Cristina Kirchner volta da licença e ataca Reino Unido sobre Malvinas

No regresso, a líder da Argentina atacou as declarações do governo do Reino Unido a respeito das ilhas Malvinas. Vestida de negro, Cristina deixou visível a marca da cirurgia no pescoço diante das câmeras de televisão. Apesar das especulações, a presidente não abandou o luto, que mantém desde a morte do marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, em 2010.

Em um evento na Casa Rosada, Cristina respondeu as declarações do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, a respeito das Malvinas. “Nestes dias (de sua licença médica) nos acusaram de colonialistas. O comitê de descolonização das Nações Unidas tem 16 causas de lugares que são colônias, das quais dez são da Inglaterra e uma das mais emblemáticas são nossas ilhas Malvinas”, disse.

Na última semana, Cameron acusou a Argentina de “colonialismo” em relação às Malvinas (chamadas pelos ingleses de Falklands), após Buenos Aires persuadir os países do Mercosul a fechar os portos a navios com a bandeira das ilhas. “O que a Argentina tem dito recentemente parece ser colonialismo, porque o povo (das ilhas) quer permanecer britânico, e os argentinos querem que eles sejam outra coisa”, disse Cameron.

Cristina contestou Cameron e disse que mais cidadãos britânicos vivem hoje na Argentina do que nas ilhas Malvinas. “Ninguém está pedindo a eles que deixem de ser ingleses (…). Esses argumentos caem por si só. Vamos seguir com nossa política de sempre e que seja cumprida a resolução das Nações Unidas de sentar, dialogar e negociar a questão. Não esperem da nossa parte gritos ou gestos de xenofobia. Isso deixamos para outros”, afirmou Cristina.

Guerra das Malvinas

A defesa da soberania das Malvinas foi o assunto que mais tempo ocupou o discurso de mais de uma hora de Cristina, transmitido pelas principais emissoras de televisão do país. “Querem nos converter em garotos maus, ou violentos. Mas não fazemos parte de nenhuma força invasora em nenhum país. Nossas Forças Armadas participam somente de missões de paz”, disse.

“Nós vamos continuar da mesma maneira que fizemos até agora, com muito rigor jurídico, político e diplomático, reunindo apoio”, afirmou.

Cristina também criticou o regime militar da Argentina, que ocupou o arquipélago do Atlântico Sul, em abril de 1982, provocando uma guerra com o Reino Unido. “Eles quiseram esconder a tragédia de 30 mil desaparecidos (durante a ditadura militar) e uma economia em crise. E não tiveram melhor ideia do que mandar jovens a uma guerra suicida, jovens que não estavam preparados”, atacou.

A presidenta anunciou a criação de uma comissão para a abertura de documentos do chamado ‘informe Rattenbach’, que seria mantido como segredo militar por 50 anos. Cristina afirmou também que em 2013 se completará “180 anos da usurpação das Malvinas cometida pelo governo do Reino Unido em 1833”.

Petróleo

Cristina também atacou as prospecções para exploração de petróleo nas Malvinas. “Estão depredando nossos recursos naturais. E não escutei nenhuma ONG ambientalista criticar o Reino Unido pelo que estão fazendo com os recursos naturais e internacionais. Uma exploração petroleira sem controle. Pode ocorrer um vazamento, o setor da pesca pode ser afetado”, afirmou.

Em 2010, a Argentina acusou a Grã-Bretanha de descumprir regras internacionais por perfurar as águas das ilhas, em busca de petróleo.

Saúde

A presidenta detalhou ainda como soube do resultado do exame que indicou que não tinha câncer, como chegou a ser anunciado inicialmente. “O médico não quis dizer, mas eu digo. Foi um milagre. Quero agradecer a todos que rezaram pela minha saúde.”

