Rapidinhas: Venezuela – Irã

Foto: Reuters via IG

Venezuela e Irã fortalecem aliança que contraria os EUA

Por Marianna Párraga e Diego Oré

Os presidentes do Irã e da Venezuela se comprometeram nesta segunda-feira a fortalecer sua relações e falaram, em tom de brincadeira, sobre terem armas apontadas para os Estados Unidos.

O venezuelano Hugo Chávez recebeu em Caracas um descontraído Mahmoud Ahmadinejad, no primeiro dia de uma viagem do líder iraniano que incluirá também Nicarágua, Cuba e Equador.

A proximidade de Caracas com Teerã irrita os Estados Unidos e seus aliados, que buscam isolar a República Islâmica por causa da sua recusa em abrir mão de atividades nucleares estratégicas.

O Irã anunciou nesta segunda-feira que começou a enriquecer urânio num espaço subterrâneo, contrariando a pressão internacional, e no mesmo dia o governo local anunciou a condenação à morte de um americano-iraniano acusado de espionar para a Agência Central de Inteligência (CIA), numa notícia que deve causar ainda mais tensões entre Washington e Teerã.

Os EUA e seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, algo que a República Islâmica nega, insistindo que sua intenção é gerar energia para fins pacíficos.

Sem citar diretamente os EUA ou qualquer outro país, Ahmadinejad disse no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, que “o sistema dominante está decadente, por isso eles assumiram um rosto mais agressivo”.

“Apesar dos arrogantes que não querem que estejamos juntos, estaremos juntos para sempre”, acrescentou Ahmadinejad, antes de unir suas mãos às de Chávez, principal voz antiamericana da atualidade na América Latina.

Conhecido por suas declarações irônicas, o anfitrião disse que tem razão quem o acusa de ter bombas e canhões apontados para os EUA.

“É para rirmos, mas para estarmos alertas também, nós certamente vamos trabalhar muito para umas bombas, para uns mísseis, para continuar fazendo uma guerra. A nossa guerra é contra a miséria, a pobreza … essa é a nossa guerra”, disse Chávez, dirigindo um olhar de camaradagem ao colega iraniano.

O presidente iraniano continuou a piada, afirmando que suas bombas estão cheias de amor pelos povos e pela liberdade. “Nós amamos todos os povos, inclusive o povo norte-americano, que sofre sob o domínio dos arrogantes”, disse.

Fonte: Reuters

Venezuela promete resposta aos EUA após expulsão de cônsul

A Venezuela dará uma resposta clara e firme aos Estados Unidos pela expulsão da cônsul venezuelana em Miami, Livia Acosta, envolvida num suposto complô revelado por um documentário de tv, afirmou nesta segunda-feira o chanceler venezuelano Nicolás Maduro.

“Em seu devido momento, vamos dar uma resposta clara, firme e oportuna sobre este tema”, afirmou Maduro em uma improvisada coletiva ao chegar à sede da chancelaria chilena em Santiago, sem fazer maiores declarações sobre o caso.

Os Estados Unidos ordenaram a expulsão de Livia Acosta Noguera por envolvimento, segundo um documentário do canal Univisión, em um complô iraniano há alguns anos.

Livia tem até terça-feira para deixar os Estados Unidos, segundo anunciou o porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado, William Ostik. “Não podemos comentar os detalhes por trás da decisão de declará-la persona non grata”, disse.

O canal hispânico Univisión exibiu em 8 de dezembro uma reportagem, que incluía gravações clandestinas, sobre um complexo complô contra os Estados Unidos que, supostamente, teria envolvido as embaixadas de Venezuela, Cuba e Irã no México entre 2006 e 2008.

Livia trabalhava como segunda-secretária da embaixada venezuelana no México em 2007, quando o suposto professor de informática mexicano Juan Carlos Muñoz lhe informou sobre a possibilidade de realizar ataques virtuais a instalações nucleares americanas. A funcionária venezuelana garantiu a Muñoz, segundo as gravações obtidas pela emissora Univisión, que gostaria de estar ciente do complô, e que tinha acesso direto a conselheiros do presidente Hugo Chávez.

