49,6% confiam muito ou totalmente nas Forças Armadas, diz Ipea

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que quase metade dos entrevistados – 49,6% – confiam “muito” ou “totalmente” nas Forças Armadas.  A pesquisa foi realizada em 3.796 domicílios em 212 municípios de todas as unidades da federação. A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, 32,3% confiam “razoavelmente” nas Forças Armadas e, 17,9%, “pouco” ou “nada”. Quanto às percepções de acordo com o grau de escolaridade, a pesquisa aponta que quanto maior a escolaridade, menor é o grau de confiança nas Forças Armadas.

Quanto às faixas etárias, o grupo acima de 64 anos é o que apresenta maior percentual de confiança – 58,1%. O grupo de 35 a 44 anos tem o menor grau de confiança nas Forças Armadas – 43,7%.

Segundo a pesquisa, 68,3% dos entrevistados consideram “muito bom” ou “bom” o trabalho realizado pelas Forças Armadas; 23,5% consideram o trabalho “regular”; e 6,1% consideram “ruim” ou “muito ruim”.

A pesquisa mostra ainda que 78,6% defendem a atuação do país em missões de paz
realizadas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Para 20,1%, o Brasil não deveria participar de missões de paz em outros países.

Orgulho
A pesquisa indagou se haveria alguma relação entre a confiança do entrevistado e o orgulho que ele possui em ser brasileiro. Do total de entrevistados, 71,6% disseram ser extremamente ou muito orgulhosos por serem brasileiros, 18,3% razoavelmente orgulhosos e 9,9% pouco ou nada orgulhosos.

Os entrevistados que declararam possuir mais orgulho em ser brasileiros apresentaram um grau de confiança maior nas Forças Armadas. Dos que disseram ser extremamente orgulhosos por serem brasileiros, 62,2% confiam totalmente ou muito nas Forças Armadas, enquanto este percentual foi de 24,6% entre os nada orgulhosos.

Questionados sobre a importância das Forças Armadas, a maior parte dos entrevistados – 82,2% –  disse que elas são importantes para o país tanto na eventualidade de uma guerra como durante a paz. Para 13,1%, as Forças Armadas são importantes apenas no caso de uma guerra. E 3,9% disseram que as Forças Armadas “não são importantes em nenhuma situação”.

Combate ao crime
Questionados sobre a função das Forças Armadas, a maioria dos entrevistados defendeu que elas se engajem no combate ao crime. Para 58,1%, as Forças Armadas devem combater a criminalidade em conjunto com as polícias.

Para 55,4%, as Forças Armadas devem defender o país em caso de guerra. A ajuda à população com serviços médicos e sociais em caso de desastres naturais foi apontada como função a ser cumprida pelas Forças Armadas por 49,7% dos entrevistados. O combate ao terrorismo foi apontado por 42,7% dos entrevistados e a participação em missões de paz por 34%.

Equipamentos
A percepção dos entrevistados no que diz respeito à qualidade dos equipamentos
militares empregados atualmente pelas Forças Armadas brasileiras é positiva: quase metade – 48,1% – dos entrevistados apontou como “muito bons” ou “bons” os equipamentos
militares. Os equipamentos são considerados “regulares” para 29%, e “ruins” ou “muito ruins” para 18,3%.

Sobre os gastos governamentais para aquisição de equipamentos militares, a maior parte dos entrevistados – 70,3% – defendeu mais investimentos, contra 22,8% que defenderam a manutenção do nível atual de gastos. Apenas 4,3% dos entrevistados apontaram a necessidade de redução dos gastos.

Fonte: G1

17 Comentários

  1. A maioria foi positiva em aumentar os investimentos nos gastos militares, então já um ponto bem positivo.
    O problema dos mais “educados” em confiar nas FAs é por que durante o regime eles poram a educação num buraco total, daí a idéia e desconfiança mas que já esta na hora de mudar, pois principalmente os mais escolarizados deveria saber a importância absoluta das FAs.
    Falta um marketing mais elaborado da União.

  2. 18,3%são bem informados 48,1%muito mal informada 29%mais aumenos informada,é por isso que estamos nesta situação o povo é mal informado,e se intereça mais em bigbroder do que em defesa do pais e se formos atacados por algum pais,serão capazes de achar que esta vindo a salvação a libertação,como na libia egito todos idiotas mal informados e que mais pençam em maconha,se for por maconha e droga ai fasem uma manifestação quebram tudo mas pelo pais nada pela nossa defesa,nem sabem o nome do nosso porta aviões nem que tipo de sucata
    ele tem para defender nosso pais e a ele mesmo.

  3. ANALISTAS VEEM MAIOR PODERIO MILITAR – As recentes compras militares brasileiras devem equipará-lo a países como Itália e Espanha. O peso político-estratégico do Brasil não só será recomposto, mas aumentado, porém ainda distante de outras potências, como França e Alemanha. O esforço deverá recompor as forças armadas que “desde 1995 passam por um processo de desmonte”. FONTE : POLITICAEXTERNA.COM http://www.politicaexterna.com/546/brasil-analistas-veem-maior-poderio-militar Mas este artigo é de 2009 mas devemos pensarmos que é inevitavel uma consideravel implementação nos investimentos de defesa e no acrescimo de tropas.O Brasil cresce no cenario mundial e tem potencial invejavel que so podera ser garantido com poder belico e dissuasão.

