dissesse que riscaria o Brasil do mapa,se nós brasileiros ficaríamos sentados na reta!

  24. Pelo que eu sei Israel tem bombas, porem não ameaça outros povos de aniquilação, se fosse de sua vontade já teria expandido seu território muitas vezes, tem mais carros de combates que o Brasil (Brasil 190 M/hab, Israel 7 M/hab) pois isso significa existir frente as ameaças… Mais cedo ou mais tarde os ataques aconteceram , As usinas serão destruídas e o Irã contra atacara e “depois” a turma do deixa disso entra…
    …Pensando nos interesses de meu país , acho que todos os paises tem o direito de uso de tecnologia atômica… Mas e se fosse um pais sul americano ?? Qual seria nossa posição????

  25. Para ser respeitado tem que se dar ao respeito… isso serve para vc também Rafael… se continuares pensando como (Comentário Editado)… que eu saiba, Israel não lança bombas sobre ninguém, ainda mais palestinos indefesos… se se referes ao ramaz, ai é outra coisa… quem lança bombas em quem?… mormente agora que Israel pretende reconcialiação mas é impedido pelos radicais islamicos… o problema dos palestinos não é Israel e sim os seus politicos que não querem largar o osso e se tornarem cidadãos do Estado de Israel… apologias historicista e culturais não vão tornar a realidade diferente para os palestinos… os fatos fazem a realidade e eles tem que se adequar aos mesmos… assim foi qndo os israelitas foram deportados mundo afora… não adianta recalcitrar contra o aguilhão… melhor aceitar a condição de cidadãos em um estado multicultural… não é isso que querem os new-age?…

    Nota:

    Blue Eyes,

    Aqui estão 2 links com as normas de postagem no Plano Brasil:

    1: http://planobrasil.com/normas-do-pb/
    2: http://planobrasil.com/2011/07/28/comunicado-aos-leitores-3/

    Nestes endereços acima consta que é vetado a publicação de ideologias políticas, e principalmente o uso de linguem grosseira/ofensiva.
    Ninguém aqui esta apto para julgar o “grau de inteligência” dos outros leitores, que por sinal, é bastante comum por aqui.
    É correto que em várias matérias publicadas aqui, o viés político torna-se bastante atrativo, nestes casos existe um entendimento por parte da edição quanto aos comentários tendo este direcionamento.
    Porém, este mesmo viés político-partidário, tende a aparecer em matérias aonde não existe ligação nenhuma com o tema que esta sendo abordado, e é justamente nestes casos que os comentários começam a fugir do foco, muitas vezes mudando completamente o assunto em questão, gerando discussões acaloradas de 2 ou até mais leitores, contendo inclusive agressões verbais.
    Estamos na maioria das vezes utilizando o bom senso, editando e pedindo que isto não se repita, mas se este tipo de atitude continuar, seja por um ou mais leitores, teremos que tomar medidas mais severas, excluindo sumariamente os comentários que fugirem do escopo do site.

    Abs, Lucasu.

  26. Deny disse:
    30/01/2012 às 18:45

    A diferença é que is israelenses não precisam pagar por essas armas e tecnologias. Ganham de presente dos EUA, pagas com o suor do contribuinte estadunidense… Assim é fácil “expandir seu território muitas vezes”. E ainda com a garantia que se não puderem dar conta tem reforço imediato dos EUA, Inglaterra, e capachos. Eu acho moleza, facílimo…rs

  27. Agora me pergunto o Brasil tem usinas nucleares como angra I, angra II, tendo angra III em fase de construção e pretende expandir essas usinas no nordeste e norte deste país, porque os EUA não nus ver como inimigos que nem o Irã ?

  28. Brasil e Argentina devem desenvolver conjuntamente armas nucleares.

    Como dizia a propaganda da serie arquivo x.

    O inimigo esta la fora…

  29. O problema do irã é que ele já ameaçou vários países da região e principalmente israel com a destruição total. Por isso todos os países da região estão se armando até os dentes. Israel possui armas nucleares, mas nunca ameaçou de explodir ninguém. Quem hoje no mundo confia no irã; só chaves e lula.

  30. Meu, quanta repetição de argumentos rasos… resgatados de discursos inflamados e descontextualizados e repetidos de tal forma que até hoje tem bixo burro que acredita que o IRA ameaça israel todos os dias….
    PRA QUEM NAO SABE, MULHER EM ISRAEL NAO PODE ANDAR NA FRENTE DO ONIBUS E ELAS AINDA NAO POSSUEM REPRESENTATIVIDADE FAMILIAR E MUITAS SAO OBRIGADAS A CUIDAR DA CASA. SENDO PROIBIDAS DE TRABALHAR
    povinho mais sugestionavel… é de pessoas como voces que sansionam o massacre do povo palestino….
    .
    .
    POR FAVOR PERCAM 5 MINUTOS DO SEU DIA E VEJAM O TRAILER DESSE DOCUMENTARIO QUE GANHOU VARIOS PREMIOS MAS NENHUMA MENÇAO NA MIDIA OCIDENTAL:
    .
    http://vimeo.com/15843191
    .
    POR FAVOR, ASSISTAM, NAO IGNOREM. VOCE PODE NAO CONCORDAR COM O PALESTINO QUE TEVE SUA CAMERA QUEBRADA 5 VEZES, MAS O QUE ELE MOSTRA EH VERDADE.
    .
    POR FAVOR EU VOU INSISTIR…………. ASSISTAM
    http://vimeo.com/15843191

  31. O irã é um excelente país para se viver meu amigo. Não tem democracia, mata as mulheres a pedradas,sem liberdade de expressão, julgamentos sumários, sem liberdade religiosa, eleições de mentirinha. Deve ser um lugar e tanto para se fazer turismo.