Os ataques teriam sido propostos pelo especialista em informática a dois embaixadores iranianos consecutivos no México – Muhammad Roohi Sefat e Muhammad Ghadiri -, entre 2006 e 2007, com a colaboração da embaixada cubana na Cidade do México, segundo a versão da Univisión.

Um jovem estudante mexicano do professor Muñoz teria viajado ao Irã posteriormente, para ser doutrinado e aprender a realizar atentados.

A reportagem também dá conta de outras atividades do Irã e do movimento islâmico Hezbollah na Venezuela e Argentina. O Departamento de Estado julgou o documentário preocupante.

Fonte: Terra

37 Comentários

  1. nossa como eu queria que a 4° frota se unisse a frota da marinha do brasil e acaba-se com esse louco . os cara desafiam os eua todos os dias mais um hora o bicho pega

  2. Sei ñ, + ,td está se encaminhando p uma escaramuça séria entre os Persas e os ianks/judeus…Qto aos venezuelanos, me parece uma armação..ou será teoria da conspiração?Veremos. sds.

  3. Um jovem estudante mexicano do professor Muñoz teria viajado ao Irã posteriormente, para ser doutrinado e aprender a realizar atentados.
    .
    CIA ja teve mentiras MELHORES,
    .
    🙂
    .

  4. O poblema irãniano são as ameaças que fasem ao povo judeu e americano,energia nuclear e até armas é um direito de qualquer pais desenvolver,porque que EUA,INGLATERRA,FRANÇA,RUSSIA,CHINA,PAQUISTÃO,ISRAÉL,INDIA,tem e o resto do mundo não pode ter,por acaso eles são os donos do universo.eu para sermos refens,se irã venezuéla e mais alguns paises produtores de petroleo se unir botam eles no bolso,o risco é este de invadirem pois armas eles tem bomba atomica tambem,hugo chaves é meio maluco mais é corajoso,o mesmo ahnabinejad,pois os EUA podem inventar qualquer coisa para atacalos se não tem motivos eles inventam,o mundo é livre os EUA pregam a democracia,e a venezuéla ou seja o pais que for tem o direito de reseber quem quiser,se ninguem incarar eles realmente esmagam pois dominar ja dominam mais eles tem praser em esmagar não sou fã de hugo chavez nem do iraniano ,porem alguem tem que cologar um freio,OS eua MANDAM NA CASA DELES e querem mandar na dos outros,na minha casa mando eu resebo quem eu quero,e hugo chavez resebe quem ele quiser, que atitude feia dos EUA querer mandar na casa dos outros, realmente hugo chaves tem tutano meio doido mais tem tutano.

  5. Quem mexe com fogo se acaba queimando…e vai ser queimado. Os EUA nao param de comprar petroleo da Venezuela porque a PDVSA comprou uma rede de postos de gasolina que se chama CITGO, nos EUA, e tem 12000 postos. No pensamento americano estes postos empregam umas 70000 pessoas(aqui posto de gasolina tem 1 ou 2 empregados em cada turno, nao tem frentista, borracheiro etc etc).
    A razao que os Chineses nao compram o petroleo Venezuelano e simples: custo do frete e a impossibilidade de refino. exitem pouquissimas refinarias que podem processar o oleo pesado e super pesado da Venezuela e 2 destas refinarias se encontran em Lake Charles, Louisiana e Houston, Texas.
    A Venezuela tem 250 bilhoes de barris;2da maior reserva do mundo, mas o petroleo e de pouca qualidade.

    O Oficial na Foto no minimo esta portando um cinto de explosivos. O cara do fdp. guantanamo nele, em breve.

    existem varios artigos na internet sobre o distanciamento de Dilma dos loucos do Ira. Em 2011 o comercio entre os dois paises caiu 73%..devia cair mais.