  4. Meu caro Adriano, tocaste num ponto chave para a certa desconfiança entre a classe com maior escolaridade e de uma maneira geral, sendo que um bom ser serviço de marketing. A pergunta é: Vc acha que o executivo ou mesmo os politiqueiros irão liberar verbas para tal? duvido muito, pois as verbas só são destinada a propaganda eleitoreira que dão votos pra essa corja.Meu caro politico tudo é igual, só pensam em seus proprios enteresse.

  5. Por que será que essa nova geração de brasileiros ainda confia tanto nas suas Forças Armadas? Será que têm o mínimo conhecimento da sua real situação frente ao papel constitucional que lhe é atribuído? O que fazer para tirar proveito político dessa pesquisa? Quais e quantos parlamentares estão hoje de fato comprometidos com a causa? sei que essas e outra tantas perguntas os companheiros estão se fazendo, mas e as respostas quem as dará? em caso positivo, o que atitudes devem ser tomadas para mudar o ambiente e atingir os resultados tão sonhados?

    Esses dados tem que ser trabalhados politicamente por alguém da caserna e que tenha habilidades de negociação, como transformar esses dados em votos?, não se pode perder esse tipo de oportunidade.

  6. no quesito confiança eu to com a maioria, no quesito equipamento eu fico com os 29 %, e no quesito orgulho…para os 9,9 % a porta da rua e serventia da casa.

  7. este Ipea e mentiroso
    .
    na verdade e 17,9%,que confiam “muito” Forças Armadas.
    .
    e 82,1% que ((( não))) confiam “muito” Forças Armadas

  8. Que nota eu daria para as nossas Forças Armadas ? Com toda a minha boa vontade: 5. Motivo: Precisamos de Material Bélico de última geração, e de militares mais criativos e intuitivos, principalmente os engenheiros militares (ITA, IME e Univ Naval).

  9. Os que disseram confiar nas forças armadas no mínimo devem ser pessoas desinformadas da realidade,deve ser tipo aquele meu vizinho que fica a beber nos bares e a falar de futebol,totalmente alienado da verdade,como vc pode confiar em algo que não tem meios de qualidade para suprir defesa,com a força combalida,como?…nossa sorte é que não temos conflitos sérios na américa do sul,más se estourar qualquer hora vamos passar por um grande aperto,e isso contra vizinho sem mencionar EUA/NATO!

  10. Se não fosse o golpe de 64 seriam 100% em tudo,mas politica não faz bem às F.A. que a meu ver não deveriam sujar as mãos naquele brejo. o papel das F.A. é perene e daqueles passageiro.

  11. Prezado Francisco, perdoe-me pela discordância, mas as Forças Armadas foram e sempre serão políticas, mas pelas suas atribuições constitucionais, não devem se imiscuir com apologias, proselitismos e partidarismos, todavia deve conhecer bem essas e outra artimanhas e saber como usá-las discretamente e em proveito da categoria.

    O companheiro, por favor, observe o prestígio que as Forças Armadas das grandes potências ainda hoje possuem junto a sociedade e a classe política dos seus respectivos países. Quando essa relação simbiótica não ocorre, ou é ditadura ou tem uma boa chance de ser.

  12. Este IPEIA gosta de mesmo de rasgar dinheiro,esta pesquisa nao faz sentido em um pais de viciados alienados e amantes dos prazeres divertidos,apenas 10% da populaçao tem noçao do verdadeiro papel constitucional das FAS (Todos os marinheiros do PLANO BRASIL incluidos nestes 10%),a maioria mistura confiança no sentido corruptivel com confiança na capacidade de letabilidade das FAS,perda de tempo !

  13. sinceramente o porque do povão acreditar mais nas forças armadas do que a elite pois o povão sempre acreditou no brasil não precisa ser forças armadas para acreditar pode ser até em um jogador de baralho coloca a camisa do brasil e o povo acompanha. e tambem que ele o povao sabe que as forças armadas são formadas pelo mesmo povo que é e sempre sera sua grande maioria por isso acredita nele mesmo. somos nós ,por , nós mesmos .Sobre os equipamentos precisa de mais investimento como 70%dos entrevistados afirmou e depois dizem que o povo brasileiro esta moscando quem esta moscando são alguns que querem virar ingleses mas não consequem nem visto de passeio

  14. Pronto… criaram o IPEMU… Instituto de Pesquisas Mineirinho Uai… isso que é independencia de opinião… só ele opina… rsrsrsr…

  15. troodonte disse: 27/01/2012 às 17:59
    “Se conhecessem o valor do contra golpe de 64 ,a confiança seria de 200%,a maioria nao sabe que os herois nos livraram de ser uma latrina igual a cuba!”… essa é a verdade que não quer calar, caro amigo… ainda que muitos velhacos venham tentar desmentir os fatos… só dão com os burros n’água… nada muda os fatos e a verdade… nem a ignominia dos mentirosos falacistas esquerdistas…

Comentários não permitidos.