A presidente contou que mais um nódulo foi encontrado, também sem sinais de câncer. Cristina também voltou a atacar o Grupo Clarín, em mais um capítulo da ferrenha disputa entre o governo e o principal conglomerado de imprensa do país. “Pensei em vir com lenço (para esconder a cicatriz), porque sei que não está muito estético. Mas aí, amanhã, o Clarín diria que ‘essa’ (ela) não operou.” (BBC Brasil)

Fonte: ÚltimoSegundo.IG

26 Comentários

  1. A coroa enxuta esta de luto desde 2010? que absurdo..o que tem ai christina nao e feito de ouro puro minha filha..
    Outra Bolivariana enrustida.

  2. NÃO SOU A FAVOR DE INGLATERRA TER AS ILHAS CONSIGO, AINDA MAIS AGORA COM ADESCOBERTAS DO PRÉ SAL NO BRASIL, ISSO INFLUENCIOU DE ALGUMA FORMA A GRÃ BRETANHA A ACHAR QUE A AMÉRICA DO SUL INTEIRA É UM POÇO DE PETRÓLEO, POR ISOS ESTÃO LÁ TENTANDO ACHAR ALGUMA COISA PRA ELES, POR OUTRO LADO NEM ADIANTA A ARGENTINA FICAR QUERENDO ESSAS PORCARIAS DE ILHAS, POIS ELES NÃO TEM NEM VOZ PARA APELAREM,PRIMEIRO QUE JÁ ESTÃO CORRENDO ATRAS DO BRASIL PRA AJUDAR E OS MESMOS SÃO VOTO CONTRA AO BRASIL TER UMA CADEIRA CATIVA NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, FICAM ATRAVANCANDO NOSSAS EXPORTAÇÕES A SEU PAÍS E NA HORA QUE A MERDA FEDE ELES QUEREM QUE O BRASIL AJUDE, NEM A OEA AJUDOU A ARGENTINA EM 82 CONTRA A INGLATERRA, O TRATADO ASSINADO DIZ QUE NENHUM PAÍS FORA DAS AMÉRICAS PODEM AGREDIR, POIS OS MESMOS PODERIAM RETALIAR COM USO DA FORÇA EM CONJUNTO, MAS OS EUA AJUDARAM A INGLATERRA, INCLUSIVE DANDO AOS MILITARES MAPAS E FOTOS VIA SATELITES LOCALIZANDO AS FROTAS E O EXERCITO ARGENTINO, ESPERO QUE ELES TENTEM SE FORTALECER, COISA QUE O BRASIL JÁ ESTÁ FAZENDO E TOMEM VERGONHA NA CARA E DEIXEM DE SEREM METIDOS A EUROPEUS, POIS OS MESMOS SÃO DISCRIMINADOS COMO PAÍS DE 5ª CATEGORIA…

  3. A ganancia desencadeada apos a descoberta do pré-sal é tanta e tomara que quebrem a cara não encontrando nada nas Malvinas assim acalmam-se hemorroidas e essa frescura se esvazia…..RICK não viaja na maionese rsrs MENOS AMIGUINHO…O TIAR entra em vigor caso uma nação pertencente a OEA venha a ser agredida por outra e isso independe se pertença ou não ao continente e mais amiguinho para o TIAR ser acionado a favor da Argentina a Inglaterra deveria atacar o continente e a Inglaterra sabendo disso não atacou o continente como não atacaria se uma nova guerra fosse deflagrada.Se atacarem o continente Argentino ate os EUA são obrigados a retaliarem a UK ou a OEA acaba de vez e eles ainda perdem a logistica de abastecimento Latino Americana cada vez mais essencial a eles….COMO VIAJAM NA MAIONESE HEIM rsrs rsrs

  4. “Nossas ilhas Malvinas”? Faz-me rir perua surtada! Se liga e vai estudar história. Os ingleses possuem direito histórico e estão nas ilhas há quase 200 anos. Vocês argentinos tentaram por meio da agressão armada violar o direito internacional e subjugar uma população que quer vê-los pelas costas e seu exército, acostumado a massacrar ativistas políticos indefesos, perdeu com justiça para os profissionais soldados de Sua Majestade. E agora querem a solidariedade dos infectos bolivarianos e dos barbudos esquerdalhas do Itamaralívia em seu pleito furado? Fala sério!