  6. Eu sinceramente não sei porque alguns odeiam tanto o Sr.Hugo Chaves,até hoje ele não fez nada que ameaçasse o BRASIL para ser merecedor de tanto ódio!
    Quanto ao fato da execução do mariner dos EUA,li uma reportagem que o mesmo estava servindo de agente infiltrado nos serviços de informações iranianos e foi descoberto e será submetido as leis locais,tudo normal,aconteceria o mesmo se fosse nos EUA!

  7. O Chaves e o Armadimijah, sem querer querendo, ficam nestas provocações que parecem as milongas de um boxeador argentino. Pisa no pé, chuta no saco, põe o dedo no olho, mas na hora que o Tio Sam vai dar o gancho dão um jeito de ficar no clinch.

  8. Nessa questão a Dilma tá certa! Ficar em cima do muro, igual coruja, ou então no toco, esperando os acontecimentos, “quem fala muito dá bom dia a cavalo”!Porque no final o que importa são os negocios, ou o comercio, não podemos prejudicá-lo sobre hipotese nenhuma nesse momento critico do mundo!

  9. Idi Amin Chávez e o celerado Adolfinejad juntos..o sonho de consumo dos esquerdalhas empedernidos. Deveriam ter feito romaria partido daqui. No mais é risível que pessoas venham aqui elogiar o bufão bolivariano.

  10. é um militar de verdade se tivesse um militar como ele no brsil nossas forças armadas já estariam em melhores condiçoes que a atual hoje a venezuela tem comprado varios tipos de armamento antes ninguem nem sabia quem era a venezuela o brasil tem que fortalecer a unasul e a celac e se armar tambem

  11. Acho que o ataque eh iminente. Nesse jogo, fico do meu lado, ou seja, sou do ocidente e do lado do ocidente ficarei. Espero que o governo brasileiro não faça lambaça e que portanto, opte pelo certo.

  12. De vez em quando aparece um falando asneiras “nossa como eu queria que a 4° frota se unisse a frota da marinha do brasil e acaba-se com esse louco . os cara desafiam os eua todos os dias mais um hora o bicho pega”, rapaz você deve cheirado cocaina em Miami para falar isso, puxar o saco demais vai te deixar com as mãos doendo e o do gringo inchado.

  13. o ahmamamshdasdhfjjinejad esta realmente pesquisando armas nucleares. E quando isso acontecer, o Irã e algumas outras nações (colaboradores secretos) terão essas armas também. Afinal de contas o qua aconteceria se os Estados Unidos descobrissem que muitos países estão tentando criar armas nucleares? Estas o fator disuador supremo.
    Então só o Irã banca o doido, o testa de ferro.
    Que tal esta teoria conspiratória?

  14. os militares venezuelanos devem ter pensado”po esse milico de kep sempre prestando continencia em meio a chefes de estado”olhem a cara dos oficiais venezuelanos.kkkkkk
    chaves esta de parabens,é um dos poucos que tem coragem em dizer aos yanks”em meu país quem manda sou eu”

  15. Falando em espião… tinha q cortar a cabeça desse americano em praça pública… se bem q acho q é isso q vai acontecer…dedo duro, x9 etc… rs

  16. o chavez pensa que os eua sao como o brasil.logo,logo vao tomar um pau os americanos.
    gostaria que eles tomassem empresas americanas como eles fizeram com empresa brasileiras…

  17. Sabe pq ele não quis visitar o Brasil?
    Por um simples motivo chamado Dilma, O tratamento que as mulheres recebem naquele país é humilhante,o governo de lá sabe muita bem que a Dilma é uma feminista linha-dura,
    Então se eles viessem por aqui pedir ajuda com certeza iriam dar com os burros nagua…

  18. César Pereira…

    Eu também não consigo entender tantos ódios contra Chaves.O cara é nosso vizinho e amigo do povo brasileiro, porém ele não concorda com a política dos EUA e não baixa a cabeça sobre os que os EUA mandam. Todo país que não siga as ordem do Washington é inimigo deles e fazem tudo para demonizar esse governo ou as vezes tentam derruba-lo, patrocinando protestos e revoltas.
    Tem muita gente que vê Chaves como ditador e não vejo ele como ditador. Maioria das eleições na Venezuela ele ganhou com folga. Em vários referendos a população apoiou com folga. Ele foi eleito pelos votos do povo Venezuelanos e mesmo assim ele é taxado de ditador por alguns brasileiros sem visões .
    Tudo isso é reflexo da mídia comprada por Tio Sam para manipular a mente do povo brasileiro.