  32. Lucaso, tu és amigo do Pedro Luis, aquele que gosta de saber noticias e discutir sobre a Luiza do Canadá?… “Ninguém aqui esta apto para julgar o “grau de inteligência” dos outros leitores, que por sinal, é bastante comum por aqui.”… acaso isso também não é um julgamento de valor?… “não julgueis para não ser julgado”… saudações…

  33. Amigo,

    Talvez você não saiba, mas somos apenas 2 ou no máxio 3 que permitem a liberação dos comentários no site, talvez você não saiba que o número diário de comentários passam da casa dos 300 fácilmente, caso você não saiba isso leva tempo e nem sempre podemos ler comentário por comentário.
    Estamos suscetíveis a falhas e não tenho vergonha de admitir, se passou algum comentário deste que você mostrou, passou despercebido pela edição, e assim pedimos desculpas, e pedimos que entendam que não somos máquinas e futuros erros poderão e vão acontecer.
    E informo também Blue Eyes, o Pedro Luis não é meu amigo, não o conheço.
    Já enviamos matérias que explicam o funcionamento da edição dos comentários, mesmo assim surgem dúvidas quanto ao funcionamento do mesmo, como ocorreu com o Sr. Carlos Argus.
    Para terminar Blue Eyes, não precisa ficar esmiuçando meu comentário a procura de falhas, já deixei público meu e-mail, e não me custa repetir (lucasu.p.brasil@gmail.com).
    Quanto ao recado dado, volto a repetir, estamos usando muito o bom senso na liberação de alguns comentários, só que isto esta chegando ao limite, você Blue Eyes, o 1Maluquinho entre outros gostam muito de levar qualquer assunto para o lado político, cuidado, a partir de agora serão sumariamente excluídos.

    Abs, Lucasu.

  34. O Oriente é um mundo complexo e a parte, muito disso se deve a visão parcial que nos é oferecida e que aceitamos, não penso que o Irã seja bom nem penso que seja mau, parece que temos medo deles e eles tem medo de nós ocidentais, o fato é que nossas culturas se chocam em muita coisa. Não iriamos desejar viver sob o jugo de qualquer idéia que não fosse a da nossa nação, por mais defeitos que possa conter, os eventos atuais nos ensinam que é preciso preparação por parte do Brasil dentro e fora em seu trato com os regionais do sul.
    Prosseguir o incremento da DEFESA, sua indústria, continuar a cuidar da nossas relacões com os vizinhos, instruir de forma clara a população da necessidade dos projetos de armamento.

    “O eu é odioso… mas trata-se do eu dos demais e quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador”
    Paul Valéry

  35. Falken, olha a diferença de credibilidade de um e de outro. O Brasil tem a confiança internacional que conseguimos com muito suor, esforço e diplomacia. Somos uma democracia aberta e que respeita todos sem preconceito. E o Irã no minimo é extremamente fechado e passa longe da palavra democracia.

  36. Falken, os EUA nos vê sim como inimigos, isso foi revelado em documentos do Wikileaks onde fica claro em comunicados, dito com todas as palavras, que eles nos consideram uma ameaça e inimigos, porém o histórico de não militarismo brasileiro (dentre outras coisas) e a demagógica democracia brasileira (que é na verdade uma ditadura disfarçada caminhando para o extremismo cristão) impedem ações militares contra nós, porém até quando? Eu creio que até eles entrarem em total pindaíba!

  37. Resumindo todos os comentariosdando um “Xeke mate” Rusia fornese 100 artefatos nucleares a Iran, !!!! para retirar
    estes artefatos, tem de retirar os de Israel, do contrario
    cada um fica com os seus,Quem sera o primer corajoso de ser o primero a usar???????????????

  38. Felipe Augusto, leia um pouco a Wikileaks, os comentários valam muitas vezes de possível ameaça não falam de nós sermos inimigos nenhuma vez, mas sim de medo de vizinhos nossos, e algumas vezes olham para nosso crescimento econômico.

  39. .
    Próximo alvo indefeso, grande (futuro) produtor de petróleo: Brazil zil zil zil !!!
    .
    Brasileiro é ingênuo e acha que americano gosta mais de nós do que de pessoas do oriente médio… que não teriam coragem de jogar bomba em brasileiros… Hahahahaha

Comentários não permitidos.