  5. Pelo que sei de leis é ilegal o que a inglaterra esta fasendo,perante as leis internacionais,a inglaterra jamais poderia usurpar petroleo ou qualquer mineral pois esta em disputa juridica intenacional,e as nacões unidas ainda não julgaram,para quem procede,estão de um lado precionados pela poderosa potencia e por outro lado sabem que pertence a argentina e se julgarem a favor da inglaterra perderão mais prestigio perante o mundo, pois ja estão com muito pouco mesmo,e dificelmente a argentina consiguira de maneira diplomatica,se não for pela guerra pois a onu trabalha para as grandes potencias,e vai deixar rolar se quisesem ja teriam decidido,tem que se armar e bem melhor seria desenvolver a bomba atomica ai ales respeitariam,alguns submarinos nucleares,caso contrario sera somente um grito ao deserto.

  6. BRIGA DE MISERÁVEIS
    .
    .
    .
    O quê as duas nações tem em comum neste caso além do desejo pela ilha?
    .
    É a cortina de fumaça que tal contenda faz para a opinião pública destes,pois nas duas nações tem o problema sócio-econômico e assunto como este,faz com que os cidadãs desviem o seu foco dos principais problemas que se passam por lá.
    .
    Nos dois países estão em crise,na Argentina a vaca portenha está no brejo a muito tempo e na Inglaterra a vaca inglesa esta atolada até o pescoço a cinco anos,piorando dois anos para cá.
    .
    Dois mal-trapilhos brigando para entreter a miséria.
    .
    .
    ********(trechos do texto principal)
    .

    .
    .
    Crise leva divisão Norte-Sul para a Inglaterra.
    .
    .
    O relatório da fundação “Centre for Cities” renovou a existência de um norte-sul da Grã Bretanha, com dois tipos de cidades e dois estilos de crise.
    .
    O vendaval econômico está arrasando lugares como Liverpool, Hull, Sunderland e Swansea que dependem em grande medida do emprego estatal, variável de ajuste da atual crise.
    .
    Já Londres, Cambridge ou Edimburgo sobrevivem graças a sua capacidade de ímã com respeito ao investimento privado e a uma força de trabalho altamente qualificada.

    .
    (*)Por:Marcelo Justo
    .
    .

    .
    ************
    .
    (*)fonte:cartamaior
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19472
    .
    .
    .
    NAS TREVAS E NO MAL,NÃO HÁ GLÓRIA.
    .
    .
    O populismo como sempre,é um “balsamos” para governos onde a incompetência e a negligência com a coisa pública é uma ferramenta indispensável nestes momentos.
    .
    Assim como no Continente Americano,na Europa está de volta as velhas idéias medievais que no passado assolaram e trouxeram guerras como as duas guerras mundiais,motivado por chovinismos e intolerância.
    .
    O mal da boçalidade,que até aqui alguns padecem;parece que por lá virou epidemia….o que tem de extremistas que utilizam o preconceito e o ódio contra o próximo é impressionante,no passado foram os judeus hoje a bola da vez são os muçulmanos.
    .
    Como se pode chamá-los de cristão,que onde se prega o amor e a paz entre os homens;“amais a próximo como a ti mesmo”; e depois aparecem umas umas bestas feras como mentiras e deturpando e semeando ódio na sociedade,como uma bandeira falsa,o cristianismo?
    .