    O Tio Sam aponta o inimigo e os brasileiro abraçam a causa , mesmo sem saber direito do que se trata.

  19. É ilario ver as pessoas chamando chaves, Ahmadinejad e qualquer presidente antiamericano de loucos, idiotas e etc só porque são contra os EUA em partes as ideias destes radicais como o Chaves estão corretas os EUA mataram milhões de pessoas ao redor do mundo e a cada dia criam mais inimigos eles estão se isolando HOJE EM DIA OS EUA SÃO UMA AMEAÇA GLOBAL eles atacam qualquer pais que contrarie seus interesses sem pensar duas vezes.

  20. Alguém possui dados sociais da venezuela e irã? Assim como os direitos individuais dos povos? Porque no final das contas é isto que importa! Não é?..

  21. Sr.César Pereira,
    .
    É simples,os cachorrinhos do Tio Sam,como sempre,só ladram para à aqueles que o famigerado aponta com o seu dedo sujo.
    .
    Não vejo em que se tornou o Problema dos americanos e/ou israelense,em um problema mundial más;é assim que a mídia ocidental nos prega e com isso,os “quentinhas” gritam alucinadamente como se fosse um mal para todos nós.
    .
    O Brasil deve fazer negócios com todos mundo,se faz com o “capetão” dos EUA, por que não com os “capetinhas”?
    .
    Os inimigos dos EUA,que são muitos, não são do Brasil!….chamamos a isso de SOBERANIA!

  22. E FALANDO DO CAPETÃO NEO FASCISTA.
    .
    .
    Os Estados Unidos da América(EUA),com a sua hipocrisia,sempre vem e fala sobre os direito Humanos dos outros,como se lá os direitos individuais se diferenciassem muitos dos da Cuba,Venezuela ou até mesmo do Irã.
    .
    Má na verdade o chicote depende de que a maneja e de que a recebe a chibatada contudo,o sofrimento é o mesmo.
    .
    .
    *********
    .

    .
    Os EUA a caminho de um estado totalitário e militar
    .
    .
    O Presidente Barack Obama ofereceu ao povo norte-americano no dia 31 de Dezembro um presente envenenado para 2012: a promulgação da chamada Lei da Autorização da Defesa Nacional. O discurso que pronunciou para justificar o seu gesto foi um modelo de hipocrisia.
    .
    (*)Por:Miguel Urbano Rodrigues
    .
    .
    “(…)No dia 24 de Janeiro, o Senado vai votar um projeto, o SOPA, que autoriza a Secretaria de Justiça a criminalizar qualquer Web cujo conteúdo seja considerado ilegal ou perigoso pelo governo dos EUA. De acordo com o texto em debate, a simples colocação de um artigo numa rede social pode motivar a intervenção da Justiça de Washington.
    .
    A iniciativa foi já definida por alguns profissionais de mídia como um terremoto político.
    .
    O pânico que provocou foi tamanho que a Netcoalition.com, aliança que agrupa gigantes digitais como Facebook, Twitter, Google, e Yahoo, AOL e Amazon admite um “apagão colectivo” durante horas se o Congresso aprovar o projeto.
    (…)”
    .
    .
    “(…)Afirma Obama que a “ameaça da Al Qaeda à Segurança da Pátria” justificou a iniciativa que elimina liberdades fundamentais. A partir de agora, qualquer cidadão sobre o qual pese a simples suspeita de ligações com “o terrorismo” pode ser preso por tempo ilimitado. E eventualmente submetido à tortura no âmbito de outra lei aprovada pelo Congresso.

    .
    Comentando a decisão gravíssima do Presidente, Michel Chossudovsky lembra que ela traz à memória o decreto de Hitler para “a Protecção do Povo e do Estado” assinado pelo marechal Hindemburgo em 1933 após o incêndio do Reichstag.(…)”
    .

    ***************
    (*)fonte:Rede Castor Photo/vermelho
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172960&id_secao=9
    .
    .
    .
    A extrema direita conservadora americana,quer colocar sobre a população americana,já esfolada no bolço pela ganância do capitalismo selvagem,um jugo que só se compara aos países párias que eles denunciam,com toda pompa hipócrita que só a elite conservadora e decadente americana tem.

  23. CORREÇÃO
    .
    .
    (EM,11/01/2012 às 08:23
    E FALANDO DO CAPETÃO NEO FASCISTA.)
    .
    .
    “(…)Os Estados Unidos da América(EUA),com a sua hipocrisia,sempre vem e fala sobre os direito Humanos dos outros,como se lá os direitos individuais se diferenciassem muitos dos da Cuba,Venezuela ou até mesmo do Irã.
    .
    Má na verdade o chicote depende de quem o maneja e de quem o recebe a chibatada contudo,o sofrimento é o mesmo.(…)”
    .

  24. Ferreira Junior disse:
    10/01/2012 às 21:29

    e eu não entendo como alguém pode gostar de ditadores..não gosto de americanos mas não sou contra eles.nesses momentos em que todo o mundo vive em tensão . devemos ficar do lado de quem vem vai vencer ou seja eua/israel…sem falar que esses ditadores deixam o povo na mer__ e ainda tem gente que gosta..

  25. É Bobsap, brasileiros sem visão mesmo. Então, vc um visionário, me explica como um País riquíssimo em petróleo como a Venezuela tem tantos miseráveis?

    Se ele não é um ditador de meia cueca, por que tentou um golpe de estado enquanto não era “o eleito”?

    Deixem de ser viúvas do comunismo, foi provado e re-provado que comunismo não presta, não deu certo em lugar algum, a visionário, vai falar na China né, bem, se ela não tivesse aberto ao mercado, contra o comunismo puro, já teria falido tbem. E só não faliu antes porque o Tio Sam sempre quiz tê-la ali na nuca dos soviets.

  26. APOIO COMPLETAMENTE A ATITUDE DA VENEZUELA E DO CHAVES JUNTO AO IRÂ!!!
    SALVE VENEZUELA!!!! VAMOS PRECISAR MUITO DELES FUTURAMENTE!!

  27. mano disse:
    10/01/2012 às 20:27
    O Chaves e o Armadimijah, sem querer querendo, ficam nestas provocações que parecem as milongas de um boxeador argentino. Pisa no pé, chuta no saco, põe o dedo no olho, mas na hora que o Tio Sam vai dar o gancho dão um jeito de ficar no clinch.
    ==
    ==
    Ri muito aki….kkkk
    Só espero que quando terminarem de guerrear com o Irã e Coréia do Norte, os países do sul da AL já estejam preparados para rechaçar ameaças contra qualquer nação sul americana.
    Porque é isso, mesmo em omentos de tensões entre Colômbia e Venezuela, jamais foram vistos atos de guerra por parte da Venezuela. No final Chaves está mais para gozador do que para louco.
    Quanto ao SOPA, o povo americano parece gostar do que está planejado para ele. Só falta os EUA quererem impor isto ao resto do mundo.

  28. Os Russos! cheios de Vodka? nada ele vão ficar é com as reservas de Petróleo do irã, isso sim, a Russia Crescendo economicamente vai querer se meter em Guerra agora? nada, talvez daqui à 30 Anos talvez!, e quanto a Chavez e Armdi-num sei o que, eles vão ficar igual a Sadan ou Kadffi!, Mais uma vez O Brasil tem que ficar de fora e depois identificar oportunidades de negócios isso sim porque elas virão!

    Brasil acima de Tudo! 😀

Comentários não permitidos.