  7. CORRIGINDO.
    .
    .

    “(…) Assim como no Continente Americano,na Europa está de volta as velhas idéias medievais que no passado assolaram e trouxeram guerras como as duas guerras mundiais,motivado por chovinismos e intolerância.(…)”

    .
    .
    o certo é:
    .
    .
    “(…)motivado pelo chauvinismo e a intolerância !(…)”

  8. segundo o raciocinio de alguns, portugal teria todo o direito ao territorio “europeu brasileiro” ( ??) e a espanha por direitos historicos, seria a dona natural do resto da america do sul, menos a guiana francesa claro rsrsrs, a raiva refente as malvinas, se deve de fato a inveja e recalque, afinal eles são britanicos nacidos na america do sul kkk, mentes brilhantes do sec. 18 rsrsrs

  9. HMS TIRELESS, você esta perdoado, alem de usar designação naval britânica, deve ser também um ingles enrustido que não sabe de direito internacional e desconhece a história.

  10. É complexo, mas acreditem, podia ser contra qualquer país fosse…. eles estão precisando de grana e não iam largar (e nem vão) este osso tão fácil. E não me venha com esta estorinha pra boi dormir que eles querem proteger os habitantes da ilha não que eu não engulo. O objetivo é sempre grana, sempre.
    Eles já tem isto incutido no subconsciente: ‘…podemos fazer o que estamos fazendo… e dai?… o EU aprovam e a ONU faz vista grossa… então tá tudo certo… rsrs’
    Agora vocês imaginam na cabeça dos hermanos… o Brasil com o tal do pré-sal, crescendo economicamente, arrumando a casa, falando em reaparelhamento militar (espero)… tentem imaginar… afinal de contas eles são quase europeus…
    Me perdoem os hermanos, respeito eles, mas a mania deles de achar que são melhores que os outros ‘latinos’ é que está levando eles pro buraco…
    Ainda vem o povo da uk pra cag…r na cabeça deles… olha aí que situação… eu, na pele deles, estaria bastante chateado…

  11. Mandou muito bem “RICK/ MB/EB/FAB:
    26/01/2012 às 22:08”

    A Argentina SEMPRE votou contra o Brasil para uma vaga no CS da ONU, e ta sempre criando barreiras aos nossos produtos na argentina. Só nos buscam quando querem alguma coisa.
    Mande os argentinos (me refiro ao governo de la) se fuderem, gente traira, arrogante e falsos.

    Avante Brasil, essa guerra não é nossa e as Falklands são britanicas…e sempre será.

  12. “Ferreira Junior disse:
    27/01/2012 às 13:09
    HMS TIRELESS, você esta perdoado, alem de usar designação naval britânica, deve ser também um ingles enrustido que não sabe de direito internacional e desconhece a história.”
    ———————————————–

    Caro Ferreira Junior,
    Então nos explique (o seu) direito internacional o verdadeiro conhecimento da história….
    Ou será vc apenas um brasileiro enrustido de argentino?
    Sugiro a você, ir viajar (de carro de preferencia) à argentina e veras como se´ra tratado por ser brasileiro…aposto que mudara de opinião sobre o que falas hoje. mané (obs. nao leve a familia, caso tenha) eles não merecem pagar pelas suas burrices. Abs argentino…

  13. Agora que o a argumento do David Cameron é patético é: “O povo das ilhas quer permanecer britânico”, então já que morando na América do Sul eles querem permanecer britânicos que voltem para sua Inglaterra. Não querem ser nem mesmo falkladienses então?
    Ora, será que se a mamãe Inglaterra não lhes desse ótimo suporte naquelas ilhas varridas pelo vento, eles e suas famílias já não teriam dado no pé de lá?
    .
    Mas o que me consola, na minha vida latino americana de brasileiro, é saber que nossos vizinhos ainda são mais perdedores e medíocres do que nós.
    .
    E a Argentina enquanto não baixar o topete de se achar européia, e melhores que os brasileiros, tem mais é que ficar para trás mesmo.
    .
    No final as Falklands ou Malvinas serão é Ilhas Brasucas do Sul. O Atlântico Sul tem que ser brasileiro e não inglês ou argentino.

  14. A Argentina deveria partir pra cima daas malvinas e expulsar os britanicos,assim o UR desceria o atlantico com tudo,forçando o brasil dos moluscos entrar na briga e como conseguencia forçando os EUA tambem a entrarem,gostaria de ver os vermelhos se apresentarem para o conflito,apos algumas semanas com certeza encheriam muitas sacolas pretas com estes noiados ideologicos,vou começar a praticar o ingles ,porque com certeza vou estar do outro lado, e´melhor o inferno doque bolivarianos bolchevis !

  15. A Argentina é cachorro sem raça, late, late, mas quando a Inglaterra bate o pé, eles metem o rabo entre as pernas e fogem latindo caim, caim, caim. Se quissem as malvinas de volta bastava tirar 5 bi de suas reservas estimadas em 50 bi e comprariam uns 10 subs russos e mais uns 100 caças num mix de 80 su30 e 20 su34, todos bem armados, o que superasse os 5 bi seria financiado pela russia, assim como fez o chavito que já comprou mais de 10 bi em armamentos russos financiados pelos próprios.. Somente isso já geraria um abalo na Inglaterra pois a mesma teria de manter uma armada de verdade nas ilhas, e não apenas 4 typhoon e um sub nuclear, daria mais gastos que os lucros com a possível exploração do petróleo lá existente.

  16. a presidente da argentina quebro as pernas do ingles no argumento não botava fé nela mas agora ela se saiu melhor acho que depois da cirurgia ela acordou de vez para mim é malvinas o nome da ilha . depois do primeiro ministro citar que tem um sub nuclear ingles perto da ilha podendo ate conter ogivas nucleares ainda tem brasileiro torcendo para eles ficarem por perto ,mas no proceder a senhora de preto ganhou do ingles.

  17. Na briga de comadre já tem um ganhador, ELE, o herói das multidões, já foi escolhido o terreno para a construção de uma pista maior com hangares adequados ao novo morador como também estudo de dimencionamento de atracação no porto para capacitar a receber as incríveis máquinas de guerra, portanto minha cara cristina não fique justificando sua ausencia com grito de euforia de mulher abondonada, nada vai comover os falcões, eles são como abutres não perde oportunidades, os britanicos estão na pindaíba mas os DONOS DO MUNDO não, eles fabricam os dólares, simples como ir ao banheiro.

  18. A cangalha ideológica que alguns carregam é tão pesada que apenas isso para justificar o apoio que dão à pretensão descabida de uma perua populista que precisa o tempo todo atacar a imprensa local

  19. Muito bossal é quem acredita que o fato de gostar de se pensar guerreiro é consoante com o desrespeito humano e com a mediocridade. A presidenta Argentina Kirchner dá exemplo ao Brasil de como proceder com relação aos passado de abusos contra a cidadania de seu País. Fizessemos o mesmo seria dificil no futuro aventuras de tutela da cidadania. Mas, quando nada é ensinado nada se aprende.

  20. Que exemplos a perua surtada está dando ao Brasil? de maquiar índices inflacionários? de atacar a liberdade de imprensa pelo simples de que, como todo caudilho populista latinoamericano, ela não suporta críticas? De utilizar o velho factóide de pleitear por ilhas que nunca pertenceram à Argentina apenas para desviar a atenção dos problemas internos? Desculpe mas quando seguimos esses exemplos invariavelmente quebramos a cara!

  21. Vão ficar apenas latindo atrás do portão como sempre ficaram, não tem força naval capaz nem força aérea capaz para enfrentar os ingleses, neste mundo onde só quem manda é que tem armas.

  22. A maioria dos países da America resolveram se separar da metrópole e o fizeram, mas se não querem podem continuar, a Argentina não tem o minimo direito as ilhas, e nunca tiveram, a Espanha teve ter mais direitos que eles, resumidamente que direito a Argentina tem as ilhas.

Comentários não permitidos.